01/10/2009

Luna Rossa.


Túnel do Tempo, por Ronaldo Didão Damázio de Jesus, vulgo Dentas.

Ricardo Rossi de camisa branca no leme, Marilson( Mariskete, ao centro), e em pimeiro plano o Comandante Sergio Rossi, avelok ao fundo procurando o juízo junto com a tripulação. Foi nesta viagem que inventamos o termo: " e chama o professor!!". Termo utilizado para
braçear as vergas.
As fotos são da viagem de volta, na ida não temos imagens, uma pena, pois nós chegamos lá lutando contra enormes pirajás, de contra vento, a chuva chegava a doer na pele, uma aventura e tanto para minhas primeiras investidas em mar aberto.
Estávamos exaustos, e o pior ainda estava por vir, perderíamos a hora da maré e teríamos que aguardar a próxima para entrarmos na barra de Nova Viçosa.
Assim , naquela tarde do longínquo ano de 1994, acenamos para o Ricardo Bresciani que nos aguardava a bordo de sua lancha na barra, a uns 20 metros da gente , e que iria ser nosso piloto na pioneira entrada naquele local traiçoeiro, dizemos que breve nos verímaos, na hora da alta.
Desapontados, mas traquilos, vimos mais um pirajá mostruoso se aproximando, baixamos ferro com cautela, entramos para a cabine, pegamos o baralho , sentamos em torno da mesa, e neste momento Serginho, após a sua tradicional gargalhada, ráráaaaaaaaaahííííííí´!!brada aos tripulantes:
E CHAMA O PROFESSOR!
Após o comando do líder , a tripulação fiel a LEI MAR( onde o comandante fala e todos obedecem sem questionamentos), busca o copinho de vidro e a garrafa de teachers, que foi saboreada, curtindo um papo agradável, e um baralho, no coração do Gato Xadrez esperando a nossa vez.
Ricardo de chapéu, Dida no mastro e Serginho no gelobol, viemos surfando no nordestão, 24 horas até vitória, uma viagem inesquecível, tem até filmagem , breve vamos postar.

Avelok, Dida no meio e Ricardo Rossi, irmão de Sergio Chulapa, comandante do Gato Xadrez, 1994, de nova Viçosa para Vitória .

28/09/2009

Jibe ou Jumento?


Tunel do Tempo , Snipes no anos 50, em Vitória -ES


Foque, o Canis Familiaris, por Pablo Popota Huber.

Mascote do capitão Miranda , no ano de 1987 ainda filhote embarcou, e navegou de forma contínua por 12 anos , visitando mais de 178 portos e somando em seu log book 222.761,7 milhas náuticas.Morreu em viagem de instrução no porto de "El Pireo" na Grecia.
Bebito Huber ao lado do canis familiaris.

Pablo Huber , nosso correspondente do Uruguay, direto de Punta , nos envia belas e curiosas imagens do mundo Nauta.


Legal também a foto abaixo, da sede do iate clube uruguaio que imita a torre de comando de um navio.
Também tem umas fotos de um superveleiro de algum abastadohermanito portenho tirando onda em punta. e finalmente este escriba a bombordo.












Casa ou barco, será que isto navega??






27/09/2009

É TETRA!! 2005-2007-2008-2009.

Ontem num velejo maravilhoso, numa tarde de vento leste e muito muito mar, com ondas enormes quebrando dentro da enseada de camburi, tivemos duas regatas, da terceira e última etapa do estadual, que se inciou em maioe teve uma etapa e junho.
Um trabalho maravilhoso da tripulação que trabalho como um relógio suíço, vencemos as duas regatas .
Somamos assim 6 vitórias e 1 segundo lugar, conquistando por antecipação o tetra campeonato estadual de oceano.
Foi a nossa despedida do Sir Wallace.
Ao termino dos trabalhos, parados a contrabordo do Gato Xadrez( onde tudo começou), em companhia de seu comandante Sergio Chulapa Rossi, e meus amigos e tripulantes, Jens, Simão,
Lucky , Lobão e o juiz de regata Fabiano Porto, braçeamos as vergas com bastante ênfase e seriedade.
Missão cumprida.
Game over.

"Business with everyone, sailing only with gentlemen."


SIR THOMAS LIPTON(1850-1932), O MAIOR DESAFIANTE DE TODOS OS TEMPOS DA AMÉRICAS CUP.

Snipers from "yacht club de Vitória".

1952
2009 Ontem e hoje, a força da tradição dos melhores velejadores.

Rescue.


Para reflexão.


O que foi construído sobre bases sólidas, está sujeito aos elementos externos, contudo sem sofrer nenhum tipo de avaria ou fadiga .

Túnel do tempo, reunião de trabalho na Jurema, por nosso correspondento do ICRJ, Mac`intyre.


Pinturas, ao pé da letra.

Edward Hooper, ambas, a de cima e a de baixo.

Jackson Bergamo


Sem informação do nome do artista.




keep walking & keep sailing!!

Por mais que se treine e planeje, as coisas as vezes saem errado, o importante é seguir em frente.






