22/03/2012
20/03/2012
Definida equipe brasileira que disputará Mundial da Juventude
Por Marcio "Sombra" Richer Soares.
Selecionados venceram a Copa da Juventude em Porto Alegre, no fim de semana
05/03/2012 14:42 - Atualizado em 05/03/2012 14:42
Por AHE!
RIO
RIO
Definidos os velejadores brasileiros que representarão o país no Mundial da Juventude, entre os dias 12 e 21 de julho, em Dun Laoghaire, na Irlanda. Mais de 60 iatistas até 19 anos, velejaram na Copa da Juventude, encerrada neste fim de semana, nas raias do Guaíba, em Porto Alegre (RS).
Os vencedores em cada classe garantiram lugar na equipe brasileira de vela jovem, que disputará o campeonato de maior importância da categoria no mundo. Os representantes brasileiros são: Martin Manzoli Lowy e Kim Vidal de Andrade (hobie cat 16); Ricardo Paranhos e Patrick Essle (420 masculino); Viviam de Alencastro Guimarães e Marcela Rocha Moura (420 feminino); Vladimir Estoup e Breno Alex Osthoff (29er); Yago Honório Carvalho (RS:X masculino); Wendy Stockler Soares (RX:S feminino); João Pedro de Oliveira (laser radial masculino) e Maria Cristina Boabaid (laser radial feminino).
O título por equipe ficou com o Iate Clube de Santo Amaro, de São Paulo. A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e pela Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers), com a realização dos clubes Veleiros do Sul e Jangadeiros
Os vencedores em cada classe garantiram lugar na equipe brasileira de vela jovem, que disputará o campeonato de maior importância da categoria no mundo. Os representantes brasileiros são: Martin Manzoli Lowy e Kim Vidal de Andrade (hobie cat 16); Ricardo Paranhos e Patrick Essle (420 masculino); Viviam de Alencastro Guimarães e Marcela Rocha Moura (420 feminino); Vladimir Estoup e Breno Alex Osthoff (29er); Yago Honório Carvalho (RS:X masculino); Wendy Stockler Soares (RX:S feminino); João Pedro de Oliveira (laser radial masculino) e Maria Cristina Boabaid (laser radial feminino).
O título por equipe ficou com o Iate Clube de Santo Amaro, de São Paulo. A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e pela Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers), com a realização dos clubes Veleiros do Sul e Jangadeiros
18/03/2012
16/03/2012
15/03/2012
14/03/2012
"Uma lasanha vira dois fantasmas, o que voa e o da ópera...acontece o milagre da multiplicação dos tripulantes, mas na 58ª que levou a melhor foi o cantor!
Prezados amigos, nautas e amantes da vela de plantão,
As fotos da 58ª Volta da Taputera - Monotipo também estão disponíveis no site doIate Clube Espírito Santo. Confira em :http://migre.me/8h1mW
As fotos da 58ª Volta da Taputera - Monotipo também estão disponíveis no site doIate Clube Espírito Santo. Confira em :http://migre.me/8h1mW
Hoje vamos discorrer sobre assuntos agradabilíssimos, a
formação do time fantasma, e a tradicional Volta da Taputera, que este
ano foi ealizado pela 58ª vez, e teve sua estréia em 1948.
Uma regata dificílima, complicada já começando pelo nome com nome que mais parece um palavrão. Com uma fonética sonoridade, palavrão como que se saísse da boca e quicasse no chão e logos depois desse um pulo apontando o dedo na cara de algum chato de plantão.
Como a pauta é vasta, comecemos com os pormenores:
Serginho Rossi e Marison Degino |
-Taputera significa pedra submersa em Tupi Guarani, e é nome dado
a uma pedra que se “esconde” sob a linha d’água no secular porto da terceira
capital mais antiga do país, pedra esta que fica ali como quem não quer nada, não cria limo pela forte correnteza e que fica estática vendo o vai e vem do porto.. Rocha que testemunhou Piet Heinz ser achacado pela
meretriz Maria Ortiz , e ver sua horda de piratas holandeses invasores das terras
do divino Espírito Santo humilhados e encrencados até os nabos , tal como o famosíssimo
inglês "mau que se deu mal", o temido e sanguinário Thomas Cavendish que tomou um cacete brabo por aqui
quando de sua tentativa de saque após um bem sucedido ataque ao porto de Santos,
diz a lenda que o homem se matou pelo vexame que passou pelas terras do céu
branco, rosa e azul.
