05/12/2010

Dia de São João no Rio Douro em Porto, Portugal. A sensacional corrida de barcos Rabelo, as tradições se mantém vivas em nossa patria irmã.


Prezados amigos nautas e Amantes de vela de plantão, como sabem nossa revista é um imenso colchão de retalhos, alguns originais outros frutos de pesquisa na web, e neste caso específico, estava a procurar imagens no meu garimpo noturno em busca de inspiração a fim de postar material de consistência no Blog, quando de pronto me deparei num blog "linkado" no Almagrande com estas maravilhosas embarcações, peço desculpas ao autor do Blog, pois dada a rapidez com que trabalho não tive a preocupação de tomar nota do título de seu Blog, e para encontrar novamente seria um trabalho grande e pelo fato de hoje ser domingo, estou com bastante preguiça confesso, a talvez até um pouco apático pois neste fim de semana não velejamos.
Sem muito jeb jeb, vamos em frente... pois bem , fiz uma breve pesquisa sobre a embarcação chamada "Rabelo", e compartilho com os leitores estas informações, a matéria me levou ao passsado, eu estive em vila nova de Gaya na cave dos Vasconcelos e na Sandman, em uma de minhas viagens solo pelo velho mundo e tive a oportunidade de ver ao vivo e a cores estas naves em "repouso" na Ribeirinha, há longínquos 14 anos atrás, ah saudades...
O barco Rabelo é exatamente o "corte" entre os barcos nórdicos, e os mediterrâneos, o que lhe dá um toque mais que misterioso e soberbo, vamos lá então a navegação!!
No dia 24 - dia de São João (Feriado Municipal), o cristão não pode perder a Corrida de Barcos Rabelo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Barco Rabelo com a Ribeira do Porto no fundo
barco rabelo é uma embarcação portuguesa, típica do Rio Douro que tradicionalmente transportava as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro, onde as vinhas se localizam, até Vila Nova de Gaia - Porto, onde o vinho era armazenado e, posteriormente, comercializado.
Sendo um barco de rio de montanha, o rabelo não tem quilha e é de fundo chato, com um comprimento entre os 19 e 23 metros e 4,5 metros de boca. A sua construção, de tábuas sobrepostas, tábua trincada, é nórdica, em comparação com a do Mediterrâneo.
Com uma vela quadrada, o rabelo era manejado normalmente por seis ou sete homens. Quanto aos mastros, os primeiros só usavam um, enquanto que os segundos usavam também um mastro à proa. Para governo, utiliza um remo longo à popa – a espadela. Quando necessário, os barcos eram puxados a partir de caminhos de sirga por homens ou por juntas de bois.



Regata de São João
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É um espectáculo impressionante, em que os Barcos Rabelo que durante todo o ano permanecem ancorados na Ribeira, abrem as suas velas, cada uma com a respectiva marca de Vinho do Porto, e efetuam um desfile pelo Rio Douro, desde a Foz até à Ponte D. Luis I.
É o único dia do ano em que se pode presenciar este espectáculo.
Junte-se a todos os portuenses, e venha divertir-se numa festa popular única em todo o mundo!

São João do Porto fica à sua espera.


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As minhas encomendas de natal estão chegando, 3 réplicas do laser para presentear os amigos do peito,


Os modelos são fabricados pelo artista Atílio Bermudes, com link neste blog.
Um presente mais que original para os amantes da náutica.
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04/12/2010

Panorama de Vitória, pela ótica da artista capixaba e amiga Iatista Lisa Tancredi, numa obra que retrata o que há de mais bonito no ES.

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28/11/2010

Vote na Odile para Atleta do ano!! clique aqui!

Bronze no Sul Americano 2010.
O começo, aos 8 anos no Optmist.
Odile planando em VItória!

Bike + a sailboat = Good helth and mind !!!! Por Ennio Modenesi II, IL Duque de Modena!! X

Hoje é domingo, está fazendo um dia lindo, e vamos entonces ,ora pois pá, tratar de colocar uma pitada extra de alegria no coração e abrir logo cedo um largo sorriso!!


Ontem nós tivemos um dia maravilhoso para os velejadores capixabas, após a realização da regata Helvécio Leal, Mariskete e seu violão , em companhia de seus moluscos e convivas, deram o tom da confraternização no sexagenário local de encontro dos nautas Espírito Santenses, assim sendo, hoje temos mais que um belo dia para celebrar!! A Vela volta a pulsar!!

25/11/2010

Notícia enviada por Dr. Rock, Bybinho Percy, fonte Yahoo notícias.

