19/04/2010

Campeonato de outono, ICES, a crônica da revanche.



Prezados amigos, nautas e amantes da vela de plantão.
Começamos o ano com um grande e novo adversário na raia, o Kiron, um Skipper 30 de ponta, que nos fez nos movimentar para sairmos da berlinda e ferros tomados nas regatas que participamos em 2009, aqui mesmo no ICES.
O ano disparou também com a equipe do Phantom velejando com um pano de chão que achávamos que era uma vela que iria nos beneficiar, tomamos uma decisão super desarcertada, mesmo com a recomendação do Gusmão cantando a pedra:
Aquirimos um jogo de vela de dacron nacional( e péssima qualidade) esperando baixar o rating.
Ótimo, ótimo! mas a performace caiu 10 vezes mais que o rating, e ainda para piorar um de nossos tripulantes migrou para a equipe rival, elevando muito e muito a rivalidade que para nós era somente alegria de ter um barco novo na água e um adversário de ponta a ser batido.
Mas sabe como é, a gente queria diversão,mas ficou nítido que o adversário queria nos derrotar a qualquer custo e assim sendo juntamos o útil ao agradável.
Na primeira regata do ano, Vitória Guarapari, mesmo com os referidos panos de chão, levamos o topo do pódio e o troféu da regata supra e, em face ao erro do comandate do Kiron de ter largado cinco minutos antes do tiro e terem que voltar, as coisas foram facilitadas para nosso time.
Na taputera, a rivalidade tomou um tom desafinado, uma cacofonia para nossa tripulação, e nós com o pano de chão tomamos um ferro de 20 minutos atrás dos Kironsetes, o astral de nossa equipe estava péssimo, o clima era horrorível, saí do clube triste e apático, pensando um milhão de coisas.
Pois bem, somos brasucas e não desistimos nunca, principalmente um mineiro com água salgada nos tubos.
Nos recompomos, e na semana santa fomos a Búzios com o escrete completo, sem treino por problemas de um exílio invloluntário deste comandate, e ainda abocanhamos um segundo e honroso lugar, a um ponto apenas do nona vencedor, o legendário e nero Kee-Kee, voltamos felizes, mas com gosto de quero mais.
Obviamente lá velejamos com as velas de jontex.
Reparamos no macht, que o Phantópera da asma não orçava e tinha pouca potência de arrancada, comecei a desgostar do barco, achar ele feio, ruim etc.o que gerou muitas enxovas de meus amigos tripulantes.
Todavia contudo porém , encomendamos um cd com duas centenas de fotos do super fotógrafo Gonzalo Arselli que cobria o evento, para posterior avaliação da equipe.
Terminado o evento, voltamos de automóvel para Vitória, e o Phantom viria na manhã seguinte sob a batuta dos maestros Blancpain do ICAB.
Os irmãos Suíços e o vosso amigo Bernado, enfrentaram um mau tempo tenebroso, com ventos de mais de 40 nós,e mar muito grande, e o Phantom chegou inteiro, graças a sua robustez e a perícia dos helvétivcos tupiniquins, o que fez aumentar a nossa auto confiança e apreço pela nave.
No último sabado, seria o grande embate, o Kiron versus o Phantom, e graças a avaliação das fotos pelo grande velejador, trimmer, tático, timoneiro, braceador de vergas, genio do instituto tecnolológico da aeronáutica: Luciano Sechin ,identificamos a deficiência na regulagem do mastro e demos 12 voltas para soltar os brandais a fim de obtermos um rig mais ereto e potente, sem tomar viagra obviamente.
Feito o trim, velas de pentex no convés, rating corrigido,e tripulação a postos num dia de sol e ventos brandos fomos a raia para o desafio.
Na reunião de comandantes o clima quase esquenta,devido ao formato do barla sota, mas deixamos para lá, afinal quem somos nós para falarmos que o formato usado em todo Brasil é correto, obviamente, todos estão errados( búzios sailing week, circuito rio, etc), e os velejadores capixabas que raríssimamente participam de eventos fora daqui é claro que estavam certos.
Pois bem , pois bem meus nobres leitores, sem delongas, para o mau hodedor até as bolas atrapalham, não poderíamos reclamas pois estavamos hodendo mal a beça.
Tiro de largada!
Ao todo seriam realizadas 3 regatas no dia, e logo na primeira largamos razoavelmente bem, um pouco adiantados que nos fez correr a linha para barla perdendo altura que rapidamente foi dirimida em funcção do excelente comportamento do barco com sua reduzida tripulação de 5 almas e a nova regulagem, tal comoa ausência dos panos de chão na árvore, e as belíssimas velas de vênus pentelhex.
O embate foi franco, leal, e muito disputado, todavia o Phantom fuzilou( apertado a beça, mas fuzilou) o Skipper em absoluto nas duas primeiras regatas.
Na terceira e última o campeonato estava ganho , era só chegarmos, e assim sendo tiramos a faca dos dentes.
Largamos bem, mas o Kiron dá um bordo Kamikaze para o leste e surpreendentemente abre uma boca do Phantom e monta a bóia de barla mais de um minuto a frente.
Para delírio dos tripulantes do time da Locamaxx, sob a estratégia e tática do mago mestre dos ventos, Luciano Sechin , com Eduardo Miojo na proa, Lobão na secretaria e o novato Marcos Albuquerque já com as mãos em carne viva,o Phantom veio assombrando o Deus da mitologia grega e em pouco tempo os alcançamos.
Forçamos os gregos por barla, levando-os para quase fora do lay line , a quando chegamos a um barco, a frase do dia é proferida:
Luciano brada ao Bruno:
-Prezado, vc quer por barla ou por sota?
Foi por barla, no jibe, e abrimos então uma boca de vantagem , vencendo a terceira e última regata do certamen com certa folga.
Meus leitores devem estar se indagando se existe uma rivalidade grande??
Obviamente que sim , mas saudável e digna dos Yacht-men, pois como no futebol, nas peladas ela existe e na água não seria diferente.
Após o campeonato, os derrotados nos cumprimetaram com respeito, e todos se reuniram no Iatinho( o original de 1949)e juntos confraternizamos este novo tempo da vela capixaba.
Esta rivalidade somente irá elevar o nível técnico de nossa vela, é mais que positiva, é mister!
O Kiron certamente virá nos detonar em eventos futuros, mas a verdade é que desta feita nos fomos os botafoguenses da vez.
Sem medo de errar,digo aos senhores que uma nova era da vela capixaba se inicia, vamos todos evoluir!
Parabenizo também o Marcos Visa do Maranata, pela brilhante performace em seu lindo delta 32 , sempre com altíssimo astral a bordo.
Só falta ele sair da classe bico de proa e medir o barco para entrar no páreo.
Parabéns a equipe do Due Amicci, pelo belíssimo layout da unimed e seus uniformes dignos de cidadãos do anhangabaú endinehirados e de alta classe, altíssima diga-se de passagem!!
Agradecimentos também a Layla, secretária de vela, ao Geras, vice comodoro, e a todos que apoiam e acreditam neste esporte maravilhoso!!
Bons ventos a todos

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