28/04/2011

Barcelona World Race, two crew, non stop

27/04/2011

Traje de gala para dia frio!

Regata Gijón a Luanco, Gijón, semana passada.
Avelok se veste com muita roupa e algum humor para aguentar um clima diferente , e com vento forte e mar grosso.

Bateras de Búzios, e as gentes de lá, a origem desta tradição interessantíssima.





A história desta vedete da vela Buziana começa com o Joel, um pescador que foi criado a bordo dossaveiros na Bahia. Ao mudar-se para Búzios o Joel sentiu uma necessidade de velejar, mas como? se lá não haviam saveiros?



E não teve erro! pegou uma batera de pesca e junto com o Johny preparam a primeira delas.
Em seguida o Jonhy manda executar a construção de mais um exemplar, e o Joel também.
Começa a rixa( positiva) , mas Joel encomenda uma bateira maior que a do Jonhy, com ganas de vitória e esquecendo que haviam combinado um projeto one design.
As regatas se inciaram , Joel X JohnyJohny X Joel.
O baiano inventou uma série de artifícios ( nem sempre dentro do combinado)no intuito de derrotar o Nauta , tipo coisa de "corrida maluca".
O barco simpatissíssimo , pintado como manda a tradição dos pescadores, com cores alegres e nomes poéticos, é tripulado por 3 pessoas, feito de madeira e patilhão longitudinal( não pode andar muito caçado pois atola e deriva), armado com mastreação e velas de velhos barcos da classe Star começa a chamar atenção da elite da vela do balneário, e rapidamente se desenvolve. Hoje já existe um calendário oficial de regatas, uniformes para as bateras, que já formam uma flotilha de 12 naves, etc.
batera da foto é a Black Pearl, qualquer semelhança com a nave de Paul Cayard é mera coincidência, mas o charme e o carisma, são muito maiores.
Pretendo desenvolver esta idéia por aqui também, é a total desmistificação de que a vela é um esporte de Elite
No quadro abaixo alguns momentos desta classe. Destaque para os irmãos Blancpain, ex-cowboys que viraram velejadores graças ao resgate da tradição da família suíça e inglesa( com um pé na argentina), e o J24 herdado de seu avô o Vibração.
Os irmãos "brothers " Pierre e Philip Blancpain, filhos do ex piloto de Formula turismo, sexto colocado nos 500 kms de interlagos de 1972(  http://wsrp.wz.cz/laraces1972.html#2) , Paul Blancpain e da Inglesa Phillipa, donos da pousada charmosíssima " fazendinha", fazem o apoio náutico no Clube, são pessoas sem tempo ruim , pau para toda obra, prestativos e pró-ativos, se precisar estarão lá. 
Além do apoio náutico em Búzios, os irmãos fazem passeios de barco com turistas, ministram aulas para inciantes, charters, e delivery para todo o Brasil.
Estando em Búzios e querendo dar um bordo, mas não foi de barco?!, acerte um charter com eles, contatos : 22-78115422( Pierre )
Aproveitamos o ensejo para agradecer e parabenizar toda a galera do ICAB pela sensacional acolhida e pelo belíssimo campeonato que realizaram na semana de vela 20011( BSW 2011).

avelok

Pepe Palácios, a lenda viva, a fera do Snipe Asturiano, em entrevista exclusiva a revista the yacht-man durante um jantar no "El Candiz" em Gijón.

Sailing t shirts, série exclusiva com 50 unidades apenas, pedidos pelo email renato@locamaxx.com.br


Demorou mas saiu!  para adquirir basta que me enviem o seu endereço e o tamanho/cor da camisa para renato@locamaxx.com.br, vc pode fazer o depósito no santander agencia 4396 cc 010002414, envie um email avisando do depósito, a  manga curta custa 40 manga longa 60, temos baby look e infantil também, espero que vc goste , foi o must em búzios todos tirando fotos da camisa!

