14/08/2009

Túnel do tempo, por Mário Banner Aguirre.

Bons tempos que o esporte ocupava destaque nos jornais da Capital Rosa , Azul e Branca.
Pega de Snipe, Mário Aguirre e Morgan Stwart( por onde andará esta alma??)

Quadro 1, Mário Aguirre e Morgan Stwart, ao lado, Sergio Rabello e "Bonbom", abaixo Mário e Aninha Carneiro. 1977.


Nesta época , com a batuta de Mister Morris Brown , (foto) a vela viveu seu apogeu no ICES, veja o astral da galera saindo com os lasers, nesta feita de caminhão, mas eventualmente iam mesmo no reboque da caravan ss 6 cilindros do "tio"Morris, como a petizada o chamava.

09/08/2009

Bateau á voile! apenas algumas imagens interessantes;




Mar grosso de verdade.


acesse o link veja mais fotos deste náipe!http://avelok1.blogspot.com/


Boat Owner, um guia sensacional que vou compartilhar com os leitores.


O sensacional pocket book, que contém milhares de dicas,e é publicado em vários fascículos,foi-me apresentado pelo ilustre britânico-capixaba da gema, Mr Bruce Parker.

Túnel do tempo, Snipe anos 80 no ICES.


segue mesagem enviada pelo sérgio rabello a chiquinho:

Chiquinho, Anexo foto do SNIPE que corremos a TAPUTERA. Para lembrar, esse barco foi do Morris Brown, creio que construido pelo Manuel Vareta e bem abaixo do peso minimo exigido pela classe; por esse motivo, mais o excelente timoneiro e seu proeiro, VOAVA, mas como um barco tradicional, tambem afundava!!!!!!!!!!!! Forte abraco, Sergio Thome Rabello

Morris Brown, manda um recado a flotilha do ICES.

" ..timoneiro seguro , velejando bem e participando das provas com entusiasmo e lealdade..."

27/07/2009

Todos estes barcos estão a seu alcançe




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Atílio Bermudez um artista que faz réplicas de alta qualidade, um trabalho de se tirar o Kepe.( é assim que se escreve?!)

Só para os amigos terem idéia dos valores praticados: um presentão para os amigos !!
Ps : meu aniversário é em 18 de janeiro!!
2. STAR 1911. Um dos primeiros modelos do STAR. Reproduzido peça por peça. Tambem fez os modelos modernos. Valor do modelo: 250,00 reais. (40 cm)
3. LASER. Valor do modelo: 75,00 reais. (22 cm)
4. GRUMETE. Veleiro feito por Germán Frers ano 1940. Pode ser estático ou navegável. Preço: 750,00 reais. (75 cm)
5. HOBIE CAT 16. Preço: 90,00 reais. (19 cm)
6. JENS. Barco de transporte de pessoas dinamarques. Preço: 120,00 reais. (20 cm)
78. JUNCO CHINÊS. Preço : 1.500,00 reais. ( 63 cm)
9. SPRAY. Famoso veleiro de Joshua Slocum. Preço: 1.200,00 reais (49 cm)
Isto e só uma seleção. Tem muitos mais, são 20 anos fazendo modelos. O destaque e que a maior parte são feitos artesanalmente peça por peça em madeiras nobres.
Os tamanhos e preços podem variar e se vc tiver algúm modelo preferido, pode ser feito também lógicamente.Tem modelos que são realmente belos para decoração como o Junco Chinês, etc.E os preços variam muito de acordo ao modelo, tamanho, quantidade de detalhes.



Contatos para aquisição e informações , Mônica Bermudez: (12) 3895 6151 (12) 9155 5165Posted by Picasa

23/07/2009

Cruzeiro de instrução, grande oportunidade de se lançar ao mar e aprender tudo numa verdadeira "clínica de cruzeiro".

Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, fazemos questão de divulgar esta super oportunidade para quem quer viajar de veleiro e não tem experiência, e tampouco barco, o pessoal do Rio organizou uma clínica de instrução a bordo, hiper interessante para quem quiser aprender a velejar , digo: ser feliz.
Informações e reservas marapendivela@gmail.com ou pelo telefone 21-91938525, com Ricardo Montenegro ou Marcelo Quintela.

22/07/2009

Velejadores de cruzeiro agora podem contar com guias náuticos, da série Navegando o Brasil..

Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão, uma mão na roda, quer dizer: mão no leme para os cruzeiristas destes Brasis!!
Guia náutico para cruzeiristas, nesta edição Bahia.
O guia pode ser adquirido nas principais lojas náuticas das capitais brasileiras, ou pela internet, pelo e-mail veleiroyanam@hotmail.com
Grato e abs.
Sérgio MacedoVelejador e Jornalista.(12) 8136-7250

20/07/2009

Evgeny Gvoznev, um grande navegador em seu pequeno barco, uma homenagem do velejador Roberto Rodriguez.







