07/08/2013

Regata Buenos Aires Rio, fique por dentro.


A)  Carta do Comodoro do Yacht Club Argentino Piedra Galarce
Estimados amigos navegantes brasileros
La regata Buenos Aires - Rio de Janeiro, es una gran regata coorganizada desde su nacimiento por el ICRJ y el YCA. 
Olvidemos la poca participación de las últimas ediciones, debemos mirar para el futuro, y trabajar fuerte para lograr que en las próximas ediciones, sea una regata que convoque a mas participantes.
Por nuestra parte vamos a poner nuestros mejores esfuerzos para que esta gran regata vuelva a ser considerada nuevamente como una de las mas importantes regatas oceánicas del mundo.
Para que esten al tanto, estamos trabajando con la Armada Argentina, que en el año 2014 cumple 200 años de su bautismo de fuego en la Batalla de Montevideo. La Armada Argentina procederá a invitar a participar a las Escuelas Navales y Armadas de los países de América, para que se sumen a la próxima edición.
La Armada Argentina ha puesto en conocimiento de la Armada Brasileira de éste proyecto y trabajarán en conjunto para hacerla realidad.

 
Quedo a disposición de todos ustedes y les deseo buenos vientos
 
Ricardo Galarce


B)    Histórico da Ediçao de 1947 relatada pelo capitão do “Atrevida”, Atila Bohm


