25/02/2012

Tô indo velejar, Gerson Silva do veleiro "Tô indo" dá o recado!

Para você que procura e não acha motivos e vive criando soluções mirabolantes para sair velejando por ai, leia o texto do velejador baiano Gerson Silva, que agora também navega nos marés da net com o blog Tô Indo Velejar, e inicie o seu fim de semana com velas ao vento.  

Desde o início desta fase da minha vida que tenho vontade de escrever sobre “tempo para cruzeirar”. Não confundir com velejar. Dedicar tempo para esta atividade não é fácil e traz uma série de leves complicações na vida social. Começa pela ausência aos eventos passando pela exclusão social até a diminuição da perda financeira por diminuir a jornada de trabalho.
Aí é que começam as técnicas para compensar o deixar de acumular bens materiais pelos ganhos espirituais, sem que no futuro haja arrependimentos. É lógico que precisamos fazer uma base inicial, sólida, para as expectativas do horizonte que desejamos alcançar. A matemática consiste em usar 30% do acumulado para comprar o barco adequado ao sonho, 30% para o custeio da vida como um todo (barco e suas manutenções, clube ou marina, plano de saúde, viagens, comunicação, combustível e o dia-a-dia). A outra fração, equivalente a 40%, deve ser destinada a compensação pela depreciação de tudo conseguido. Investimentos em aluguéis, aposentadoria, meios para trabalhos extras sem vínculo empregatício são bem vindos.
A compra do barco certo não existe, pois tem uma máxima que diz: “barco é como um cobertor curto, você cobre a cabeça e descobre os pés”. Então o que fazer para diminuir a probabilidade de erro. Converse, leia, pergunte, confronte as opiniões das varandas dos clubes. Aprenda a velejar e, paralelo a isto estude, faça curso para Arrais, Mestre e, se possível, Capitão Amador. Lendo você terá subsídios para questionar e comparar as opiniões. Tente velejar em alguns barcos, oferecendo-se para ajudar no translado e suas impressões começarão a sedimentar sobre este ou aquele de barco.
Ok, horizonte definido, barco comprado, reformas e adequações feitas, chegou a tão sonhada liberdade. Inicialmente é muito confuso, principalmente se você tinha uma vida muito ativa. E agora seus amigos estão ocupados e você neste delicioso ócio. No meu caso optei por desacelerar paulatinamente, trabalhando de segunda a quarta até as 14 horas. Após esta jornada, vou ao barco e executo uma tarefa por mais simples que seja. Não esqueça que trabalho num veleiro é o que não falta, seja ele novo ou usado. Faça uma lista das tarefas e nunca tente zerar, até porque se conseguisse, acabaria a graça.
Chega o final de semana, barco abastecido de combustível, água e alimentos, quatro dias pela frente, previsão de tempo tirada. Para onde vou? Comece com velejadas de no máximo 50 milhas do seu porto. Nove horas em média a depender do barco para cobrir esta distância. Como um canário que o dono abriu a porta da gaiola, todos os anos faça uma “pernada” maior, acima de 200 milhas.
Como exemplo, posso citar Salvador/Santo André-BA, 218 milhas náuticas. Quase dois dias de mar e paz. Linha de pesca na esteira do barco e uma gostosa ansiedade pela chegada. A programação deve sempre ser feita para chegarmos com o alvorecer aos portos desconhecidos. No fundeio, com o barco bem ancorado, e só curtir que você merece. Não queira saber dos noticiários: DNIT, Obras do PAC, Empreiteiras, MST, CUT, Une, Linha vermelha e a Copa do nosso Mundo.
Abraços e seja feliz. Tô Indo!
Gerson Silva/Veleiro Tô IndoImagens 060

24/02/2012

Barcos movidos a energia solar, matéria sugerida e envida pelo amigo , professor, defensor das boas causas e também um grande nauta: Chico Rapchan.





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Knight Templar

Avelok, after years and years preparing for the honor, finally has his effort is rewarded andKnight Templar declared by your Majesty, the ceremony took place during the carnival and washeld at the gate of the castle of Beto Carrero.

17/02/2012

Carabelli 30, codinome Kaikias , comandante Tarcísio Mattos.


Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, segue texto do mago catarinenese Tarcísio Zephyrus de Mattos sobre sua nova máquina do tempo:

Kaikias, o terceiro Carabelli 30 a sair do estaleiro já está na água. Nos videos que estão em www.youtube.com/veleirokaikias pode-se ver a chegada do barco e o início da montagem final, a colocação do mastro, as duas primeiras velejadas e alguns depoimentos de quem tripulou a máquina nestes primeiros dias em Florianópolis.
Abraços, bons ventos,
Tarcísio

Barcelona World Race


Fran Palácios, Avelok y Juan Merediz . Un encuentro con los dos ídolos en el aeropuerto de Astúrias, los grandes navegadores que participaron de la  carrera mas dura del mundo a bordo del IMOCA 60: Central Lechera Asturiana.
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Beautiful day.