24/09/2009

Definiçõens e reflexões... Hoje o meu barco , parte da minha vida encontrou outro comandante.

o caminho foi pedreira!!
dois mastros quebrados, na primeira foto o mastro quebrou embaixo da terceira ponte durante a regata da volta da taputera, defeito de fabricação.
A farol arcou com outra peça, a quebra foi devido a um mero rebite que prendia a chapa "fêmea" do cachimbo do estai de força de boreste.
A segunda foto, é como o barco me foi entregue pelo skipper que trazia o barco.






































































Renato Avelar
Hoje, em setembro, no mesmo mês que chegou aqui em Vitória exatamente há 5 anos atrás , em setembro de 2004, o veleiro Sir Wallace encontrou um novo dono.

Sinto agora um misto de tristeza e alegria.

Um barco que trouxe muitas alegrias e muita batalha , desde o começo, vindo de floripa em 2004 o mastro quebrou e foi ablaroado pela embarcação da marinha . Foram 4 meses docado no rio arrumanto tudo( indo e voltando todo fim de semana), depois na volta da taputera de 2005, o mastro novo também caiu( mais 3 meses de faina)!

O barco foi chamado de "seu creisso" nas suas primeiras regatas chegando nas rabeiras, sendo apelidado de Sir Wallace pelo gentlemen sueco Arney Lindval(Arlin 39, "Charlotte") e com muito treino e vontade foi 3 vezes campeão estadual,( está em primeiro faltando apenas uma etapa para o tetra) duas do ranking, vice na semana de vela de búzios, e muitas outras alegrias.
Velejamos nele a vera, juntamos um time de craques , e a bordo dele muitos velejaram pela primeira vez, ou retornaram a vela muitos anos depois, levamos cegos para velejar, crianças em recuperação de tumores, fomos várias vezes a santa cruz, guarapari, meaipe, enseada azul, velejamos a noite( principalmente nos 2 primeiros anos), nas regatas, nas farras com o viloão e as músicas de sempre, muitas tardes na Jurema , fomos ao rio, a búzios, tiramos tudo dele, aprendemos cada macete, cada reação, e finalmente, estava como um relógio.

Hoje fiz a penúltima mandobra como seu comandante, a bordo sozinho, o tirei da poita, no lado de fora da marina , onde ele estava há mais de 45 dias "parado", cheio de pó de minério, como o motor fica guardado na garagem , para eviatar muita trabalheira, rebocamos com o inflavel , e o coloquei numa vaga no pier, lavei seu convéz calmamente, penteei os cabos, trabalhei a tarde toda na faina, arrumei por dentro ,conversando com meus botões , lembrando dos momentos que ele me proporcionou, boas recordações.

O marinheiro irá limpar seu fundo amanhã cedo, para sua despedida de gala, que será a nossa última regata também.

A última etapa do estadual , sábado dia 26.

Estarão odos a bordo com o tradicional uniforme de honra, o mesmo da BSW 2009, de bermudas azus e camisas amarelas, com as Lolly Rogers, como sempre( faca nos dentes), na popa nossos amuletos, o garlhadete amarelo do Halftonner Half Moon do presidente mundial da classe, a desgastada jolly roger, e a bandeira do brasil tremulando em par.

Simão Bassul Neto, Lucky, eu , Jens, Eduardo Luz de Floripa e Lobão Santos Neves, seremos os protagonistas desta cerimônia.

A parte Boa é que o barco fica em Vitória com seu novo dono, e assim poderemos travar bons pegas com ele.

As coisas mudam, tempos mudam, tudo evolui, um dia os filhos vão embora, agora nós vamos partir para as regatas da disputadíssima classe ORC, colocaremos a cara na reta, com o Phantom, um degrau acima, uma estrada enorme a percorrer, uma vida de aprendizado ainda não é o suficiente para chegar lá.

Como disse no blog da revista da vela na semana passada, "A proa disse para as ondas:Dai-me vento e dar-te-ei milhas".E vamos em frente.

Que sejam atendidas as preçes da proa para a onda,

Me dê vento , que lhe retribuirei milhas...

e:

....Cambamos

Os Snipers vem com força total.



Com a Vitória de Bruno Bethlem no mundial de 2009, 60 anos da Vitória capixaba no Brasileiro de Snipe ( 1949 ) com Mr Brown aos 14 anos, e o retorno de Michelzinho Weber, Rodrigo Stephan Manchinha, Luciano Sechin Lucky, e o grande veterano , nosso patrício angolano José Henrique Cabral a classe soma agora 6 barcos, e páreos incríveis.
Que louvados sejam os bons ventos que nos trouxeram a classe e seus grandes velejadores de volta as raias.
O mais interessante , é que a classe é formada por uma rapaziada de primeira, ou seja, uma enorme e consistente renovação.
na Ultima foto 1978 MORRIS E BILLY, os Brown após vencerem a taputera.
na segunda , Avelok e Luiz henrique Abaurre, na TCV de 2002
na primeira , Avelko e Stephan planando em 2001/2002

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!