17/05/2010

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Frase da semana.

O ótimo é inimigo do bom.

snipes ICES, década de 50.

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Mario Keppen Aguirre, 1980 ICES

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Eldorado Brasilis, Vitória Trindade, ICES 2003

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Morris Brown , com 14 anos, campeão brasileiro de Snipes, 1949, Rio de Janeiro

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Sir Wallace, mon pére e sua tecnologia de ponta em 1982.

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Ragtime Sydney Hobart Staying Alive in the Waves

16/05/2010

Jessica Watson, com seu S&S 34 , completa a volta ao mundo.

veja os dois vídeos no fim desta postagem!!
Um feito impressionante!! uma volta ao mundo sem escalas e em solitário, realizada ao longo de 7 meses( 210 dias ), largando em 18 de outubro e retornando ontem dia 15 de maio. A moçoila singrou mares bravios, 23.000 milhas, rompeu os cabos horn e good hope, na rota de baixo pertinho dos 40 bramadores, pelo hemisfério sul do globo, subiu e cruzou o equador, e foi indo, velejando , obstinada.. Como podem ver nas fotos e no vídeo, a pós-debutante que faz 17 primaveras daqui a 3 dias, pegou pauleiras de verdade, ondas de 40 pés, sofreu 7 knock downs, mas chegou interinha, ela e o barco. O Lady Pink Ella, é um projeto consagrado de Sparkmans & Stephens , com 34 pés, um modelo muito ulilizado nas regatas Sidney Hobart e em circunavegações solo pelo seu fácil manejo e grande capacidade marinheira em mar grosso, e o dela é especial , todo pintado de rosa , meio esquisito, mas compreensível, é coisa de menina da idade dela . "Mui biãn", mes amis, a guria tem apenas 16 ANOS DE IDADE. Uma epopéia destas faz( com todo respito ao cavaleiro) sir Robin Knoxt Jonhson parecer um velejador de varanda, e nos faz pensar no que falta para a gente realizar nossos sonhos, seja eles o que forem. Sabe o que ela disse aos repóteres? - você é capaz de fazer qualquer coisa!!( isto já vimos aqui em the yacht-man, mas vai o replay pra relembrar. Congratulations Jessica!



07/05/2010

Túnel do tempo, Nando Capezzuto, em foto de Sérgio Tomé Rabello, I.C.E.S. 1979.

 
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Novos vôos do Cmdte Avelok , sob a batuta do "Brigadeiro" Brandão, breve vídeo completo deste domingo inesquecível.

 

 

 

 

Agradeço com toda propriedade que a ocasião determina , o convite feito e prontamente aceito, pelo Sr Alfredo Brandão, nauta originário do windsurf, piloto da belíssima Phantom 290 Sampa e grande iatista, e também grande piloto.
Uma aula de procedimentos de segurança e checagem, que será imediatamente transferida para
o mundo da vela em nossas expedições e velejadas.
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04/05/2010

Este tem futuro!!

 


visitem o maior site de vela do mundo , donde veio esta foto:

WWW.SAILINGANARCHY.COM e bom velejo!!
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23/04/2010

A incrível jornada do Endurance( segunda edição)






Procura-se homens para uma jornada perigosa, salarios baixos, muito frio, longos meses de escuridão perigo constante, retorno duvidoso, honra e reconhecimento em caso de sucesso.


Tratar com :SIR ERNEST SHACKLETON

Estes foram os selecionados para a viagem "Imperial Trans-Artic expedition-Endurance."

Frank Worsley-Captain
Frank WildSecond-in-Command
Lionel Greenstreet-First Officer
Tom Crean-Second Officer
Alfred Cheetham-Third Officer
Frank Hurley-Photographer
George Marston-Artist
Robert Clark-Biologist
Leonard Hussey-Meteorologist
Reginald James-Physicist
James Wordie-Geologist
Alexander Macklin-Surgeon
James McIlroy-Surgeon
Huberht Hudson-Navigator
Thomas Orde-LeesSki Expert and Storekeeper
Charles Green-Cook
Perce Blackborow-Steward
Henry McNeish-Carpenter
John Vincent-Boatswain
Alfred Kerr-Engineer
Louis Rickinson-Engineer
Ernest Holness-Stoker
William Stephenson-Stoker
William Bakewell-Seaman
Walter How-Seaman
Timothy McCarthy-Seaman"[He] is the most irrepressable [sic] optimist I've ever met," Worsley
Thomas McLeod-Seaman
Sir Daniel- Gooch.

Todos comandados pelo que eles mesmo chamavam de "Boss", Sir Ernst Shackleton.
E expedição partiu em 1914, com uma tripulação de 28 homens , verdadeiros Yacht-Men , a bordo do Endurance, um barco movido a vela e a vapor( com 3 caldeiras) de 350 toneladas, construído na Noruega, capaz se viajar a 9 - 10 knots, ou seja um excelente barco.

Em 19 de janeiro de 1915, definitivamente, ficam presos no gelo, a agonia dura até outubro do mesmo ano, para passar o tempo os homens cantavam , cuidavam do barco, jogavam futebol , escreviam , liam , organizavam jogos de baralho.

