26/04/2008


Marketing marítimo, sensacional!


Halftonner Habeas Corpus. Rio Grande do Sul.


acesse o link e conheça mais desta máquina: http://www.popa.com.br/docs/cronicas/habeas_corpus/index.htm Fotos externas do Habeas Corpus: Ricardo Pedebos.


O acidente do Ex-Tipapo, atual Sir Wallace em out 04, breve publicarei a nossa sina, só estou esperando o scanner.

Tribunal marítimo
Nº 21.634/2005 – Acidente da navegação envolvendo o veleiro “TIPAPO”, nas proximidades da Ilha Grande, Itacuruçá, RJ, em 07 de outubro de 2004.
Decisão unânime: arquivar os autos.

Tack & Jibe.






  • Dia 15 de maio ; chegarão os bonés avelok ( os clássicos e originais) na loja do Glauber , série Limitada com 149 peças, 49 brancos, 50 azuis e 50 pretos.

  • Como reza a tradição da Avelok Water Sports, o primeiro exemplar é do Jota Jota Léo.

  • Estarei lançando no Yacht-Men um livro digital, " Trindade a vela", onde publicarei o diário de bordo do veleiro Rajada StarCut na edição de 2003, recheada de fotos e fatos pitorescos, aguardem!

  • A partir da semana que vem o Yacht-Men poderá ser acessado pelo endereço http://www.avelok.com.br/

  • Maio , 2 regatas, dia 11 e dia 18 , conselho de veterano: vai treinar " poita leigo" senão ficarás para trás!!.

  • Pokeka vai ganhar novo enxoval de vela, te cuida Due Amicc

  • Por onde anda a tradicionalíssima familia Pradal e o Guará??, sumiram das regatas

  • Macth Race pra inglês ver... de novo!!!!!!! e a tv local, nada! só futebol de segunda divisão, uma lástima , Vitória poderia ser facilmente a capital da vela do Brasil, talvez do mundo, temos a melhor logística e infra para o esporte. Parabéns Justino, vc faz acontecer portuga!

Você é um escravo do trabalho, virou "óleo para máquina", tá na hora de virar a mesa


A VIDA É UMA SÓ!


aprenda a velejar.


NO STRESS

23/04/2008

Passeio a Santa Cruz, feriado de 21 de abril, Lampião da Praça Saara salvou a pátria.







Velejo com Avelok em CapeTown, assista o vídeo, clique e aguarde 1 minuto para carregar. Duração 3 minutos.

oops!


nenhum de nós é melhor do que todos nós.


esta frase eu ouvi na convenção da redenetimóveis, da qual faço parte neste último sábado, achei demais, se aplica 100% a uma tripulação.

Mari Cha 4, talvez o monocasco mais bonito e veloz da atualidade140 pés .











uhuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


"-acho que vem mau tempo"! brada o grumete ao contra mestre, vc gosataria de estar lá??







22/04/2008

conheça o Half Tonner, um clássico que anda uma barbaridade, e custa um preço acessível, uma verdadeira relação ganha ganha!!


Acesse e se divirta, tem a foto do sir wallace e do Girosplit de Recife, alguns dos muitos halftonners que temos aqui no Brasil.

Em 2005 estivemos em Nieuwpoort na Bélgica , e conhecemos batante desta classe por lá.

Fomos ciceroneados pelo Mr Bert Jansen , o presidenter da classe na época, que nos presenteou com a flamula (da sorte) amarelinha que fica na popa do Sir Wallace , junto com a Jolly Roger e a bandeira do Brasuca.

Estou adquirindo um scanner para colocar mais matérias interessantes, material é o que não falta, o que falta é tempo e conhecimento destas teclas malucas e funções pirantes, pra aprender a mexer com computador é pior do que aprender a velejar.

È um acerto para cada 10 jibes chinês , e quando acertamos , esqueçe-se de como foi que conseguimos fazer.

Sem mais delongas ou Jeb Jeb, segue o link do site.
http://www.halftonclass-europe.net

entre no link: Photo Gallery, é bem interessante.

Ps- este link me foi passado pelo Lucky em meados de 2004, quando eu estava agoniado com sir wallace em reparos no Rio, logo depois da sua aquisição , consertando a cagada que o Skipper antônio moura fez ao levar o barco de floripa ao rio. foram 4 meses de trastorno e angústia até o barco ficar pronto.

Breve farei uma matéria da história do barco, é só o scanner chegar.



O lugar onde o vento faz a curva. Cabo Horn, alguns olhares sobre a lenda.





























20/04/2008

No mínimo pitoresco, foto do Amsterdam sail 2005


Sir Robin Knox Jonhston, uma lenda viva.


Suahali, durante a travessia





Suahali Hoje.















O livro , ganhei de presente de aniversário de Ronaldo "Dentas Didão" Damásio de Jesus, irmão de Leô o soberbo.












