25/02/2011
Iceboat Races an Automobile 1930's
Um vídeo com narrativa emocionante sobre uma corrida de um carro contra um iceboat nos anos 30, assista e veja quem leva a melhor! Façam já suas apostas!
Donald Crowhurst , The history of first Vendée Globe Race.
....Embora seja um documentario, vejam "Mar bravo". A histora da primeira regata em solitario á volta do mundo e sem assistencia (Vendee Globe). Dizia-se na altura que.....era impossivel a um ser humano resistir ao isolamento extremo durante 8 meses,ou.....que éra mais dificil a empreitada que ir á Lua (a regata foi em 1968). De qualquer modo este filme(documentario) conta a odisseia de Moitessier (o tal que quando estava prestes a ganhar 5000 libras esterlinas e o reconhecimento mundial abandonou a regata e deu outra semi-volta ao mundo). Na verdade estes factos baseiam-se num dos tripulantes Donald Crowhurst, mas essa tragédia têm que ser vocês a ver...
Salve amigos velejadores!
Já falamos dos seguintes velejadores solitários:
Alain Colas – o que sonhou mais alto.
Éric Tabarly – o que gostava de velejar com tudo em cima.
Bernard Moitessier – o que foi mais longe.
Joshua Slocum - o pioneiro.
Howard Blackburn – o que atravessou duas vezes o Atlântico norte sem os dez dedos das mãos, nem os dez artelhos dos pés.
Vito Dumas – o que tornou possível a rota impossível.
Alfred Johnson - o que primeiro cruzou o Atlântico Norte em solitário, a bordo de um pequeno doris de pesca.
Fred Rebell – o que sonhava com as ilhas, que faltavam às suas antigas cartas.
Julio Villar – o poeta desenhista que não tinha veleiro, nem sabia velejar, mas desejava dar uma volta ao mundo.
Vamos falar agora de Donald Crowhurst, anti-herói trágico da mais extraordinária mistificação marítima do século XX e que virou letra de música do grupo My concubine, como “The divin loser”. Uma história inacreditável. Leiam!
Inscrito para a primeira regata de volta ao mundo em solitário, sem escalas e sem assistência promovida pelo jornal inglês "The Sunday Times", ao lado de figuras lendárias como Bernard Moitessier, Sir Robert Knox Johnson e mais seis ousados, para não dizer temerários velejadores, Donald Crowhurst disparou na frente a bordo do seu veloz trimaran “Teignmouth Electron”.
Inscrito para a primeira regata de volta ao mundo em solitário, sem escalas e sem assistência promovida pelo jornal inglês "The Sunday Times", ao lado de figuras lendárias como Bernard Moitessier, Sir Robert Knox Johnson e mais seis ousados, para não dizer temerários velejadores, Donald Crowhurst disparou na frente a bordo do seu veloz trimaran “Teignmouth Electron”.
Seus incríveis e numerosos recordes de singradura eram alardeados pela BBC, que o patrocinava e seu nome frequentava as manchetes dos jornais europeus. “Donald Crowhurst voa baixo”, “ Último a partir, Donald Crowhurst lidera a mais longa das regatas”, Donald Crowhurst ultrapassa o cabo Boa Esperança". “Ninguém segura Donald Crowhurst.” "Donald Crowhurst dobra o cabo Horn disparado na frente." e assim por diante.
Quando Donald Crowhurst aproximava-se da chegada, já no meio do Atlântico norte, sempre na liderança, seus amigos e patrocinadores mais a imprensa começaram a organizar uma apoteótica recepção para ele.
Só que algo estranho acontece... O tempo passa e nada de Donald Crowhurst chegar... Dos nove navegantes que partiram, apenas Robin Knox Johnson consegue completar a prova. Mas e Donald Crowhurst que liderou a regata por tantos meses e que vinha tão próximo da reta de chegada, em primeira posição? O que teria acontecido a Donald Crowhurst e seu bólido alado, perguntavam-se todos. Teria contraído alguma doença grave.? Naufragou sem deixar vestígios? Foi sequestrado por um OVNI? A inesperada resposta veio um pouco mais tarde, na mensagem do comandante de um cargueiro que atravessava o Atlântico Norte.