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16/02/2012

Aleluia, the self made man!! Ou como ele mesmo diria Ah-lhe-lu-hia!!!!!!!


Aleluia!! Este é o grito de guerra do cavalheiro Bruce Aigner Parker, um autêntico Inglês criado em Zimbabwe, que morou em internato na inglaterra, caiu no mundo aos 15 anos sozinho, foi pedreiro, morou em obra para poder ter teto e comida, e como gosta de dizer: " um gringo que "caiu na panela"", e agora é de fato de terrra e de direito um capixaba, um cidadão do mundo que veio e venceu na vida.

A ancora podre do phantom virou isto nas mãos do gringo, agora vou ser obrigado a pagar tudo em cerveja e bate papo!!

Detalhes da casa dele, esta boia foi achada há 40 anos atrás na bacia de campos.


Um dia quando velejávamos no saudoso Half tonner Sir Wallace, levávamos em companhia a reporter Lilian Jane da Tv tribuna( programa Pé na estrada) que fazia uma matéria sobre o iatismo e foi de uma forma bem descontraida entrevistando a tripulação durante o lavoro, durante a entrevista ela pergunta ao  saxão o que ele sentia ao velejar, e de fato naquele momento tive uma das maiores aulas de minha vida.
O inglês, que estava no leme,  respodeu a ela olhando para a vela e para o mar, como se estivesse falando com  os céus, e  naquele sotaque terrivelmente carregado, num português muito louco profere a máxima:

"Eu quandhou velejarrr, seintho que estou maisx perrrto de Deusxx!"
No ato virei fã do cristão!


Mr. Bruce veio para o Brasil em sua primeira incursão a trabalho, há mais de 40 anos.
Engenheiro Naval, rodou o mundo em barcos a motor e na costa do nordeste se impressionou com os barcos de "peixe"( que são barcos de pesca que ele fala naquele sotaque terrível) movidos a vela.


A campainha da casa do Inglês.

Pois bem, o súdito de sua majestade( nem tanto!), fixou residência aqui no Brasil, em especial na pequena vila de Carapebus, onde hoje trabalha como um louco mesmo aposentado, com o total apoio da sua fiel escudeira Penha de quem não desgruda, e é ele quem nos dá todo apoio as causas de manutenção e problemáticas, só Bruce tem a solucionática!!
O Bruce é um mago das ferramentas, não há coisa que ele não solucione ou que ele não invente.

No fim de 2011, o bom inglês comandante do Peterson 33 "Meninusca" realizou o grande sonho ao fazer a travessia do Atlântico a bordo do "Madame", que saiu direto da fábrican a frança , para sua nova casa em Vitória.


Na foto acima, Mr Bruce Aigner Parker posa em sua oficina em Carapebus.

Este cara é nota 10!!

Fica aqui uma homenagem da revista The Yacht-man e este Yachtsman de prima, e além de tudo um Gentleman!!!!!
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Sistema avançado de toillete a bordo, com direito a tradicional leitura no ato escatológico.

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12/02/2012

Saudade, um lugar que existe, anda rápido e é um sonho para quem ama o mar.

Golden Globe Race 1968 , with Robin Knox Jonhston( RKJ), Crowhurst, Tetley, Moitissier e muito mais.

Prezados amigos , nautas e amantes da vela de plantão, conforme falamos há algumas postagens atrás, onde demos ênfase as viagens de Vito Dumas, talvez o percussor destas aventuras solo, para alguns maluquice absoluta , e para outros : uma certa magia , uma força qualquer que os faz viver em busca de algo que o mundo materialista não pode compreender.
Dumas como vimos, ainda nos anos 30 iniciou seus périplos esfera afora, com uma travessia atlântica solo em 31 para iniciar , e alguns anos mais tarde a volta ao mundo pelos "quarentinha"( permita a heresia do escriba em prol do bom humor), que definitivamente mudou o tamanho do mundo para muitos sonhadores, pessoas especiais, que não fazem parte deste mundo como Sir Chichester, Robin KonoxJonhston( o único ainda vivo, e botando para quebrar), Bernad Moitissier, e uns loucos de pedra como Tetley e Crownhurst, que serão lembrados para sempre pelos seus fracassos.

