22/06/2008

Matéria enviada por William Brown, a reconstrução do Hermione


La Fayette, VOUS REVOILÀ Uma associacao resconstrói a fragata que participou da guerra pela independência Norte-americana. Legenda 1: Combate naval próximo a Louisbourg (Canadá) em que se ve o Astrée e o Hermoine contra seis barcos ingleses em 21 de Julho de 1781, pintado por Rossel de Cercy (1736-1824). Texto: Em 1780, o "Hermione", fragata da Marinha Real Francesa, golpeava a America do Norte. A bordo, La Fayette (na foto oposta) que iria prestar forte apoio as colonias insurgidas contra a Coroa Inglesa. A America do Norte ganhou sua independencia, La Fayette entrou para historia e o "Hermione" afundou em 1793. Estupidamente, na costa de Croisic, apos um erro de navegacao de seu capitao. Dois seculos depois, a Associacao "Hermione" - La Fayette encara o desafio de reconstruir a fragata replica e a fará atravesar o Atlantico em 2012. Os trabalhos comecaram em 4 de Julho de 1997, data de aniversario da independencia Norte-Americana. O novo "Hermione" - uma fragata com 65 metros de comprimento e 40 metros de altura, de tres mastros, ja é uma lenda. Esta empreitada comeca em 1985, durante uma noitada bem animada entre Benedict Donelly, atual presidente da Associacao "Hermione" - La Fayette, o academico Erik Orsenna, Jean-Francois Fountaine, presidente do estaleiro Fountaine Pajot, e alguns membros da Charente-Maritime. Esta equipe conseguiu restaurar as cordas reais de Rochefort que estavam abandonadas desde 1945. Os trabalhos foram realizados nos mesmos cais onde os navios dos seculos XVII e XVIII eram construidos. Rochefort havia encontrado suas cordas reais, mas sua fragata ainda lhe faltava. A contrucao somente comecou 12 anos mais tarde. Os projetos do "Hermione" estavam desaparecidos, portanto foi necessario recuperar os desenhos de uma de suas fragatas irmãs que havia sido capturada pela Marinha Real Inglesa. O dinheiro era o proximo gargalo: juntar a soma de 17 millhoes de Euros nao seria nada fácil. Este valor é superior ao orcamento da ultima empreitada francesa na America's Cup! " Nós tivemos dificuldades para motivar o interesse de patrocionadores com um projeto que se estenderia por seis anos, explica Benedict Donelly. A grande parte das empresas se quer fazem seus planejamento estrategicos com tamanho espaco de tempo." TRES EMPRESAS INTERESSADAS EM PATROCINAR Atualmente o projeto é financiado 1/3 pelos 4.000 participantes da associacao e pelas visitas ao estaleiro que, situado em pleno coracao de Rochefort, atrai 250.000 pessoas por ano. 2/3 é financiado pelas comunidades locais. O resto vem das empresas: Galeries Lafayette, obviamente, ao valor de 150 mil Euros, a Fundacao Crédit Agricole, Moët-Hennessy. Apos dez anos de trabalho, o casco esta quase finalizado e o estaleiro se tornou um verdadeiro PéPINIèRE de empresas. "Alguns negócios de pequeno e médio porte foram criados para participar da construcao do barco", comemora Benedict Donelly. Umas vinte pessoas, em sua maioria carpinteiros navais, trabalham permanentemente dentro da fragata. O estaleiro aumentará o ritmo de trabalho nos proximos meses: tres pedidos de cotacao deverao ser lancados ao mercado para tres mastros, velas e cordas. "Estamos DANS LA DERNIèERE LIGNE DROITE, celebra Benedict Donelly. O barco já deverá estar na água na primavera de 2011." A cerimônia prometer ser grandiosa. O "Hermione" será construído na mesma extremidade do cais em Rochefort e lancado ao mar da mesma forma que ha dois seculos atras. No entanto, a fragata nao poderá refazer o percurso atraves do Rio Sena em direcao a Paris. Por conta da altura de seu mastreamento e de seu bordo-livre, o "Hermoine" não conseguiria passar embaixo das pontes. Ele irá direto para América do Norte em 2012. A viagem custará 3 milhoes de Euros. Um fundo será criado nos Estados Unidos, com duracao até o fim do ano, para capitalizar os recursos necessários. Ele será presidido por Howard Leach, antigo embaixador na Franca. A associacao, que busca ainda 2 milhoes de Euros para finalizar a embarcacao, trabalha no destino FORCE DONC LE DESTIN EN LEVANT DéJÀ os recursos para travessia do Atlantico. O barco está pronto, e se necessário, todos cairão no mercado e propor a outros patrocionadores individuais a participacão na jornada mediante a um pagamento. Uma vez na água, um novo desafio aguardará a tripulacão: igualar os 35 dias de travessia do "Hermione" original, no ano de 1780. Legenda 2: A reconstrucão do "Hermione comecou em 1997. O navio permitiu La Fayette, en 1780, aglomerar os revoltosos na luta por sua independência. O estaleiro, em Rochefort, é aberto ao público. Após dez anos de trabalho, o casco é enfim pronto. Em 2011, uma cópia autêntica deverá ser colocado ao mar e fazer reviver a versão lendária (no alto, a esquerda). Felipe Ferrari Tinfos Nizi South America

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!