07/03/2010

Iatismo não é granfinismo.

 

 

 



Esta vale a pena ler na íntegra, clique na imagem para ampliá-la.
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Histórias da Taputera, 1949.

 
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Iate Clube do Espírito Santo

 
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Um dia de sir wallace,com Jens no leme.

 
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Star Trek, Shaeffer 31

 
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17/02/2010

Avelok water sport.

 
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Turma boa!

 

 
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33 Americas Cup.












Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão.

Nosso canal cibernético não é lá muito um local de notícias internacionais, ou coisas que estão nos holofotes da mídia, esportiva ou não, não temos esta pretensão, The Yacht-Man é um local onde procuramos colocar assuntos agradáveis tal qual um bate papo na mesa de um boteco, e uma fonte de assunto para todos os velejadores.
Falamos de uma coisa breve, passamos a outra, uma foto ,uma legenda, um pensamento, um texto de notícias enviados pelos amigos, alguns escritos, e também uma pitada de coisas do passado, devaneios, lembranças, fatos heróicos, fatos hostóricos, conquistas , travessias, lazer , curiosidades, regatas, etc.
É àgua passando por baixo da quilha, vontade de ver o que passa em outros mares, e alguma coisa para distrair aqueles que se dispõe a navegar conosco, exatamente como uma velejada.
Quem é do ramo sabe do que estou falando: quando a gente sai para velejar, conversamos sobre mil assuntos, um puxando o outro. Contamos causos, contamos coisas que vimos de diferente pelo mundo( náutico principalmente), falamos de nossas vidas e contemplamos a natureza e o delicioso passar do tempo simplesmente navegando.
Sem compromisso com nada.
Esta é a nossa proposta.
Todavia, contudo , mas porém o acontecimento do quilate da 33 americas cup, a competição esportiva mais antiga do mundo não poderia ser deixado em segundo plano, nesta preguisoça quarta feira de cinzas.
Para quem não sabe, os americanos do BMW conquistaram o direito de desafiar os Suiços , através de uma ação judicial de 3 anos e deram o maior couro no milion´rio Italo Suíço,dono do Alingui.
Um curiosidade: Alingui era o nome de um amigo "invisível"! que Ernesto Bertarelli e sua irmã tinham em sua infância, nas férias de verão na Itália.
O lance, onde começou este rolo todo, foi mais ou menos o seguinte:
O último sobrevivente da equipe ganhadora da primeira Americas Cup do NYCC, em 1857, doou o troféu de prata sem fundo( por onde escoaram fortunas incríveis), chamado de Ald Mug , uma jarreteira de prata de 134 guinéus, e junto com ela :a carta de doação, chamada em inglês de "deed of grift", estabelecendo as condições e o formato do "challenge", para que o troféu fosse disputado,desde então depositado no Supremo Tribunal de Nova Iorque.

Os primóridios:
A competição começou a ganhar forma em 1848, quando a Rainha Victoria lançou um desafio ao mundo para uma regata com embarcações ao largo da Ilha de Wight, Reino Unido, que aconteceria em paralelo com a Grande Exposição de Londres de 1851.
.. linha de meta apresentaram-se os 16 iates de Sua Majestade e a inovadora escuna América, propriedade do New York Yacht Club (NYYC). A América bateu a concorrência por larga margem, fazendo cair um manto de vergonha sob a armada inglesa.
Para a posteridade ficou a famosa pergunta da Rainha Victoria, "quem ficou em primeiro?", e a não menos conhecida resposta: "Sua Majestade, não existe segundo".