Gipsy Moth IV
Doses industriais de coragem, planejamento, e muito espírito de aventura marcaram estas epopéias. Nos anos 60, mais exatamente em 1967, um homem , proclamado cavalheiro por sua majestade , marcaria a história da navegação.
A nave após a restauração.
Sir Francis Chichester foi um aviador inglês que já havia pintado o 4 em todos os cantos do mundo, , em suas fantásticas viagens de avião, atravessando o pacífico rumo a Nova Zelândia e Austrália, e mais tarde fazer a volta ao o mundo a bordo de suas aeronaves sempre batizadas de Gipsy Moth.
Na sua tentativa de volta ao mundo por ar, Chichester, ao decolar no Japão sofre um terrível acidente batendo em um poste que o faz desistir , mas só por hora.



Diagnosticado com Câncer de pulmão em 1958, os médicos lhe deram 6 meses de vida, e ele aguerrido e dispilinado entra numa dieta vegetariana , com exercícios físicos, fazendo com que o quadro se reverta e ele vivesse ainda mais 14 anos, um gigante.

Em 1966 este cara que virou até música do Dire Straits, parte para a volta ao mundo em um veleiro também batizado de Gipsy Moth( só que IV), seguindo a rota dos clippers, de leste para oeste neste veleirão de 53 pés, sozinho e com pressa para chegar.

O Gipsy Moth assim zarpou e deu a volta ao mundo em 9 meses e 1 dia, Sir Francis, na data já contava a idade avançada de 65 anos e sozinho tornou-se o primeiro homem a fazer uma verdadeira circunavegação do mundo ,solo do Ocidente para o Oriente através dos 3 cabos mortais: Horn, Lewin e Good Hope, e em tempo recorde, seguindo a rota dos gigantescos e velozes Clippers tripulados, utilizados na navegação comercial até os século dezenove.








Slocum já fizera a viagem , mas demorou 3 anos e com muitas e longas paradas, uma história sensacional, feita entre 1895 e1898, e que tem matérias neste site, basta procurar na barra de busca lateral






A façanha de Sir Francis Chischester colocou a Inglaterra em frênesi, pois ele se tornara um herói nacional, e o iatismo era o assunto em voga, em todas as partes da Grã Bretanha, daí o Sunday Times com sua visão comercial e sedento por notícias decide a partir da idéia de Sir Francis, criar um prêmio para quem desse a volta ao mundo sem escalas e num tempo mais rápido.


Dez meses antes da chegada do homem à lua, nove homens com barcos pequenos e mal equipados, determinados a fazer o que ninguém tinha conseguido: a circunavegar o mundo sem escalas e sem ajuda externa.
Apenas um dos nove iria obter obter obter riqueza, fama e glória. Para os outros participantes a aventura da Golden Globe iria recompensá-los com a loucura, desespero e morte.
Embora esta regata foi a inspiração para a Vendée Globe e a Boc Challenge, os participantes tinham muito mais coisas em comum com o Capitão Cook e Magellan, que com os navegantes atuais, porque não haviam instrumentos de navegação e comunicação de alta tecnologia, eles sobreviviam com sua inteligência e engenho, navegando por sextante , o sol e as estrelas.
Sua tecnologia "sofisticada," quando funcionava, era uma rádio.
A Regata é uma história incrível de nove aventureiros, nove personagens diferentes,heroismo e tragédia, em uma luta contra o mar, contra as tempestades dos 40 e nos cabos mais temidos do mundo,( que dariam o direito de furar as duas orelhas e ainda colocar um piercing), a solidão , em doses inimagináveis​​, navegando em águas traiçoeiras, com a lucidez de tomar as decisões certas nos momentos em que um erro pode significar a diferença entre a vida e a morte.




A regata teria um formato diferente do que conhecemos hoje, era na verdade um desafio contra o relógio, onde se poderia largar entre os dias 1 de junho e 31 de outubro de 1968, 9 barcos se inscreveram para o evento, mas apenas 1 completaria sua viagem.





O envento, que teve a chancela de Sir Chichester na idealização,  foi batizado de Golden Globe, oferecia dois prêmios de 5 mil libras, um para o primeiro homem a completar a regata e outro pelo mais rápido.

Seis ingleses, um italiano, e dois franceses aceitaram o desafio, muitos deles só pela glória e pelo dinheiro, o que seria uma trágica decisão...
Breve sento com calma e escrevo o resto da história!! fiquem ligados!!

Phantom Sailing Team procria e se prepara para a temporada 2012.

