25/04/2011

Búzios sailing week 2011, com participação especialíssima de Don Gonzalo Arselli nas fotos, segue relato do evento.



Durante os dias 21 e 23 de abril participaram da 23ª Buzios Sailing Week os veleiros capixabas Phantom Of The Opera do comandante Renato Avelar( Avelok) e Aventureiro do comandante Rodrigo Stephan, num macht sensacional e emocionante.
a lenda.
No dia 21 foram disputadas 2 regatas de barla sota, tendo o Phantom chegado na frente do Aventureiro em ambas no tempo real a primeira com 18 segundos de vantagem e a segunda com um minuto e 20 segundos de vantagem,  todavia no tempo corrigido o Aventureiro venceu a primeira da série com uma diferença de apenas 6 segundos no corrigido, sendo derrotado na segunda.
O veleiro Kee Kee, deca campeão do evento, venceu as duas regatas com muita tranqüilidade, por se tratar de um barco bem maior que os capixabas e que ainda tem um rating menor que o Phantom e o Aventureiro,  ficou nas condições de vento médio imbatível.

icab, lugar mágico.


o escrete fantasma a bordo


Mas ao bem da verdade, isto não vem nem ao caso, o bacana é ver os pegas na real!
Chega de delongas e jeb jebs e vamos ao macht.
los 3 amigos! marcelon dos correios,  mac e avelok
Modelito( KeeKee), Memê e Fabiano , bons amigos em momento de descontração.
O vento estava perfeito, na casa dos 16 nós, um mar com ondas maravilhosas, um azul profundo e transparente, todos navegando lindamente sobre aquele mar sagrado e mundialmente conhecido da cidade de Búzios, revelado por Brigitte Bardot ao mundo nos anos 60, palco dos maiores eventos da vela Brasileira , adicionando ainda  doses industriais de receptividade do comodoro Alan Juliée seu filho Pierre  e toda a equipe do Iate Clube Armação de Búzios, tornaram o evento uma festa sensacional, única, inimitável, mágica... com todos os predicados , adjetivos e toda a propriedade que a ocasião pede, e não se pode descrever em meras e míseras letras ou imagens seguer( mesmo em movimento), tem-se que vivê-lo para ver, que sentir na pele, sentado na amurada vendo o por do sol, batento papo com os amigos em meio ao burburinho náutico.
No segundo lindo dia do evento, foi realizada a regata de longa distância , com saída na Praia do Canto, com uma perninha de contravento até o ICAB e de lá seguindo empopado para montagem de 2 bóias na praia de Geribá, retornando de up wind e chegando em frente ao ICAB, num percursso de aproximadamente 18 milhas que fora velozmente percorrido em torno de 2 horas e meia.
A equipe do Phantom Of the Opera fez uma grande largada, abrindo grande vantagem sobre os adversários, montando a marca do curto contravento em frente ao ICAB( de onde seguiriam para Geribá) em primeiro lugar, seguidos pelo Keekee e Aventureiro .
Após a montagem da ponta de João Fernandez, balão para cima! E o Phantom seguiu em vantagem porém com menos velocidade, o que fez com que o Keekee o ultrapassasse nas imediações da enseada de Geribá e em seguida foi também ultrapassado pelo Aventureiro que anda uma barbaridade de vento em popa e vinha soltando fogo pelas ventas, com seu timoneiro mega concentrado tirando tudo da nave.
Na montagem da bóia em frente a Geribá, o Aventureiro que vinha por dentro e com direito ultrapassa o Phantom e segue de contravento em direção ao ICAB.
largada, o fantasma la na ponta esquerda!

A equipe do barco mascarado e vestido de azul , enfeitado com balão “brasuca”, toma a errada decisão na escolha da vela de proa, optando pela genoa 2, o que fez com que o barco navegasse sem potência, ficando em desvantagem em relação aos rivais em orça e velocidade, assim o KeeKee segue absoluto na frente, o Aventureiro alguma distância atrás do líder e o Phantom retorna ao clube disputando o contravento com o belíssimo 40 pés Quiricomba da escola naval, a linha de chegada foi definida nas posições acima.