Qui, 25 Nov, 08h53
(Acrescenta identidades dos resgatados e novos detalhes).
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Sydney (Austrália), 25 nov (EFE).- Três adolescentes da Nova Zelândia foram resgatados por um atuneiro após passarem 50 dias em um bote à deriva e sem comida no oceano Pacífico, indicou a imprensa local nesta quinta-feira.
Os jovens, Edward Nasau, de 14 anos; Samuel Pérez, de 15, e Filo Filo, também de 15, tinham sido dados como mortos pelas próprias famílias da comunidade de Atafu, em Tokelau, e que inclusive realizaram solenidades fúnebres por suas almas.
"É um autêntico milagre que os tenhamos visto. Estavam à deriva em uma área onde os navios pelo geral não navegam", indicou Tai Fredricsen, o primeiro oficial do atuneiro que os recuperou na quarta-feira.
Os jovens, que desapareceram em 5 de outubro quando navegavam nas águas de Tokelau, foram resgatados na quarta-feira por um barco pesqueiro, que os avistou ao nordeste da ilha Fiji.
A previsão é que a embarcação atraque na sexta-feira em Suva, capital de Fiji, onde os jovens serão submetidos a exames médicos.
Eles eram dados por mortos na Nova Zelândia, onde já havia sido realizada uma missa por suas almas.
"Mantinham um razoável bom espírito apesar do tempo que estiveram em alto-mar. Tinham queimaduras sérias pelo sol, mas só precisaram receber os primeiros socorros, sobretudo cremes para aliviar a pele", indicou Tai Fredricsen, líder da tripulação do barco pesqueiro.
O trio estava se alimentando de todas essas semanas perdidos no Pacífico de peixes e de gaivota que pousavam na embarcação.
"Perguntaram se fizeram bem comer gaivota crua e respondi que essa havia sido uma boa ideia, melhor do que comer peixe cru porque este teria causado muita sede", detalhou Fredricsen.
Aproveitaram para beber a água da chuva que recolhiam, mas segundo o primeiro oficial, nos últimos três dias desesperados de sede beberam água do mar.
"Isso é o pior que poderiam ter feito", ressaltou o experiente marinheiro.
A odisseia de Edward, Samuel e Filo Filo teve início quando saíram para navegar os 96,6 quilômetros que separam as duas ilhas de Tokelau e se perderam no Pacífico.
A Marinha e o Serviço da Guarda Costeira da Nova Zelândia saíram em sua busca após a constatação do desaparecimento, mas já os tinham dado como mortos.
O atuneiro com os três adolescentes neozelandeses deve chegar nesta sexta-feira a Suva, capital de Fiji, onde os sobreviventes passarão por exames médicos. EFE

Uma obra de arte bem diferente, que nos leva a uma profusão de sensações e construção de imagens em nossa mente, viaje...

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Uma lenda, , o Holandês Voador, o Fantasma... deixe sua imaginação voar e aprecie cada detalhe desta obra prima vinda da Suécia.

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MIthbusters!!!!Barco feito de Silver Tape, Adam & Jamie, agora na revista da vela!!!

24/11/2010

Jonh Guzzwel, um gigante dos mares, o Australiano cabra macho!!

Um barco projetado por J.Laurent Giles, um yawl com 20,6 pés fez história em 1959, quando seu dono e construtor J.Guzzwel , retornou ao seu porto de partida em Victóra , em British Columbia, 4 anois depois de zarpar para uma viagem sem grandes pretenções e sem muito alarde.
Sem planejar uma circunavegação , John zarpou em 1955 , com apenas 25 anos para uma viagem até o Hawai, e o que veio foi um dos maires feitos da navegação deste inglês radicado na Austrália, e que posteriormente escreveu um dos best selleres da vela mundial.






Ele construíra seu barco nos fundos de uma loja de peixes, o cara voltou para casa com 2 recordes, o primeiro "brit"( australiano radicado) a dara a volta ao mundo e o menor barco a fazê-lo, este segundo recorde pedrdurou até 1987, quando Serge Testa o quebrou a bordo de seu 12 pés.
Jonh também fez parte da Tripulação do Tzu Hang, numa trégua durante sua circunavegação, e para quem leu o livro sabe que do que se trata, um yacht-man de verdade, que cortou o maior dobrado a bordo deste ketch de 46pés, o barco capotou no Horn e ficou sem mastro, e parte do convés, e graças as habilidades de marcenaria de Jonh não foi para os braços de netuno, foram para o chile , ficaram meses arrumando o barco, que depois zarpo e tudo de novo: sem mastro , capotagem e o escambau, mas esta história fica para outro dia, vamos também publicá-la em breve.
O intrépido navegador nasceu para a faina, aos 3 anos, zarpou com sua família num Kecht de 53 pés chamado de "our boy", da Inglaterra rumo a Cape Town, terra natal de sua mãe, e durante a viagem eclodiu a segunda grande guerra, sendo feitos prisioneiros toda a familia Guzzwel, que fora enviada a um campo de concentração onde permanceram de 1942 a 1945.
O conteúdo desta matéria sugerido por JACKSON BERGAMO, o professor dos Woodens Boats do Brasil.


www.jacksonbergamo.com.br

Obrigado ao Marcos Salmaso pelas palavras, agora temos mais um velejador ativo no clube, e devagar vamos crescendo!

Bom dia Renato,

Gostaria de mais uma vez agradecer seu apoio ao confiar-me sua indicação a minha associação ao Iate. A partir dessa semana entrei no quadro de sócios veleiro do clube e farei o possível para manter acessa a chama do iatismo.

Um Abraço,

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!