01/05/2011

Tio Pedro Pimentel - ilha do Corvo



Tio Pedro, irmão do Vovô João Pimentel, que era pai de seu Wallace, um Corvino condecorado com a mais alta patente de Portugal. Grata supresa encontrar este vídeo e saber um pouco mais sobre nossas origens,  e alguns textos extraídos da wikipedia e do diário dos açores:
"Pedro Pimentel Cepo (n. 18 de maio de 1913 m. 17 de setembro de 2009), filho de Manuel Pimentel Cepo e Rita de Jesus Barbosa, nascido na Ilha do [[Corvo (Açores|Corvo). Agricultor e criador de gado por profissão, foi um dos mais ilustres corvinos, conhecido por ser um homem da música e do canto popular. Indiscutivelmente Ti Pedro Cepo como era mais conhecido, era o corvino mais conhecido dos Açores e no Mundo – foi convidado a tocar e cantar nos EUA, na Espanha, na Expo98 em Lisboa e nas diversas ilhas açorianas.

Fundou a Filarmónica Lira Corvense a 6 de novembro de 1938, e seu regente durante vários anos, sendo o responsável pela educação musical da maioria dos atuais tocadores da filarmónica. Em tempos idos, fora um dos mais abastados lavradores da ilha – mas nunca perdia uma oportunidade para tocar o acordeão ou o bandolim; organizar um baile familiar ou participar no ensaio da Banda Música, visto que foi tocador da filarmónica durante 62 anos. Esteve ainda ligado ao Grupo Folclórico do Corvo, fundado em 1989. Tanto empenho pela arte da música mereceu o mais elevado reconhecimento público: a 10 de junho de 2005 quando o então Presidente da República, Jorge Sampaio, lhe atribuiu a condecoração de Oficial da Ordem de Mérito."

"A 6ª feira, 18 de Maio, era o grande dia – o senhor Pedro Pimentel Cepo fazia os seus anos: este venerável ancião viveu sempre como amante da música e do canto popular.
Em tempos idos era um dos mais abastados lavradores do Corvo – mas nunca perdia uma oportunidade para tocar o acordeão ou o bandolim; organizar um baile familiar ou participar no ensaio da Banda, visto que foi tocador da Lira Corvense durante 62 anos.
Indiscutivelmente Ti Pedro Cepo é o mais conhecido corvino nos Açores e no Mundo – foi tocar e cantar à América, à Espanha, à Expo98 em Lisboa e nas diversas Ilhas açorianas. Tanto empenho pela arte da música mereceu o mais elevado reconhecimento público: a 10 de Junho de 2005 o então Presidente da República, Jorge Sampaio, condecorou-o com a Ordem de Mérito no grau de Oficial.
Todavia não posso deixar de lamentar que o Corvo, o berço e alma do Ti Pedro Cepo, não tenha ainda reconhecido o seu valor cultural e simbólico: ele que ensaiou a Lira Corvense durante vários anos, sendo o responsável pela educação musical da maioria dos actuais tocadores da Filarmónica.
Ouso por isso fazer um apelo ás nossas entidades autárquicas: ofereçam o nome do Ti Pedro Cepo à toponímica corvina – dêem o nome do nosso cantador popular à actual Rua da Fonte. As homenagens fazem-se durante a vida das pessoas ilustres!!!
No fim-de-semana o Tio Pedro voltou a ser notícia na comunicação social açoriana: todos foram unânimes em reconhecer o seu mérito pessoal, bem como a sua capacidade de ser embaixador da identidade corvina.
Ao terminar a minha crónica, quero brindar ao Ti Pedro Cepo, desejado-lhe as maiores felicidades e ad multos . .
."


Um comentário:

  1. Renatinho,

    Tivemos o prazer de conhecer esse maravilhoso arquipelágo, os Açores, e essa linda ilha que é o Corvo! Pena na época não saber dos seus familiares... Com certeza teríamos deixado seus abraços!!!

    Visitamos a ilha em um pequeno navio que faz o abastecimento do Corvo. Pessoal muito bacana e marinheiro!! Segue o link para um vídeo desta tripulação que falei, realizando o seu trabalho durante o inverno!

    http://www.youtube.com/watch?v=uwU_cL3M7Zw

    Dudu - Ephemeros

    ResponderExcluir

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!