25/04/2011

Búzios sailing week 2011, com participação especialíssima de Don Gonzalo Arselli nas fotos, segue relato do evento.



Durante os dias 21 e 23 de abril participaram da 23ª Buzios Sailing Week os veleiros capixabas Phantom Of The Opera do comandante Renato Avelar( Avelok) e Aventureiro do comandante Rodrigo Stephan, num macht sensacional e emocionante.
a lenda.
No dia 21 foram disputadas 2 regatas de barla sota, tendo o Phantom chegado na frente do Aventureiro em ambas no tempo real a primeira com 18 segundos de vantagem e a segunda com um minuto e 20 segundos de vantagem,  todavia no tempo corrigido o Aventureiro venceu a primeira da série com uma diferença de apenas 6 segundos no corrigido, sendo derrotado na segunda.
O veleiro Kee Kee, deca campeão do evento, venceu as duas regatas com muita tranqüilidade, por se tratar de um barco bem maior que os capixabas e que ainda tem um rating menor que o Phantom e o Aventureiro,  ficou nas condições de vento médio imbatível.

icab, lugar mágico.


o escrete fantasma a bordo


Mas ao bem da verdade, isto não vem nem ao caso, o bacana é ver os pegas na real!
Chega de delongas e jeb jebs e vamos ao macht.
los 3 amigos! marcelon dos correios,  mac e avelok
Modelito( KeeKee), Memê e Fabiano , bons amigos em momento de descontração.
O vento estava perfeito, na casa dos 16 nós, um mar com ondas maravilhosas, um azul profundo e transparente, todos navegando lindamente sobre aquele mar sagrado e mundialmente conhecido da cidade de Búzios, revelado por Brigitte Bardot ao mundo nos anos 60, palco dos maiores eventos da vela Brasileira , adicionando ainda  doses industriais de receptividade do comodoro Alan Juliée seu filho Pierre  e toda a equipe do Iate Clube Armação de Búzios, tornaram o evento uma festa sensacional, única, inimitável, mágica... com todos os predicados , adjetivos e toda a propriedade que a ocasião pede, e não se pode descrever em meras e míseras letras ou imagens seguer( mesmo em movimento), tem-se que vivê-lo para ver, que sentir na pele, sentado na amurada vendo o por do sol, batento papo com os amigos em meio ao burburinho náutico.
No segundo lindo dia do evento, foi realizada a regata de longa distância , com saída na Praia do Canto, com uma perninha de contravento até o ICAB e de lá seguindo empopado para montagem de 2 bóias na praia de Geribá, retornando de up wind e chegando em frente ao ICAB, num percursso de aproximadamente 18 milhas que fora velozmente percorrido em torno de 2 horas e meia.
A equipe do Phantom Of the Opera fez uma grande largada, abrindo grande vantagem sobre os adversários, montando a marca do curto contravento em frente ao ICAB( de onde seguiriam para Geribá) em primeiro lugar, seguidos pelo Keekee e Aventureiro .
Após a montagem da ponta de João Fernandez, balão para cima! E o Phantom seguiu em vantagem porém com menos velocidade, o que fez com que o Keekee o ultrapassasse nas imediações da enseada de Geribá e em seguida foi também ultrapassado pelo Aventureiro que anda uma barbaridade de vento em popa e vinha soltando fogo pelas ventas, com seu timoneiro mega concentrado tirando tudo da nave.
Na montagem da bóia em frente a Geribá, o Aventureiro que vinha por dentro e com direito ultrapassa o Phantom e segue de contravento em direção ao ICAB.
largada, o fantasma la na ponta esquerda!

A equipe do barco mascarado e vestido de azul , enfeitado com balão “brasuca”, toma a errada decisão na escolha da vela de proa, optando pela genoa 2, o que fez com que o barco navegasse sem potência, ficando em desvantagem em relação aos rivais em orça e velocidade, assim o KeeKee segue absoluto na frente, o Aventureiro alguma distância atrás do líder e o Phantom retorna ao clube disputando o contravento com o belíssimo 40 pés Quiricomba da escola naval, a linha de chegada foi definida nas posições acima.


No último dia de regatas onde seriam realizadas duas provas de barla sota, o KeeKee bastava completar uma regata que já seria campeão antecipado, e o Phantom deveria chegar os dois combates na frente do Aventureiro para assegurar o tri-vice campeonato, e assim o clima fervia na pré largada, sob um vento de 18 nós os barcos se alinhavam na imediações da ilha feia, na primeira largada sairiam as mega naves da ORC e da novíssima classe IRC que estreiava em traje de gala nas águas belíssimas do balneário carioca,  e na segunda largada partiriam  os barcos da RGS e demais classes.
Coisas que fazem vida valer a pena, um beijo de filho!
O Phantom faz uma excelente largada e segue em direção a marca de barla vento seguindo bem de perto o Aventureiro, embora o veleiro mascarado estivesse com problemas em relação ao ângulo de orça e a velocidade, que se faziam por demais pobres, contudo com uma tripulação afiadíssima e navegando com muito alto astral e alegria, conseguiu a muito custo se manter bem próximos  do Aventureiro até a primeira marca.
Tripulação de amanhã.

Assim que entraram na empopada, a austeríssima nave branca do grande Snipista Rodrigo Stephan dona de uma velocidade espetacular e ele timoneiro maestro, mantem uma apertada vantagem sobre a equipe fantasma, porém são  ultrapassados na bóia de sota, onde os Aventureiros se enrolaram na descida do balão e na subida da genoa, ficando meio que parados na marca.
O Phantom segue então em frente , marcando passo a passo o Aventureiro, metro a metro, palmo a palmo e assim seguindo até a marca de barla de onde desceriam em direção a chegada.
A bóia de barla é vencida pelo KeeKee , seguido pelo barco do Comandante Avelar, e logo atrás, bem perto os Aventureiros, que por descuido deixam o balão cair na água, dando ainda  mais alguns metros de vantagem a tripulação fantasmagórica.
Na descida para a chegada, o Aventureiro aproveita suas características de excelente barco para ventos a favor , e anda ao máximo vapor, ultrapassando com muito custo e centímetro a centímetro o Phantom. Comandante Mancha e sua trupe acabam cruzando a linha apenas 6 segundos( tempo real) a frente, e desta forma assegurando o vice campeonato da semana de vela de Búzios.
A última regata foi somente para cumprir tabela e celebrar a vida naquela que é conhecida como a melhor raia de regatas do mundo por ninguém menos que Torben Grael.

A infra estrutura foi perfeita, regada a muita cerveja, descontração, sensacionais banquetes e o inesquecível e indescritível por do sol do ICAB, incentivamos a todos a participar deste evento, que dá de dea a zero  em charme e astral na rolex ilhabela sailing week.
Na classe RGS, o KeeKee sagrou-se pela décima vez campeão do evento, seguido pelos capixabas Aventureiro e Phantom Of The Opera.
Um grande abraço e bons ventos a todos!


Aventureiro no encalço do fantasma.

20/04/2011

Salseiro total, chega a doer!!

Breve, matéria completa sobre o time Asturiano da Barcelona World Race, um projeto capitaneado por Jesús Soares e seus pares.

Fran Palácios e Juan Merediz não conseguiram completar a volta ao mundo, muito embora foram aguerridos e mesmo após a quebra do mastro, continuaram. Foram cerceados do sonho após a estrutura do barco se romper na Nova Zelândia.
Tivemos o prazer de conhecer o mundo destes heróis Asturianos, entrevistamos seus pais, fomos a sua casa saber como vivem e como começaram no mundo da vela, conhecemos seus amigos e na hora que voltava para casa, no vôo de Gijón a Madrid, tive a oportunidade de dar um abraço nestes gigantes que voltavam para casa, desembarcando no vôo que eu ia embarcar em seguida, momento eternizado por uma foto sensacional.
O fato de não terem completado a volta ao mundo é um mero detalhe, pois o fato é que estes caras e seus amigos colocaram em prática um plano que para a maioria dos milhões e milhões de velejadores do mundo  parace impossível e inalcançável, o que para eles foi muito diferente.
Na foto abaixo( www.barcelonaworldrace.com) o barco com mastro quebrado, com velas armadas em fortuna se aproxima do porto para reparos.
Depois da semana santa, teremos uma mega matéria , com textos, entrevistas, fotos e vídeos, uma edição inteira da revista da vela dedicada e estes valentes homens do mar cantábrico.

19/04/2011

Taça Primavera disputada em Gijón, no segundo vídeo , ambos curtinhos vemos a atravesada animal do First 8 mts na montagem de bóia, e apreciamos as condições de vento da regata em águas Européias.


Filmagem a bordo do J80 Aldaco, de Jesús Soares, com Renato Avelar( ICES), Nico e Marcelinto, mar Cantábrico dia 16 de abril de 2011.
O Aldaco venceu a regata no tempo real, com 2,28 segundos sobre o segundo colocado.
O percurso de foi de Gijón a Luanco, ida e volta, algo em torno de 20 milhas, vento nordeste de 20 a 25 nós e frio de 12 a 15 graus.

11/04/2011

Por que hoje é domingo!

Nesta espetacular foto feita num dia qualquer do fim dos anos 90 começo da década de 2000, avelok( phantom ) e mancha( aventureiro) planando de snipe em dia de toco de vento na capital capixaba!
Good moments, good vibes!!

10/04/2011

International Buzios Sailing Week 2011: The Phantom Of the Opera sailing team, now is ready for the macht, alea jact est!



Neste domingo encerramos os treinos para a buzios sailing week, que pela primeira vez terá 2 barcos capixabas, o phantom locamaxx netimóveis,  e o aventureiro. Treinamos duro esta semana , 3 treinos em apenas 4 dias, inclusive treino noturno.
A tripulação do fantasma está muito, mas muito bem entrosada e velejando com muito astral a bordo, a alegria e o clima leve imperam no escrete . Iremos com ganas de vitoria, em búzios o Mac se junta ao time( ja correu conosco 2 bsw, 2 circuitos rio e uma ilhabela rolex!)embora o rating do fantasma( tempo corrigido) do barco não esteja ajudando pois está altíssimo em função da nova regra e da vela de pentex, assim sendo vamos ter que tirar leite de pedra e fazer a nave literalmente voar, pois temos que chegar muiiiiito na frente para vencermos no corrigido, tem kee-kee , saravah, e outras feras na raia, vai ser osso, mas vamos com tudo para cima dos adversários, com garra e respeito.
O barco zarpa amanhã para cabo frio onde ficará até a vespera da regata com Jens no comando.
Torcida e pensamento positivo serão fundamentalmente super hiper bem vindos!!!
Obrigado a todos que nos incentivam a realizarmos nossos sonhos e velejarmos nos principais eventos do Brasil!
A tripulação do Phantom é formada por:
  1. Renato Avelar- 42 anos, corretor de imóveis, comandante, timoneiro.
  2. Marcos Albuquerque- 45 aos,  cirurgião dentista , secretário e catracas.
  3. Marcelo Tadeu- 52 anos, Diretor dos Correios, catracas e trim da genoa.
  4. Macintyre-  53 anos, Diretor da SHV do Brasil, trimer do grande e catracas
  5. Leonardo Teodoro de Oliveira- 30 anos, Radiologista, proa 
  6. Julio Cesar Santos Marques- 22 anos,  Imobiliarista da Locamaxx Netimóveis, proa e trim do balão , e trim do cunnigham.