O elemento que detonou com ele foi a perda do fator
surpresa na invasão, pois um de seus navios encalhou na entrada do canal dando
tempo para a população se organizar, entre índios, portugueses e capixabas,
juntos massacrarem os ingleses.
Os encalhes alias muito comuns até os dias de hoje, e que juntamente com as sombras de vento e a correnteza do canal são os senhores absolutos e temerários desta regata.
Os encalhes alias muito comuns até os dias de hoje, e que juntamente com as sombras de vento e a correnteza do canal são os senhores absolutos e temerários desta regata.
Pois bem, pois bem ... conforme a tradição narrativa chega a
hora de darmos um basta neste jeb jeb e sem mais delongas , passados os acepipes
do começo da festa que preparo nestas linhas para os amigos, e passarmos para a
pauta da crônica, a formação do time fantasma e a 58 ª volta da taputera chegando ao prato quente....
Uma lasanha. Não mais que uma lasanha.
a ultrapassagem no penedo, Lucky assume a ponta, mas por pouco tempo, logo seria ultrapassado pelo phantom of the opera. |
Este foi o enredo onde formou-se o embrião deste time:
-Num começo de tarde qualquer em meados do ano passado, me sentei com
meu velho amigo Marcelo Gama para comermos uma lasanha no tradicional
restaurante Oriundi para tratarmos de um assunto onde eu seria o consultor de
meu camarada: a compra de um veleiro.
Seu objetivo máximo naquele momento, assim peço licença para mais um floreio no enredo faço um parêntese aqui para apresentar melhor o Marcelo aos leitores:
Seu objetivo máximo naquele momento, assim peço licença para mais um floreio no enredo faço um parêntese aqui para apresentar melhor o Marcelo aos leitores:
-Parceiro desde as
épocas que ele e mais um sócio tinham um minúsculo trailer de hambúrgueres na
esquina de minha casa em jardim da penha, num terreno baldio, empreendedor
nato, hoje proprietário da rede de agências de operadoras de turismo Tourlines,
amigo e conselheiro, nauta de paixão
desde os tempos do primeiro título estadual no Sir Wallace em 2005 , primeiro
patrocinador que tive, sendo ainda quem me proporcionara através da permuta de
patrocínio a inesquecível viagem ao Amsterdam sail 2005, velejador sem muita
experiência mas com muitas ganas de aprender, que passara um susto na regata do
estadual de 2008 quando tomamos uma homérica porrada do veleiro Albatroz de
Ricardo Muller( que vinha sem direito), que lançou Marcelo pra fora do barco no impacto e quem nem por
isto se abalou, velejador que foi atingido pelo burro num jibe no estadual de
2005 num vento de 33 nós e manteve-se forte e inteiro apesar da pancada(
guerreiro!!), uma parceiro que inventou o termo “cozinheiro de contra vento”
durante a regata Santos Rio 2010, quando corremos numa linda performance
conquistando um segundo lugar na RGS A , chegando à frente do Malbec 36 Jazz e
debaixo de 43 nós de vento na chegada ao Rio de Janeiro, num velejo de 50 horas sorvendo
as mais finas iguarias que ele preparava a bordo e nos enviava com toques
requintados até na apresentação dos pratos para cockpit e seus famintos tripulantes de plantão, isto foi durante toda a regata,
dia ou noite, que foi de contra vento até a barra da tijuca, enfim um cara para
se ter a bordo, um amigo para se ter ao lado.
lARGADA |
Pois bem naquela conversa, eu propus a ele que ao invés de
comprar um barco compraria metade do phantom of the opera, e eu com os
recursos poderia adquirir um monotipo HPE 25 que tanto despertara meu interesse
após a viagem a Espanha em visita a Jesús Soares, pra correr de monotipo j80,
juntamos a fome com a vontade de comer, e para ser sincero a lasanha a Bolognesi
do Oriundi sacia qualquer apetite, de guloso ou de gourmet, e assim surgiu a
idéia de termos um time de vela para saciar nossa fome.
Dividiríamos a tripulação, chamaríamos mais pessoas para
fazer parte do time e promoveríamos os reservas a titulares, um de nossos
amigos e tripulantes também compraria mais um HPE , e assim o segundo passo foi
dado: O milagre da multiplicação dos tripulantes!