No último dia de regatas onde seriam realizadas duas provas de barla sota, o KeeKee bastava completar uma regata que já seria campeão antecipado, e o Phantom deveria chegar os dois combates na frente do Aventureiro para assegurar o tri-vice campeonato, e assim o clima fervia na pré largada, sob um vento de 18 nós os barcos se alinhavam na imediações da ilha feia, na primeira largada sairiam as mega naves da ORC e da novíssima classe IRC que estreiava em traje de gala nas águas belíssimas do balneário carioca,  e na segunda largada partiriam  os barcos da RGS e demais classes.
Coisas que fazem vida valer a pena, um beijo de filho!
O Phantom faz uma excelente largada e segue em direção a marca de barla vento seguindo bem de perto o Aventureiro, embora o veleiro mascarado estivesse com problemas em relação ao ângulo de orça e a velocidade, que se faziam por demais pobres, contudo com uma tripulação afiadíssima e navegando com muito alto astral e alegria, conseguiu a muito custo se manter bem próximos  do Aventureiro até a primeira marca.
Tripulação de amanhã.

Assim que entraram na empopada, a austeríssima nave branca do grande Snipista Rodrigo Stephan dona de uma velocidade espetacular e ele timoneiro maestro, mantem uma apertada vantagem sobre a equipe fantasma, porém são  ultrapassados na bóia de sota, onde os Aventureiros se enrolaram na descida do balão e na subida da genoa, ficando meio que parados na marca.
O Phantom segue então em frente , marcando passo a passo o Aventureiro, metro a metro, palmo a palmo e assim seguindo até a marca de barla de onde desceriam em direção a chegada.
A bóia de barla é vencida pelo KeeKee , seguido pelo barco do Comandante Avelar, e logo atrás, bem perto os Aventureiros, que por descuido deixam o balão cair na água, dando ainda  mais alguns metros de vantagem a tripulação fantasmagórica.
Na descida para a chegada, o Aventureiro aproveita suas características de excelente barco para ventos a favor , e anda ao máximo vapor, ultrapassando com muito custo e centímetro a centímetro o Phantom. Comandante Mancha e sua trupe acabam cruzando a linha apenas 6 segundos( tempo real) a frente, e desta forma assegurando o vice campeonato da semana de vela de Búzios.
A última regata foi somente para cumprir tabela e celebrar a vida naquela que é conhecida como a melhor raia de regatas do mundo por ninguém menos que Torben Grael.

A infra estrutura foi perfeita, regada a muita cerveja, descontração, sensacionais banquetes e o inesquecível e indescritível por do sol do ICAB, incentivamos a todos a participar deste evento, que dá de dea a zero  em charme e astral na rolex ilhabela sailing week.
Na classe RGS, o KeeKee sagrou-se pela décima vez campeão do evento, seguido pelos capixabas Aventureiro e Phantom Of The Opera.
Um grande abraço e bons ventos a todos!


Aventureiro no encalço do fantasma.

3 comentários:

  1. Prezado Renato,
    Obrigado pelo seu apoio e suas palavras.
    É sempre um prazer tê-lo a bordo.
    Abs,
    Pierre Joullié - ICAB

    ResponderExcluir
  2. Renatinho, o Phantom ficou lindo com a roupa nova, com as aguas de Búxios fica mais ainda. Pena não ter participado!!! Só de ver a galera com a stella artois se divertindo já me deu agua na boca. Fim de semana trocamos figurinhas sobre (BSW x Casorio de Lucky).

    Abração,

    Fernando Mendonça

    ResponderExcluir
  3. O Phantom ficou lindo a com a roupa nova. Só de ver a galera se divertindo em Búzios e tomando a stella artois já me deu agua na boca. Fim de semana nos encontramos para um bate papo no ICES.

    Abração,

    Fernando Mendonça

    ResponderExcluir

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!