“Encontrei hoje o trimaran “Teignmouth Electron” velejando sozinho em alto mar. De Donald Crowhurst nem sinal. A julgar pelos indícios encontrados a bordo, concluí que ...
Não, não vou contar o final dessa incrível estória não, prefiro que você mesmo o pesquise amigo leitor. Estórias extraordinárias não foram feitas pra ser contadas até o fim. Pra que tirar do leitor o prazer de descobrir sozinho o epílogo deste sui-generis drama marítimo?
Este post foi copiado do blog Português Navegar entre as estrelas escrito pelo nauta Rui Costa( http://navegarentreasestrelas.blogspot.com)e do outro blog muito , mas muito bem feito, bom demais que é escrito em Cabo Frio, pelo velejador solitário Fernando Costa: Estrela D'alva(http://estreladalvacabofrio.blogspot.com)( segue abaixo a descrição dos blogs), linkado no Blog do Alagrande( almagrande-ria.blogspot.com), acho esta história sensacional e rende um bom papo de varanda!! entonces compartilho com vcs!!
ESTRELA D'ALVA - A CANOA ALADA
"Pour l'homme humble, et pour lui seulement, le soleil est vraiment un soleil. Pour l'homme humble, et pour lui seulement la mer est vraiment une mer." Gilbert Keith Chesterton
A criação deste blogue será certamente uma aventura dentro da "aventura" que é construir um veleiro em aço com 14 metros. Uma obra desta envergadura só é possível chegar a bom porto depois de eu próprio vencer a inércia, o medo e as indecisões próprias dos grandes projectos.
24/02/2011
Classic sailling boat.
O Cairu é um barco mais que clássico, este clique foi feito no circuito rio 2009 , a foto é minha e tirei a bordo do Phantom, este set de montagem para a empopada além de curioso dever ser deveras complicado de montar. segue trecho extraído do site da nave: http://www.vogel.com.br/vogel/yachts/barcos/cairu.htm
"O Cairu III é um barco construído em madeira com a armação em YAWL (dois mastros), desenho do casco é do tipo long keil, deslocamento de 13 toneladas e calado de 1,50m .
Construído em Porto Alegre pelo tradicional engenheiro naval alemão, Roberto Funk, foi lançado ao mar em 1960. Vencedor de quase todas as regatas nos seus primeiros anos tais como: Regata Montivideo (1963), Rio Grande(1963), Porto Alegre (1963), várias regatas Santos-Rio, Mardel Plata, Buenos Aires (1962), Punta Del Este (1966), Salvador-Rio (1969), cruzeiro para o Caribe (1972) percorrendo as Antilhas de Grenada até as Ilhas Virgens. Até hoje pertence a mesma família que o mantém todo original como há 40 anos".
Iate Clube do Espírito Santo , anos 50.
Ata de fundação do clube, para deixar claro na memória de todos qual é o objetivo do clube e pelo qual lutaremos sempre!
"Ata de fundação de um clube esportivo como se segue: Aos seis ( 6 ) dias do mês de agosto do ano de mil novescentos e quarenta e seis ( 1946 ) , nesta cidade de à rua Sete de Setembro, onde se acha estabelecida a Casa Bancaria Peixoto & Cia Ltda, às 17 horas e 30 minutos reuniram-se os snrs. Oswaldo de Freitas Victor, Otorino Avancini, Eurico Ildebrando, Aurelio Ruschi, Olympio Brasiliense, Walter Ribeiro, Hubert Leslie Howard, Cicero Sudré, Joaquim Ribeiro Gonçalves, José Taquínio da Silva, Raul Leão Castello e Asdrubal de Resende Peixoto, afim de fundarem um club com a finalidade principal de icentivar a pratica do esporte de barco a vela. Ao projeto de estatutos apresendo foram feitas emendas e sugestões pelos presentes e foram tratadas digo e foram tomadas as seguintes deliberações:
• Considerar fundado o "Club" com a denominação de "Yatch Club do Espírito Santo";
• Designar os snrs. Oswaldo Freitas Victor, Hubert Leslie Howard e José Tarquínio da Silva para constituirem a Comissão de Organização com as seguintes atribuições.
