18/03/2013

59ª Volta da Taputera , o maior evento da vela capixaba de 2013, foi lindo demais!

Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão,

Conforme previsto , estabelecido planejado e esperado, a regata volta da taputera aconteceu neste fim de semana dentro da mais alta pompa e circunstância, e em paralelo ao macth o concurso de fotos tendo a regata como tema.

Uma curiosidade para os senhores, e que faz desta regata única no mundo. Vitória é a única capital no mundo onde os navios andam lado a lado com os pedestres, e também onde rola a única regata onde a população pode chegar tão perto dos barcos, o que faz da Volta da Taputera um evento acima da média, uma regata magnífica, que faz parte do calendário da ABVO e reúne um "Q" de aratu Maragogipe, com uma prova de barla sota, humm... sei não, deleta. Não tem nada a ver com regata nenhuma que vc já viu, terás que vir participar para entender!

O que se viu foi maravilhoso, 6 dezenas de fotógrafos buscando os melhores angulos da regata, que teve nesta edição recorde  histórico de participantes , um evento que o Iate Clube jamais protagonizara em toda sua história, nunca em 65 de tradição esta regata levou tantos velejadores ao mar, até mesmo os brindes para os velejadores foram insuficientes para o quorum de nautas que em busca de um resultado desfilou graciosamente na avenida Beira Mar para as lentes atentas dos fotógrafos.

O esforço para fazermos o concurso foi muito grande, e a sinergia se fez presente , o sweepstake perfeito e o resultado é este aqui para os amigos verem aos poucos( estas fotos são só um tira gostinho de nada...aguardem).
O maior prêmio são as magníficas fotos da regata, que vamos postar estas aqui em caráter provisório( e olha só o nível do provisório), pois ainda iniciaremos a apuração do concursoe a divulgação das fotos.

A participação de tantos pessoas no concurso de fotos também nos surpreendeu, uma idéia simples que tive , em juntar 4 coisas que amo: a vela , as fotos, a regata e o centro de Vitória.

Tudo foi feito em apenas 35 dias, data da primeira divulgação

Agradeço aqui em primeiro lugar a todos os paticipantes do concurso, e também Maria Emilia Souza e Manel Porto , ela diretora social e ele vice comodoro do Iate Clube pelo apoio e divulgação, a todos meus parceiros de tarbalho que baixaram lá em peso, e  ao nosso  "eutrocinador ": a Locamaxx( que além do concurso patrocina os veleiros Phantom Of the opera, e Flying Phantom) .
Um agradecimento especial em especial ao Renato Lage que ralou sábado e domingo ,e também ao Vitão, e ao Edinho que fizeram o lance acontecer de fato!

Bom chega de jeb jeb e vamos a corrida.

Na manhã de sábado  16 barcos estavam alinhados na praia de Camburi,  aguardando o tiro de largada para a 59ª regata Volta da Taputera.

Largamos embolados com o grupo, descemos o canal pelo lado de Vila Velha num páreo particular com o Aventureiro( delta 32) de Rodrigo Stephan, seguidos pelo delta 36 Albatroz( Comte Jânio Rigo), e pelo lado da Ilha de Vitória, o Kironsete( Skipper 30) usou de uma estratégia arrojada que lhe garantiu uma aproximação ao porto no topo da flotilha, somente durante a passagem do Penedo teve furtada a liderança pelo Albatorz, mesmo que  por breves momentos, em terceiro vinha o fantasma.


Descemos o canal fazendo o melhor que podíamos, pois como podem ver nas fotos nosso balão tem proporções com predicados de um falo nipônico em relação as rivais , o que nos coloca, nesta mareação em desvantagem absoluta perante o Delta 32 em principal. O que nos obrigou a dar um sem número de jibes canal abaixo para tirarmos leite de pedra.

Alías, um parêntese:
-Nossos amigos Luiz Henrique Abaurre do Coringa e o Rommel Castro do Flying Phantom, em eventos isolados e em locais diferentes do percurso tentaram tirar leite de pedra de verdade, dando uma bela( belíssima com B maiúsculo) de uma porrada nas pedras do fundo do canal... ui..ui Vale aqui a máxima do Macintyre: "prudência, barlavento e caldo de galinha nunca é demais". Mas dentre mortos e feridos, tirando o prejuízo material, todos se salvaram e completaram a regata em segurança.

Voltemos  então a vaca fria:

Após a montagem de bóia no fundo do canal, nas imediações do palácio Anchieta, o Skipper 30 de Mr. Bassul arranca na frente já nas primeiras pernas daquele contravento "enjoado" , com dezenas de bordos no estreito canal , até a boca da baía aos pés do morro do Moreno, e logo atrás o Albatroz( já superado) e o Phantom formam o pelotão de frente, logo dos 3 atrás vinha o Aventureio, mas estava em dia ruim e não passou de uma breve ameaça na descida do canal ficando para trás( mesmo) no contravento que marca a segunda parte da regata.
Aventureiro

 Estas fotos são do Vitor Carvalho e do Fabrício Silva, que este aí de camisa azul e bermuda jeans.
Adicionar legenda

Kironste e Albatroz.


Durante a passagem de volta em frente ao gigante granítico ( Penedo) , onde uma multidão de fotógrafos se aboletava em busca do melhor ângulo em meio a outro tanto de curiosos, coisa que por si só já anima qualquer competidor, foi alí "mes amis"  quando o time do barco das velas negras protagoniza uma belíssima ultrapassagem por sotavento sobre o Albatroz, uma manobra que arrancou entusiasmados aplausos e gritos dos espectadores, mesmos os leigos, e nos encheu de estímulo para irmos atrás da linda nave do amigo Bassul, recém-vencedor da regata Vitória Guarapari e que vem atravessando ótima fase , neste sábado em especial o simpático e sempre cavalheiro Simão Bassul estava contando com tripulantes top em seu escrete, marujos do naipe de Jens Ulfeldt e Bruno Martinelli, dois dos maiores nomes da vela capixaba de todos os tempos.

A subida do canal com vento médio foi bem técnica, o Kironsete uns 500 mts a frente do Phantom , e a flotilha ficando para trás, bordo após bordo.
 Assim mesmo distantes o primeiro do segundo colocado, a dupla abriu uma margem muito boa sobre o restante da esquadra, mas seria muito difícil o Phantom vencer, a única chance era um erro de Mr Bassul e sua trupe.

Mas a nossa tradição é faca nos dentes, e a experiência também conta, todavia contudo porém  se acontecesse uma vitória seria algo muito especial para parte do grupo,  a gente não velejava junto há mais de ano: No caso o Fabiano e eu que estávamos afastados do grupo devido a incursão no HPE em 2012, e o Fabiano por motivos de trabalho e família, e além disto estávamos promovendo o concurso de fotos.

Pois bem caros leitores, a xeque mate viria... metro a metro fomos nos aproximando no Kironsete.
Só quem é alcançado numa regata sabe o desespero que é ver o barco crescendo atrás de ti, e quando começas a olhar para trás insistentemente, como diz Luckypédia: -" você desconcentra e assina o cheque de uma vez".

E desta feita não foi diferente: Quando estávamos montando a Ilha Rasa, na ponta da Ilha do frade, a distância já era de alguns metros,umas 3 dezenas ou menos eu diria, e aí entra em cena o fator psicológico:
 Brado para o comandante Bassul:
- Jibe, jibe, jibe!!( insinuando para ele dar o jibe, pois estaria sangrando o rumo) e ele cai na minha onda achando que era sacanagem minha e não dá o jibe, prolongando por desnecessários metros o curso rumo a linha de chegada.
Assim, quando vi que dava para montar a ilha, com o Kiron sangrado a minha proa que já virava través, foi só dar o jibe rapidinho e na frente dele e partir para o abraço.

Foi lindo, lindo demais. Não precisa falar mais nada, se tiverem fotografado entenderão o que estamos falando, a manobra foi puramente tática, e selou a fita azul para o Phantom e suas assombrações.


Feliz da vida , escrevo para os amigos leitores que a prova fora vencida no tempo real pelo Phantom of the Opera, sob o comando deste que vos escreve, tendo a participação decisiva do tático Fabiano Porto, dos proeiros Julinho Santos Marques e Léo Oliveira, do fouter deck Marcelo Gama e do secretário Fernando Mendonça. Este time trabalhou perfeitamente, um espetáculo de ver , fazer parte então é para ficar honrado sem frescuras.



A confraternização se desenrolou dentro do mais alto clima de camaradagem típica dos nautas e iatistas em geral, registrando a presença do Rommel Castro e do Marco de Brasília, convidados especiais, e no domingo a festa se repetiu com os monotipos velejando num dia abençoado de sol e muito , mas muito vento, e com uma festa magníficamente organizada pelo Iate Clube do Espirito Santo.

Bom mes amis, breve postamos mais notícias sobre esta deliciosa regata! e fica o convite : venham experimentar, é algo único, vamos então as imagens que elas vale por mais de mil palavras!

Um beijo e um queijo, e bons ventos a todos!!






Chose de loque!!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!