Nestas imagens lembramos já saudosamente e muito recentemente nossa participação da geladíssima semana de vela rolex de Ilhabela de 2011, a unica coisa que não tenho saudade é do horroroso e péssimo hábito do cigarrinho na mão. Este foi deletado em novembro,  na regata de clássicos de Búzios onde carburei o ultimo podrão da minha vida.
Este evento foi muito bacana, claro! semana de vela é sempre muito bacana , até redundante dizer. Digamos que foi especialmente diferente , tivemos a companhia de Borôrô, Léo Pokeka e Dr. Cezar Abaurre como staff de terra, e também a participação do Renato Sartor de SP, amigo velho que aprendeu a velejar a bordo do Sir Wallace em Vitória,e  agora neste momento está a bordo do irmão gêmeo idêntico do Phantom em Ilhabela, o "Maori", fazendo um curso intensivaço de imersão com o Skipper capixaba urugaio dinamarqês, Jens Olav, nosso brother, que foi pra lá na sua Honda 350 xlx 1992 e de lá estica ainda para Floripa, retornando depois em companhia de seu filho, os dois de moto, de Floripa a Vitória.
O evento foi marcado pelas baixas temperaturas, pelo jantar magnífico na casa do Atílio e da Mônica,  pela festa chiquérrima da Hugo Boss no ICS( fomos finalistas do uniforme mais bonito), e das incursões gastronômicas pelos restaurantes da ilha.
Este ano, o plano é um pouco diferente, a equipe deu cria, e temos o Phantom Flyer, e o Phantom of the Opera, os barcos são um hpe e o "bom e velho" sheaffer 31 que ganhou um sócio, o Marcelo Gama da Tourlines, e um patrocínio do Taj restaurante bar.

O projeto "Phantom sailig team" 2012 foi desenhado democraticamente  a muitas mãos, e formatado numa mesa do maravilhoso restaurante bar Taj , no começo de janeiro, numa reunião que englobou todos os atores do evento, saimos dali com as datas estabelecidas( locais e inter estaduais), atribuições e responsabilidades, datas de treinos, a abrimos um conta bancária onde cada um depositará R$ 100,00 por mês para viabilizar o projeto, pois só de transporte marítimo serão mais de 3 mil milhas, que são 6 mil dólares, e fora o transporte terrestre do hpe, que vai custar uns outros 5 a 8 mil reais.

Assim teremos eventos bem diferentes, alguns os dois barcos estarão, outros um ou outro, o que marcamos a princípio foram



data          evento                   barco        onde                tripulação
4/2           vix guara              Phantom       ICES             Gama, Renato , Marcos, Marcelão, Fernando, Julio, Lèo , Lera

10/3         taputera               os dois        ICES               Phantom: Marcelo Gama, Fernando , Marcelo Tadeu, Cicero,lêra , Léo,                                                                          
                                                                                          HPE: Renato, Marcos, Julio, Jova  

5/4           Bùzios sailing      os dois        Búzios             idem para os dois barcos     
  
19/5         estadual              os dois        ICES                idem para os dois     
  
23/6         estadual 2ª   
       os dois        ICES                idem para os dois  

8/7         Ilhabela Rolex     Phantom         Ilhabela           Marcelo Gama, Lêra, Jens,Cícero(?!)( Obs: será necessário mais gente)

Mês 8    aratu maragogipe Phantom        Salvador          Lucky, Renato, Gama, Jens, Marcos , Fernando,, Lêra 

Julho/agosto/setembro HPE no ICRJ, dias 21/22 e 28/29 de julho, 10/11/12 e 24 a 25 de agosto, 6 a 9 de setrembro ICRJ   
                                                                                          Hpe: renato, marcos, fabiano, julio e jova( teremos um revezamento de vaga nos torneios do rio) 
13/10     Refeno                Phantom         Recife            Gama, Renato, Jens, Marcos, Fabiano, Léo, Lêra.


phantomlocamaxx top.jpg

phantom2011.JPG
Buzios sailing week 2011
Taputera_Sábado (1005).jpg
regata volta da taputera 2011, iate clube do es
DSC03442.JPG
premio fita azul da rolex, regata alcatrazes por boreste
RISWVENTO.jpg
rolex ilhabela 2011
foto (7).JPG

Revista Iate Life, onde saiu nossa foto como finalistas do premio hugo boss de elegância no iate clube de santos.


E vamos em frente que atrás vem gente, apesar da imensa faina, estamos bem mais light e tiramos as facas dos dentes, pois o desgaste de 2011 e o stress não valeu a pena, a base do projeto é diversão com seriedade, serious sailing , serious fun.

Um beijo e um queijo e bons ventos a todos!!

As marolas ressonantes...


08/02/2012

Iate Clube de Caraiva

Por Ronaldo Damázio de Jesus, vulgo Didão, comandante do Brasília 32 mais original e bem conservado do país, o " Aloha";

"

        Avelok,
  Seguem fotos de Caraíva, ou melhor do Iate Clube. Como tudo começa !"



Sobre Caraiva tenho um texto muito interessane, e do fundo do Baú, de 1993. que vou achar e publicar para os amigos em breve.

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!