Jens Olav, Skipper Profissional,  apoio de logísitica e transporte do barco.

O phantom of the opera sailing team tem patrocínio exclusivo da Locamaxx Redenetimóveis ltda.

08/04/2011

Ferias, enfim as merecidas férias!!

Amigos, nautas e amantes da vela de plantão, este post é para sinalizar que estou de férias, sem celular e no módulo stealth ao pé da letra, dia 26 reativamos , mas as postagens vão comer soltas e a atividade náutica idem!
Dia 11 vamos para Espanha fazer onde poderemos produzir matérias super legais, e além disto vamos correr  um fim de semana completo de  regatas com Jesús Soares Gonzales,  dia 19 de abril  voltamos e dia 20 já vamos para Búzios para a BSW 2011!!

Galera do ICES 1981.

Da esquerda para direita: Alexssandro, Frank Brown, Avelok( tomando cascudo de frank, seria uma forma de bulling?klkkkk), Eduardo Zenóbio, Albert Bitran, Paulinho Tommasi, Renato Santos Neves.
agachados da esquerda para direita: Jesus Soares Gonzales, Bruno Tommasi, Juliana Queiroga e Helvio Pichamoni.

Segunda feira o capitão internacional Jens Ulfeldt leva o Phantom para Búzios , a fim de participarmos da semana de vela, e vamo que vamo!! FACA NOS DENTES!!


O capitão Jens aqui em foto no arquipélago dos Açores.

06/04/2011

André Rocha, atleta Locamaxx Avelok, vencedor da classe Dingue na Volta da Taputera


André, mais conhecido como Tchê, um cara nota 10 , um amante da vela, e que está transformando seu filho num homem de primeira linha graças a disciplina e a vela! ambos patrocinados pela Locamaxx e avelok.

04/04/2011

Encontrado o baú do tesouro da vela capixaba, breve mega matéria sobre os primórdios do ices!

Acervo inétido do SR Tarquínio, jamais publicado em fonte alguma:
Nesta foto vemos o mestreTarquínio ao centro de camisa clara e bigodes, ladeado por Jacaré, Morris atrás do sr de suéter, vamos em breve saber quem são todos estes velejadores, e uma matéria linda vem aí!!
Material gentimelnte enviado e pertencente ao acervo pessoal de Jose Tarquínio Filho.

Game Over, Virbac Paprec volta a Barcelona depois de dar a volta ao mundo.

03/04/2011

Frase da semana

Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que vêem as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para a frente. E, enquanto alguns os vêem como loucos, nós os vemos como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam."
Jack Kerouac

Volta ao mundo em 90 e poucos dias... tá chegando ao fim a BWR, pelo menos para o Líder!


Nota de falecimento.

Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, ontem o pai de nosso amigo velejador Jens Olav deixou nosso mundo material
O Sr Nills Ulfeldt faleceu ontem, aos 80 anos na Cidade de Venda Nova do Imigrante no ES, onde foi enterrado.
Os nossos sinceros pêsamos ao colega e amigo do peito Jens, e que bons ventos acompanham o Sr Nills na sua nova dimensão.

Sailing Anarchy ( the # 1 in the world)sunday news

Ficamos imaginando o que o rei de todos os malucos, Reid Stowe preparou em um longo trabalho." já sabíamosque tinha que ser uma coisa louca - e aqui está ele. Com a alegação de "downsizing" de seu barco, mas carregando junto a ele todos os seus sonhos"(seja lá o que diabos é isso quer dizer),Stowe está agora a planejar e "fazer o que nenhum homem, mulher ou criança jamais tenha feito" :- Navegar de Nova York - a Islândia, e depois para a Rússia com o objetivo de "proclamar um novo espírito de vela, baseado na união!
Bons ventos!!!


Para descontrair um pouco neste domingo sem velejo, pelo menos para mim...




Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!