Em outubro o gelo começa a esmagar o barco os mastros desabam, e atripulação salva o que pode, e em 21 de novembro de 1915 ele afunda definitivamente, completamente esmagado pelas placas de gelo, mas não levando consigo a esperança e a confiança depositada no "chefe" .Os exploradores ficaram a deriva, a fome começa a apertar com o término da comida e os homens são obrigados a comer os cães para sobreviverem . Finalmente o gelo começa a se derreter, partem em busca de salvação, e em abril de 1916 desembarcam na ilha Elephant, depois de navegaraem por 1.000 milhas em um a semana, com os botes salva-vidas. As coisas estavam difíceis, precisavam de ter confiança, pois um resgate ou uma expedição pareceia agora impossível.

Shackleton , "the Boss", resolve partir em busca de ajuda, e com mais 5 homens se lança ao mar em um barco aberto, uma espécie de baleeira/escaler, num mar gelado e com ondas gigantes e ventos fortíssimos, para navegar 800 milhas até chegarem as ilhas Georgia do Sul, graças a perícia do capitão Frank Worsley, que se guiou usando o sol como bússola.

Depois de 17 dias no mar, desembarcam em um glaciar a 17 milhas de uma estação baleeira, ainda tiveram que atravessar geleiras e montanhas para encontrar os caçadores Noruegueses, lá chegando a primeira coisa que Shackleton pergunta é se a guerra já havia acabado.A resposta foi:- não, a europa enloqueceu o mundo enlouqueceu!

Recompuseram-se com poucas horas de sono, recuperam as forças e imediatamente inciam o planejamento da próxima expedição:O resgate da tripulação do Endurance, seus companheiros.

Em agosto de 1916, depois de 3 tentativas , o pequeno barco Chileno "Yelcho", chega com êxito aos náufragos e os resgata.

Depois de 22 meses, passando por todo tipo de provações, todos os 28 homens retornam para o lar , como protagonistas da maior epopéia da história da navegação, além de ser na minha opinião o maior case de liderança da história mundial em todos os tempos.

As viagens/expedições de Shakleton.

Em 1901-1902- Discovery expedition

Nimrod Expedition -1907-1909

Imperial trans artic- 1914-1916

Em 1921 , Shackelton parte para sua quarta e última expedição, ( Shackleton-Rowett expedition), ao chegar no Rio de Janeiro, o "chefe " sofre um ataque cardícaco , mas se recusa a retornar a Inglaterra e segue sua jornada, 2 meses depois Shackleton tem o derradeiro e fatal ataque e morre nas Ilhas Georgia do Sul, onde descansa até hoje.
0 comentários Links para esta postagem Postado por Renato Avelar às 22:28
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22/04/2010

1984, avelok e seu vanguard "capixa"

 
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Segue uma sequência de imagens dos velejadores que serão homenageados hoje , dia 22 na Locamaxx, patrocinadora do Phantom Of the Opera.


 

Luciano Sechin,o sábio, o único nerd c.d.f com suíngue de água salgada nas veias, grande braceador de vergas, e que timoneou a assombração nas duas Vitórias durante a BSW, um tarado pela vela em todos os sentidos
Para mim ele é e sempre será o "Litle Dry"( liroudrai),na foto em viagem ao Mexico tendo um orgasmo ao encontrar com o Sayula, ganhador da primeira volta ao mundo, a Withbread , realizada em 1973.
Na foto seguinte , obtida através de paparazzis de fonte oculta, pois foi o único que não enviou material para publicação, o sempre alerta e dsiciplinado Léo Oliveira, ou para os amigos um membro do clã filnlandês dos" kuh"( incluidos fabiano, andrezinho tancredi- membros honorários), numa foto antes do fenômeno da Lua Cheia ocorrido nas ruas de paralelepípedos de Búzios, sob forte sereno e tranquilizantes.
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Macintyre, o cavaleiro templario, nosso fera do Gás, nesta foto reunião at macintyre castle, at Leblon, RJ.



NA foto a bordo, o Taara'a em uma de suas muitas e lendárias, viagens do ICES ao ICRJ .
Algumas máximas do templário:
a estratégia da regata é bem simples, brada o Irlandês antes do tiro de 5 minutos:
- Galera, o négócio é o seguinte: Porrada , tiro e bomba!"
Durante a BSW 2009, na aproximação da marca de barla, onde haviam 2 bóias confundindo o escrete:
-"Aê mermão, barlavento e caldo de galinha nunca é demaixx"

Outras vírgulas do profeta:
Aê mermão , é pau pereira!!
Aê mermão, caisxca grossa aê!!

Frase da semana , por Antônio Brito, nosso coach da netimóveis.

Tudo se finge primeiro, germina autêntico depois.
O real não se dispõe nem no início, nem no final e sim no meio da travessia.

Julinho dos Santos Marques, revelação de tarimba na tripula do Phantom, durante a BSW! na foto, junto com o craque Manchinha arrepiando no sínáipi

Eduardo Gomes, nosso mega proeiro, velejador de nível internacional, em velejo no Sul Americano no Guaíba, literalmente voando!!


Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!