09/09/2009

Gustavo Pacheco o , um grande nome da vela brasileira, um Skipper de travessias.

NA FOTO O GUSTAVO É O DA DIREITA .
FOTOS DO GUSTAVO PACHECO;








Caso tenha necessidade de transportar seu barco por mares distantes, consulte o Pacheco.
No seu currúculum nada menos que :
*11 travessias oceânicas
*Sendo 3 regatas transoceânicas, uma delas em solitário num mini transat, (Cape to Rio, Cape to Bahia e Minitransat) .
Fotógafo por paixão, segue alguns de seus trabalhos e travessias que iremos publicar em doses homeopaticas, devagarzinho para a galera ir curtindo com o Pacheco suas fotos surreias.
Em especial, o Gustavo irá nos enviar um texto sobre a travessia do Sorsa, da Itália para o Brasil.
Caso necessitem de um Skipper de ponta , não exitem em contactar o Gustavo Pacheco através do Email: Gpacheco01@gmail.com telefones: 55 21 9963-0470

Barcos Clássicos, a semelhança do Light Crest, este é um sopranino de floripa.

Encotramos este barco em Floripa, e achavamos que se tratava de um Light Crest, consultamos o Professor Jackson Bergamo e descobrimos que se trata de um "sopranino".


O barco que está na foto é um barco contemporâneo do Light Crest,
é um exemplar do veleiro do famoso Sopranino 20' um Projeto Inglês de Laurents Gilles,
. Teve um barcos desta classe que fez uma volta ao mundo o Trekka de John Guzzwel em 1959.

veja nos anexos que te mandei.

Grande abraço

JACKSON BERGAMO WoodenBoatBuilder&DesignerTel.11 95212231 jacksonbergamo@gmail.comhttp://www.jacksonbergamo.com.br/

07/09/2009

Mensagem do sul, por Tarcísio o mago da vela.







As palavras do amigo se referem a impossibilidade dele nos acompanhar de Ilhabela ao Rio, onde teria uma reunião de negócios. O Tarcísio acabara de chegar ao YCI e estava dormindo, quando soubemos que ele queria ir conosco ao até o Rio, prontamente acordamos o cidadão, mas a dúvida com relação ao tempo de viagem , fez com que ficasse para outra ocasião.
Oportunidades é que não vão faltar, o que podemos fazer de antemão é agradecer ao mago pelas fotos sensacionais que tirastes do nosso barco saindo para viagem rumo a casa nova.
segue:
Meu caro Renato,Me arrependo até hoje de não ter navegado com você até o Rio. O que eu perdi, e que não tem recuperação, foi o prazer que seria fazer aquele trecho com vocês.Te agradeço por ter esperado e me desculpo por não ter ido.Mas deu tempo de fazer umas fotos do Phanton deixando o YCI naquela manhã iluminada.Grande abraço e excelentes ventos por aí.Tarcísio

04/09/2009

Uma imagem vale por mil cambadas.


Largada sob a Hercílio Luz.


Muita coisa em comum com a nossa cidade, a ilha, as pontes, o povo , a comida e até mesmo os prefixos de telefone fixo e celular, e as letras das placas dos carros.
Floripa e Vitória, são sem dúvida as duas cidades mais bonitas deste imenso Pais.

Stress na sexta feira, por William Brown, o Grande!




Um dia meu filho de 5 anos perguntou:
Papai como que o tio Billy que é grandão cabe num barco tão pequeno?
Ele liga o encolhedor, respondi a Dudu.
O pior é que Morris Brown, o pai do Billy, um gigante no tamanho e no esporte, foi neste barco para Cabo Frio na sua lua de mel, em meados dos anos 60, com a então miss espírito santo, Elza Camata Brown.
Sem motor , sem gps,sem bateria, sem gelo, e com muito espírito aventureiro.
E assim , meus caros nautas, o Typhoon atravessou 51 anos de vida( vida sim , pois é um barco de pau , e com alma), e novamente está singrando os mares sob o céu rosa, azul e branco!

01/09/2009

Você acha que é rápido o bastante?? então veja isto!
