I) dar redação definitiva aos Estatutos tendo em vista as sugestões apresentadas;
II) entrar em entendimentos com a proprietaria de terrenos na "Praia do Canto" sobre a compra de uma area para localização do "Club"e;
III) promover nova reunião afim de serem submetidas a aprovação os estatutos e em seguida eleitos os Poderes do Club;
• Desgnar ainda os snrs. Asdrubal de Resende Peixoto e Olympio Brasiliense para tomarem parte, juntamente com a Comissão Organizadora, nos entendimentos para comprar o aludido terreno para a localização do Club;
• A oita reunião aludida acima será realizada no dia 17 do mês fluente, às 15 horas, no Club Victoria, gentilmente cedido para esse fim. Lida a presente e achada conforme assinam comigo, Raul Leão Castello, que servi como secretario, todas as presentes este ano.
Vitória, 6 de agosto 1946."Sailing with Fernando Pessoa.
"O vento levantou-se...Primeiro era como a voz de um vácuo...um soprar no espaço para dentro de um buraco, uma falta no silêncio do ar. Depois ergueu-se um soluço, um soluço do fundo do mundo, o sentir-se que tremiam vidraças e que era realmente vento. Depois soou mais alto, urro surdo, um chocar sem ser ante o aumentar nocturno, um ranger de coisas, um cair de bocados, um átomo de fim do mundo."
sailing summer with supertramp & phantom of the opera.
Fotos: Camilla Baptistin
B&G Fotografia Profissional
www.bgfotografia.com.br
cambap@gmail.com
Nextel: (27) 7812-5196 / ID: 97*49095
Cel.: (27) 9997-2338
Twitter: @cambap
Marlin, catch and release, material enviado pelo leitor João Carlos Lopes Monteiro Lobato Fraga, meu querido amigo Lobatinho!
Durante as suas férias o nosso engenheiro – mecânico encontrou um colega de faculdade, que trabalha na Petrobrás. Ele contou – lhe a absurda estória de que, ao descerem a principal estrutura de válvulas de abertura e fechamento de um poço de petróleo, que na gíria chamam de “árvore de Natal”(imensa e caríssima), na descida, a(muitos) metros de profundidade, perceberam uma grande instabilidade. Pararam a descida e redirecionaram um submarino – robot para observar por vídeo, afinal, o que estava acontecendo.
Assistam.
23/02/2011
22/02/2011
Star class 100 years!!
Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, nesta semana uma matéria sobre os 100 anos da classe Star sai do forno, aguardem!!
Sailing Lightining!!
Esta foto é real e surreal, e lembra da importãncia do aterramento para não virar poeira.
Take care and do what you have to do!!
Very special Yacht-man, Mr. Bororô., Jurassic times.
Segue mensagem e imagens enviadas pelo nosso amigo Waldionor Carlos de Mattos, mais conhecido como Bororô, um vencedor da vida e um cara fora de série.
Bororô foi vítima da paralisia infantil na sua primeira infância , fato que não o impediu em ser um grande homem, engenheiro de renome , um pai exemplar, na juventude mulherengo da peste, amante de carros e de barcos , os quais curte com toda a propriedade, e sempre levou na esportiva seu problema e nunca o deixando influenciar em seus planos e metas de vida , os quais atingiu o topo e sem ressalvas!!
Fica aqui o meu reconhecimento ao amigo de fé que tanto amo, Mr Bororô!!!!
