14/10/2013

Diário de Bordo - Trip Ilhas Mentawai

NOTÍCIAS(07/10/13)  
Tive meu primeiro contato com a Indonésia em 2006 e mesmo neste intervalo tendo viajado para Costa Rica, Maldivas, Punta Cana e Noronha, não estava satisfeito! Em todas as viagens sempre me pegava fazendo comparação com as ondas que tinha surfado na Indo…


Decidi que voltaria este ano de qualquer jeito. Convenci minha esposa e já estava pronto para ir sozinho, mas ao fazer contato com os amigos, logo de cara o Flavio topou. O Romeu ainda estava tentando encaixar todas as peças para viabilizar a viagem. Não é fácil programar esta viagem, pois demanda tempo, não é muito barato, tem que levar equipamento adequado, alem de vários fatores devem ser avaliados. Assim iniciamos nosso planejamento. 

Dicas:

Barco vs Resort - Uma duvida que envolve muitas pessoas antes de visitar as ilhas pela primeira vez é a forma mais adequada de lá permanecer. Os resorts são mais confortáveis para quem deseja surfar uma ou duas ondas, ou seja, você fica restrito as condições (os ventos mudam constantemente) das ondas ao redor do perímetro de atendimento do hotel. Ja os barcos não limitam você a uma região ou onda, esta mobilidade lhe garante ir atras da melhor condição alem de poder conhecer todas as ondas de Mentawai. Especialmente se for sua primeira visita, o barco sem dúvidas é a melhor escolha.
Gastos - Passagem U$ 2.000 + Seguro U$ 150 + Barco de U$ 2.600 até U$ 4.500 dependendo do nivel de barco.
Nível de surf - Tanto Kelly Salter quanto um iniciante podem surfar no mesmo dia a melhor onda de sua vida. Mas sempre deve-se ter cuidado com o reef que é bastante raso…rsrsrsrs!!!( segue foto de um dos integrantes do barco)
Como Chegar - As principais companhias operam vôos do Brasil para Indonésia, mas não esqueça a vacina contra febre amarela e quanto ao visto, os brasileiros não necessitam de visto para permanências até 30 dias.
Quiver - Se voce for levar tres pranchas, o ideal é levar duas que você usa no dia a dia (uma menor e outra maior, ou duas iguais) e uma terceira maior para os dia mais tubulares. Leve também jogo de quilhas medias e grandes, pois existe um risco alto de quebrar prancha e quilhas no reef.
Acessórios - Protetor, botinha e camisa de neopreme( pretege um pouco do reef) são indispensáveis e vonol para enjoo.

Saímos do aeroporto de Vitória e após todos os desvios que são característicos deste tipo de trip, briga para despachar as pranchas, 5 conexões de voo, extravio da mala do Romeu em Jacarta e todo o cansaço, chegamos finalmente em Padang e fomos recepcionados pela equipe do barco e o Flavio que havia ido uma semana antes para Bali e nos aguardava ansioso. Embarcamos no barco King Millenium 2 as 20h e agora era para valer. Motores ligados, saímos do porto de Padang em direção ao nosso objetivo e as previsões eram boas. Claro estava acompanhando a previsão desde a nossa saída do Brasil e atualizando em cada conexão para aumentar a fissura e passar o tempo…
Um swell considerável vindo da África do Sul, ficando maior a cada minuto, indo direto para nossa direção. Tinha certeza de que ela iria trazer ondas incríveis para toda a Indo. 

A bordo King Millenium 2, um grande cataram onde passaríamos os próximos 12 dias em um dos melhores barcos de Mentawai, surfando as melhores ondas do mundo. Nada é mal! Todas as refeições foram ótimas e sentimos como se estivéssemos em um resort 5 estrelas em Bahamas, mas era o King Millenium 2 nas Ilhas Mentawai. Conhecemos a tripulação que devo ressaltar que foram extremamente agradáveis e comprometidos com nosso bem estar. Éramos 9 surfistas sendo 5 brasileiros: Nós (Rodrigo, Flavio e Romeu), Jandir Lino (surfista do litoral de SP) e Iuri Borba (fotografo paulista que mora em Bali), alem dos 4 espanhóis (2 Ilhas Canárias e 2 Barcelona). Acreditem!!! Hoje o Brasileiro é a maioria na Indonésia, assumimos o quintal dos Australianos.