317,60 mph / 511,11 kmh recorde mundial de velocidade quebrado em 8 de outubro de 1978 "Spirit of Australia" , de Ken Warby

31/08/2009

Material Náutico top de linha por preços justos, The Yacht-Man recomenda!

Estabelecida no Iate Clube de Santa Catarina desde Setembro de 1980.

Estaremos promovendo a X Regata Armazém Naval para Mini-Oceano
Em setembro próximo, comemorando os 30 anos de atividades da loja.

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Christian Franzen

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Jack Sparrow esteve por Búzios, no ICAB e deixou lá sua Bateira de Regatas!!



13 anos, e longe das drogas, e tem gente querendo melar o barato dela!!







Laura Dekker de 13 anos , estava preparando uma uma viagem de volta ao mundo sozinha em um veleiro.

Os liberais e modernos Holandeses, fazem jus a fama, os pais de Laura apoiaram a preparação da circunavegação em solitário, a ser feita em de dois anos.

A justiça Holandesa, travou tudo, tomaram a guarda de Laura, ficado a mesma sob a guarda da do Estado por dois meses. "Os pais vão ter que negociar todas as decisões importantes que digam respeito a Laura com os serviços de proteção à criança. Isso significa que Laura não pode começar a viagem de volta ao mundo sem a permissão da justiça.

Todavia, Laura não é uma adolescente normal, ela é uma maruja , e das boas! uma pessoa especial, e neste período, um psicólogo independente deve avaliar até meados de outubro a capacidade de Laura dar a volta ao mundo.

Perigo é o Crack , que ceifa a juventude de muitos potenciais ao sucesso e a vida, é isto aí, meus caros amigos e leitores, é um objetivo a ser conquistado, com muito planejamento e responsabilidade
Que bons ventos levem Laura a seu objetivo, e aos sete mares, e depois os tragam, ela e seu barco o Guppy, de volta ao seu Dutch port!!.

27/08/2009

Fotos de Robert Smee, Fernandinho giestas e Calango de windglider, e sem trapézio!!







Jurassic Wind, contribuição de Rominho Finammore

Há muito tempo a morte vem sendo anunciada, engraçadíssimo pois o jornal poderia ser atual que pouca coisa iria mudar, a gazeta de 1982




Ande na frente , sem ter que gastar uma fortuna.


Morris e William Brown, numa foto épica.


Neste dia, o pai e o filho venceram a volta da taputera, num toco de vento daqueles que caracterizam nossa "ventórioa"

Neo 25, um barco super bacana , de alta performance e custo compatível.


Açores II, do Comandante Paulinho do ICSC, com este fast 303 foram a cape town..

quer pipoca!? o interior do fast 303 transatlântico.








Foram e voltaram , em apenas dois tripulantes, numa travessia de 43 dias, sendo que navegaram quase 1000 milhas sem leme, com um armengue de fortuna feito com a mesa de navegação.Neste dia , so camaradas me contaram como foi a saga, degustando uma deliciosa pipoca a bordo do Açores.
Já no Bar Barlavento, após a regata, os convivas me contaram como foi o episódio.
Estavam no meio do atlântico, quando o parceiro do Paulinho entra na cabine calmamente, totalmente Zen, e diz:
- Comandante, estamos sem leme!
Na maior calma do mundo o comandante , responde.
-OK, vamos fumar um cigarro e depois a gente ver o que vai fazer( como se nada tivesse acontecido).

E depois , calmamente, como um grande lobo do mar , tomaram as providênias e fizeram a fortuna. Obvimanete, fica a lição:

- se alguma merda acontecer, não adianta apavorar, faça com calma que dá tudo certo!!
Grandes Catarinas, que com seus pequenos barcos fazer misérias mundo afora!!

Posted by Picasa

Bacana mas um perigo se não tiver informação e controle.


Os Jets já não respeitam nada, imagina este Bólido navegando entre os veleiros e nas marinas??!!
Imagino que para ser viável deverá ter área demarcada para a prática e com controle rígido da capitania.

Luciano Gubert, de Antonina do Paraná, a bordo do Borrasca, junto com seu filho Arthur...