C)  Histórico da Buenos Aires – Rio (atualizada apenas até 2005)
Historial
Al finalizar la Segunda Guerra Mundial, había terminado la forzosa inacción de los aficionados a los largos cruceros. Había mucha experiencia en cruceros a Río Grande y Río de Janeiro, por lo que la costa brasilera empezaba a considerarse como destino natural para una nueva regata oceánica.
Hipólito Gil Elizalde, Director de la Revista Yachting Argentino, y veterano tripulante del FJORD II, en 1945 lanzo la idea de organizar la Regata Buenos Aires - Río de Janeiro. 1200 millas separaban a las dos grandes Capitales de América del Sur. La idea primero se discutió entre amigos y luego el Yacht Club Argentino, una de las más importantes Instituciones Náuticas de América Latina y de reconocida jerarquía mundial, concretó de inmediato esta competencia.
Llegadas las noticias a Río de Janeiro, Cándido Pimentel Duarte, un gran aficionado brasileño, comunicó a sus amigos Rioplatenses su decisión de colaborar, en Diciembre de 1945 se hallaba en Buenos Aires a bordo de su flamante Yawl Vendaval, que fondeo en Dársena Norte. Pimentel Duarte, Presidente de la Federación Metropolitana de Río de Janeiro, quedaría indisolublemente unido en la organización de la Regata.
De inmediato se comenzó a trabajar en los múltiples detalles que debían tenerse en cuenta para una prueba de esta magnitud, se unieron con entusiasmo desbordante Rufino Rodríguez de la Torre, Germán Frers, Claudio Bíncaz, Pedro Breuer Moreno e Hipólito Gil Elizalde, que integraron la primer Comisión Organizadora.
Luego de 14 meses de trabajo, diez barcos se inscribieron en la primer Regata, 8 de Argentina y 2 de Brasil, la máxima manifestación del Yachting Sudamericano pondría a prueba el temple, conocimientos y práctica marinera de las tripulaciones, era entonces la segunda Regata en el mundo por la magnitud de su recorrido.
Nueve de las diez embarcaciones inscriptas partieron el 4 de Enero de 1947. El Fjord III de Germán Frers, lo hizo un día más tarde. Gran cantidad de p£blico presenció la partida desde Dársena Norte. La Prensa argentina y brasileña dedicó amplio espacio a las alternativas de la Regata. Las Marinas de ambas naciones prestaron su colaboración en el patrullaje del recorrido. En Río de Janeiro, los sitios estratégicos de la Bahía de Guanabara fueron copados y se improvisaron campings de fines de semana para la gran cantidad de público que esperaban a los competidores.
La llegada fue reñida, el Vendaval de Cándido Pimentel Duarte y el Alfard de Felipe Justo, luchaban por el primer puesto en tiempo real, pero este último superó a su rival al cruzar la línea de llegada, adjudicándose la Primer Regata por un minuto y medio.
Asimismo se consideró magnífica la travesía del Fjord III, que empleó el menor tiempo real de todos los participantes, habiéndose adjudicado la Copa Horizonte por el menor tiempo real de la Regata.
El Alfard de Felipe Justo fue entonces el ganador de la Primer Regata y fue tripulado además de su timonel por Claudio Bíncaz, Benito de la Riega, Humberto Machiavello, Jose H. Monti, Hercules Morini, Alberto Suñer, Fernando Soriano y Hugo V. Tedín, con 257 horas 40 minutos y 21 segundos.
La Regata Oceánica Buenos Aires - Río de Janeiro se organizó puntualmente a partir de 1947 y sus 1200 millas pronto atraerían a embarcaciones extranjeras de primer nivel.
La segunda Edición contó con 31 barcos contando entre ellos al Blue Disa de Dick Sholfield y al Magellan de H.L. Willen-Brock. El Fjord III de Germán Frers ganó esta Segunda Regata.
La Comisión Organizadora preparó minuciosamente la IIIº Edición y en esta oportunidad la regata fue dividida en 3 series, intervinieron figuras de relieve internacional como Blunt White, Capitan del White Mist, Comodoro del Cruising Club Of América, Charles Granville del Angelique (USA), Augusto Moreira de Portugal y una nutrida delegación de Brasileños.
1)     A través de los años esta regata tomó Jerarquía Internacional en los Calendarios de Yachting Oceánicos Mundiales y fue considerada una de las más importantes del mismo. Gran cantidad de conocidos barcos y tripulaciones de distintos países del mundo han participado en este Evento Internacional.
2)     GANADORES DE LA REGATA BUENOS AIRES - RIO DE JANEIRO
Año
Yate
Timonel
Pais
Fórmula
1947
"ALFARD"
Felipe A. Justo
Argentina
L.I.S.
1950
"FJORD III"
Germán Frers
Argentina
L.I.S.
1953
"CAIRU II"
Jorge F. Geyer
Brasil
C.C.A.
1956
"FORTUNA"
Luis M. Palacios Córdoba
Argentina
C.C.A.
1959
"TANGO"
Raúl G.A. Decker
Argentina
C.C.A.
1962
"CARLA"
Jorge J. Ferrini
Argentina
C.C.A.
1965
"ONDINE"
S.A. Long
U.S.A.
C.C.A.
1968
"ONDINE"
S.A. Long
U.S.A.
C.C.A.
1971
"PLUFT"
Israel Klabin
Brasil
C.C.A.
1974
"RECLUTA III"
Carlos A. Corna
Argentina
IOR. MK III
1977
"WA WA TOO"
Fernando Nabuco de Abreu
Brasil
IOR. MK III
1979
"MADRUGADA"
Pedro Paulo Couto
Brasil
IOR. MK III
1979
"LA PINTA"
Francisco J. Tavella
Argentina
Cruc Lim.
1981
"FORTUNA II"
Máximo E. Rivero Kelly
Argentina
I.O.R. MK III
1981
"BLANCA ESTELA"
Fernando Acosta Carvallo
Chile
C Lim. II M.
1985
"CONGERE"
Bevin D. Koeppel
U.S.A.
IOR. MK III
1985
"BLANCA ESTELA"
Fernando Acosta Carvallo
Chile
F.H.R. 85
1987
"DAPHNE"
Germán Frers
Argentina
IOR. MK III
1987
"ESPERANZA"
Carlos E. Fernández
Argentina
F.H.S.
1990
"REMACHO"
Juan C. Oyhanart
Argentina
IOR. MK III
1990
"MAGIC"
Carlos Wainstein
Argentina
I.M.S.
1993
"MAX PLUS"
Guillermo O. Kreutzer
Argentina
I.M.S.
1993
"URUGUAY NATURAL"
Gustavo Manzini
Uruguay
IOR. MK III
1996
"MAITE"
Ramón O. Igarreta
Argentina
I.M.S.
1999
"MANDRAKE"
Ricardo Umpierre
Uruguay
I.M.S.
2002
"MANILA BIOGÉNESIS”
Carlos Campora
Argentina
Trip. Dobles
2002
"FANFARRON II”
Gonzalo M. Haedo
Argentina
I.M.S.
2005
“NUBIUM”
Esteban Kallay
Argentina
I.M.S.
2005
“SENSATION – KODAK”
Dennis Portieri
Argentina
O.R.C. Club
2005
“MANILA – BIOGENESIS”
Carlos Campora
Argentina
Trip. Dobles
2005
“HORIZONTE”
Francisco Billoch
Argentina
Veleros Clásicos
3)     MEJOR TIEMPO CORREGIDO HASTA LA FECHA
4)     1987 "DAPHNE" GERMAN FRERS
5)     4 D. 09 H. 04 M. 48 S.
6)     GANADORES DE LA CINTA AZUL - MENOR TIEMPO EMPLEADO
Año
Yate
Timonel
Pais
Tiempo Corregido
1947
"ALFARD"
Felipe A. Justo
Argentina
10
17
40
40
1950
"VENDAVAL"
H.L. Martín
Brasil
10
0
21
31
1953
"WHITE MIST"
B. White
U.S.A.
12
0
41
12
1956
"FORTUNA"
Luis Palacios Córdoba
Argentina
8
17
47
27
1959
"ARGYLL"
W.T. Moore
U.S.A.
10
23
31
25
1962
"STORMVOGEL"
C. Brunynzeel
Sudáfrica
7
23
37
0
1965
"ONDINE"
S.A. Long
U.S.A.
9
4
52
25
1968
"ONDINE"
S.A. Long
U.S.A.
7
21
34
20
1971
"ONDINE"
S.A. Long
U.S.A.
7
9
24
15
1974
"SAGA"
E. Lorentzen
Brasil
7
3
28
35
1977
"WA WA TOO"
Fernando Nabuco de Abreu
Brasil
7
21
50
30
1979
"ONDINE"
S.A. Long
U.S.A.
7
15
14
51
1981
"ONDINE"
S.A. Long
U.S.A.
6
10
41
36
1985
"CONGERE"
Bevin D. Koeppel
U.S.A.
6
8
55
26
1987
"CISNE BRANCO"
F.A. Rocha Coelho
Brasil
4
18
52
57
1990
"FORTUNA II"
Marcelo Goyenechea
Argentina
8
10
33
27
1993