Nosso guia David Valladares, um surfista muito experiente, que já trabalha nas ilhas há mais de 20 anos, disse-nos que o swell e ventos eram perfeitos para Rifles, de modo que tudo se transformou no início com a perspectiva de um primeiro dia épico de surf nesta onda mística nas proximidades de Playgrounds.

No dia seguinte, acordamos ainda escuro e já estávamos em Playgrounds, o capitão puxou a âncora e as pessoas começaram a sair de suas cabines. Rifles estava bombando com 4-5 pés ondas, alem das outras opções de ondas perfeitas: 4Bobs, Little Nias/ Rifles e A-Frames.

Surfamos nesta região nos 2 primeiros dias da viagem, ondas de 200 metros perfeitas. Não poderíamos ter esperado um melhor começo para a viagem, direitas e esquerdas perfeitas, apesar do coral ter feito sua primeira vítima no barco. Um dos espanhóis de Ilhas Canárias levou sua tatuagem de recordação do reef logo no primeiro dia (todos correm este risco na Indo). Após esses dois dias partimos durante a noite para o sul à procura da famosa Macaronis.

Nós não tínhamos uma reserva para Maccas nesse primeiro dia (eles só permitem 2 barcos no pico), na verdade, a nossa reserva era para os próximos dois dias, então nós íamos lá para surfar desde a primeira luz do dia até o momento em que o Macaronis Resort iria enviar sua patrulha para limpar o outside daqueles barcos sem reserva.
Felizmente neste dia havia apenas 4 ou 5 surfistas no resort e poderíamos ficar lá por mais tempo. Compartilhar as ondas de Maccas com apenas outro barco e os 4 ou 5 hospedes, ou seja, 25 pessoas no máximo, é um sonho!!! ... e foi!!! As ondas estavam bombando, tubos e paredes longas sem vento durante toda a manhã. 
No outro dia, cada surfista esperando a sua vez e pegando sua onda lisa. Todos nós estávamos sorrindo e se divertindo muito e assim foram todos os 4 dias naquela que na minha opni&257;o sem dúvida é a melhor e a mais divertida onda do planeta. 

Quando os 32 hospedes do resort fizeram sue check-in no line-up, já estávamos indo para Greenbush, uma esquerda fantástica no lado sul das ilhas que pode te proporcionar o tubo da vida. Greenbush é uma onda que intimida, um tubo muito rápido que quebra em forma de ferradura sobre um recife muito raso e afiado. Após 2 dias de surf nesta máquina de tubos, e outras ondas como Thunders, Rag&039;s Right e Rocxy, partimos para região central das ilhas.

Finalizamos nossos últimos 3 dias surfando HT&039;s,Bintangs e as direitas e esquerdas de Lances totalmente sem crowd, com no máximo 1 ou 2 barcos dividindo as ondas. Partimos para o desembarque para o porto de Padang com um mix de sentimento de felicidade, saudade e vontade de retornar na próxima temporada. 

Ao terminar este texto e recordar estes momentos tentando descrever um pouco desta experiência, percebo porque não consigo parar de comparar outras ondas por mais perfeitas que sejam com as ondas da Indonésia… Aquele lugar é mágico!!!


Por Rodrigo Vasconcelos(rodrigo.vasconcelos.santos@hotmail.com), Romeu Marroquio(rowenaveiculos@uol.com.br), Flavio Folego(flglofego@ig.com.br) e os novos amigos que fizemos nesta viagem.

Ob.: Estamos marcando mais uma trip para 2014, os interessados em embarcar podem manter contato por e-mail.

Fonte: Redação OndaOn 

Nenhum comentário:

Postar um comentário