27/04/2011

Bateras de Búzios, e as gentes de lá, a origem desta tradição interessantíssima.





A história desta vedete da vela Buziana começa com o Joel, um pescador que foi criado a bordo dossaveiros na Bahia. Ao mudar-se para Búzios o Joel sentiu uma necessidade de velejar, mas como? se lá não haviam saveiros?



E não teve erro! pegou uma batera de pesca e junto com o Johny preparam a primeira delas.
Em seguida o Jonhy manda executar a construção de mais um exemplar, e o Joel também.
Começa a rixa( positiva) , mas Joel encomenda uma bateira maior que a do Jonhy, com ganas de vitória e esquecendo que haviam combinado um projeto one design.
As regatas se inciaram , Joel X JohnyJohny X Joel.
O baiano inventou uma série de artifícios ( nem sempre dentro do combinado)no intuito de derrotar o Nauta , tipo coisa de "corrida maluca".
O barco simpatissíssimo , pintado como manda a tradição dos pescadores, com cores alegres e nomes poéticos, é tripulado por 3 pessoas, feito de madeira e patilhão longitudinal( não pode andar muito caçado pois atola e deriva), armado com mastreação e velas de velhos barcos da classe Star começa a chamar atenção da elite da vela do balneário, e rapidamente se desenvolve. Hoje já existe um calendário oficial de regatas, uniformes para as bateras, que já formam uma flotilha de 12 naves, etc.
batera da foto é a Black Pearl, qualquer semelhança com a nave de Paul Cayard é mera coincidência, mas o charme e o carisma, são muito maiores.
Pretendo desenvolver esta idéia por aqui também, é a total desmistificação de que a vela é um esporte de Elite
No quadro abaixo alguns momentos desta classe. Destaque para os irmãos Blancpain, ex-cowboys que viraram velejadores graças ao resgate da tradição da família suíça e inglesa( com um pé na argentina), e o J24 herdado de seu avô o Vibração.
Os irmãos "brothers " Pierre e Philip Blancpain, filhos do ex piloto de Formula turismo, sexto colocado nos 500 kms de interlagos de 1972(  http://wsrp.wz.cz/laraces1972.html#2) , Paul Blancpain e da Inglesa Phillipa, donos da pousada charmosíssima " fazendinha", fazem o apoio náutico no Clube, são pessoas sem tempo ruim , pau para toda obra, prestativos e pró-ativos, se precisar estarão lá. 
Além do apoio náutico em Búzios, os irmãos fazem passeios de barco com turistas, ministram aulas para inciantes, charters, e delivery para todo o Brasil.
Estando em Búzios e querendo dar um bordo, mas não foi de barco?!, acerte um charter com eles, contatos : 22-78115422( Pierre )
Aproveitamos o ensejo para agradecer e parabenizar toda a galera do ICAB pela sensacional acolhida e pelo belíssimo campeonato que realizaram na semana de vela 20011( BSW 2011).

avelok

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!