Prezados
amigos , nautas e amantes da vela de plantão, conforme falamos há algumas
postagens atrás, onde demos ênfase as viagens de Vito Dumas, talvez o percussor
destas aventuras solo, para alguns maluquice absoluta , e para outros : uma
certa magia , uma força qualquer que os faz viver em busca de algo que o mundo
materialista não pode compreender.
Dumas como vimos, ainda nos anos
30 iniciou seus périplos esfera afora, com uma travessia atlântica solo em 31
para iniciar , e alguns anos mais tarde a volta ao mundo pelos "quarentinha"(
permita a heresia do escriba em prol do bom humor), que definitivamente mudou o
tamanho do mundo para muitos sonhadores, pessoas especiais, que não fazem parte
deste mundo como Sir Chichester, Robin KonoxJonhston( o único ainda vivo, e
botando para quebrar), Bernad Moitissier, e uns loucos de pedra como Tetley e
Crownhurst, que serão lembrados para sempre pelos seus fracassos.
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Gipsy Moth
IV |
Doses industriais de coragem, planejamento, e muito
espírito de aventura marcaram estas epopéias. Nos anos 60, mais exatamente em
1967, um homem , proclamado cavalheiro por sua majestade , marcaria a história
da navegação.
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A nave após a
restauração. |
Sir Francis
Chichester foi um aviador inglês que já havia pintado o 4 em todos os cantos do
mundo, , em suas fantásticas viagens de avião, atravessando o pacífico rumo a
Nova Zelândia e Austrália, e mais tarde fazer a volta ao o mundo a bordo de suas
aeronaves sempre batizadas de Gipsy Moth.
Na sua tentativa de volta ao mundo
por ar, Chichester, ao decolar no Japão sofre um terrível acidente batendo em um
poste que o faz desistir , mas só por hora.
Diagnosticado com Câncer de pulmão em
1958, os médicos lhe deram 6 meses de vida, e ele aguerrido e dispilinado entra
numa dieta vegetariana , com exercícios físicos, fazendo com que o quadro se
reverta e ele vivesse ainda mais 14 anos, um gigante.
Em 1966 este cara
que virou até música do Dire Straits, parte para a volta ao mundo em um veleiro
também batizado de Gipsy Moth( só que IV), seguindo a rota dos clippers, de
leste para oeste neste veleirão de 53 pés, sozinho e com pressa para
chegar.
O Gipsy Moth assim zarpou e deu a volta ao mundo em 9 meses e 1
dia, Sir Francis, na data já contava a idade avançada de 65 anos e sozinho
tornou-se o primeiro homem a fazer
uma
verdadeira circunavegação
do mundo ,solo
do Ocidente para o Oriente através dos 3 cabos mortais: Horn, Lewin e Good Hope,
e em tempo recorde, seguindo a rota dos gigantescos e velozes Clippers
tripulados, utilizados na navegação comercial até os século dezenove.
Slocum
já fizera a viagem , mas demorou 3 anos e com muitas e longas paradas, uma
história sensacional, feita entre 1895 e1898, e que tem matérias neste site,
basta procurar na barra de busca lateral
A
façanha de Sir Francis Chischester colocou a Inglaterra em frênesi, pois ele se
tornara um herói nacional, e o iatismo era o assunto em voga, em todas as partes
da Grã Bretanha, daí o Sunday Times com sua visão comercial e sedento por
notícias decide a partir da idéia de Sir Francis, criar um prêmio para quem desse a volta ao mundo sem escalas e
num tempo mais rápido.
Dez meses antes da chegada do homem à lua,
nove homens com barcos pequenos e mal equipados,
determinados a fazer o que ninguém tinha conseguido: a circunavegar o mundo sem escalas e sem ajuda externa.
Apenas um dos nove iria obter obter obter riqueza,
fama e glória. Para os outros participantes a aventura da Golden Globe iria recompensá-los com a loucura,
desespero e morte.
Embora esta regata foi a inspiração para a Vendée Globe e a
Boc Challenge,
os participantes tinham muito mais coisas em comum com o Capitão Cook e Magellan, que com os navegantes atuais,
porque não haviam instrumentos de navegação e
comunicação de alta tecnologia,
eles sobreviviam com sua inteligência e engenho, navegando por sextante , o sol e as estrelas.
Sua tecnologia "sofisticada,"
quando funcionava, era uma rádio.
A Regata é uma história incrível de nove aventureiros, nove personagens diferentes,heroismo e tragédia, em uma luta contra o mar,
contra as tempestades dos 40 e nos cabos mais temidos do mundo,( que dariam o
direito de furar as duas orelhas e ainda colocar um piercing),
a solidão ,
em doses inimagináveis,
navegando em águas traiçoeiras, com
a lucidez de tomar as decisões certas nos momentos em que um erro pode significar a diferença entre a vida e a morte.
A
regata teria um formato diferente do que conhecemos hoje, era na verdade um
desafio contra o relógio, onde se poderia largar entre os dias 1 de junho e 31
de outubro de 1968, 9 barcos se inscreveram para o evento, mas apenas 1
completaria sua viagem.
O
envento, que teve a chancela de Sir Chichester na idealização, foi batizado de Golden Globe, oferecia dois prêmios de 5 mil libras, um
para o primeiro homem a completar a regata e outro pelo mais
rápido.
Seis
ingleses, um italiano, e dois franceses aceitaram o desafio, muitos deles só
pela glória e pelo dinheiro, o que seria uma trágica decisão...
Breve sento com calma e escrevo o resto da história!! fiquem ligados!!