Nas primeiras 25 edições, entre 1870 e 1983, o troféu esteve na posse dos Estados Unidos.
Houve a criação inédita de um troféu para o melhor desafiante, ou o melhor perdedor, conferido a Sir Thomas Lipton, pois desafiara a taça por 5 vezes, e por 5 vezes a perdera.
A hegemonia norte-americana foi quebrada em 1983 pelo "desafiante" Austrália II, liderado por John Bertrand, que derrotou a Liberty, em Newport, EUA.
Em 1992, após longas disputas em tribunal, uma emenda ao Deed of Gift criou a International America's Cup Class (IAAC), uma classe de barcos monocasco, com um comprimento de 23 metros, e medidas "standard" em todos os componentes situadas acima da linha de água.
Esta especificidade tem em conta uma das singularidades da competição, o enorme secretismo que rodeia as quilhas das embarcações, protegidas dos olhares alheios por rigorosas medidas de segurança.
A Taça América é habitualmente disputada à maior de nove regatas, opondo o detentor do troféu (o seu último vencedor) e um "desafiante", que desde 1970 tem sido escolhido através da Louis Vuitton Cup, uma competição paralela e especifica para os "challengers".
Nesta edição foi tudo diferente,barcos malucos, grana a rodo , e um evento feito com uma "melhor de 3", sendo que a terceira não precisou ser disputada pois foi ganha com um grande delta, e por antecipação pelos americanos e seu revolucionário trimarã com velas rígidas, que deram um VDO de 34 nós com um ventinho de 8.
As imagens são sensacionais e falam por si só.
O evento foi considerado o mais bem organizado da história da vela mundial.

assita ao vídeo de thomas edison em 1899,com o Columbia vencendo a Copa!!
http://open-video.org/details.php?videoid=4590

10/02/2010

Chegada em Guarapari, contrabordo do Fantasma e do Cavaleiro.

 
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Tunel do tempo, Sir Wallace entrega o troféu a seu filho: este escriba, 1982.

 
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Na foto meu pai: Seu Wallace, proclamado "Sir" pelo genial e impagável amigo sueco Arney Lindval. Papai sempre foi o meu maior incentivador, me levou para 3 brasileiros levando o barco dentro do avião e em uma das ocasiões cima de uma belina 1 , até Brasília, onde foi obrigado a ouvir a mesma fita do Djavan até lá, quase ficou louco, até hoje ele odeia o paraibano.
Foi capitão de flotilha, e estava a bordo do Don-Don fazendo CR quando do naufrágio comitrágico junto com chiquinho kulnig , e após isto alugava do próprio bolso barcos de pesca para fazer as nossas regatas, pintava meu barco em casa com uma bomba de flit, me ajudava em tudo que precisavae tem muito causo para contar.
Papai está com 78 anos, andando com certa difuculdade, mas ainda é o Sir Wallace de semnpre.
Ontem á noite nós saimos para conversar e tomarmos um chopp e comermos uma pizza,só nós 2, conversmos muito sobre a vida e.., o que posso concluir?! :
Quem tem um pai destes deve erguer as mãos para os céus, um sábio, um cara legal, um exemplo de vida.
Pai te amo!

Shadows grow so long, before my eyes... peter framptom

 
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assita ao vídeo neste link
www.youtube.com/watch?v=_owVZ1HwJ64

Marcelo Gusmão, gente fina do vento sul.

 
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09/02/2010

Quem não tem pano caça com "plasco".

 

 

 

Fotos feitas durante um passeio com o Amigo e autor das fotos, Sr. Marcos Albuquerque.
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Regata Vitória Guarapari, o melhor evento do ano aconteceu neste sábado...



Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, segue breve relato da regata Vix Guará 2010.
Neste sábado , numa manhã calma e sem vento durante suas primeiras horas de sol alto , se reuniram no ICES 12 tripulações para participar da regata Vitória Guarapari, sendo 2 delas em destaque:
1- Meninusca, um belíssimo Peterson 33, que após quase 2 anos de reforma volta a singrar os mares, onde foi feito um autêntico "overhauling" pelo Mr Bruce Parker, um retrofit de responsa.
2-Kiron, um espetacular Skipper 30, recém chegado do ICSC, do Comandante Simão Bassul, que estreava em grande estilo com os dois melhores skippers do ES a bordo, Jens Ulfeldt e Bruno Martinelli, uma autêntica fera dos mares.
As 10 da manhã, as embarcações da RGS 2, já se alinhavam na largada, que fora feita com o apoio da lancha Maiorca do vice comodoro do ICES, sob a juria de Alemberg, também em estréia na arbitragem da classe oceano.
20 minutos depois foi a vez da RGS 1. O vento já soprava satisfatoriamente, e a ansiedade e tensão tomavam conta dos velejadores, talvez por esta razão o Kiron larga 5 minutos antes e demora mais outros 5 para verificar que não havíamos largado, e retorna a linha.
Nós do Phantom , largamos na hora , mas em último lugar , pois estávamos com uma tripulação de 7, mas com apenas 2 velejadores a bordo e temíamos os famosos momentos "tabajara", e fomos devagar com o andor porque o santo é de barro, e barlavento e caldo de galinha não faz mal a ninguém( como diria Macintyre).
Reconhecida a falha , o Kiron retorna e parte em busca do tempo perdido.
O Guanaco larga por cima e escolhe uma rota mais orçada, o que lhe custou muito caro mais adiante, pois perdera singradura em favor de ângulo, o vento entrou e ele ficou com muitaaltura , mas já atrasado em face a flotilha.
O Sir Wallace com Fabiano Porto , Manel Porto e Marilson Degino, vinha travando um belo duelo conosco, com o Meninusca e com o Guanaco, mas na altura da ilha das garças a flotilha começa a se dispersar.
O Phantom ultrapassa finalmente o Crystal II de Guará, que largara super bem mas foi cruzeirando, sem balão e sem compromisso com a regata, e assim a nave branca do sul segue em direção ao rumo por dentro das 3 ilhas, navegando eleganemente com o balão tupiniquim no topo.
O vento apertou, e navegávamos a mais de 8 nós, olhávamos para trás e víamos o Meninusca com seu gigantesco balão francês( que ironia para um inglês autêntico!!, o barco e o dono), não conseguíamos "despachar" o Inglês, mas nos afastávamos lentamente deles, o que não é grande coisa, pois o rating do barco é 0,82 e o nosso 0,89, e nesse ínterim o Kiron vinha atropelando o guanaco por cima da Flotilha e chegando com fogo nas ventas em cima da gente.
Já nos aproximando de em Guarapari, com um toco de vento nordestão roncando com força, começamos a ser ultrapassados pelos "novatos" do Kiron, e ao entrarmos na Praia do Morro, começamos uma pequena sessão de 2 ou 3 atravessadas devido as rajadas desordenadas predominantes no sotavento do morro da Pescaria, e eles foram embora.
Montamos a bóia na praia do morro para fazer o pequeno contravento até a chegada e, já atrás do Kiron, que voou baixo e já mostrou do que é capaz, todavia já mais afastados do Meninusca, e bastante cansados da navegada e do sol causticante.
O vento ficou over e começamos a atravessar também no contravento( 4,5 mts de retranca custa isso!), todavia, seguramos as pontas e chegamos em segurança.
O resultado ainda não foi divulgado, todos estamos ansiosos para vê-lo! mas acima de tudo , o grande vencedor desta regata na minha opinião foram 3 :
1- TODA a galera da RGS 2 que com os barcos pequenos e tripulções reduzidas, mandaram brasa e foram até o final sem jeb jeb nenhum e mostraram do que são capazes.
2- Mr. Bruce Parker, pela garra e determinação, e que com seu fiel amigo australiano "Tony" trabalhou duro e durante muitas horas para ter o barco novamente navegando, sem falar na garra do inglês em superar um infecção em sua prótese femural onde ficou 1 ano de cama num hospital da inglaterra, na maior parte do tempo sozinho.
E na regata foi a melhor performance sem sombra de dúvidas.
3- O Kiron, pela brilhante estréia e nos ter proporcionado o espetáculo sensacional que é ver um Skipper 30 navegando, e com a galera toda de branco e o balão com aquela grafia ...foi um espetáculo surreal, digno de um quadro.
Após as ancoragens nas tranquilas e abrigadas águas da praia do Morro, todos foram para a escuna "Indiana", a fim de confraternizar juntamente com os familiares, saboreando um delicioso churrasco , cerveja gelada , e muita descontração deram o tom da festa.
A organização do ICES foi primorosa, e digna de fidalgos, todos elogiaram sem ressalvas o "Sweepstake.", os patrocinadores ( Garoto, Hyundai, Emar Batalha Joalheria)apoiaram com esmero, e assim a coisa vai andando em passos largos para que tenhamos aqui uma flotilha de ponta a exemplo do ICSC.
Leva tempo, mas os passos estão sendo dados , e cada vez mais largos.
Bons ventos a todos e meus sinceros parabéns a todos os participantes desta maravilhosa festa do iatismo capixaba.
Renato Avelar

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!