Segue matéria ecaminhada ao nosso amigo Marcelo Gusmão, do Iate Clube de Santa Catarina, que gentilmente enviou para postagem em The Yacht-man.
Prezados amigos apaixonados por vela
Eu( Roberto Rodriguez), sabia que "aquele Russo que deu a volta ao mundo num pequeno barco à vela" tinha construido seu veleirinho em uma sacada de apartamento (já reformei muito barco em terra firme e imagino como deve ter "sofrido" para fazê-lo), eu, sabia que ele tinha dado uma volta ao mundo, eu, sabia que era com um barco muito pequeno (menor que um Marreco 16 - eu que já tive vários "Marrecos" e nem por sonho me via em alto mar com um barco desses, apesar de achar muito seguro e gostar muito do Marreco 16)), eu, sabia que ele havia falecido, mas nunca tinha me inteirado exatamente como?
Por ser um admirador desse notável velejador (que voltou no tempo ao inverter o progresso da navegação de cruzeiro, sem motor, etc), lendo um artigo em um dos sites que participo da Argentina (ADAN - La Asociación Deportiva Argentina de Navegantes), paginando por seus artigos, me deparei com esse "grande navegante" e acredito que muitos devam conhecer sua história, mas também acredito que muitos não o conheçam, porisso tomo a liberdade de narrar alguns fatos desse notável velejador,mais como uma forma de homenageá-lo, pois esse merece e ficarei muito feliz de compartilhar com aqueles que tem o espírito aventureiro e cheio de sonhos que nem eu.
Evgeny Gvoznev, um grande navegador em seu pequeno barco.

"O anúncio demorou muitos dias em se conhecer". Evgeny nunca foi de ocupar as primeiras páginas dos jornais e muito menos das revistas náuticas (apesar que faço menção da Revista Náutica ter publicado um artigo à respeito bem interessante na época).Seu sonho era de navegar em sua pequena nave, fazer amigos em cada porto (quem o conheceu, com certeza concorda), porém, infelizmente isso não é notícia, mas com certeza é um exemplo de vida.
Zarpou em Maio de 1999 e no dia 29 de novembro de 2008 (poxa, um dia antes do meu aniversário?), seu barco atual o Getan II, foi açoitado por um forte vendaval que quebrou seu mastro e a corrente o levou sobre as costas de Ostia, Itália no dia 30 de novembro (pô, no dia do meu aniversário?).
Evgeny se comunicou com seu amigo David Muhumaev de Makhachkala, sua cidade natal, comentando o sucedido e que se preparava para chegar ao porto mais próximo para reparar seu barco.
Infelizmente nunca chegou.
Uma fria crônica de um jornal em 2 de dezembro de 2008, comentou que fora encontrado por um carabinero seu barco o Getan II sobre a costa e a poucos metros dalí, jazia Evgeny sem vida, com uma ferida na cabeça.
Para a náutica é uma enorme perda. Evgeny era um modelo de navegante, tinha persistência, garra, determinação e sobretudo, muita humildade.
Seu exemplo, sempre estará presente em todos os navegantes.
Imagine você que veleja, partindo sozinho?
Agora imagine você, partindo sozinho e num pequeno barco à vela (e bota pequeno nisso)
É pessoal, temos que dar muito crédito à esse velejador solitário que partiu para navegar, mas com certeza, agora está navegando nos mares do céu.

19/07/2009

O mestre dos mestres, Sir Morris Brown, o maior ícone da vela capixaba de todos os tempos!




Na foto morris com 14 anos de idade , contando aos ouvintes como obtivera a proeza , de juntamente com Peter Gregor, sagrar-se campeão Brasileiro de Snipe na então capital federal Rio de Janeiro, ainda no mesmo ano, ele ficaria junto com seu pai( Mr. Brown) em sétimo lugar no campeonato mundial , conquistando a taça Sulacap, o primeiro título da Scira obtido por um não americano.

Royal Huisman, iates de prestígio, embaixadores da qualidade desde 1884.


O belíssimo modelo retrô, Maria Cativa;




Aqui vemos o Ethereal, com e sem os mastros.



