20/04/2016

Sir Thomas Lipton.

Sir Thomas Lipton o homem que mudou a Americas Cup, este cara devia ser matéria especial nas escolas na matéria : Formação e desenvolvimento de caráter.






Entre 1899 e 1930, o Irlandês  Thomas Lipton , condecorado Sir por sua majestade,  foi agraciado com o título inédito e sensacional  de o mais célebre perdedor da copa América, competição esportiva mais antiga do mundo, mais antiga 49 anos que a olimpiada moderna, a copa é representanda por uma jarreteira de prata, curiosamente  sem fundo, conhecida como "Auld Mug" , taça esta , que misticamente  o caminho certo para o " escoamento" de muitas vaidades e fortunas.

O magnata do chá, pionieiro no marketing esportivo, velejando com seus veleiros sempre barizado de Shamrock( I,II,III,IV e V) tentou por não menos que cinco vezes levar
a taça, e teve o exito de ser o desafiante por cinco vezes obviamente, o que por sí só já uma honra e um mérito acima da média, acima de tudo aliás.
Perdeu 3 vezes para os Columbia, uma para o Veshelda e outra para o Relliance.










                                 Vídeo de Thomas Edisson, de 1899, da américas Cup, como Columbia vencendo o Shamrock.

Todas as cinco vezes ele perdeu, mas perdeu de uma forma que nos ensinou o que é ser velejador, o que é saber perder, e  com muito bom humor, sendo inclusive presenteado pelo prefeito de Nova York com uma taça em ouro para celebrar sua força de vontade e espírito desportivo.
Lipton , foi o célebre autor desta frase que é o sobretítulo desta revista:

"Business with everyone , sailing only with gentlemen".


É atribuída a ele também esta frase:

"Eles me dizem que tenho um belo barco. Eu não quero um belo barco. O que eu quero é um barco para erguer a Taça - um Reliance. Dê-me um barco simples, o barco mais simples já feito, desde que ele seja mais rápido que o Reliance."

O comandante dos Shamrocks, ficou multimilionário antes dos 30 anos trabalhando no negócio do chá e mercearias, fez o caminho inverso dos imigrantes irlandeses e voltou á terra natal , vindo dos EUA, numa época que milhares de compatriotas vinham ao novo mundo.

Na Irlanda , Lipton iniciou um próspero negócios de mercearias( seus pais já eram merceeiros) , e casas de chá. Até então inacessíveis as massas.
Lipton também foi o percursor do chá em saquinhos.

Grande esportista, através do seus amigos, o  rei Gulherme VII e do rei George , inciou-se no mundo do Yachting.

Mas não foi só pelo seu desempenho em regatas que ficara famoso, Litpon era um cavalheiro de verdade, solteirão, contribuidor voraz de causas sociais , filantropia e caridade e também um "bon vivant", namorador , chegou a morar anos em um "Yacht" para que ficasse mais próximo das regatas e viajar a todo o tempo, mas acima de tudo , Sir Thomas, era um expert em marketing.
                                           A Jarreteira sem fundo. The Auld Mug.

Suas participações na Americas Cup fez com que seu chá ficasse famoso em todo o mundo.

Sir Ernst Shakleton & Sir Thomas Lipton, dois mitos do mundo náutico.
Além do Yachting , é atribuido a Lipton o início das copas do mundo de futebol, ele foi o patrocinador e idealizador dos primeiros torneios internacionais de futebol, em 1909 e 1911.
Ao morrer,  doou a sua fortuna a obras de cunho social, e sua fundação, até mesmo seus troféus foram na leva.

Este cara foi demais, é o meu ídolo número 1 , e me foi apresentado pelo amigo Luciano Secchin, o Lucky.

Ainda esta semana Billy Brown mandou este link de umas ações protagonizadas por Larry Ellison,  outro cara rico prabaralho e também muito importante, mas que desta vez está destruindo a Copa América: http://gcaptain.com/larry-ellison-destroying-americas-cup/
Fica aí um pouco da história do maior ídolo da vela mundial, o ídolo da revista Avelok, Sir Thomas Lipton.


Uma ótima semana a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário