Com mais da metade do percurso de travessia do Atlântico já percorrido, o barco City of Cape Town, patrocinado pela prefeitura da Cidade do Cabo e que conta com quatro velejadores do Projeto Grael na tripulação (únicos brasileiros na regata), continua liderando a regata no tempo corrigido.
O tempo corrigido é uma forma de estabelecer um comparativo entre barcos de diferentes tamanhos, tipos de desenho e construção, e outros critérios. Ou seja, um barco maior e mais sofisticado precisa chegar com uma determinada vantagem com releção a outro menor e menos sofisticado.O barco City of Cape Town (de 41 pés) só tem um barco à sua frente, o Prodigy, de 51 pés, e descrito no site da competição (http://www.capetorio.heineken.com/) como "uma máquina de regata". Com o critério do tempo corrigido, o City of Cape Townlidera com boa vantagem sobre os adversários.
Desde o início, o barco com os brasileiros optou por uma rota mais ao Norte que os demais e o resultado tem sido muito bom até agora. Nos últimos dias, a performance tem sido sempre superior à dos adversários, sendo que o barco registrou uma singradura de 213 milhas nas últimas 24 horas. A única excessão é para o Prodigy, que tem sido mais rápido (221 milhas nas últimas 24 horas), mas não o suficiente para compensar as suas vantagens comparativas e, por isso, o barco não está em boa posição geral na regata (tempo corrigido). No tempo corrigido, o Prodigy está em oitavo lugar. Os barcos que seguem depois dos dois barcos mais a frente tem tido um resultado bem inferior: Ciao Bella, o segundo colocado no tempo corrigido, avançou 174 milhas; Xtra-link, 179 milhas e Cape Storm, 150 milhas. Os demais barcos estão ainda mais lentos.
O Prodigy tem encontrado muitas dificuldades. A regata, como esperado, tem sido com vento em popa praticamente desde o seu início, na Cidade do Cabo. Mesmo com ventos moderados, o Prodigyjá rasgou dois spinnakers (vela balão), velas apropriadas para melhorar a performance com ventos de popa e través. Estas velas devem estar fazendo muita falta. Outro problema é que devido às características do barco, o Prodigy não tem bom resultado quando veleja de vento em popa ("popa raso") e, portanto, os seus tripulantes são forçados a veleja-lo um pouco mais orçado, o que obriga que o barco prossiga fazendo um "zigue-zague", levando-o a singrar uma distância muito maior que os demais. O comandante do barco estima que para avançar as 221 milhas registradas, o barco teve que percorrer na verdade 270 milhas.
O que terão pela frente?
Como indica o mapa acima, que representa as curvas de pressão atmosférica no Oceano Atlântico Sul (hoje, terça feira, 25/01/2011), mostra que os barcos deverão encontrar ventos mais fracos e instáveis ao se aproximar do litoral brasileiro. Isso deverá diminuir o excelente ritmo que a regata teve até agora e atrasar um pouco a chegada dos primeiros colocados ao Rio de Janeiro.
Tudo leva a crer que ainda teremos muita emoção pela frente e continuaremos na torcida para que o City of Cape Town faça uma ótima chegada ao Rio de Janeiro. Qualquer que seja o resultado, teremos muito o que comemorar.
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Quer saber quem são os quatro velejadores do Projeto Grael na Regata Cape Town-Rio? Acesse aqui
A TRIPULAÇÃO DO PROJETO GRAEL NA REGATA CAPE TOWN RIO TEM O APOIO DAS EMPRESAS:WELLSTREAM
Os barcos já passam da metade do caminho...
City Of Cape Town liderando no corrigido, com os 3 rapazes( abaixo foto da tripula) do projeto Grael a bordo!!
G-COMEX
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