Além de belos, são flexas! aqui vemos o pequenino Gliss de apenas 32 metros dando um cacete no Mary Cha, e olha que o helmsman do Mary Cha era Mike Sanderson( Abn 1 , lembra da besta fera?!) Athena, puro luxo e classe. Meteor, 52 METROS Nas minhas andanças pelo Brasil, temos a oportunidade de encontrar algumas jóias da literatura náutica nas livrarias e revistarias dos aeroportos , pois bem , tive a grata sorte de encontrar uma revista de vela portuguesa, denominada "navegar" , onde me deparei com uma matéria sensacional sobre este legendário estaleiro neederlandês, responsável pela construção de ícones da vela mundial, tal como o "Saudade" vencedor da primeira edição da Volta ao Mundo em 1973, e também do "Flyer" , vencedor da Admiral´s Cup de 1975.



O estaleiro edifica seus veleiros espetaculares totalmente em alumínio , numa planta de 30 mil metros quadrados, e atualmente produz naves de 30 a 100 METROS, de comprimento, ou seja , bichos para briga de cachorro grande, e põe grande nisso, seguem as fotos de algumas destas pérolas holandesas.

Sem dúvida , os mais cobiçados barcos do mundo.


Prepara o babador mon ami!

Primeiro Macth Race, a "pelada " dos velejadores e amantes da vela de plantão.

O pega foi feio!!! olha o proa/proa


aí o nordestão compareceu a a gente teve que recuar, e fazer a final outro dia


Para os apreciadores do futebol, existem as "peladas", jogos feito com improviso , sem juiz, uniformes, times escolhidos no par ou impar, times jogando e times "de fora" esperando a sua vez, as vezes até sem goleiro (gol dentro da área). Uma celebração do esporte sem muito compromisso, mas com um monte de fominha participando no único intuito de diversão.
Para nós, nautas & amantes da vela de plantão, não tínhamos oportunidade de fazer algo parecido, ou melhor , ainda não tínhamos tentado .
Pois bem , aí me veio uma idéia: PELADA DA VELA.
- reunir a galera da vela, e aqueles que tinham curiosidade e nunca tiveram a oportunidade de participar de uma regata, e fazer um MACHT-RACE, no estilo das melhores peladas de várzea que se conheçe.
Utilizamos 2 barcos do time de vela "Locamax", um deles já consagrado campeoníssimo Sir Wallace e outro em estréia o Phantom , que acabamos de trazer de Floripa.
Um novo e um antigo, porém com ratings bem diferentes, e tamanhos quase iguais.
O embate seria disputado no tempo corrigido, sem procedimentos de largada, sem juiz,
e com um monte de tripulação para correr apenas nos 2 barcos.
Os amigos apoiaram , compareceram , o ingresso eram 300 gramas de carne e 10 latinhas de cerveja para a confraternização.
Ao todo participaram das 2 regatas realizadas, 25 pessoas, sendo que 5 delas , nunca tinham entrado num barco na vida.
Nos encontramos na varanda do ICES as 10 da manhã para formarmos os times, onde sairam as equipes Shakira( Pericles Martini e Eduardo Luz de Floripa), Skate( Michel Weber), Siruis Modena ( Mário Banner Aguirre e Ennio Modenesi) e a Equipe Stormão ( renato avelar, fernando Mendonça, Lobão, Storm e convidados) .
Largada estilo "coelho" , um passando pela popa do outro, na "pseudo CR" e apoio náutico , Chico Kulnig , Simão Bassul acompanharam a regata filmando fontografando e gozando a todos , no bote de baldeação e troca de tripulação tivemos o apoio do Michel que cedeu o seu Botinho para a galera ir aos barcos e trocar de tripulação.
Pois bem caros leitores, a farra foi boa , e o bom e velho halftonner número 12 da série, vice campeão da semana de búzios, tri campeão estadual, deu um couro no Phantom, apesar do novo shaeffer 31 ter sido fita azul nos dois pareos.
As equipes vencedoras de seus páreos, a Shakira e a Skate respectivamente, farão a final em data a combinar , pois o vento começou a apertar muito , colocando em risco a qualidade e a inocência de nossa brincadeira no mar.
Assim sendo , as 2 da tarde , atracaram na marina as duas naves, onde os amigos aguardavam no píer em festa, arrumada a faina , trabalho em grupo , organizado e eficaz, a galera partiu para o o delcioso churrasco , preparado por Caetano e Mariskete, que além de preparar o churrasco nos deu aquela cancha com seu novíssimo violão Ibanez.
Mes amis, um dia muito bacana, que se repita por muitas e muitas vezes, pois como diria nosso amigo Sir Thomas Lipton:
BUSINESS WITH EVERYONE , SAILING ONLY WITH GENTLEMEN!!
e também nosso amigo Pablito Popota Huber:
SE TRABALHAR FOSSE BOM , NINGUÉM TE PAGAVA!
a demain que vou de leve, bons ventos a todos.
Avelok, direto da redação no conforto do Lar, neste domingo frio e enclausurado.




