13/09/2009

Voilá!!!! 51,36 nós, novo recorde do Hydroptere.




Dia 4 de setembro de 2009, data histórica para a vela mundial.


Sensacional, um show de obstinação!Tiveram muitos probelmas, emobrcaram, embicaram , o barco chegou a partir no meio, mas foram em frente , trabalharam duro durante anos e finalmente conseguiram !veja o vídeo do Record.

"Era a voz da onda da proa: Dá-me vento e eu dar-te-ei milhas!"




Está um dia de vento e eu gosto do vento
O vento tem entrado nos meus versos de todas as maneiras e
só entram nos meus versos as coisas de que gosto
O vento das árvores o vento dos cabelos
o vento do inverno o vento do verão
O vento é o melhor veículo que conheço
Só ele traz o perfume das flores só ele traz
a música que jaz à beira-mar em agosto
Mas só hoje soube o verdadeiro valor do vento
O vento actualmente vale oitenta escudos
Partiu-se o vidro grande da janela do meu quarto
Ruy Belo

Fotos e texto extraídos do melhor blog de clássicos que eu conheço:
e você ainda ao acessar o blog do Patrício Português, curte um som maneiríssimo do Talking Heads, de David Byrne.

A volta ao mundo doTrekka de John Guzzwel em 1959.






















Um barco projetado por J.Laurent Giles, um yawl com 20,6 pés fez história em 1959, quando seu dono e construtor J.Guzzwel , retornou ao seu porto de partida em Victóra , em British Columbia, 4 anois depois de zarpar para uma viagem sem grandes pretenções e sem muito alarde.
Sem planejar uma circunavegação , John zarpou em 1955 , com apenas 25 anos para uma viagem até o Hawai, e o que veio foi um dos maires feitos da navegação deste inglês radicado na Austrália, e que posteriormente escreveu um dos best selleres da vela mundial.
Ele construíra seu barco nos fundos de uma loja de peixes, o cara voltou para casa com 2 recordes, o primeiro "brit"( australiano radicado) a dara a volta ao mundo e o menor barco a fazê-lo, este segundo recorde pedrdurou até 1987, quando Serge Testa o quebrou a bordo de seu 12 pés.
Jonh também fez parte da Tripulação do Tzu Hang, numa trégua durante sua circunavegação, e para quem leu o livro sabe que do que se trata, um yacht-man de verdade, que cortou o maior dobrado a bordo deste ketch de 46pés, o barco capotou no Horn e ficou sem mastro, e parte do convés, e graças as habilidades de marcenaria de Jonh não foi para os braços de netuno, foram para o chile , ficaram meses arrumando o barco, que depois zarpo e tudo de novo: sem mastro , capotagem e o escambau, mas esta história fica para outro dia, vamos também publicá-la em breve.
O intrépido navegador nasceu para a faina, aos 3 anos, zarpou com sua família num Kecht de 53 pés chamado de "our boy", da Inglaterra rumo a Cape Town, terra natal de sua mãe, e durante a viagem eclodiu a segunda grande guerra, sendo feitos prisioneiros toda a familia Guzzwel, que fora enviada a um campo de concentração onde permanceram de 1942 a 1945.
O conteúdo desta matéria sugerido por JACKSON BERGAMO, o professor dos Woodens Boats do Brasil.
www.jacksonbergamo.com.br

09/09/2009

Gustavo Pacheco o , um grande nome da vela brasileira, um Skipper de travessias.

NA FOTO O GUSTAVO É O DA DIREITA .
FOTOS DO GUSTAVO PACHECO;








Caso tenha necessidade de transportar seu barco por mares distantes, consulte o Pacheco.
No seu currúculum nada menos que :
*11 travessias oceânicas
*Sendo 3 regatas transoceânicas, uma delas em solitário num mini transat, (Cape to Rio, Cape to Bahia e Minitransat) .
Fotógafo por paixão, segue alguns de seus trabalhos e travessias que iremos publicar em doses homeopaticas, devagarzinho para a galera ir curtindo com o Pacheco suas fotos surreias.
Em especial, o Gustavo irá nos enviar um texto sobre a travessia do Sorsa, da Itália para o Brasil.
Caso necessitem de um Skipper de ponta , não exitem em contactar o Gustavo Pacheco através do Email: Gpacheco01@gmail.com telefones: 55 21 9963-0470

Barcos Clássicos, a semelhança do Light Crest, este é um sopranino de floripa.

Encotramos este barco em Floripa, e achavamos que se tratava de um Light Crest, consultamos o Professor Jackson Bergamo e descobrimos que se trata de um "sopranino".


O barco que está na foto é um barco contemporâneo do Light Crest,
é um exemplar do veleiro do famoso Sopranino 20' um Projeto Inglês de Laurents Gilles,
. Teve um barcos desta classe que fez uma volta ao mundo o Trekka de John Guzzwel em 1959.

veja nos anexos que te mandei.

Grande abraço

JACKSON BERGAMO WoodenBoatBuilder&DesignerTel.11 95212231 jacksonbergamo@gmail.comhttp://www.jacksonbergamo.com.br/

07/09/2009

Mensagem do sul, por Tarcísio o mago da vela.







As palavras do amigo se referem a impossibilidade dele nos acompanhar de Ilhabela ao Rio, onde teria uma reunião de negócios. O Tarcísio acabara de chegar ao YCI e estava dormindo, quando soubemos que ele queria ir conosco ao até o Rio, prontamente acordamos o cidadão, mas a dúvida com relação ao tempo de viagem , fez com que ficasse para outra ocasião.
Oportunidades é que não vão faltar, o que podemos fazer de antemão é agradecer ao mago pelas fotos sensacionais que tirastes do nosso barco saindo para viagem rumo a casa nova.
segue:
Meu caro Renato,Me arrependo até hoje de não ter navegado com você até o Rio. O que eu perdi, e que não tem recuperação, foi o prazer que seria fazer aquele trecho com vocês.Te agradeço por ter esperado e me desculpo por não ter ido.Mas deu tempo de fazer umas fotos do Phanton deixando o YCI naquela manhã iluminada.Grande abraço e excelentes ventos por aí.Tarcísio

04/09/2009

Uma imagem vale por mil cambadas.


Largada sob a Hercílio Luz.


Muita coisa em comum com a nossa cidade, a ilha, as pontes, o povo , a comida e até mesmo os prefixos de telefone fixo e celular, e as letras das placas dos carros.
Floripa e Vitória, são sem dúvida as duas cidades mais bonitas deste imenso Pais.

Stress na sexta feira, por William Brown, o Grande!




Um dia meu filho de 5 anos perguntou:
Papai como que o tio Billy que é grandão cabe num barco tão pequeno?
Ele liga o encolhedor, respondi a Dudu.
O pior é que Morris Brown, o pai do Billy, um gigante no tamanho e no esporte, foi neste barco para Cabo Frio na sua lua de mel, em meados dos anos 60, com a então miss espírito santo, Elza Camata Brown.
Sem motor , sem gps,sem bateria, sem gelo, e com muito espírito aventureiro.
E assim , meus caros nautas, o Typhoon atravessou 51 anos de vida( vida sim , pois é um barco de pau , e com alma), e novamente está singrando os mares sob o céu rosa, azul e branco!

01/09/2009

Você acha que é rápido o bastante?? então veja isto!
















317,60 mph / 511,11 kmh recorde mundial de velocidade quebrado em 8 de outubro de 1978 "Spirit of Australia" , de Ken Warby

31/08/2009

Material Náutico top de linha por preços justos, The Yacht-Man recomenda!

Estabelecida no Iate Clube de Santa Catarina desde Setembro de 1980.

Estaremos promovendo a X Regata Armazém Naval para Mini-Oceano
Em setembro próximo, comemorando os 30 anos de atividades da loja.

Pioneira em vendas com acessoria e serviços de manutenção e instalação!
Especializada em veleiros desde o monotipo até os Oceânicos!
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O mais completo em informações de produtos.

Christian Franzen

http://www.armazemnaval.com.br/

Jack Sparrow esteve por Búzios, no ICAB e deixou lá sua Bateira de Regatas!!



13 anos, e longe das drogas, e tem gente querendo melar o barato dela!!







Laura Dekker de 13 anos , estava preparando uma uma viagem de volta ao mundo sozinha em um veleiro.

Os liberais e modernos Holandeses, fazem jus a fama, os pais de Laura apoiaram a preparação da circunavegação em solitário, a ser feita em de dois anos.

A justiça Holandesa, travou tudo, tomaram a guarda de Laura, ficado a mesma sob a guarda da do Estado por dois meses. "Os pais vão ter que negociar todas as decisões importantes que digam respeito a Laura com os serviços de proteção à criança. Isso significa que Laura não pode começar a viagem de volta ao mundo sem a permissão da justiça.

Todavia, Laura não é uma adolescente normal, ela é uma maruja , e das boas! uma pessoa especial, e neste período, um psicólogo independente deve avaliar até meados de outubro a capacidade de Laura dar a volta ao mundo.

Perigo é o Crack , que ceifa a juventude de muitos potenciais ao sucesso e a vida, é isto aí, meus caros amigos e leitores, é um objetivo a ser conquistado, com muito planejamento e responsabilidade
Que bons ventos levem Laura a seu objetivo, e aos sete mares, e depois os tragam, ela e seu barco o Guppy, de volta ao seu Dutch port!!.

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!