04/08/2013

Uma semana com tudo de bom a todos os amigos nautas e amantes da vela de plantão!

Mão firme no leme, olho no rumo, e confiando sempre nele que é dono de tudo sem ter!!

Regata Recife Noronha 2012.

02/08/2013

NORWIND ALASKA ESPEDITION.


Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, sai afora fresquinha do forno esta postagem fantástica da aventura de nosso amigo Igor Carletto Mestrine, que vive no Cartibe nagando com os veleiros Clássicos e esteve recentemtente no Alaska, compartilho com meus queridos leitores esta experiência inspiradora, fiquem com o texto e as imagens do Igor.


"Essa Aventura ai eu vivi durante os meses de Junho/Julho, trabalhando como imediato-engenheiro dessa historica embarcacao Alema chamada NORDWIND, construida para a marinha Alema no ano de 1939.
  Foi muito interessante essa viagem e muito da linda, como as fotos nao me deixam mentir. Por hora, aguardo a chegada da embarcacao la no Canada onde estou envolvido com a reforma da mesma. Tal eh o resultado desses ultimos 8 anos trabalhando, navegando e regatiando essas obras primas de madeira e classe. Em Abril mesmo agora ganhamos todas as regatas, sagrando-se assim campeoes da Semana de Classicos de Antigua num W. Fife construido em 1912 de nome DIONE. Foi Epico!!!
  Caso voce assim ache melhor, posso escrever um artigo para vossas publicacoes contando dessa Aventura.
  Desejo-lhe um grande dia, tudo de bom e muito obrigado por tudo! Lembracas pro Jens caso encontre com ele dia desses!
   Bons Ventos!"













 

     Igor Mestriner

Erick Tabarly

Erick Tabarly , matéria (replay)em segunda chamada por que hoje tô muito preguiçoso, mas esta vela a pena , pelo menos para ter papo para jogar fora na varanda!

Erick Tabarly e a história dos seus "Pen Duick".

Eric Tabarly, um homem a frente de seu tempo e suas maravilhosas naves Pen Duick I, II, III, IV, V e VI.
O primeiro deles foi construído em 1898, herdado de seu pai, que o havia adquirido em 1938 , apodrecia nas margens de um rio no pós guerra, Tabarly o reformara totalmente em 1952 colocando um molde de fibra no casco.

O Pen Duick II de 1964 deu a Tabarly o título de sua primeira transat, e dada a falta de recursos ele utilizou peças de outras "máquinas" , como o assento de uma harley davidson, e uma bolha de vidro de um bombardeiro para ser usada como vigia nas tempestades( astrodomo).

O III, feito em 1967 é um barco impressionante , todo em alumínio, uma revolução para a época.
O quarto de de 1969, foi um trimarã e venceu a transat de 1972, e mais tarde adquirido par Alain Colas, fora rebatizado de Manureva, e nele, ao largo dos açores na regata da rota do rum em 1978, Colas também desaparece nos mares bravios sem deixar vestígios, a sua ultima radiofonia( publicada nesta revista , causa arrepios dadas as condições de vento e mar).

O quinto da série , também de 1968, lembra um pouco os Open atuais, afinal ele seria seu percursor, possuia tanques de lastro de água com bombas manuais, e vencera a regata transpacífico de 1969 com 11 dias de antecedência.
O Pen Dick VI , fora projetado para a Withbread de 1973, a primeira edição da regata volta ao mundo, hoje conhecida como Volvo Ocean Race, mas devido a duas quebras de mastro não pode demonstrar seu potencial.
Todavia na Transat em solitário de 1976, derrota Alain Colas por um pequeno hiato (Colas a bordo do mega quatro mastros "Mediterranée" de 250 pés, algo inacreditável e que vai merecer uma baita materia a respeito).
Manobrar este barco não era brincadeira, foi feito para 16 tripulantes , tudo era muito grande e pesado, e Tabarly desenvolveu aparatos "facilitadores"usados até hoje , como por exemplo a camisinha de balão , pois navegava sozinho na nave.




Os barcos seguem , da esquerda para a direita estão o VI, V, Pen Duick I , II e III .
O quatro jaz nas profundezas.( o único monocasco da série)
Na noite de 12 para 13 de junho de 1998 , a bordo do Pen Duik I, que estaria completando 100 anos, durante uma viagem trivial a irlanda , com vários tripulantes a bordo, a lenda que singrara os 7 mares em solitário, atravessando as mais duras condições ambientais, o verdadeiro mestre de marinharia( Tabarly ao chegar em qualquer destino, mesmo após dias /semanas /meses no mar, só deixava seu barco para ir a terra após ter organizado toda a faina no exemplo mais perfeccionista que se possa imaginar), cai no mar e desaparece para sempre, deixando a vida e se tornando a maior lenda da vela de todos os tempos, na minha opinião.

6ª regata de veleiros clássicos de Búzios

Refeno 2012, largada no marco zero.

30/07/2013

Naufrágio do veleiro Parrú.

Naufrágio do Veleiro Parru, Benetteau 46.
A Capitania dos Portos em Paraty informou que Sueste SALVAMAR veleiro "parru", com cinco tripulantes, estava com pane elétrica e água entrando pela proa. A tripulação abandonou o veleiro e embarcou no bote salva-vidas. Depois de várias horas de busca, sem sucesso, NPA tripulação de Macaé consguiu contato por telefone com os náufragos, dando as instruções para acionar o sinalizadores sobrevivência jangada kit. O Sinalizador foi avistado pela ANP Macaé, cerca de 2 milhas náuticas da Restinga da Marambaia, que conduziu com sucesso o resgate( fonte :http://www.zonamilitar.com.ar/foros/threads/not%C3%ADcias-da-marinha-do-brasil.4168/page-95).




29/07/2013

Fantasma camarada.

Barquinho de regata que tem cara de mau, mas coração de mãe! Grito aqui é proibido , a ordem é viver a vida com prazer e velejar pelo prazer de competir e conviver com os amigos!




Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!