![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLF1zR8pngFBT-9gtyeERGkVGrVDY02P_qf_f7JFAhBA5FsCZGjH1nZx5nGnUCZNeWfbpHkKfhKblLN3a_ZQj7BkbHWqSwiGwJMwYt5Ms3GXVajSnSX6L2srXOsV3NsC1s5cwY9Oss9tx1/s400/bild_15.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNzCMs9ekuTJY8-6UR1jcWngMflSOBJlIfOq0pZcTyq5bKw6VAJ7WCAsxss-BHA6hLHUzB5nrVyfzoGX7PdO12Wag9Gx_WTPtvfTN52HN665V53RgcPpbZH4fwy04Rv6evW2cKGmBKyta1/s400/a3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLe4TfjY0uO92PolQehiPwojoWtj1wVogGbco82RNaVpQ-KPyK5Pdx4GDnc8iIUy-zPvwC95f8rQvtToSrAYrjzdwy5sRUmBOSruiGyATJHvWWXenJ4r7EWANSGm_4sSPwqtBTteRA7RB4/s400/bild_01.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdp5ujyYWiY2NpcSq9efGz8qc_zt7WN7bwsjTesliNQB57X_LqX1wb8EF_9vVVJ_laXBrY9Rmf-bNETKzODcEKfgBdjCRMoSsXlLwBvZPiwXcblIrv9hQoIYwMgGJ8IWvGjIpY2jA_DhkL/s400/rig.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjsCP4ETrKLq5CfRzgBOjCjIdscbDi1LuyBkHMIgVwtuRMZigD6qlWaVWshI4GIcue0zhNjJklzsLdRwfdaKobeA7jHCA8cnRF1eIvsFc3l2RQXZdy560iTQatDc166qmCdyCMk65MXHTi/s400/bmw-oracle-trimaran-955-300x200.jpg)
Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão.
Nosso canal cibernético não é lá muito um local de notícias internacionais, ou coisas que estão nos holofotes da mídia, esportiva ou não, não temos esta pretensão, The Yacht-Man é um local onde procuramos colocar assuntos agradáveis tal qual um bate papo na mesa de um boteco, e uma fonte de assunto para todos os velejadores.
Falamos de uma coisa breve, passamos a outra, uma foto ,uma legenda, um pensamento, um texto de notícias enviadas pelos amigos, alguns escritos, e também uma pitada de coisas do passado, devaneios, lembranças, fatos heróicos, fatos históricos, conquistas , travessias, lazer , curiosidades, regatas, etc.
É somente um pouco de água passando por baixo da quilha,a vontade de ver o que passa em outros mares, e alguma coisa para distrair aqueles que se dispõe a navegar conosco, exatamente como uma velejada.
Quem é do ramo sabe do que estou falando: quando a gente sai para velejar, conversamos sobre mil assuntos, um puxando o outro. Contamos causos, contamos coisas que vimos de diferente pelo mundo( náutico principalmente), falamos de nossas vidas e contemplamos a natureza e o delicioso passar do tempo simplesmente navegando.
Sem compromisso com nada.
Esta é a nossa proposta.
Todavia, contudo , mas porém o acontecimento do quilate da 33 Américas cup, a competição esportiva mais antiga do mundo não poderia ser deixado em segundo plano, apesar da matéria ser antiga e aqui faço uma reedição, o assunto é obrigatório nas rodas de varandas tupiniquins.
Para quem não sabe, os americanos do BMW só conquistaram o direito de desafiar os Suíços , através de uma ação judicial de três anos , ganha a ação ainda deram o maior couro no milionário Italo-Suíço,dono do Alingui.
Um curiosidade: Alingui era o nome de um amigo "invisível" que Ernesto Bertarelli e sua irmã tinham em sua infância, quando passavam suas férias de verão na Itália.
O lance onde começou este rolo todo, foi mais ou menos o seguinte:
O último sobrevivente da equipe ganhadora da primeira Américas Cup realizada no NYCC,( a primeira edição foi a taça dos 100 guinéus na Inglaterra) em 1857, doou o troféu de prata , um troféu sem fundo( por onde escoaram fortunas incríveis), chamado de Ald Mug , uma jarreteira de prata de 134 guinéus, e junto com ela :a carta de doação, chamada em inglês de "deed of grift", estabelecendo as condições e o formato do "challenge", para que o troféu fosse disputado,desde então depositado no Supremo Tribunal de Nova Iorque.
Os primórdios:
A competição começou a ganhar forma em 1848, quando a Rainha Victoria lançou um desafio ao mundo para uma regata com embarcações a vela ao largo da Ilha de Wright, Reino Unido, que aconteceria em paralelo com a Grande Exposição de Londres de 1851.
Na linha de meta apresentaram-se os 16 iates de Sua Majestade e a inovadora escuna América, propriedade do New York Yacht Club (NYYC). A América bateu a concorrência por larga margem, fazendo cair um manto de vergonha sob a armada inglesa.
Para a posteridade ficou a famosa pergunta da Rainha Victoria perguntando ao seu contra mestre, "vemos que o barco Yankee está em primeiro, e em segundo o Sr pode avistar?", e a não menos conhecida resposta: " Sinto muito My Lady, nesta competição não existe segundo colocado".
Nas primeiras 25 edições, entre 1870 e 1983, o troféu esteve na posse dos Estados Unidos.
Houve a criação inédita de um troféu para o melhor desafiante, ou o melhor perdedor, conferido a Sir Thomas Lipton, pois desafiara a taça por 5 vezes, e por 5 vezes a perdera.
A hegemonia norte-americana foi quebrada em 1983 pelo "desafiante" Austrália II, liderado por John Bertrand, que derrotou a Liberty, em Newport, EUA.
Em 1992, após longas disputas em tribunal, uma emenda ao" Deed of Gift", foi criada a International America's Cup Class (IAAC), uma classe de barcos mono casco, com um comprimento de 23 metros, e medidas "standard" em todos os componentes situadas acima da linha de água.
Esta especificidade tem em conta uma das singularidades da competição, o enorme secretismo que rodeia as quilhas das embarcações, protegidas dos olhares alheios por rigorosas medidas de segurança.
A Taça América é habitualmente disputada à maior de nove regatas, opondo o detentor do troféu (o seu último vencedor) e um "desafiante", que desde 1970 tem sido escolhido através da Louis Vuitton Cup, uma competição paralela e especifica para os "challengers".
Nesta edição foi tudo diferente,barcos malucos, grana a rodo , e um evento feito com uma "melhor de 3", sendo que a terceira não precisou ser disputada pois foi ganha com um grande delta, e por antecipação pelos americanos e seu revolucionário trimarã com velas rígidas, que deram um VDO de 34 nós com um ventinho de 8.
As imagens são sensacionais e falam por si só.
O evento foi considerado o mais bem organizado da história da vela mundial.
No início da postagem assita ao vídeo de thomas edison em 1899,com o Columbia vencendo a Copa!!
Bons ventos a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário