13/12/2012

Velejadores menos capacitados visitam o Rio a bordo do Lorde Nelosn!( por Tangata Manu)


Lord Nelson no Rio de Janeiro

Lord Nelson no Rio de Janeiro
Tripulação de portadores de deficiência faz viagem pioneira ao Rio de Janeiro para passar com orgulho o espírito dos Jogos Paralímpicos de 2012 para o povo do Brasil
Medalhistas paralímpicos do Reino Unido e do Brasil uniram-se ao Jubilee Sailing Trust para comemorar a chegada do veleiro Lord Nelson e sua tripulação no Rio de Janeiro no domingo, 9/12. O Jubilee Sailing Trust é uma organização que levanta fundos para campanhas meritórias e é responsável pelo Lord Nelson. Sua tripulação é composta por tripulantes portadores e não portadores de deficiência, que contribuem igualmente para a viagem. 
A equipe britânica trouxe uma tocha usada para transportar a Chama Paralímpica de Londres no início deste ano e passou à delegação brasileira na sua chegada, simbolizando a passagem do espírito Paralímpicos do Reino Unido para o Brasil, em preparação para os Jogos Rio 2016.
tocha paralimpicaO Lord Nelson é um dos dois únicos navios de altura classe A no mundo, construído com o propósito de permitir que pessoas de todas as habilidades físicas e sensoriais tenham um papel igualmente ativo na navegação. Tem um comprimento total de 54.7 metros e desloca 368 toneladas, atingindo uma velocidade máxima de 10 nós.
Entre outras características possui sinalização em Braille, elevadores entre decks para pessoas com mobilidade reduzida, almofadas vibratórias instaladas nos beliches para alertar as pessoas com deficiência auditiva em caso de uma emergência e bússola com áudio e tela digital para permitir que a tripulação deficiente visual oriente o navio. Na foto (de Thiago Lara), a britânica Alexandra Rickham, medalhista de bronze na modalidade vela e que também é vice-patrona do JST passa a tocha apara uma tripulante do Lord Nelson.
Esse post é um oferecimento da Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário