30/06/2008
29/06/2008
26/06/2008
Procura-se homens para uma jornada perigosa, salarios baixos, muito frio, longos meses de escuridão...
Tratar com :SIR ERNEST SHACKLETON
Estes foram os selecionados para a viagem "Imperial Trans-Artic expedition-Endurance."
Frank Worsley-Captain
Frank WildSecond-in-Command
Lionel Greenstreet-First Officer
Tom Crean-Second Officer
Alfred Cheetham-Third Officer
Frank Hurley-Photographer
George Marston-Artist
Robert Clark-Biologist
Leonard Hussey-Meteorologist
Reginald James-Physicist
James Wordie-Geologist
Alexander Macklin-Surgeon
James McIlroy-Surgeon
Huberht Hudson-Navigator
Thomas Orde-LeesSki Expert and Storekeeper
Charles Green-Cook
Perce Blackborow-Steward
Henry McNeish-Carpenter
John Vincent-Boatswain
Alfred Kerr-Engineer
Louis Rickinson-Engineer
Ernest Holness-Stoker
William Stephenson-Stoker
William Bakewell-Seaman
Walter How-Seaman
Timothy McCarthy-Seaman"[He] is the most irrepressable [sic] optimist I've ever met," Worsley
Thomas McLeod-Seaman
Sir Daniel- Gooch.
Todos comandados pelo que eles mesmo chamavam de "Boss", Sir Ernst Shackleton.
E expedição partiu em 1914, com uma tripulação de 28 homens , verdadeiros Yacht-Men , a bordo do Endurance, um barco movido a vela e a vapor( com 3 caldeiras) de 350 toneladas, construído na Noruega, capaz se viajar a 9 - 10 knots, ou seja um excelente barco.
Em 19 de janeiro de 1915, definitivamente, ficam presos no gelo, a agonia dura até outubro do mesmo ano, para passar o tempo os homens cantavam , cuidavam do barco, jogavam futebol , escreviam , liam , organizavam jogos de baralho.
Em outubro o gelo começa a esmagar o barco os mastros desabam, e atripulação salva o que pode, e em 21 de novembro de 1915 ele afunda definitivamente, completamente esmagado pelas placas de gelo, mas não levando consigo a esperança e a confiança depositada no "chefe" .Os exploradores ficaram a deriva, a fome começa a apertar com o término da comida e os homens são obrigados a comer os cães para sobreviverem . Finalmente o gelo começa a se derreter, partem em busca de salvação, e em abril de 1916 desembarcam na ilha Elephant, depois de navegaraem por 1.000 milhas em um a semana, com os botes salva-vidas. As coisas estavam difíceis, precisavam de ter confiança, pois um resgate ou uma expedição pareceia agora impossível.
Shackleton , "the Boss", resolve partir em busca de ajuda, e com mais 5 homens se lança ao mar em um barco aberto, uma espécie de baleeira/escaler, num mar gelado e com ondas gigantes e ventos fortíssimos, para navegar 800 milhas até chegarem as ilhas Georgia do Sul, graças a perícia do capitão Frank Worsley, que se guiou usando o sol como bússola.
Depois de 17 dias no mar, desembarcam em um glaciar a 17 milhas de uma estação baleeira, ainda tiveram que atravessar geleiras e montanhas para encontrar os caçadores Noruegueses, lá chegando a primeira coisa que Shackleton pergunta é se a guerra já havia acabado.A resposta foi:- não, a europa enloqueceu o mundo enlouqueceu!
Recompuseram-se com poucas horas de sono, recuperam as forças e imediatamente inciam o planejamento da próxima expedição:O resgate da tripulação do Endurance, seus companheiros.
Em agosto de 1916, depois de 3 tentativas , o pequeno barco Chileno "Yelcho", chega com êxito aos náufragos e os resgata.
Depois de 22 meses, passando por todo tipo de provações, todos os 28 homens retornam para o lar , como protagonistas da maior epopéia da história da navegação, além de ser na minha opinião o maior case de liderança da história mundial em todos os tempos.
As viagens/expedições de Shakleton.
Em 1901-1902- Discovery expedition
Nimrod Expedition -1907-1909
Imperial trans artic- 1914-1916
Em 1921 , Shackelton parte para sua quarta e última expedição, ( Shackleton-Rowett expedition), ao chegar no Rio de Janeiro, o "chefe " sofre um ataque cardícaco , mas se recusa a retornar a Inglaterra e segue sua jornada, 2 meses depois Shackleton tem o derradeiro e fatal ataque e morre nas Ilhas Georgia do Sul, onde descansa até hoje.
23/06/2008
Momentos com o magnânimo Typhoon, anos 60 , e em 2002.
regatas,
Somos Brasileiros , não desistimos nunca, agora vamos em frente!
A foto abaixo, chegada da sétima regata do estadual 2008- enfim TRI .2005-2007-2008
22/06/2008
Matéria enviada por William Brown, a reconstrução do Hermione
17/06/2008
16/06/2008
Embaixda da vela Capixaba no Rio de Janeiro, residencia oficial do Lucky. Vista da amurada , quadrante sul.
Endeavour , Américas Cup, sem comentários , é só para olhar .
"uma esmola pelo amor de Deus,
uma esmola por caridade,
uma esmola pra gente que gosta da vela
mas não tem grana para ser o top"
Parodiando com todo respeito os melhores músicos do Brasil: Skank.