O velejador veterano de 68 anos, completou recentemente a Velux 5 oceans, com seu open 60 Saga, uma regatinha de 30 mil milhas em solitário. coisa boba, e o cara ainda ficou em quarto lugar.

Exatos 38 anos depois de completar a primeira volta ao mundo em solitário e sem escalas, no precario "Suahali".

O "Suahali" foi construído pelo próprio Knox Jonston quando trabalhava na marinha mercante na ìndia

O livro que conta a viagem : "um mundo só meu " pode ser encontrado no Brasil, com uma excelente tradução e recheado de fotos da odisséia, um barato, vale demais a pena ler.


O barco foi quebrando literalmente tudo, consertava um negócoio e quebrava outro, e Knox que na época nem pensava em ser um "sir", foi, com sua criatividade e força de vontade se acertando, consertando daqui dali e finalmente , ao chegar em "Falmouth", retornando após a jornada o cara da alfândega se aproximou em seu bote e pergunta :


-De onde vens com a embarcação senhor?


Sir knox responde :


- De Falmouth! e assim o fiscal ficou sem saber o que dizer ou fazer, parado antônito , incrédulo.


Mas, um fato mais curiosoe que muito me chamou a atenção durante a leitura do livro, foi a travessia do Horn.


Sir Knox , como todo homem do mar , temia e respeitava a fúria do cabo horn, todavia deveria enfrentá-lo com toda sua energia e contornálo para seguir a viajem , e a data que ele comemora a travessia do Horn , muito bem sucedida , foi conicicendetmente a mesma data que este escriba (ainda escravo do trabalho, ainda pero no mucho)que vos entretem com estas palavras, nascia em Belo Horizonte

Dia 18 de janeiro de 1969- grata coincidência do destino.

Os anjos desceram e comunicaram a Dona Maria Lucia Avelar , que o menino ia gostar muito de "varejar" , mamãe só foi saber o que isto siginificava 8 anos depois, já morando em vitória.

Outros livros que recomendo , principalmente ao meus "petis amis", Kaio e Pitágoras, são:

Sozinho ao redor do mundo - Joshua Slocum

O destino do Tzu Hang- MILES SMEETON

Estes 3 livros, incluindo o de Sir Knox , são a premissa de quem pretende se dedicar de corpo e alma aos encantos e desafios dos mares. O pontapé inicial de uma vida de aventuras e conquistas.








19/04/2008

Este é o shape do barco usado no Mach Race daqui de Vitória.


O menor barco a atravessar o atlântico.


Caro Nauta respeite o limite da velok ao passar em marinas e ao lado de barcos fundeados ou atracados.






maximum speed: 3
knots.
sem marolas!
pancadas!
avarias!
desconforto!
acidentes a bordo!
ou preferes ser um
"poita/leigo."

Eric Tabarly, um mito da vela atual. Como seu compatriota Alain Colas, desapareceu no mar sem deixar vestígios. Este também foi o fim de Slocum.







Alguns recortes da vida deste francês que começou a velejar marmanjo e foi o pai dos trimarans, o Hoidroptere por ex é fruto de sua genialidade.

Serenity, uma prancha para quem gosta de wuidsurf clássico.


Esta prancha anda uma barbaridade em ventos fracos, os depoimentos de quem já há velejou são unanimes, é uma delícia!!!!!!

16/04/2008

O último barco de Sir Thomas Lipton ainda navega muito!!!





Sir Thomas Johnstone Lipton (nacido em 10 de maio de 1850 en Glasgow; falecido el 2 de outubro de 1931 en Londres) foi um Escocés, comerciante e amante da vela, criador da famosa marca de chá Lipton e um de los mais leais e persistentes competidores da historia da Copa América, famoso também por suas célebre frases.


Esta foto é do Shamrok V nos dias atuais , um colosso.


Só exitem 3 j classes como este no mundo , o próprio , o Endeavour e o Velsheda.


Com esta máquina , Sir Thomas Lipton participou se sua quinta e última Américas Cup, em 1930, amargando a sua quinta derrota.


Todavia o legado de Sir Thomas é muito maior que a história de um desafiante de 5 américas, ele foi o pioneiro no marketing esportivo e este foi o primeiro barco da história a ter um patrocínio:


"Lipton Tea", soa familiar a seus ouvidos?!


Sir Thomas Lipton faleceu em 1931.




Seguem os dados do barco( são links, basta clicar em cima e saber mais):




Shamrock V
Yacht Class
J-Class J K 3 Year1930




Royal Ulster Yacht Club
Home Port
Ulster, Northern Ireland

THE TEAM
Built For
Sir Thomas Lipton
Designer :Charles Nicholson
Builder :
Camper & Nicholson
Built In :Gosport, England

1918, já faz bastante tempo, mas o estilo dos yacht-men sempre foi top.











Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!