"Renatinho
Aí vão algumas fotos que tirei do fundo do baú. Eh!EhEh!.
Meu primeiro veleiro:
Um magnum 19", o "BOROAL", e o segundo o "ATI", famoso, o unico veleiro do IATE a subir na ilha Rasa, sem danos.
Forte Abraço
Eu"
Bororô foi vítima da paralisia infantil na sua primeira infância , fato que não o impediu em ser um grande homem, engenheiro de renome , um pai exemplar, na juventude mulherengo da peste, amante de carros e de barcos , os quais curte com toda a propriedade, e sempre levou na esportiva seu problema e nunca o deixando influenciar em seus planos e metas de vida , os quais atingiu o topo e sem ressalvas!!
Fica aqui o meu reconhecimento ao amigo de fé que tanto amo, Mr Bororô!!!!
"Renatinho
Aí vão algumas fotos que tirei do fundo do baú. Eh!EhEh!.
Meu primeiro veleiro:
Um magnum 19", o "BOROAL", e o segundo o "ATI", famoso, o unico veleiro do IATE a subir na ilha Rasa, sem danos.
Forte Abraço
Eu"
21/02/2011
Big Boat called William!
Este é o protótipo do novo barco ( foto acima)que nosso diretor de vela William Brown( Mr Billy) pretende utilizar para fazer a CR dos mirins.
O barco da primeira foto é uma encomenda que fiz para mim e usarei para pescar peixes aquáticos em torno dos navios atracados com âncoras na barra do porto de navios de tubarão( não o peixe, e sim o porto).
Old sailors from Brazil, Vitória ES
Morris Brown a lenda, com a mão na cabeça da sua filha Roberta Brown , ao lado a Sra Carneiro, Mario Aguirre com um troféu, Girino Coser com mais troféus, sentado Alek Zaslawsky, ao lado de Cláudio Aguirre, Billy olhando para o lado, na frente dele Sr. João Luiz Carneiro, sentado sem camisa Janjão Carneiro. ( 1977)
Nesta foto abaixo temos um pouco da galera da foto de cima e outros que somam juntos 500 anos de vela no ES, da esquerda para direita:Dudu Carneiro, Sua mãe a Sra Carneiro, Chico Kuling, Alex Zaslawsky, Billy, Guará, Cláudio Saade, André Zenóbio, na frente Cláudio Aguirre e Aninha Carneiro.
E a vela volta a pulsar!!
20/02/2011
As ondas daquele mar eram surpreendentes e perigosas.
..."Agora, me encolhia na popa. O medo tomava conta dos meus nervos e eu via a morte certeira vindo ao meu encontro.
O céu era uma mescla de marrom e preto. As nuvens tingiam suas bordas com luzes claras e repentinas, e os barulhos do céu calavam os ruídos do mar.
As ondas agitavam-se e erguiam-se metros acima de mim, como se travassem uma batalha épica com as forças que regem o firmamento. Eu via cones desenhados no céu, e uma tromba d'água se formou ao leste...
O medo corroía minhas entranhas"...
Vinter slutar i Sverige, skickade foto av vår korrespondent:
Foto enviada pelo nosso amigo e nauta Fernando Capezzuto, que é velejador das antigas daqui de Vitória, e hoje mora na Suécia onde trabalha como engenheiro de uma montanha Russa, e flagrou esta merda que o gelo fez com alguns barcos no porto de Estocolmo, o gelo simplesmente afundou os barcos.
Estamos conectados no Facebook com o Capezzuto e sempre estaremos postando material da terra do gelo, um abraço fraterno ao amigo Nandinho!! Gijón en directo, "Enseguida empieza la temporada"!!!
Jesús Soares Gonzales, nosso enviado especial e correspondente do velho mundo , ao timão de seu J80 inaugurando a temporada de 2011 em Gijón, Astúrias, no norte da Espanha.
Salve Salve Jesús!!!
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Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!
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