02/11/2013

"Saudade" sailing.

Prezados Amigos nautas e amantes da vela de plantão,
Hoje é domingo, está frio e chovendo fino lá fora, aqui na redação residencial um sentimento de melancolia percorre a alma, meio melancólico , meio poético... Apesar da velejada de ontem a alma ainda não está lavada, mais de um mês sem correr uma regata , ontem vento fraco e sem graça, Só me resta então navegar no youtube, por onde passeei pela gigantesca frota do Royal Huisman, dando um bordo na regata Loro Piana, na Maxi Rolex 2011 e aí deu uma curiosidade danada de pesquisar mais sobre o Saudade, naveguei por vários cantos, e nada de achar um vídeo bacana, só uns cutinhos e mal feitos, quando a paciência se esvaía , me deparo com esta jóia que compartilho com vocês.
A palavra saudade e seu sentido único só existe no Português, em nenhum outro idioma do mundo existe uma palavra tão específica para um sentimento tão lindo, simplesmente ímpar , singular tal qual um número primo.
Uma vez, voltado da Europa numa destas mochiladas que fiz nos anos 90, fiz amizade com um casal de franceses no avião, o casal era globtroter ao pé da letra, conheciam o mundo todo, gente bem interessante e o papo corria solto, durante a conversa no vôo Amsterdam-Rio, embalado por um vinho tinto de garrafinha( tomamos umas 6 cada um ) eles me disseram achar o Português falado no Brasil a língua mais bonita do mundo.
Concordo plenamente, e digo mais: a nossa música idem.
Assim como temos a palavra única, num idioma de belíssima fonética musical , tido por muitos como o mais belo do mundo, um Alemão Mr ou melhor "Sir" Albert Bull ( que tem um língua pra lá de feia) resolveu tentar salvar seu lugar no céu, dado o pecado da língua truncada, arrastada e agressiva, sem falar na péssima música e comprou uma indulgência a preço de ouro, a primeira em 1973 a batizou de Saudade. De lá para cá, foram feitos outros saudades a pedido do Sir Albert, querendo de qualquer forma se garantir tal qual um faraó, e por fim saiu do estaleiro esta jóia que assistiremos aqui ao vídeo. Todos os Saudades, foram feitos pelo melhor estaleiro do mundo em maxi boats, o Royal Huisman, que está na quarta geração, e foi fundado em 1884, fazendo hoje barquitos de 100 a 300 pés.
-Sai pra lá mortal! isto não é para você! ...mas pode olhar que não tira pedaço.
Perdoado o saxão, ele não tem culpa da fonética, e tampouco da nossa pobreza, e seu lugar no firmamento fica desde já reservado: primeira classe e na janela ok?!
Com direito a uma trilha sonora da mais bela bossa nova, e para petiscar uma moqueca capixaba e uma heinekken de pressão.
Um beijo e um queijo a todos!!
Boa semana e curtam bastante a Saudade.
Hoje estou com muita do meu pai que deu o bordo ano retrasado, e que dia 25 de abril faria 81 anos, Saravá sir wallace!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!