17/06/2009

São Torben, Professor Carabelli e Don Joca detonam a volta ao mundo, e ganham antecipados

São Torben sendo comprimentado pela brilhante vitória antecipada, pelo seu colega de time Magnus Olson, o Sueco-Baiano gente da melhor qualidade, que tem ainda chances de ficar com o terceiro lugar.
Preparativos para a largada da perna decisiva , de Martstrand a Stockolm.

Tele Blue:Tem que ser na base da porrada, a lambança foi grande mesmo.










O barco Espanhol quase foi visitar Netuno, os caras deram uma vacilada monstra, ou seria uma "azulada"??!!

Por Fabiano Porto, segue a trajetória de Torben para chegar na Volta ao Mundo.

O cara quando é bom( o melhor de todos os tempos,obs de Yacht-men) tem o direito e a liberdade de escolher aonde vai competir, olha que decisão acertada tomada pelo "O CARA".

E para quem não sabe, a America's Cup esta com uma briga judicial impedindo o seu inicio apenas porque "O CARA" escolheu embarcar na VOR e não um dos times da AC. Abaixo uma matéria sobre o assunto.

"Torben vê as coisas antes que elas aconteçam", elogia chefe do time sueco
Bruno DoroEm Estocolmo (Suécia)
No meio de 2007, a America's Cup, mais importante competição da vela mundial, tinha fechado sua 32ª edição. O brasileiro Torben Grael terminara o torneio com uma boa campanha, tático do barco italiano Luna Rossa, derrotado na final do torneio dos desafiantes. Com convites da maioria dos times que disputariam a 33ª edição da copa, Grael aceitou a proposta do time sueco Ericsson para dar a volta ao mundo na Volvo Ocean Race."O que aconteceu foi típico do Torben. Dois meses depois que ele escolheu a nossa equipe, e não um dos times da America's Cup, a copa começou a ter problemas (uma briga judicial ainda impede o início da disputa da próxima edição). Ele sempre vê as coisas antes que elas aconteçam", afirma Richard Brisius, diretor geral do Ericsson Racing Team.Dois anos depois de ser escolhido, Torben Grael conquistou a Volvo Ocean Race, com uma etapa de antecipação e vitória em cinco de nove pernas oceânicas. A escolha do brasileiro para comandar o Ericsson 4, porém, não foi das mais fáceis.Em 2007, o time sueco perdeu o norte-americano John Kostecki, que seria o capitão de seu barco principal. Ao procurar um substituto, Brisius se deparou com um problema. "Quando Kostecki desistiu, olhamos para o mundo da vela e constatamos que não tinham muitos velejadores que poderiam exercer a função que desejávamos", explica.Eles queriam um velejador vencedor, experiente e que pudesse se encaixar na tripulação que estava quase completa no momento. Descendente de dinamarqueses - seu avô, Preben Schmidt, saiu da Dinamarca para ser um dos pioneiros da vela no Brasil - e dono de cinco medalhas olímpicas, duas delas de ouro, Grael se encaixava no perfil. Mesmo assim, ainda teve de passar pela aprovação de velejadores que dariam a volta ao mundo sob seu comando."Tínhamos pessoas conosco desde o início do projeto, em 2006, como Stuart Bannatyne e Brad Jackson. Não podíamos ter um efeito cascata, trazendo um comandante e tendo a nossa tripulação inteira saindo do time", disse Brisius.Apesar da aprovação, o próprio Torben admite que a adaptação foi difícil. "Eu cheguei em um time montado e isso é muito difícil. Quem não é brasileiro tem um jeito de ser diferente e, às vezes, algumas atitudes incomodam. Mas temos sempre que entender que são culturas diferentes", analisa o brasileiro.O único velejador cortado do time foi o neozelandês Richard Mason, que acabou deslocado para o Ericsson 3, barco do mesmo time com tripulação nórdica. Além disso, Torben convocou dois brasileiros, Horácio Carabelli e João Signorini, que deram a volta ao seu lado em 2005, no Brasil 1.

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Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

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