17/12/2010

Antônio Carlos Garcia Junior , relatório e planejamento da flotilha de dingue do ES, the yacht man parabaniza a seriedade que este velejador conduz sua flotilha!!

Prezado diretor de vela;

Inicialmente quero dar os parabéns pelas ótimas iniciativas que tem realizado a frente da Diretoria de Vela do Iate Clube do E. Santo. Algumas delas tem mexido com o emocional e entusiasmado os velejadores.

Este ano que se finda a Flotilha de Dingue do ICES - FLODICES fez uma boa temporada, estivemos presentes em todas as regatas do clube com uma média de 6,6 barcos por regata (ou 7,9 se inserir no calculo o sudeste de Dingue). Realizamos um campeonato sudeste com 20 barcos na raia e estivemos em dois eventos importantes: semana de vela de Búzios (3 barcos) e o campeonato brasileiro em Florianópolis – SC (2 barcos) onde pela primeira vez colocamos um Dingue capixaba no "Top Ten".

Quadro 1: Numero de participantes nas regatas

Evento
Nº Participante
6ª Regata Abertura Classe Dingue
9
56ª Regata Volta da Taputera
11
Campeonato de Outono
6
Regata das Mães
7
22ª Regata SOAMAR
6
7º Campeonato Estadual de Dingue
6
57ª Taça Cidade de Vitoria
7 (*)
Campeonato da Primavera
6
22ª Taça Comodoro Helvécio
3
Regata da Marinha
5
Média
6,6

 (*) Concomitante ao Campeonato Sudeste com 20 dingues na raia.


Queremos mais para 2011 e como os técnicos do planejamento exaltam, é necessário fazer um planejamento, estabelecer metas e indicadores para que possamos medir nosso desempenho e poder avaliar nosso trabalho. Nossa flotilha foi fundada em 2004 quando o Dingue não participava de regatas e só existia no ICES o meu barco e hoje temos 11 barcos novos no ICES e queremos crescer ainda mais;

Quadro 2: Metas FLODICES 2011

Metas
Índice
Observações
Média de barcos por regata
8
Aumento de 10%
Nº barcos flotilha
15
Aumento de 40%
Participação em eventos interestaduais
3
Carioca, sudeste e brasileiro
Barcos no campeonato brasileiro
4
Aumento de 100% a 2010.
Dupla no “top ten” da classe Dingue
1
Ter um barco entre o 6 primeiros.
Campeão Brasileiro em categorias
2
Feminino, Juvenil e 1.5

Almejamos ser mais competitivos nas regatas interestaduais e para isso é necessário intercâmbio com a participação em mais eventos e treinamento com velejadores de ponta. Daí nossa pretensão de realizar um investimento para alcançar nossas metas que descrevo a seguir:

1º - Realização da 8º Regata de Abertura – 30 de janeiro 2011;
2º - Realização de uma Clinica de Vela para velejadores intermediários para treinamento de regatas – 11 a 13 de março de 2011, para as classes (Dingue, Laser e Snipes);
3º - Participação do Campeonato Carioca de Dingue em Niterói – 21 a 24 de abril de 2011;
4º - Participação do 10º Campeonato Sudeste de Dingue em Búzios – 23 a 26 de junho de 2011;
5º - Participação no 26º Campeonato Brasileiro de Dingue em São Paulo12 a 15 de novembro de 2011.


Para que consigamos realizar todas estas atividades e atingir as metas propostas necessitaremos do apoio da Diretoria de Vela e do ICES, pois acreditamos que a ajuda financeira será um investimento que dará retorno para o desenvolvimento do esporte da Vela em nosso clube.
Estou dando minha contribuição e investi em um novo barco para disponibilizá-lo para que algum velejador sem barco possa utilizá-lo nas regatas e também para vender (sem fins lucrativos) caso surja um interessado em comprar um barco, nem sempre disponível no mercado. Assim, se vendo um compro outro para disponibilizar e vamos incrementando a flotilha e o numero de velejadores.
Brevemente estaremos enviando o AR da 8ª Regata Abertura com o pedido de apoio na infraestrutura da regata e o orçamento da Clinica de Vela que são as primeiras atividades a serem realizadas em 2011.

Certos de vosso apoio e compreensão agradeço antecipadamente e aproveito para desejar boas festas e bons ventos em 2011.

Atenciosamente

Antonio Carlos Garcia Junior
Capitão Flotilha de Dingue do ICES

14/12/2010

Chegada do Ephêmeros neste sábado!!

Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, depois de um ano de aventuras e duas travessias do atlântico a turma do Ephemeros, ( Nelson Bastos e Sra, Dudu Bastos e Sra.) estão de volta a nossa cidade com muita história para contar, e uma lição de vida sem precedentes.
Acreditaram , planejaram, fizeram, e voltara em segurança.

Desta forma, estamos planejando ir velejando de encontro a eles em manguinhos, e lá fazer um a escolta de empopada rumo ao ices, neste sábado, sairemos com nossos barcos as 8 e meia em ponto e seguiremos rumo a manguinho até cruzarmos a proa deles que vem descendo, onde já estaremos em contato com eles via VHF, e de lá os escoltaremos até a chegada ao ICES.

Podemos esperar na barra também , a escolha é sua, mas uma velejada destas e com um motivo destes, é mais que um pretexto para vc tirar seu barco das amarras, juntar os amigos e ver como se vive a vida, e viver a vida plenamente celebrando a chegada dos nossos heróis!!!!!

Junte seus amigos, e venha testemunhar este feito de gigantes, abrilhantar a festa, dar um passeio maravilhoso de barco e dar uma empopada com um nordestão surfando ao lado do Ephêmeros, e quem sabe, depois des  não é vc que vai arrumar as malas, preparar o barco, chutar o pau da barrca e sair por aí mundo a fora e aprender o que é viver a vida!!

No fim desta mesagem tem o contato da filha do Nelson a Juliana , que está organizando tudo, entrem em contato com ela para maiores detalhes,
Bons ventos a todos!!

Renato Avelar
Fã de carteirinha desta turma!!!

13/12/2010

regata da marinha 2010

Obrigado aos amigos do facebook!!

Feliz Natal, votos da locamaxx!!

12/12/2010

From Rio to Boston, first class, take your seat and have a nice trip!

Finalmente saiu o desafio:Kite vs Moth vs 49er, the winner is...


Kite é o grande vencedor em todas as 3 regatas, e o moth em segundo, quaaasse acertei!!

Vitória de gala para encerrar o ano, os pequenos e grandes milagres na vida , vídeos da retrospectiva 2010 e muito mais...

Sequencia de fotos da montagem da bóia  na Marinha e o contarvento no canal, material produzido e enviado gentilmente pelo Antonio Carlos Garcia Junior, que do conforto de sua casa acompanhou e registrou o macht!!
 Nesta foto o Phantom em vantagem , kironsete( vermelho) e aventureiro( azul)










Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão!

Tivemos um semana maravilhosa , como sempre falo aos convivas mais próximos, minha vida é feita de pequenos e grandes milagres, e apesar de não ser seguidor de nenhuma igreja especificamente, busco muito conhecimento na bíblia e tenho uma fé em Deus inabalável, e que para mim fica acima de qualquer coisa , pois a ele sempre agradeço e nunca peço, pois o dom da vida e do discernimento ele, que é dono de tudo sem ter já me deu, e cabe  a mim somente aproveitar e fazer a minha parte.
A minha parte é juntar as pessoas em prol de um benefício comum,  de dar alegria as pessoas com as quais cruzam meu caminho, e sempre ao lado dele deixar um legado na minha passagem pela vida.
Cabe aqui então, com toda a propriedade que a ocasião exige, fazer um grande agradecimento ao Pai.
Muito obrigado Pai, por tudo de maravilhoso que acontece em minha vida,  hoje lhe agradeço em especial a chegada do Anuar Bachour na Locamaxx, e também a esta maravilhosa vitória na regata que encerrou a histórica e inesquecível temporada 2010 da equipe do Phantom of the opera!

(Vídeo :momentos de nossa campanha 2010)
E este meus caros amigos nautas, foi sem dúvida o  ano do Phantom &  sua tripulação . Com 4 participações em regatas de alto nível no Brasil, sendo elas Buzios Sailing Week, Rolex Ilhabela, Santos Rio, e Circuito Rio, um feito inédito para a vela capixaba, sem comparativos nem concorrentes no que tange a participações em barcos de todo o Brasil,( nenhum barco do Brasil da RGS fez esta campanha) um esforço titânico  e que fora premiado com excelentes colocações, como a Vitória na Alcatrazes por Boreste debaixo de uma porranca ducacete, o espetacular segundo lugar na legendária Santos Ri na frente do Malbec 36 Jazz e perdendo só para o 53 pés Saravah do ICAB, o segundo em Búzios, o honradíssimo quarto em Ilhabela e o terceiro no Rio empatados com o Kee-Kee em segundo.
Esta campanha nacional nos transformou no alvo cobiçado pela concorrência, o que é ultra positivo para toda a vela e nos enche de orgulho, sem babaquices, adoramos isto, nos movimenta!


