16/01/2009

Vem aí a regata Vitória X Guarapari












Há 8 anos viemos realizando a regata Vitória Guarapari, o evento que reúne o maior número de embarcações do calendário da vela capixaba.
Este ano a regata será realizada no dia 7 de fevereiro e abre a temporada oficial de 2009 da fllotilha capixaba de vela oceânica, que terá 9 etapas/regatas oficiais ao longo do ano.
O motivo do sucesso da regata , que chegou a reunir 26 embarcações e 300 participantes é o percurso de rara beleza, e a distãncia que os veleiros percorrem, as regatas em sua maioria absoluta ocorrem na baia de vitória, e esta regata foi idealizada no sentido de ter um evento de longa distância e grau de dificuldade elevado , não raramente acompanhado por golfinhos, além da tradicional confraternização na chegada na Praia do Morro , aos pés do morro da Pescaria.
E desde já estão todos convidados a prestigiar a largada , na praia de camburi a partir das 9 da manhã, tal como da chegada dos barcos em Guarapari, que deve ocorrer no sábado a partir de 14 horas.
O espetáculo proporcionado pelas velas coloridas ( tipo balão) que são usadas na regata é um espetáculo de extrema plasticidade e beleza que poderá ser visto de toda a Rodovia do Sol de ponta a ponta.
O percurso possui 30 milhas náuticas, que são percorridas em 4 horas de competição. Esta regata já teve inclusive participação de barcos da Holanda , Suécia e Alemanha.
A regata , que conta pontos para o ranking estadual tem premiação para os 3 primeiros colocados de cada classe, e do troféu tartaruga para o penúltimo colocado , é realizada somente da ida para Guarapari.
No percurso de volta , no dia seguinte a regata, após o pernoite dos barcos na orla da praia do Morro, fazemos um cruzeiro, uma velejada sem contar pontos ou colocações, uma grande passeio , com escala obrigatória nas 3 ilhas .
Os barcos são veleiros de grande porte, com tripulação média de 6 pessoas por barco, equipados para navegarem em condições extremas e em mar aberto, e até mesmo para grandes travessias oceânicas.
Cada barco possui uma equipe, muitas vezes uniformizadas e com torcida organizada, sendo que o comandante é figura soberana na tripulação, sendo ainda compontentes:
Catraqueiro
Proeiro
Timoneiro
Tático
Trimer
Runner back stay
Grumetes( aprendizes/mascotes).
A tripulação do Sir Wallace, em nome deste escriba avelok, avisa que vai entrar com tudo, faca nos dentes e não está a fim de brincadeira, sabemos que é dificílimo andar perto dos Delta 32 na empopada, mas temos uma arma secreta:
-Um balão novo, coloridíssimo e gigante, além do novo uniforme que visa intimidar os adversários com a tradicional Jolly Roger.
E viva a alegria e grande diversão que é vela!!
Aqueles que prestigirem o evento serão agraciados com uma camisa de nossa tripulação.
O evento é promovido pelo I.C.E.S e conta com apoio da REDENETIMÓVEIS que distribuirá camisas Avelok de algodão a todos os participantes e distribuirá brindes ao final , durante a confraternização em Guarapari.
Bons ventos a todos!!

Um comentário:

  1. Legal! Eu sou grumete! :D

    Será que eu poderei participar cap.Avelok?

    Depois da regata, agente ficaria a noite no barco ou sairiamos para um hotel ou ap. de familiares?

    Storm

    ResponderExcluir

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!