28/02/2011

Star Class, the boat called "Stradivarius of the seas", 100 years for history & glory!!

Star de 1911 a 2011
A história do Star, o violino dos mares, o clássico dos clássicos, o barco mais lindo que existe no mundo, dono de uma elegância e estilo inimitáveis,  a classe que deu a Torben e Marcelo Ferreira 4 medalhas olímpicas 2 de ouro e duas de bronze( que somada a medalha no soling faz com que São Torben seja o maior medalhista olímpico da história  da vela mundial) a Lars  que foi bi-campeão Brasileiro  no Star , somados a um terceiro e um quarto lugar no mundial( mesmo amputado e correndo contra os tops) além de suas duas medalhas olímpicas e um 



Este é o modelo usado de 1930 a 1960



flotilha inicial do 1 ao 22
sem número de títulos,  a Gastão  Brun  que foi tri  campeão sul americano, a Sheidt e Prada que ocuparam o topo da classe em todo o mundo , atuais medalhas de prata olímpicos, e ao eterno tri campeão mundial de Finn, Joerg Bruder  que fora quarto colocado na classe star na olimipíada do setembro negro em Munich, entre outros fantásticos yachtmen tupiniquins.
Mr. George Elder
No mundial do ano passado realizado no Rio,  4 duplas brasucas ficaram  entre os 10 primeiros, com Torben/Playboy em 3º. Lars/Ronald em 4 º Alan /Guilherme Almeida em 5º, e Sheidt e Prada em 9º, sendo a melhor campanha brasileira de toda história embora o título não tenha vindo.

 O país já conquistou quatro vezes o Mundial, nenhum deles em casa. Alan Adler e Nelson Falcão foram campeões na Itália, em 1989. Torben Grael e Marcelo Ferreira levaram o título nos EUA, em 1990.
Star Taurus, o numero 1.
Ao lado do alemão Alexander Hagen, Ferreira se tornou o único brasileiro bicampeão mundial em 1997, também nos EUA.  Foi a quarta vez que o evento foi disputado em águas verde-amarelas.  
Torben e Ferreira são os donos dos melhores desempenhos. , em 1996, os dois também terminaram em terceiro lugar,.
Antes disso, o torneio veio ao Rio em 1980. Naquele evento, o melhor foi Gastão Brun, ao lado de Fernando Nabuco, em sétimo lugar – o Mundial teve o norte-americano Tom Blackaller como campeão.
Em 1960, o melhor barco com bandeira brasileira não era de um brasileiro, mas do alemão Walter Von Hütschler. Campeão mundial em 1938 e 1939, Von Hütschler deixou a Alemanha durante a guerra e foi um dos responsáveis pela realização do evento no país. Ao lado de Jorge Carneiro, foi oitavo colocado.(#)

(#)Em 1936, o timoneiro  naturalizado brasileiro, o alemão  Walter , introduziu  um mastro mais flexível para os star e ganhou os campeonato mundiais em 1937/1938 e novamente em Keil, Alemanha, em 1939 - a primeira vez que o evento foi realizado na Europa, talvez Brudder  , tenha se inspirado no alemão brasuca, para anos depois junto com o austríaco Haudashl trazer a revolução dos sets também  para os Finns.
O " BUG".

 O stradivárius dos mares este ano completa 100 anos, mas esta lenda , esta tradição começou muito antes de 1911, então chega de jeb jeb e vamos a história, de antemão peço desculpas ao leitor pela qualidade do artigo, pois a tradução não é meu forte, mesmo assim me esforcei ao máximo para trazer aos amigos nautas um pouco de cultura do mar e momentos aprazíveis! Então vamos lá!
Em 1906, um barco de 18 pés chamado  “Bug “foi projetado no escritório de William Gardner, em Nova York , sob encomenda de Mr. George Corry, Muito semelhante ao  Star , o Bug foi uma idealizado por Mr. Corry, cuja  alcunha  era “Pop”,  que queria um barco pequeno , um  monotipo  para velejadores não abastados mas amantes de regatas,  Os barcos custavam  U$ 140 cada, o que  não era uma quantia exorbitante, infelizmente ou felizmente  como o leitor e aficcionado possa interpretar, o Bug revelou-se demasiado pequeno
e muito “molhado” e consequentemente desconfortável, assim sendo ,  em 1910 , Mr. Pop voltou a Gardner para pedir uma versão um pouco maior. Nascia assim o Star,  ao custo unitário de U$ 250, o barco foi desenhado pelo arquiteto Francis Sweisguth, no outono de 1910 ,  
Ele também foi um dos  donos originais dos 22 primeiros star construído  por Ike, e dele era o número 6 , o ficou em suas mãos de 1911 até 1915 ),e já no inverno de 1911 estes 22 primeiros barcos  construídos por Ike Smith, em Port Washington, em Long Island, Nova York,  foram entregues aos seus donos.
O Star número 1 fora batizado de Taurus, mas não necessariamente fora o primeiro a ser feito, pois os 22 barcos saíram juntos do “forno” e foram sorteados entre os yachtmen amantes de regatas.
Mr William Gardner.

O número 1 do Taurus , talvez pela força cabalística de seu numeral  , venceu com propriedade muitas e muitas regatas durante mais de 15 anos.
O Star original não era montado com o set de velas e mastreação de hoje, já em 1919 houve a primeira alteração do projeto feita pelo próprio Mr. Francis.
 A classe centenária se mantém fiel a origem,   embora o desenho básico não tenha sido alterado desde sua criação, o barco em si é o mesmo. (nas imagens o leitor pode apreciar as grandes mudanças ocorridas ao longo da história.)

O modelo de 1911 não seria reconhecido como hoje Star, pois o equipamento e o set era totalmente




diferente de hoje, tinha um mastro curto e carregava uma gafe longa quase paralela ao grande, e uma retranca enorme que avançava quase  três pés sobre a popa , os acessórios eram brutos ou inexistente .
 Em 1914 , com o trabalho  decisovo de George W. Elder , o mentor  , nasce a classe organizada.
Nas regatas dos anos  pré-1920 , onde cada iate clube tinha a sua  própria classe, seu próprio monotipo, não haviam nem mesmo as  regatas de classes inter-clube, as regatas de monotipos  eram  desconhecidas, pois não havia duas flotilhas de
um  mesmo tipo de barco, neste contexto heterogêneo Elder concebeu a idéia de uma organização unificada, com influência não só em vários portos de Long Island  (que por si só, teria sido uma idéia nova), mas todos em  clubes e marinas de
toda a américa e, eventualmente, em todo o mundo






 Não havia nenhum equipamento elétrico para içamento de barcos, velas de dacron, mastros flexíveis, materiais compostos, a infra estrutura era mínima, mas a vontade enorme, nesta época as naves do tamanho do Star eram sempre mantidas na a água durante todo o verão( içados somente no inverno), o  automóvel era ainda uma nova invenção, lidar com um reboque era duvidoso e confuso, então dá para gente entender como os caras eram “cascudos” e determinados e estavam convictos em levar adiante o projeto. 
Podemos então  afirmar  que George “Pop Corry” foi o "pai do Star", mas George Elder foi verdadeiro   mentor e tutor da “Classe Star “ de sua infância até sua maioridade , pois sem o trabalho dele, a organização da classe e teria sido retardada por anos ou décadas, e particularmente acredito que este trabalho originou a organização  da vela em classes de monotipos. 
Naquela época em que as classes eram pequenas e se iniciavam as regatas organizadas,   em que classes que vinham surgindo e desaparecendo a cada ano , neste contexto o Star sobreviveu, e cresceu , tendo hoje mais de 10.000 barcos cadastrados em mais de 40 países,  graças ao empenho e o  entusiasmo dos Georges( “ Pop e Elder”)e alguns outros amantes da vela, naqueles longínquos anos, transcrevo aqui uma célebre frase de Mr. George Helder:

-"O barco sozinho, porém, não foi inteiramente
responsável pelo grande sucesso que se seguiu.
O grande interesse tomado pelos donos dos barcos
e os esforços incessantes da Associação
chamar a atenção do mundo do iatismo somado aos
méritos dos barcos, foram os grandes
responsáveis pelo sucesso sem precedentes da
classe”


Começava aí a ser escrita a históira da S.C.Y.R.A,  feita com letras douradas , ornada toda pompa e circustância que a classe possui até hoje em seu centenário, apesar de seu “descredenciamento” olímpico.
Durante seus últimos anos, o aficcionado amante do mar , tutor da classe,  apreciador da história e das tradições marinheiras trabalhou duro em um livro sobre a história da classe Star.
Este livro “ Foty years among the stars”, com o título traduzido para "Quarenta Anos entre as Estrelas", foi publicado postumamente no final dos anos 50.



O primeiro set de montagem perdura de 1911 a 1920, quando surge a primeira alteração na jaqueira e  das velas, sendo o sistema de gafe top substituído pelo sistema de "marconi", em 1929 fora apresentado o set que a partir de 1930 passou a ser usado e perdura até hoje, com algumas pequenas alterações ao longo da história.


Dentro da evolução da Classe  enquanto barco teve o papel preponderante de Francis Sweisguth, que como dissemos anteriormente, além de projetista , foi proporietário do  barco número 6 da primeira série construída.


Ao longo dos anos, a classe se multiplica pelo mundo afora, sendo "palco" para espetáculos  os baravíssimos velejadores e maestros do naipe de Denis Connor, nos anos 70, e que povoa o meu pensamento desde então, pois nunca tive a oportunidade de velejar um barco destes, apenas os contemplo a velejar elegantemente quando vamos participar de regatas no Rio de Janeiro, pois aqui em Vitória nunca tivemos uma nave destas.


A grande lástima que fecha aqui a breve matéria sobre a evolução da classe star, é não entender o motivo de descredenciamento olímpico do violino dos mares, é triste ver que o barco sobreviveu e cresceu ao longo dos 100 anos de sua existência , mas não suportou a
especulação comercial e louca do comitê olímpico, a exemplo da Americas Cup, mas contudo porém voilá! que se danem os cartolas olímpicos, o barco é e sempre será a classe máxima dos monotipos , lar dos deuses do mar.

Réplica do Star de Peter Ficker, por Atílio Bermudez.
Bons ventos a todos!!

3 comentários:

  1. História maravilhosa!

    Existe sim uma reverência aos nossos heróis: Os que sabem têm o dever de transmitir os acontecimentos, como agora feito.

    Parabéns

    kikogolf

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  2. Um barco desses aqui em Vix daria prejuízo.

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  3. Storm, nem tanto... essa desculpa que vitoria venta muito, bla, bla, bla eh tipica da turma da varanda. Sao Francisco venta mais que Vitoria e tem uma flotilha de star super ativa.
    Aqi eh mais $$$ e a cabeça da turma mesmo, vide o ennoo q tem um soling ha 15 anos e o clube ainda nao tem guindaste

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Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!