15/07/2009

Ricardo Abaurre e William Brown, Billy, participando do "certamen" de 77

Nossos amigos , Billy Brown, membro da legendária família Brown, e "xunga-xunga" como era chamado Ricardo Abaurre pelos seus amigos.
Ele era uma figura especial, filho do Dr. Cesar Abaurre, e tio do Sub( Luiz Henrique Abaurre) morava na ladeira do Sacre Couer, lembro- me dele nadando todos os dias das pedras da casa dos Oliviera a Ilha do Frade, infelizmente o destino ceifou sua vida em um acidente em seu fusca "café com leite com tocafita rodstar", num episódio banal ocorrido na curva da baleia, em meados dos anos 80, fica aqui nossa homenagem a este eterno iatista.

Capixabas arrasam no mundial de Fórmula Windsurf na Espanha.

Rominho Finammore, quinto lugar Master. Leozinho planando na foto, foi o quinto melhor do mundo na Sub 17.





na foto, calango ( Ricardo Conde)comemora o bi.
Prezados amigos, nautas e amantes da vela de plantão.

Segue report envado por calango, o nosso amigo iatista Ricardo Conde.


TERMINA NA ESPANHA FESTIVAL MUNDIAL DE WINDSURF E RICARDO CONDE É BI CAMPEÃO GRAN MASER.
A falta de vento nos últimos dois dias marcou o campeonato mundial de FORMJLA WINDSURF MASER no sul da Espanha.
Foi uma grande festa que terminou com o convite feito pelo klango para que todos os velejadores possam comparecer ao Brasil em 2010 para o festival que acontecerá em nosso país.
Para mim valeu pela diversão e pelo segundo título mundial Gran Master e também pelo prazer de conviver bons momentos ao lado dos amigos brasileiros e todo o mundo.
Quem sabe o tri não vem em 2010 em nosso país.
\vamos treinar e esperar para ver
Abraços a todos
Ricardo Conde
BRA 8

13/07/2009

O cavaleiro e o fantasma se encontram no embate do ano.




I.C.E.S anos 70.


Cláudio Keppen Aguirre, e Billy Brown, manchetes do fim dos anos 70.

acervo Billy Brown.

Iatismo não é granfinisimo.

El artículo de la colección personal del Sr. Brown (Billy), el texto de la posguerra en 1949. Este texto ofrece un programa interesante, diciendo que la importación de los navegantes aficionados había en la Segunda Guerra Mundial, y que a partir de entonces el país comenzó a dar una perspectiva de este deporte popular que hasta entonces estaba reservado para los países ricos como la Unión Soviética tienen ahora la navegación a vela como asignatura obligatoria en la enseñanza
"En el mar la legislación vigente vela, el comandante determina y ordena se aplican estrictamente."


... "La aristocracia que lo distingue es la que nace del sentimiento y la educación, no el que da improvisa sangre y oro" ...

... "El deporte se prepara al hombre para navegar dura vida en el mar, les enseña a conocer los elementos y dominar ellos, endurecer los músculos, es la paciencia y la persistencia umalição, es una escuela de disciplina y caballerosidad.
 "

(Hablando de CIEM) ...
 poco después de los primeros barcos construidos con fines deportivos y la precisión técnica absoluta, agachadizas y AJAX Guara, Howard da Silva y Tarquino ...


Artigo do acervo pessoal de William Brown( Billy), texto do pós guerra no ano de 1949.
Este texto traz uma pauta interessantíssima, falando da importâcia que o iatistas amadorres tiveram na segunda guerra mundial , e que a partir daí os países passaram a dar uma ótica mais popular a este esporte que até então era reservado aos mais abastados, países como a URSS passaram a ter o iatismo como matéria obrigatória em seu ensino Atenção especial para oas trechos:

"No iatismo impera a lei mar, o comandante determina e as ordens são rigorosamente cumpridas."


..." a aristocracia que o distingue é a que nasce dos sentimentos e da educação, e não aquele que o sangue dá e o ouro improvisa"...

..."o esporte a vela prepara o homem para dura vida no mar, ensina-os a conhecer os elementos e a dominá-los, enrija-lhe o múculos, é uma lição de paciencia e pertinacia, é uma escola de disciplina e cavalheirismo."

( falando sobre o ICES)... pouco tempo depois os primeiros barcos construídos com finalidade esportiva e absoluto rigor técnico; os snipes AJAX E GUARÁ, de Howard e Tarquínio da Silva...

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!