17/07/2008

Túnel do Tempo, 3 momentos.

Aracruz em 2000- em pé: sr?-Stephan-Bruno Menezes-Jacaré-André Felipe-Michel Weber-João Grandão e Bolinha
agachados- Pericles e Renato Avelar
Marina do ICES em 1986, o cara saradão com a mão na cintura é o Guará. O Typhoon 1960, ao fundo se vê Vila Velha, dava par ir em linha reta até lá.




14/07/2008

Meu Primeiro Barco, capitulo 2 do livro da minha trajetória na vela.


13/07/2008

Campeonato de Inverno da Classe Dingue, vídeo youtube, enviado por Celina Miss.


26/06/2008

Procura-se homens para uma jornada perigosa, salarios baixos, muito frio, longos meses de escuridão...














































... perigo constante, retorno duvidoso, honra e reconhecimento em caso de sucesso.


Tratar com :SIR ERNEST SHACKLETON

Estes foram os selecionados para a viagem "Imperial Trans-Artic expedition-Endurance."

Frank Worsley-Captain
Frank WildSecond-in-Command
Lionel Greenstreet-First Officer
Tom Crean-Second Officer
Alfred Cheetham-Third Officer
Frank Hurley-Photographer
George Marston-Artist
Robert Clark-Biologist
Leonard Hussey-Meteorologist
Reginald James-Physicist
James Wordie-Geologist
Alexander Macklin-Surgeon
James McIlroy-Surgeon
Huberht Hudson-Navigator
Thomas Orde-LeesSki Expert and Storekeeper
Charles Green-Cook
Perce Blackborow-Steward
Henry McNeish-Carpenter
John Vincent-Boatswain
Alfred Kerr-Engineer
Louis Rickinson-Engineer
Ernest Holness-Stoker
William Stephenson-Stoker
William Bakewell-Seaman
Walter How-Seaman
Timothy McCarthy-Seaman"[He] is the most irrepressable [sic] optimist I've ever met," Worsley
Thomas McLeod-Seaman
Sir Daniel- Gooch.

Todos comandados pelo que eles mesmo chamavam de "Boss", Sir Ernst Shackleton.
E expedição partiu em 1914, com uma tripulação de 28 homens , verdadeiros Yacht-Men , a bordo do Endurance, um barco movido a vela e a vapor( com 3 caldeiras) de 350 toneladas, construído na Noruega, capaz se viajar a 9 - 10 knots, ou seja um excelente barco.

Em 19 de janeiro de 1915, definitivamente, ficam presos no gelo, a agonia dura até outubro do mesmo ano, para passar o tempo os homens cantavam , cuidavam do barco, jogavam futebol , escreviam , liam , organizavam jogos de baralho.

Em outubro o gelo começa a esmagar o barco os mastros desabam, e atripulação salva o que pode, e em 21 de novembro de 1915 ele afunda definitivamente, completamente esmagado pelas placas de gelo, mas não levando consigo a esperança e a confiança depositada no "chefe" .Os exploradores ficaram a deriva, a fome começa a apertar com o término da comida e os homens são obrigados a comer os cães para sobreviverem . Finalmente o gelo começa a se derreter, partem em busca de salvação, e em abril de 1916 desembarcam na ilha Elephant, depois de navegaraem por 1.000 milhas em um a semana, com os botes salva-vidas. As coisas estavam difíceis, precisavam de ter confiança, pois um resgate ou uma expedição pareceia agora impossível.


Shackleton , "the Boss", resolve partir em busca de ajuda, e com mais 5 homens se lança ao mar em um barco aberto, uma espécie de baleeira/escaler, num mar gelado e com ondas gigantes e ventos fortíssimos, para navegar 800 milhas até chegarem as ilhas Georgia do Sul, graças a perícia do capitão Frank Worsley, que se guiou usando o sol como bússola.

Depois de 17 dias no mar, desembarcam em um glaciar a 17 milhas de uma estação baleeira, ainda tiveram que atravessar geleiras e montanhas para encontrar os caçadores Noruegueses, lá chegando a primeira coisa que Shackleton pergunta é se a guerra já havia acabado.A resposta foi:- não, a europa enloqueceu o mundo enlouqueceu!

Recompuseram-se com poucas horas de sono, recuperam as forças e imediatamente inciam o planejamento da próxima expedição:O resgate da tripulação do Endurance, seus companheiros.

Em agosto de 1916, depois de 3 tentativas , o pequeno barco Chileno "Yelcho", chega com êxito aos náufragos e os resgata.


Depois de 22 meses, passando por todo tipo de provações, todos os 28 homens retornam para o lar , como protagonistas da maior epopéia da história da navegação, além de ser na minha opinião o maior case de liderança da história mundial em todos os tempos.

As viagens/expedições de Shakleton.

Em 1901-1902- Discovery expedition

Nimrod Expedition -1907-1909

Imperial trans artic- 1914-1916

Em 1921 , Shackelton parte para sua quarta e última expedição, ( Shackleton-Rowett expedition), ao chegar no Rio de Janeiro, o "chefe " sofre um ataque cardícaco , mas se recusa a retornar a Inglaterra e segue sua jornada, 2 meses depois Shackleton tem o derradeiro e fatal ataque e morre nas Ilhas Georgia do Sul, onde descansa até hoje.

23/06/2008

Momentos com o magnânimo Typhoon, anos 60 , e em 2002.


o Typhoon me foi cedido por um perído de 1 ano e meio por Morris Brown, através de um acordo de "comodato", aí nos colocamos a fera nas regatas, chegamos a ganhar um troféu RGS 2 na regata soamar de 2002, e olha que o barco media super mal na RGS, pela "modernidade" de seus recursos, era bastante penalizado,
É sério!! o barco tem runner, diamante no mastro, tope fracionado, balão e tudo mais, e pasme ! 1958!!


regatas,

Somos Brasileiros , não desistimos nunca, agora vamos em frente!


Em 2005, na nossa segunda regata, no começo só alegria, depois...
A foto abaixo, chegada da sétima regata do estadual 2008- enfim TRI .2005-2007-2008



Este ano conquistamos o tri campeonato estadual, mas já passamos por maus bocados.



a foto 3 mostra a chegada da nossa última regata, só alegria.
As fotos 1 e 2 mostram o nosso início nas regatas , em 2005, exatamente na segunda regata que participávamos com o Sir Wallace, a "volta da taputera", depois de ficar 4 meses no Rio reformando o barco que sofrera um acidente que lhe arrancou o mastro, tivemos um defeito de fabricação no novo mastro e ele desceu de novo.
O fabricante, a FAROL NÁUTICA, teve uma postura mil por cento exemplar e substituiu meu mastro sem ônus algum , o defeito foi no suporte do cachimbo do brandal de força, um arrebite de 1 real que se soltou e causou o acidente.
mesmo com tudo detonado, ainda estávamos curtindo, afinal , somos Brasileiros e não desistimos nunca!!

Insistimos e as coisas acabaram dando certo.
keep walking!




22/06/2008

Barco portátil, curiosidade/utilidade, material enviado pelo Jota Jota.




