27/06/2015
Regata Golden Globe , no facão e na raça como há 50 anos atrás.
Por Murillo Novaes.
Golden Globe – Essa vem direto do meu, do seu, do nosso periódico AlmaNáutica. Ricardo Amatucci conta: “Em comemoração aos 50 anos da histórica viagem de circum-navegação solo realizada em 1968, a famosa Regata Golden Globe vencida por Robin Knox-Johnston, uma nova Golden Globe será realizada em 2018. Mas não se engane: O objetivo é recriar mesmo. Ao melhor estilo retrô, nenhuma tecnologia que não estivesse presente em 1968 será permitida. Sem GPS, eletrônicos, sequer câmeras digitais…
‘Se não estava no Suhaili (veleiro de Robin Knox-Johnston que venceu a regata original), então você não pode usar’, disse o organizador. Alguns itens são considerados equipamentos de segurança e estão permitidos (como luzes e rádios mais modernos, EPIRB e um rastreador e um satfone que só a organização pode acionar). Estão fora: Radar, plotters, telefone celular, CD players, relógios eletrônicos, câmeras de vídeo, iPods, ou qualquer dispositivo baseado em computador, qualquer tipo, equipamentos de satélite, binóculos digitais, calculadoras de bolso, dessalinizador, materiais de fibra de carbono, e quaisquer materiais de alta tecnologia. Sequer um modem no rádio HF para e-mails… Qualquer tipo de medição de vento e velocidade por exemplo, terá de ser mecânica.
Em 1968 não existiam as tecnologias digitais, portanto se o participante quiser documentar ou mesmo enviar mensagem para atualizar blogs, terá que se virar com uma câmera Super 8, filmes fotográficos de 35mm e gravadores de fita cassete.
Outros detalhes estão previstos, como a permissão de uso de informações obtidas de navios que encontrem durante as rotas, exatamente como fazia Robin Knox-Johnston. A entrada em qualquer porto não está autorizada e o navegador só poderá procurar abrigo em baías ou ilhas, lugares não considerados portos”. Duca!!! Para saber mais: http://bit.ly/G_Globe
07/06/2015
Regatas no Rio de Janeiro em 1910, por Pierre "Saravah"Joullie.
1910 - Pequena regata na Enseada de Botafogo, nos mostra á direita a Praia da Saudade em momento com pequena faixa de areia e uma urbanização muito diferente de Botafogo, Flamengo e Santa Luzia. Ao fundo pode-se ver todos os prédios da Exposição de 1908 ainda de pé. Nesta região onde estão os barquinhos, hoje é o Iate Clube. Publicado em Careta de 7 de maio.
Pau na máquina mizifio!!!
Inspirativa dominical para você , que nesta semana tá a fim de sentar o pau na máquina!!
Uma semana de ouro que se inicia para todos nós, só de estarmos por aqui em cima da terra e debaixo do ceu já vale demais a pena!!!
Na foto inspirativa está nosso estimado pequeno grande veleiro Phantom Of The Opera( do balão brasuca) clicado durante a regata aratu maragogipe de 2012.
Esta foto é o registro de um momento que criamos com sinergia, vontade e planejamento, neste caso especificamente para velejar em outras paragens, mas pode inspirador para qualquer plano que tenhamos!
Boa semana a todos!!!!!!!!!!!!!!!!
Velejador do Iate Clube do Espírito Santo, João Manoel Anmar de Carvalho , patrocinado pela Locamaxx é campeão em Búzios na classe Optimist.
Para começar o domingo com uma linda notícia do Optmist : A molecada capixaba ferveu a chapa em Búzios, e obteve resultados relevantes no meio de 106 barcos, destaque especial para o João Manoel Amar de Carvalho, filho de nossos queridos amigos Léo Baiano e Taiza, afilhado de Jorginho Amar, e que tem orgulhosamente nosso apoio da Locamaxx como patrocinador, ele obteve o primeiro lugar em sua categoria!
01/06/2015
Quando surgiram os numerais BL? Por Atila Bohm.
QUANDO FOI ADOTADO O FORMATO DE NUMERAL - BL?
Aparentemente os numerais de BL 2 ao BL 22 foram criados ao mesmo tempo, antes de 1950.
BL 2 - MARIPOSA - Antonio L Seabra
BL 3 - VENDAVAL - 1942 - Jose Candido Pimentel Duarte
BL 4 - DON PEDRITO - Henrique Lage
BL 5 - SIROCCO - 1948 - Bruno Hollnagel
BL 6 - MOEMA II - Henner Barreto Barbosa
BL 7 - BISCAYA - 1947 - Ragnar Janer
BL 8 - ATREVIDA - 1923 - Dirceu Fontoura
BL 9 - MARIA SOLEDAD - Leslie Arthur Ide
BL 21 - ODIN - 1946 -Arthur Erwin Koepcke - flotilha de Porto Alegre-RS
BL 22 - ALDEBARAN 1 - Joaquim Padua Soares
BL 1 MAGELLAN recebeu o numeral em 1952, quando o alemão Heinrich Lehmann-Willenbrock chegou ao Rio de Janeiro e vendeu o barco para o carioca Oscar Schmidt. Nesta altura ja tinhamos Numerados até o BL 16 MISTRAL. É porovável que os numerais BL 10 ARACATY até o BL 20 estariam reservados para os "Classe Brasil".
1° Foto em 1941: MARIPOSA
2° Foto em 1951: BL 7 - BISCAYA
3° Foto em 1952: BL 22 - ALDEBARAN
4° Foto em 1948: BL 3 - VENDAVAL
5° Em 1950 - Matéria do Correio da Manha sobre o ODIN à caminho de BsAs.
Assinar:
Postagens (Atom)
fontes de primeira classe
Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!
Star-Bored from Harry Manko on Vimeo.