Pronto agora somos 10 e as vezes 11 caboclos na água, só na
equipe fantasma , fora o Lucky que como disse faz parte do grupo, ( e sempre
será o tático/engenheiro/trimmer/nerd de todos nós) e montou outro time parceiro para correr em
seu lindo HPE Azul “Azurro”, mais quatro almas.
Ainda vai ter o Fabiano, meu sócio na Locamaxx e grande
timoneiro que está finalizando o seu 33 pés para encher mais ainda a raia!
Pretendemos num
futuro ultra ambicioso chegarmos as classes de ponta como C30 ou ( sonho??!!) o
S40, será?
-Vamos tentar com força.
PHANTOM OF THE OPERA |
FLYING PHANTOM |
Pois bem, aí para a coisa engrossar o caldo, este ano voltou
para Vitória nosso grande amigo : o Lêra (Allan Haynes Jr) filho de velejador
parceiro de Morris o “magnífico”, mas sem experiência no mar, que estava
implantando na capital capixaba uma bar/restaurante de alto nível o TAj Vix, e resolver não
só nos patrocinar , como também fazer parte da tripulação, bingo!
A primeira reunião templária do grupo de cristãos de nosso
senhor Jesus Cristo, ocorreu nas dependências do Taj em janeiro deste ano, onde
traçamos o planejamento de 2012, regado a muito chope geladíssimo , somado a
acepipes magníficos, eu clima sem comparativos. O clima entre os participantes
deixou claro que havia muita sinergia no ar, e que teremos momentos muito
agradáveis e excelentes competições de vela ligeira para este ano, e como
sempre digo:
Para o resto de nossos dias, velejaremos até o último
suspiro.
Voador lidera até metade da prova |
escrete fantasma |
Azurro com balão grande atrolpela o Phantom Voador com balãozinho. |
Phantom ultrapassa Phantom no canal. |
Azurro desce o canal segui pelo phantom of the opera |
A partir daí iniciamos nossos treinos nas quartas feiras,
reuniões semanais, e iniciamos os preparativos para uma temporada diferente,
com passagem na tradicional na semana de búzios, e um foco especial nos eventos
do nordeste, e a participação em regatas locais no ICRJ com nossos hpes, e
muito astral nas participaçoes nas regatas locais o mais longe possível de picuínhas e outros entremeios que frequentaram a raia em outros tempos.
Neste sábado vimos o resultado começar a aparecer, e de
repente!! foi quando nos demos conta do que conseguimos estruturar, sem babaquice de auto elogio, uma coisa muito bacana ver aquele monte de gente uniformizada, com os barcos
plotados iguaizinhos, a marca do Phantom estampada nas duas proas, e tudo isto baseado no
simples desejo de velejar entre amigos. Não transpareci, mas me emocionei
várias vezes durante o velejo ao ver a alegria nos rostos da galera.
A CR foi improvisada , mas com a detemrinação do diretor de vela foi um sucesso! |
Aventureiro |
Cabral e seu Galau. |
Sergio Rossi, e seu Gato Xadrez. |
Guará e seu Crystal 3 |
Pimpinela chega a boia |
Aloha! Ennio modenesi relax no barco do brande Didão, junto com turma de ponta: storm, guigui e luca! |
Vidamares de Segio Lage, com Waldionor ao leme |
Due Amicci, de Carlos Moschem e MArcelo MArtins. |
Julinho, Marcos, Faiano, Avelar( Jovair atrás sem boné), Léo de Boné( atrás), Lucky, Lera, Marcelon, Fernando Mendonça. IHHH !! faltou o Marcelão dos correios. |
Pois bem , sobre a regata, segue um vídeo que conta a
história com imagens, mas resumindo a ópera do nosso ponto de vista pois
velejamos em dois blocos, e no segundo bloco não sabemos como foi o páreo, e
acho que se escrever demais vocês vão ficar com preguiça de ler, e aproveitando
a qualidade estupidamente sensacional, do foto jornalismo de Camilla Baptisitni,
seria até redundância escrever demais, mas mesmo assim vamos lá:
As 12:15 alinharam-se na altura da ilha do socó, nada menos que 15 veleiros, de toda sorte e tamanho, onde imperava o clima de companheirismo e alegria, ainda mais agora que o vento que não fora convidado resolveu apacerer com todos os predicados, e na intensidade perfeita para uma regata técnica e com ótima velocidade das naves.
O Flying Phantom largou na frente nas duas largadas, a
primeira foi anulada, e o Phantom of the
opera logo atrás, uma parte da flotilha seguiu pelo bordo de baixo e se lascou(
entre eles os favoritos Aventureiro e o Galau).
O voador foi pelo
bordo de cima, e entrou no canal com o Azurro na cola e o ópera logo atrás,
tendo liderado até o Penedo, quando o vento acabou lotericamente e foi ultrapassado
pelo azurro e na bóia ainda bateu e teve que voltar onde o comandante Avelar
puto da vida xingando uma lancha estúpida que passou fazendo um tsunami no meio da
calmaria, foi ultrapassado também pela ópera de forma fulminante e sem defesa.
A ópera em dia de
gala em seu recinto, deu um show a parte sob o comando da impecável tocada do
Fabiano Porto, que alías estava impossível, vencendo também domingo no Dingue.
Nesta montagem de bóia os barcos se juntaram bem , pois quem
vem na frente pára, e quem vem atrás vê onde está o buraco do vento e se safa passando com tudo e a todos,
neste grupo veio colado o Aventureiro, e o Galau.
O Azurro e o Opera despacharam a flotilha literalmente, incluso o voador.
O Azurro e o Opera despacharam a flotilha literalmente, incluso o voador.
Por força do pensamento positivo( não há explicação de vento
ou corrente), o resto da flotilha parou e o voador conseguiu alcançar e
ultrapassar o Azurro, na altura do Álvares Cabral, que a esta hora nem conseguia
mais ler as letras na popa do ópera , que engatou a sexta marcha e foi, e o
resto da flotilha ficou literalmente para trás.
Na saída do canal o voador reage com uma subida de balão
estratégica, se aproxima do Azurro, que por sua vez se aproxima perigosamente do phantom ,
e entram na seqüência num lindo espetáculo de balões e matizes do fim de verão
iluminando o cenário digno de um quadro de Monet , emoldurado pela ponta
formosa, e tingido por um mar verde lindíssimo e não convencional fazendo uma
chegada com uns 1:30 segundos de diferença entre o primeiro e o terceiro barco
a cruzarem a linha, três barcos, 14 amigos e uma cena indescritível.
Muita vibração e comemoração.
Muita vibração e comemoração.
O restante da flotilha chegou mais de ½ hora depois.
Pois bem este é apenas o começo do ano, temos muito trabalho
e graças a Deus muito velejo pela frente, próxima parada Búzios sailing Week,
os 14 amigos já estão inscritos!
Boa sorte ao Azul, ao Voador e ao Opera! E a todos os que
amam a vida e conseqüentemente a vela!
Saliento para quem tiver curiosidade de saber as coisas com
mais detalhes, uma grande parte dos fatos
e referências a pessoas narradas a seguir pode ser encontrada neste blog em
outros posts específicos para o assinto, buscando na barra lateral, como por
exemplo a própria história da volta da taputera, e vídeos da regata santos rio,
etc.
Um beijo e um queijo e bons ventos!
08/03/2012
Dia da Mulher, não resisti e dei uma roubadinha básica na crônica do escriba mor Murillo Novaes!
Por
|
Querido e disforme amigo e mais que querida e formosíssima amiga,
Eis que esta pequena missiva extemporânea sai das entranhas do covil da 13 de Maio, de fronte para o desastre, direto para o meio (inter)náutico em alusão à hoje comemorativa quinta-feira de nosso Senhor que enaltece as figuras femininas do planeta mundo. Fruto, uns dizem, da costela de certo Adão, mas seguramente uma obra de Deus mais perfeita que o próprio ser original. Como diria aquele anjo mais alegre e saltitante: eu vi Adão! Eu vi Adão!
Sem mais delongas, este eterno admirador das mulheres, como forma de homenagear àquelas sem as quais nenhum de nós jamais teria pousado neste planetinha azul (em vias de se tornar marrom) conto a história de uma marinheira das antigas que até hoje é cultuada em seus domínios. Por meio dela (com uma Wiki ajuda), homenageio todas as navegadoras e batalhadoras deste vasto mundo, reais e metafóricas, que com sua graça, beleza, competência, ânimo e perseverança criam seus eternos filhos (em forma de maridos, irmãos, patrões, namorados, amigos, etc.) com o amor e força únicos que só a ‘mãelher’ possui. Viva elas!! Todas elas!!
Vamos à historinha...