Matéria enviada por William Brown, a reconstrução do Hermione


La Fayette, VOUS REVOILÀ Uma associacao resconstrói a fragata que participou da guerra pela independência Norte-americana. Legenda 1: Combate naval próximo a Louisbourg (Canadá) em que se ve o Astrée e o Hermoine contra seis barcos ingleses em 21 de Julho de 1781, pintado por Rossel de Cercy (1736-1824). Texto: Em 1780, o "Hermione", fragata da Marinha Real Francesa, golpeava a America do Norte. A bordo, La Fayette (na foto oposta) que iria prestar forte apoio as colonias insurgidas contra a Coroa Inglesa. A America do Norte ganhou sua independencia, La Fayette entrou para historia e o "Hermione" afundou em 1793. Estupidamente, na costa de Croisic, apos um erro de navegacao de seu capitao. Dois seculos depois, a Associacao "Hermione" - La Fayette encara o desafio de reconstruir a fragata replica e a fará atravesar o Atlantico em 2012. Os trabalhos comecaram em 4 de Julho de 1997, data de aniversario da independencia Norte-Americana. O novo "Hermione" - uma fragata com 65 metros de comprimento e 40 metros de altura, de tres mastros, ja é uma lenda. Esta empreitada comeca em 1985, durante uma noitada bem animada entre Benedict Donelly, atual presidente da Associacao "Hermione" - La Fayette, o academico Erik Orsenna, Jean-Francois Fountaine, presidente do estaleiro Fountaine Pajot, e alguns membros da Charente-Maritime. Esta equipe conseguiu restaurar as cordas reais de Rochefort que estavam abandonadas desde 1945. Os trabalhos foram realizados nos mesmos cais onde os navios dos seculos XVII e XVIII eram construidos. Rochefort havia encontrado suas cordas reais, mas sua fragata ainda lhe faltava. A contrucao somente comecou 12 anos mais tarde. Os projetos do "Hermione" estavam desaparecidos, portanto foi necessario recuperar os desenhos de uma de suas fragatas irmãs que havia sido capturada pela Marinha Real Inglesa. O dinheiro era o proximo gargalo: juntar a soma de 17 millhoes de Euros nao seria nada fácil. Este valor é superior ao orcamento da ultima empreitada francesa na America's Cup! " Nós tivemos dificuldades para motivar o interesse de patrocionadores com um projeto que se estenderia por seis anos, explica Benedict Donelly. A grande parte das empresas se quer fazem seus planejamento estrategicos com tamanho espaco de tempo." TRES EMPRESAS INTERESSADAS EM PATROCINAR Atualmente o projeto é financiado 1/3 pelos 4.000 participantes da associacao e pelas visitas ao estaleiro que, situado em pleno coracao de Rochefort, atrai 250.000 pessoas por ano. 2/3 é financiado pelas comunidades locais. O resto vem das empresas: Galeries Lafayette, obviamente, ao valor de 150 mil Euros, a Fundacao Crédit Agricole, Moët-Hennessy. Apos dez anos de trabalho, o casco esta quase finalizado e o estaleiro se tornou um verdadeiro PéPINIèRE de empresas. "Alguns negócios de pequeno e médio porte foram criados para participar da construcao do barco", comemora Benedict Donelly. Umas vinte pessoas, em sua maioria carpinteiros navais, trabalham permanentemente dentro da fragata. O estaleiro aumentará o ritmo de trabalho nos proximos meses: tres pedidos de cotacao deverao ser lancados ao mercado para tres mastros, velas e cordas. "Estamos DANS LA DERNIèERE LIGNE DROITE, celebra Benedict Donelly. O barco já deverá estar na água na primavera de 2011." A cerimônia prometer ser grandiosa. O "Hermione" será construído na mesma extremidade do cais em Rochefort e lancado ao mar da mesma forma que ha dois seculos atras. No entanto, a fragata nao poderá refazer o percurso atraves do Rio Sena em direcao a Paris. Por conta da altura de seu mastreamento e de seu bordo-livre, o "Hermoine" não conseguiria passar embaixo das pontes. Ele irá direto para América do Norte em 2012. A viagem custará 3 milhoes de Euros. Um fundo será criado nos Estados Unidos, com duracao até o fim do ano, para capitalizar os recursos necessários. Ele será presidido por Howard Leach, antigo embaixador na Franca. A associacao, que busca ainda 2 milhoes de Euros para finalizar a embarcacao, trabalha no destino FORCE DONC LE DESTIN EN LEVANT DéJÀ os recursos para travessia do Atlantico. O barco está pronto, e se necessário, todos cairão no mercado e propor a outros patrocionadores individuais a participacão na jornada mediante a um pagamento. Uma vez na água, um novo desafio aguardará a tripulacão: igualar os 35 dias de travessia do "Hermione" original, no ano de 1780. Legenda 2: A reconstrucão do "Hermione comecou em 1997. O navio permitiu La Fayette, en 1780, aglomerar os revoltosos na luta por sua independência. O estaleiro, em Rochefort, é aberto ao público. Após dez anos de trabalho, o casco é enfim pronto. Em 2011, uma cópia autêntica deverá ser colocado ao mar e fazer reviver a versão lendária (no alto, a esquerda). Felipe Ferrari Tinfos Nizi South America

A maior turbina eólica do mundo, amazing!!


O link do primeiro capítulo do livro que estou escrevendo, claro... sobre a vela!.



Acesse o link e veja: http://www.fast303.blogspot.com/

Coisa curiosas do mundo náutico.

A quilha pivotante.
O pequeno o médio e o grande.
A francesa maluca que atravessou o atlâtico nesta coisa.



Fotos da semana. Deixe sua mente lhe guiar.











Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!