01/01/2011

Depois de pouco mais de um dia de regata, uma noite de espectativa aguarda os velejadores.

O negócio está calmo em se tratando dos humores de eólo e netuno,  mas a chapa tá quente, e por isto já se vê uma disputa acirradíssima onde a maioria da flotilha passou toda a noite do reveillon em contato visual.


Na ponta da flotilha vem o Imoca de última geração, projeto de Verdier VPLP, lançado ao mar em 2010, o "gigante" Foncia com ninguém menos que Desjoyeaux na pilota da nave, e logo atrás a apenas 2 milhas cheirando o suvaco do francês o Groupbel com o pai da prole de 5 filhos ,o cinquentão veterano Kito de Pavant na pilota no também super Verdier VPLP 2007, ambos mais a oeste , pelo lado da costa espanhola.
 O Mapfre do fera e ídolo da vela em seu país, o Espanhol Iker Martinez ( ex foncia , Bruce FArr 2007)e o Mirabaud do casal de casados de verdade Michele e Dominique( engraçado!! para nós brasucas soa como dois nomes de mulher mas é um casal), um Owen Clarke Design LLP/Clay Oliver de 2006.
Ainda no campo visual  vem a flotilha embolada, até o momento a liderança já trocou de mãos várias vezes, o pelo andar da carruagem muita coisa ainda vai sacudir esta trupe de duplas durante esta noite.
O  Hugo Boss, o mais pesado e estiloso dos barcos, projeto do Hermano JK faz parte da geração anterior das megas naves é de 2007,
e tem tido um desempenho compativel ao peso até o momento, talvez pelo peso talvez pela cirurgia de emergência que o comandante Alex Thompson , mas na hora que o vento roncar a porca vai torcer o rabo e vamos ver o que vai dar este rolo.
( na foto alex convalesce 2 dias antes da regata)
( na foto ao lado hugo boss)

Na popa da flotilha junto com o Hugo Boss, vem o Renault ,projeto de Bruce Farr, com Pachi dando as cartas( uma nave que já trocou de nome 4 vezes apesar de ser de 2007, será mau agouro da superstição??!!),  o Central Leiteira de Astúrias com Juan no comando e Fran no subcomando, estes que são os representantes da terra de nossos amigos de Gijón, Jesús Soares & cia, velejando em um barco com projeto de Owen Clarke de 2003, o ex Ecover 2, e por fim  o Forum Maritim Catalá, um barco de 2000, o antigo Kingfisher com desenho também de Owen Clarke .

O pessoal da rabeira pegou nas ultimas horas um vento bem melhor que os da proa, na dificílima e rondante navegada pelo Mediterrâneo rumo a Gibraltar.

Os barcos imoca tem  configurações de mastreação distintas, lemes também, tal como bolinas e opções de timão , roda, e vários tipos de cokcpit, durante as postagens falaremos sobre estes pontos e sobre curiosidades destas naves fantásticas!
E vamos em frente pois faltam ainda mais de 24 mil milhas de desafio pelos mares mais perigosos do mundo, e já daqui ansioso para ver as imagens das planadas nos 40 bramadores!

Um comentário:

  1. Thank you, I have recently been searching for information about this topic for ages and yours is the best I have discovered so far.

    ResponderExcluir

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!