25/02/2009

A Ilha do Corvo é a menor das ilhas dos Açores, foi de lá que em 1900 e tal..






Meu avô embarcou num barco para a ilha das Flores e de lá veio para o Rio de Janeiro.
Já se vão mais de 100 anos desde o nascimento do vovô João Pimentel de Avelar, nesta pequena e inóspita ilha , que conta com não mais que 300 ou 400 casas e onde as portas não possuem fechaduras ou trancas.
Dada a escassez de recursos da ilha, os filhos são criados para emigrarem , a grande maioria para os Estados Unidos, todavia o destino reservava a nós os netos, o caminho a ser seguido, ou melhor o mar a ser singrado em terras tupiniquins.
De todos os irmãos de meu avô, somente um permaneceu na ilha, o Tio Pedro, este simpático velinho de 96 anos, surdo, mas ainda músico profissional, que recebeu os meus tios na pousada da família( " O Comodoro) no final de 2008.
Tio Fernando Pimentel Avelar e filhos, estiveram lá em além mar visitando os nossos ancestrais e gentilmente nos trouxe estas fotos interessantíssimas da Ilha do Corvo.
Navegar é preciso , viver não é preciso diria Fernando Pessoa, mas cuidado com o mar , por que ele não tem cabelo, como diria vovô João.
Dos três filhos nascidos em terras das gerais, dentre eles o Sir Wallace, apenas um mora longe do mar , em BH, mas não se desepere, tio Zé Guilherme Pimentel Avelar, é também um velejador.
Navega no "cabinado" Joaninha lá na lagoa dos ingleses, e já teve o prazer de tomar umas copas com o Lucky lá mesmo.

Um comentário:

  1. Notícias do Tio Pedro: ele encontra-se de ótima saúde, morando no lar de idosos da ilha do Corvo (como já desejava ha muito). Fala com muito carinho e alegria sobre a visita dos familiares do Brasil.Ouço ele tocar acordeao praticamente todos os dias, pois sou uma das funcionárias daqui do lar de idosos.Sempre que quiserem saber notícias dele, podem me contactar atraves do e-mail renagolfinho@yahoo.com
    Renata

    ResponderExcluir

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!