Malahayati era filha do almirante Mahmud Syah do Sultanato de Aceh, na ilha de Sumatra, hoje Indonésia. Depois de graduar-se em uma escola islâmica, no final do século 16, ela continuou seus estudos na Academia Militar Real de Aceh, conhecida pelos íntimos pelo singelo nome de Ma'had Baitul Maqdis e até hoje é considerada a primeira grande navegadora do sexo dito frágil.
Após a queda de Málaca aos invasores portugueses, Aceh reergueu-se e tornou-se uma forte província e assegurou que as rotas comerciais marítimas no estreito de Málaca permanecessem exclusivamente com os comerciantes asiáticos. O líder do reino, sultão Alauddin II Mansur I Syah (1577-1589), fortaleceu o seu poderio militar por meio da construção de uma poderosa armada à qual ele decidiu nomear Malahayati, então já viúva de um guerreiro de Aceh, como sua principal Almirante.
Apesar de ser mulher, Malahayati conquistou os soldados e outros oficiais generais e provou, contra exércitos holandeses e portugueses, ser uma briosa comandante em várias batalhas. Em 1599, a expedição holandesa do capitão Cornelis de Houtman chegou ao porto de Aceh. O sultão aceitou pacificamente sua presença até Houtman insultá-lo. O holandês, que já entrara em choque com o Sultanato de Banten, no noroeste de Java, antes de sua chegada, decidiu atacar. Malahayati levou sua armada, conhecida como Inong Balée, em homenagem ao forte homônimo, perto da cidade de Banda Aceh (que foi devastada pelo tsunami de 20004), para confrontar os holandeses. Depois de várias batalhas violentas, finalmente venceu (e matou, diz a lenda) Houtman em 11 de setembro de 1599.
Em 1600, a marinha holandesa, liderada por Paulus van Caerden, saqueou e afundou um navio mercante de Aceh cheio de especiarias. Após este incidente, em Junho de 1601, Malahayati capturou o almirante holandês Jacob van Neck, enquanto ele navegava pela costa em uma manobra ousada. E assim, após incidente sobre incidente que obstruíam as expedições da marinha holandesa, Maurits van Oranje enviou emissários diplomáticos com cartas de desculpas ao Sultanato de Aceh. A paz foi selada. Em junho de 1602, a reputação de Malahayati como guardiã do Sultanato levou a Inglaterra a escolher um método pacífico e diplomático para entrar no estreito de Málaca, uma cartinha de sua majestade Elizabeth I e um diplomata habilidoso, James Lancaster, que, por esta missão, virou Sir. Malahayati, claro, foi a principal negociadora do sultão.
Malahayati foi morta enquanto atacava a frota portuguesa em Teluk Krueng Raya e foi enterrada em Lereng Bukit Kota Dalam, uma pequena vila de pescadores nas cercanias de Banda Aceh. Hoje, seu nome se tornou comum em barcos, navios da marinha, universidades, hospitais e estradas em várias cidades de Sumatra.
À todas as mulheres, guerreiras, almirantes, navegadoras, meus mais humilde sim senhora neste dia 8 de março!
Fui!!
Murillo Novaes
07/03/2012
A pedra da Taputera , em raríssima foto de José Tarquínio, década de 50.
José Tarquínio é o gigante de calça branca, camisa de botão e manga curta, com bigodes, na foto esta ao centro , ladeado por Jacaré. |
Tarquínio foi um dos fundadores do ICES e um grande Snipista, além de engenheiro, fotógrafo ele era irmão do Médico Dório Silva, fica aqui o registro do mestre José, que com sua iniciativa hoje nos proporciona um clube maravilhoso e uma regata que faz esta ano 58 anos! alías uma regata única, com contato quase que "manual" com o publico, coisa linda, sem igual no país, sensacional!!
Volta da Taputera.
Taputera é pedra submersa em Tupi Guarani, e é o nome de uma rocha submersa no porto de vitória,
ponto de retorno dos barcos que saem da praia de Camburi, contornam a Taputera por boreste e retornam ao iate clube, num percursso de aprox. 8 milhas.
troféu transitório da volta da taputera |
Selo comemorativo criado por avelok water sport design, especialmente para a ocasião da regata no ano passado, baseado no magnífico troféu de bronze , que premia o melhor escrete da mais antiga classe em atividade no estado, os snipistas.
O tema foi escolhido em face a enorme tradição desta regata, que é juntamente com a taça cidade de Vitória, a regata mais antiga do estado sendo realizada desde 1949, e com algumas interrupções esta será a 57ºª edição.
Regata esta que é uma das mais tradicionais do Brasil, e sem dúvida alguma a mais bonita e pitoresca, além de ser a que tem a maior proximidade com o público em 8.000 kms de costa tropical, desde seus primórdios.
Durante a passagem dos barcos entre o o porto de Vitória e o porto de Capuaba, os barcos cambam a metros das muretas da avenida beira mar, as vezes chegando a um ou dois metros da mureta.
A baía do porto de Vitória , também é palco das competições de remo, e talvez por isto tenha uma aura mais que especial aos velejadores , torcedores e espectadores.
Se quiser ver um raro espetáculo, nestes dias acima citados,assista a largada da Praia de Camburi, em seguida vá com seu carro para a ilha do Boi , atrás do Village, para ver os barcos descendo o canal, e em seguida vá direto para a curva do saldanha, lá vc poderá praticamente tocar os barcos, mas se não os tocar não tem erro, certamente você tocou o coração dos velejadores com sua presença prestigiando esta regata,única e maravilhosa! nos vemos lá!!
Ouvindo e sentino a Taputera,
Imagens do veejo a taputera no ano retrasado, sabadão tem mais! estréia dos hpe e dois phantasmas na água!
06/03/2012
04/03/2012
Volta da taputera,iate clube do espírito santo, phantom locamaxx
Sábado que vem acontece a 58ª volta da taputera, e a estréia dos HPES em regatas de verdade aqui na terra do céu rosa , azul e branco, para a gente dar um esquenta segue o pega do oceano que a aconteceu no ano passado!!
Esta semana faremos alguns posts de túnel do tempo da taputera a regata mais antiga do ICES, junto com a TVC! fique ligado!
Ilha da Trindade, notícia do blog "deolhonailha-vix.blogspot.com".
A Ilha da Trindade, território que pertence ao Estado do Espírito Santo, parte do território do município de Vitória, poderá ser explorada por todos os capixabas através de um livro.
Após a primeira expedição, passaram-se 26 anos. E, agora, foi entregue esta obra às mãos dos capixabas, para que todos possam se encantar com as histórias, os segredos, os mistérios e as belezas de Trindade. Os leitores se deleitarão com tudo o que aconteceu desde o seu descobrimento até os dias atuais.
O livro está à disposição para aquisição na LOGOS LIVRARIA, em suas 10 lojas na Grande Vitória, ou através do rebolso postal no seguinte endereço eletrônico:praia@logoslivraria.com.br
O livro tem 292 paginas papel couche, tamanho A4, com 98 fotos coloridas das paisagens da ilha, esta ao preço promocional para atender ao publico, ao preço de apenas R$35,00.
02/03/2012
Manoel Varetta e sua herança.
Na foto vemos o filho do mestre Manoel Varetta, Beto "Bacalhau" e a viúva do grade mestre Português, Sra. Thereza Crico Rodrigues, presenteando Avelok com uma réplica funcional de uma jangada, regalo que nós agradecemos do fundo coração e com toda honra que seja possível.
Mestre Manoel Varetta, foi um dos maiores artesãos de construção naval que se tem noticias neste país, tendo construído além de muitos barcos, imortalizou seu trabalho na fabricação dos "Kariocas " que ainda singram este Brasil( como o Aragem do Marcos Temporal e o Thalassa de Cesar Abaurre), e oTyphoon, só para ilustrar, ainda foi citado no livro do Cabinho sobe o Bikini, fez navios de madeira com 650 toneladas na época áurea da navegação comercial no estado,
enfim um mago que mereçe todo reconhecimento dos marinheiros destas terras, fica aqui o agradecimento do Avelok em nome de todos os nautas capixabas!!
Valeu mestre Varetta, desejamos bons ventos celestiais aí no firmamento.
Navio de 650 toneladas sendo batizado no estaleiro Vareta em dia de grande festa. |
enfim um mago que mereçe todo reconhecimento dos marinheiros destas terras, fica aqui o agradecimento do Avelok em nome de todos os nautas capixabas!!
Valeu mestre Varetta, desejamos bons ventos celestiais aí no firmamento.
01/03/2012
28/02/2012
Atlanterhavsveien - Atlantic road , Norway.
( A rodovia do Atlântico).
-Uma rodovia para velejador nenhum se sentir enjoado ou muito menos entediado, mas... cuidado com as rajadas!!
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