O leitor deve estar ansioso para saber o que aconteceu ontem, assim sendo sem delongas ou jeb-ebs, vamos direto ao assunto: A regata da Marinha.
O dia estava lindo, um vento leste de uns 8 a 10 nós acariciava nossos rostos, o sol abraçava os velejadores, o calor suportável, e na linha estavam os barcos da classe bico de proa os delta 32 Matinata e Guanaco, e na recém auditada RGS,os barcos que levam a vela mais a sério, o Kironsete, o Phantom, o Aventureiro e o Galau.
Cheguei ao clube 8 e meia da manhã e fui direto para o barco ir preparando a faina para a regata, logo depois chega o Bruninho Falco, meu jovem pupilo, e enquanto arrumávamos o barco e esvaziávamos quase que totalmente os 250 litros de água do tanque do barco, ficamos conversando sobre coisas da vida,  ouvindo um som de primeira no mp3 da nave e aguardando o escrete chegar.
 Eu adoro ensinar algo sobre a vida aos pequenos, é uma missão que cumpro com disciplina ,ética e com toda a seriedade.
 Para mim o Bruninho é um garoto mais que especial, ele veleja de optimist, snipe, oceano, dingue e prancha a vela, e se não o bastasse é dono de um humor inimitável, com suas tiradas: bêlêeeessa!! e seu eterno sorriso no rosto.
(Vídeo da final do estadual, retratando a campanha de 2010.)

10 da manhã !!! Comandante impaciente e ansioso, olhando sem parar para o relógio, o Jens, meu grande amigo vem a bordo me ajudar a substituir a adriça da genoa que foi pro saco, eu  agradeço  o “alemão” como é conhecido , dada a sua mania de perfeição em tudo o que faz, pois para estas coisas de consertos e etc. eu sou o verme do cocô do cavalo do bandido, e preciso sempre de ajuda.
 Finalmente a equipe começa a chegar, nos cumprimentamos rapidamente e vamos tirando tudo que pudemos do barco, aliviando a nave e deixando no píer todo o peso desnecessário, e podemos assim partir e subir os panos  para mais um dia de regata, a regata da revanche depois do cacete que tomamos na regata passada.


Fomos os primeiros a ir para a raia para dar uma balonada e ajustar os detalhes, o que foi fundamental para nossa performance, pois nessa balonada deu logo de cara tudo errado , subindo o balão de treino e de cabeça para baixo, vexame terrível e que trouxe de volta ao planeta terra nossos proeiros Julinho e Léo, e nos colocou em estado e alerta extremo e concentração para a regata que seguiria.


( vídeos campanha de 2010)

 Assim que meu relógio Suunto marcava 12 horas em ponto a CR dá o tiro de 5 minutos , este relógio é  um estranho e maluco objeto de status para os yacht-man o qual não sei operar sequer o cronômetro dada a complexidade e confusa utilização que nem o gênio Sechin conseguiu desvendar em seus manuais só é bonito , pois para minha ignorância não serve para nada além de “tirar onda”, até a bússola já está desaferida, o bom mesmo é o velho cronômetro de 50 pilas.
A  adrenalina sobe a mil, e começamos o ballet pré-largada desta regata, que teria como percurso:
Largada em Camburi
Bóia 10 por boreste
Pacotes por boreste
Entraríamos no canal de Vitória par montar  uma bóia em frente a marinha( por boreste) , seguir num través fechado em direção a próxima marca: Capitania dos Portos, e finalmente um contra vento subindo o canal, passando por cima da Ilhas do Boi do e do Frade, e com chegada de popa  em frente ao clube.
Abaixo , várias fotps com fragamentos de nossa trajetória em 2010.

