O livro America's Victory:
Livro sobre a  relação da praticagem e a Copa a história é mais ou menos essa:
Antigamente não havia sindicatos/empresas/ associacoes de  praticos. Eles trabalhavam de forma independente.
Nos portos mais movimentados, eles ficavam velejando perto da barra  do Porto, esperando pelos navios. Quando um navio era visto, era mais  comum que mais de um barco de prático (que ainda era à vela) corresse  para pegar o serviço, criando "regatas" informais. 
Desta forma era  importante para um prático ser um bom regateiro. Alem disto os seus  veleiros tinham que ser rapidos e manobraveis.
No inicio das regatas, no seculo XIX, era comum que praticos fossem  contratados pelos donos de veleiros para correr regatas e os projetista  de barcos de praticagem era contratados para projetar veleiros de  regata.
O primeiro comandante a vencer a Americas Cup, era prático do porto  de Nova Iorque, assim como boa parte da tripulação dele trabalhava nos  Pilot Boats nesse mesmo porto.
Por Little Dry, Luciano Secchin 

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