Pai e Filho venceram a tradicional regata. O Clube Náutico de Antonina teve o prazer de sediar, neste final de semana em que se comemorou a data da Santa Padroeira da cidade, a tradicional Regata N. S. do Pilar. No total, 23 barcos, entre Snipes, Lasers Standard, Radiais e 4.7, estiveram presentes, confirmando assim a previsão de superação do número de inscritos em todas as regatas anteriores neste 2009. Os dois dias foram de muito sol, ventos apenas moderados, propiciando um espetáculo muito bonito na Baía de Antonina para as milhares de pessoas que participavam das festividades na cidade. No sábado, dia 15, foram disputadas duas regatas, ambas vencidas pelo Borrasca, com Luciano Gubert de Oliveira no timão e seu filho, Arthur Silvério de Oliveira, na proa, marcando a estréia da dupla de modo vencedor. A primeira regata foi disputada sob ventos muito fracos, que passaram a médios na segunda regata. No último dia, praticamente reprise das condições de vento, porém as classificações se alternaram. A dupla do Bob Roger's II, Rogério Alves e Danielle Pierin, que vem sendo a de melhor nível técnico nesta temporada, confirmou a boa fase, vencendo a terceira regata da série, com Ricardo Buccholtz, do Laser Standard, em segundo, comprovando que os números de rating utilizados estão se aproximando de um ideal. Na quarta e última regata da série, a vitória ficou com Daniel Reis, também do Laser Standard, com o Bob Roger's II em segundo. Ao final, em primeiro na classificação geral tivemos o Borrasca, que também levou o caneco na Classe Snipe. No Laser standard o grande vencedor foi Daniel Reis. No Laser Radial Hélio Coutinho conseguiu seu segundo título consecutivo no ano, enquanto na 4.7 Jussara Kalil foi absoluta, vencendo todas as regatas. O segundo semestre começou bem e promete ir melhorando até o final do ano, com destaque para os Campeonatos Paranaenses de Snipe, a ser disputado no feriado de 12 de outubro, e para o Paranaense de Laser, no terceiro final de semana de Novembro. Diretoria de Vela do CNA- Luciano Gubert de Oliveira -
O Luciano trabalha como Broker e nas horas obrigatórias e vagas é Advogado em Curitiba, e junto com seu filho faz mararvilhosas velejadas em seu laser e seu J24.

Conheci o gajo em João Pessoa em 1982, durante o Brasileiro de Optmist, e tive o prazer de adquirir com ele o Phantom e reencontrá-lo 27 anos depois em Florianópolis.

Segue matéria do Luciano sobre regatas em Antonina.

18/08/2009

Nada como ter um professor do naipe de Luciano Sechin!!, segue errata na revista:


Avelok,

O barco que vc colocou na revista da vela como sendo o campeao na 1a Whitbread nao é o correto. A 1a regata foi ganha pelo Sayula 2, um swan 65 que é verde. Ele ainda está velejando, com mesmo dono, tive a sorte de vê-lo ancorado na marina de Puerto Vallarta, Mexico.
Por sinal a serie das fotos antigas do ICES esta mto maneira
Olha o Lucky conferindo a nave!!!




Prezados, na foto do "saudade" temos uma correção a fazer, o mesmo é realmente um royal huissman , mas o vencedor da withbread foi o Sayula, um Swan, e não o Saudade, um RH.


"Avelok,

Em 73 o saudade foi parte da equipe da Alemanha que ganhou a Admirals Cup daquele ano. A fastnet na epoca era uma das regatas que faziam parte da série.

Inclusive a Fastnet daquele ano foi ganha pelo Saga, o maior triunfo da vela oceanica brasileira até o Brasil1.
http://en.wikipedia.org/wiki/Fastnet_race

Abraçao

17/08/2009

Dicas do Inglês que caiu na panela e agora é capixaba.


Este barco um dia foi uma coisa que fiquei vidrado, quando tinha uns 12 anos..

Foto, Barin ao lado do Norlin 2.4, no ICSC tem dois desses, coisa linda!
Hoje são usados como barcos de vela para deficientes.

Na Europa, mais precisamente em Estocolmo, os turistas podem alugá-los e velejar entre as 1.000 ilhas que forma a cidade.
Um idéia e tanto para nossas águas.

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!