 O sonho.
 O sorriso
 Deus








Em ilhabela ao lado do Rei!
Treinos as quartas feira a noite

A nossa largada foi sensacional, eu consegui entrar num estado alfa de concentração,  talvez pela confiança de muitos treinos e regatas neste ano, ou talvez pelo entrosamento de nosso grupo, que alcança um nível “orc internacional” (sem nenhum grito ou palavras, silêncio total e operação germânica nas manobras), quando faltavam 2 minutos demos um bordo em direção a linha, no layline da CR e ficamos panejando  sendo uma manobra arriscada pois devíamos conseguir acertar o tempo e distância para não largamos escapados ou termos que arribar e correr a linha e largar mal.
Faltando 15 segundos, vem o Kironsete por cima tentando entrar arribando e me jogar no vento sujo, Fabiano, meu imediato e parceiro na tática percebe e brada, fecha a porta Renatinho!!
Fechei e bradei a eles( a intimidação faz parte!), aqui vcs não entram não, e eles sem escolha tiveram que arribar para baixo no nosso pano.  Começa aí a nossa estratégia, que era a de largar na frente e ir na frente até o final, ousada estratégia esta, pois o Kironsete é um Skipper 30 de ponta ,  com velas novíssimas da veleria Quantum , e o Aventureiro um delta 32 hiper regateiro, e com um Gigante no timão, Rodrigo Stephan.
É dado o tiro e nós largamos com maestria, na frente de toda a flotilha com o Kironsete debaixo de nossos panos e com o Aventureiro atrás.
Seguimos para o bordo de terra por cima do Kironsete, e o Stephan sobe para o bordo do mar.
O Kiron camba e vai atrás do Delta 32 e nós, mantivemos o bordo de baixo, mas sempre marcando os dois.
Lá em cima os dois se encontram e iniciam um duelo impressionante que duraria até a saída do canal de Vitória, daria uma trégua e seguira na linha de chegada.
Abrimos alguma vantagem , mas nem um pouco confortável, o nosso barco estava orçando muito bem , mas com menos velocidade que os adversários.
Montamos a bóia 10 na frente, e logo, loguinho atrás vieram embolados , quase que batendo um no outro os dois rivais de alto rigor técnico.
A mareação da próxima marca era través. Para o Phantom a pior para se navegar , pois sem uma genoa( temos um set montado com buja e vela grande gigante), a gente anda menos no través, e teríamos que caprichar para nos mantermos na briga, pois era bem provável que seríamos ultrapassados pelas duas naves espetaculares e superiores ao Phantom, que apesar de novo, é um projeto bem antigo da década de noventa.
 Tivemos uma preocupação maior em especial ao Kironsete por se tratar do que há de mais moderno em barcos de regata, e de ter o compromisso de andar na frente dada a superioridade técnica do projeto e do set, e com o Jens e o Bruno Martinelli a bordo
A "briga" do Kironsete do comandante e cavalheiro Bassul e ao Aventureiro do comandante e low profile Stephan, nos beneficiou , mesmo assim eles se aproximaram e colaram conosco.