Um registro de parte da Flotilha Capixaba de oceano durante a volta da Taputera 2008 .
O laser é um fenômeno como o fusca, é bonito, barato, anda bem , nunca sai de moda e é sucesso no mundo todo.
Video de uma perna da regata do estadual de oceano em Vitória-ES, a bordo do nosso Sir Wallace, relax total, já tava ganho , e o gelobol correu solto!
Esta foi a primeira regata de sábado, tomamos um ferro danado, pois saímos escapados.Estávamos sem o VHF por falta de bateria no barco, e não foi a primeira vez que comemos "mosca " por falta de comunicação.Sempre temos aprendizados, sempre aprendendo.
Lição número 1- tenha sempre um vhf em perfeito estado, saiba todos os detalhes técnicos do percurso.
No caso de sábado, além da "mosca comida", as bóias de largada e de sota eram iguais e estavam a menos de 50 metros uma da outra, o que causou confusão.
Lição número 2- tenha velas a contento, no nosso caso não tínhamos a bordo a genoa 2, e ficou muito ruim andar com a 1 e só 4 tripulantes, não dava escora, e com a 3, o barco só ficava arisco mesmo nas rajadas.
Lição número 3- Em dias de merreca e ragata grande, tenha sempre um bom estoque de gelobol, senão tem pane seca a bordo.
Agradecemos especialmento ao Sérgio, craque da Vela do ICRJ, em passagem por Vitória com o Eduardo Petersen , que no domingo correu conosco e nos deu uma boa aula de vela, valeu Sérgio.
Não posso deixar de registrar que o evento foi o maior barato, apesar do formato torto, coisa de sodomita emasculado que não tem família, com 2 fins de semanas seguidos com regatas sábados e domingos, nos divertimos muito.
Fica meu sincero MUITÍSSIMO OBRIGADO, ao Pablito, que do alto de seus 2 metros foi a peça chave do campeonato, VALEU PABLITO!!!
12/06/2008
velejo com deficientes visuais, trailer. Para ver completo clique no link abaixo do vídeo
assita o vídeo completo neste link:
10/06/2008
Este cara é demais!! está dando a volta ao mundo, saiba mais...
Até um bar o cara fez no barco moto, e deve ter vendido umas copas para melhorar o orçamento. O Guido faz a aventura com apenas 70 mil Euros , em 4 anos de viajem , nada mau!
Mais um exemplo de que para fazer , basta querer.
Fim de semana de regata, fim de semana maneiro!
Nada como acordar num sábado, com um dia maravilhosamente lindo, com pouco vento infelizmente , mas com um astral mágico e 2 regatas pela frente, e sabendo que no domingo a dose se repetiria, a alegria ficou maior ainda.
O que se viu na raia e neste fim de semana foi pura alegria e altíssimo astral dos velejadores, todos correndo com tripulações desfalcadas devido aos compromissos familiares, mas o bom humor reinou assim mesmo. Há anos não via dias tão bacanas em nossas águas, a galera estava de bem com a vida sem exceções.
Sábado , ventinho fraquinho, técnico, bastente correnteza, e as regatas duraram uma eternidade. Como saímos sempre muito concentrados , apressados , e ansiosos para velejar, esquecemos do rango, e da "piva", a fome foi o principal rival da nossa tripulação, a "pane seca" nem tanto, todavia ao chegarmos ao clube, saboreamos, ou melhor devoramos uns acepipes na varanda com uma velocidade maior ou igual ao do Hydroptere.
Que belíssimo fim de tarde, chegamos a marina quase 5 da tarde e o por do sol chegava, missão cumprida e dever de casa para domingo.
Fato engraçado na regata de sábado, é que o Ephemeros e o Shakty chegaram proa proa, e Valtinho , como sempre de bom humor vai a proa do Shakty e se estica todo , colocando até o braço para frente para cruzar a linha primeiro.
No segundo dia de regatas a festa contiunou, o vento melhorou e o astral ficou mais alto ainda, a bordo so Sir Wallace, tivemos a presença folclórica de Pablito(Pablo Nicolas Alvarez Huber), com seus modestos 2 metreo de altuira, mestre em idiomas, professor pré universitário de conceituados estabelecimentos de ensino, com tripla cidadania, ( alemão, brasileiro e Uruguêis) com suas palavras proferidas, verdadeiras pérolas da lingua portuguesa, um verdadeiro filólogo, coisas do tipo: "seu somodmita emasculado" , e por aí vai.
Se não bastasse o Pablito, o Mario Aguirre, cristão de origem basca, tal como o nosso tripulante substitudo de Dudu Gomes no domingo, o ( também Eduardo. e também Eduardo como o Eduardo meu filho)Duda Bediga, é daquelas bandas espanholas de "gentes" de fibra .
Mário é uma figura daquelas que saiu dos livros, seu bom humor e espírito de sacanear a tudo e a todos , inclusive ele mesmo, de uma forma única e inteligente são impagáveis, Zezé, seu curioso apelido, é sempre muito bem vindo a bordo .
Grandes companheiros, grades risadas, grande regata, grande fim de semana.
Sir Wallace 4x0 , gostamos demais do resultado, vibramos positivamente e esperamos um bom fim de semana, o resultado mais importante é o alto astral que começa a semana depois de velejar e estar com os amigos flanando e falando merda.
Que venha o próximo, tem mais 4 regatas!!!
a demain que vou de leve
avelok
fontes de primeira classe
Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!
Star-Bored from Harry Manko on Vimeo.