Ao chegarmos nos pacotes, usamos a estratégia para superá-los, pois na técnica não tinha como.
 Orçamos um pouco  para ganhar ângulo de entrada na ilha, e o Kiron que ultrapassara o Aventureiro ameaçou nos ultrapassar, mas era ilusão de ótica, pois como vínhamos orçados, arribamos para ilha e colocamos com uma técnica de joalheria suíça nosso balão tupiniquim com as cores do Brasil, conhecido com espíneiquêr.
Ambos os adversários não subiram o spinakker, e nós abrimos então um pequena vantagem novamente, mesmo eles tendo arriscado insanamente e passando por dentro da arrebentação dos pacotes, coisa que desaprovo com toda propriedade e que coloca em risco a segurança, mas os homens estavam ensandecidos,  queriam e fariam tudo para nos ultrapassar, afinal neste macht o que vale é a fita azul, dada a igualdade dos barcos em performance, e para nós mais especial ainda por sermos ligeiramente mais lentos que eles, e se tratava do encerramento do ano!
Voltemos a vaca fria como diz o Brown:
No bordo em direção ao canal , o balão perdeu a serventia dado o ângulo, rapidamente como um raio, a genoa estava em cima e o balão embaixo, abrimos assim mais alguns metros preciosos.
Ao entramos no canal, balão pra cima de novo, e aí meu feeling funcionou, saí orçado e fui para o meio do canal , a maré tava enchendo e dei a quilha para ela( dica do Azedo de Brasília!).
Os adversários vieram lambendo o morro do moreno, e nós apesar de escolhermos o caminho mais longo abrimos uma boca deles.
Chegando em baixo da terceira ponte, olhamos para trás e vimos assombrados, os dois adversários numa rajada só deles vindo com tudo para cima da gente. Evitei ficar olhando para trás, pois quem veleja olhando pra trás sempre é ultrapassado, uma superstição, um desequilíbrio na concentração ou sei lá o que , mas que é assim é.
Mantivemos a calma e a rajada nos alcançou , eles em um páreo particular, mas muito perto da gente, ficaram brigando e nós deram mais possibilidades de vantagens, e como estamos mais treinados e com bastante sinergia, na faina da montagem da bóia e troca de velas, levaríamos e levemos ainda mais vantagem.
Seguimos da Marinha para a Capitania dos Portos num través e vem na frente, montamos a bóia e continuamos no mesmo bordo a fim de fugir da corrente e navegar perto da margem.
Os rivais cambaram assim que montaram a bóia, a mais de um minuto atrás de nosso escrete.
Excelente bradei aos meus pares!!  agora só depende da gente  administrar e tentar a tão sonhada e almejada fita azul!
O cmdte.Stpehan vem atrás do fantasma seguindo o bordo de terra, e o cmtde Bassul do Kironsete se atira para o meio do canal com a maré subindo, atitude que lhe custaria caro , caríssimo.
Ao voltar do bordo do meio do canal, o Cmtde Bassul  estava condenado a berlinda, erro terrível e irreparável, assim nós aumentamos a vantagem sobre eles.
De repente um grande susto a bordo do Phantom , justamente agora que esperávamos apenas administrar, o pé de nossa genoa estoura, e o barco perde todo o segmento, rapidamente o Fernando Mendonça se lança a proa e fez um reparo de fortuna, e assim que a fortuna foi feita, cambamos imediatamente para que nas frações de segundo da manobra, o secretário Marcos, desse uma chamada na adriça e a vela voltar a funcionar, feito com maestria.
Perdemos ali uns bons 30 segundos, mas ainda estávamos na frente , mas com vantagem apertadíssima sobre o Aventureiro.
Subimos o restante do canal e entramos num través em direção ao canal do ices, o Bassul vinha muito muito atrás em face a seu bordo suicida.
Nas proximidades da ilha rasa, subimos o balão novamente, num angulo muito muito fechado, com o pau de spi quase batendo no estai de proa. Esta subida da vela colorida , foi fundamental!
Montamos a ilha rasa, e avistamos a CR, o Aventureiro na nossa cola, e o Kironsete que havia saído de nosso campo de visão reaparece, passando por dentro da ilha rasa, uma atitude permitida na regra , mas que, com toda a sinceridade não foi vista com bons olhos pelos competidores, infelizmente soou mal como uma música mal interpreta apesar de bela e com as notas corretas, mas no tom errado.
De tudo , apesar da rota polêmica, o lado positivo foi que os 3 barcos estavam "embolados " novamente,  muito próximos um ao outro.
Pela ilusão de ótica, o Phantom estava lado a lado com eles, mas como veio pelo meio do canal, após darmos um jibe , entramos com tudo com a quilha na maré e com a velocidade da orça do balão, enquanto nossos amigos vinham de popa rasa , o que dá a sensação de se velejar com freio de mão puxado.
Cruzamos a linha em primeiro, e eu não me contive, fiquei ultra feliz, a epifânia, pulamos a bordo, gritamos, rimos alto, nos abraçamos e nos parabenizamos com toda a propriedade que a ocasião e o quilate do  feito permitiam!


Logo em seguida, o Aventureiro cruza a linha, que já fora violada pelo Phantom que com ela rompeu também a fita azul, e em terceiro o barco do cavalheiro Bassul.
Chegamos ao clube , radiantes, vibrando, demos nossa tradicional volta na marina e atracamos, de imediato nosso cabin-boy( Bruninho) vai como emissário de guerra ao restaurante e trás , a pedido do comandante Avelok, uma caixa de cerveja "Devassa" para iniciarmos a celebração a bordo ao som do AC/DC, e como um aviso do Pai, (nos pequenos e grandes milagres que minha vida é feita), ao levantarmos as vergas para bracearmos e celebrarmos a vitória, num brinde entre os tripulantes, no som do barco, no exato momento do brinde inicia a música big bals do AC/DC, que tem como introdução " the phantom of the opera" :” Tamm tamtamtamtammm tantantantantann”....
Neste momento especial, ao brindarmos com a música de nossa equipe, senti Deus ao nosso lado quase que fisicamente, e para tal nos abraçamos , todos juntos abraçados com toda a emoção e amor no coração e juntos bradamos a plenos pulmões!
Phan-tom off the ó-pe-ra!! um som de milhares de vozes que ecoou neste instante, desta vez ganhamos, 
Erra feio , muito feio quem diz que eu só gosto de ganhar, a verdade é que EU DETESTO PERDER!! 
Por isto a gente acaba tendo bons resultados, é a vontade de superar que faz a gente crescer.
A demain que vou de leve!!!

05/12/2010

Kite contra os Moth e também contra os 49ers, façam suas apostas! Trailer

Fonte : www.sailinganarchy.com
O meu voto vai para os Moth, pois o recorde mundial apesar de ser de um kite, foi batido em uma pista artificial na Namíbia, e por sua vez o recorde" de verdade" foi conquistado por um Moth gigante, o Hydroptére em mar de verdade.
De tudo , ficamaos ligados para ver a resposta(?! ou resultado) deste macht .

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!