25/07/2011

Phantom se despede da BRA-RGS dia 13 de agosto.

Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão,

Pedimos a todos antecipadamente compreensão pela falta de acentos e erros ortográficos, pois estamos operando com um computador precário, devido ao lar provisório, como já falamos em recente post, de tudo, o que vale é a informação, e nela vamos pautar nossa despedida da classe BRA-RGS e os motivos que nos levaram a entender que podemos voar mais alto.

stop!


Desde 2005, quando compramos nosso primeiro barco, quando vendemos nosso apartamento e fomos morar de aluguel para realizarmos o sonho de criança, viemos participando de regatas na classe, ate por que nas terras ( ou melhor águas) sob o céu rosa , azul e branco , não tínhamos alternativas.

Nosso primeiro barco foi um half tonner, batizado de Sir Wallace, e nele iniciamos nossa trajetória no mundo da vela de oceano como comandante, pois já velejávamos ha muito tempo como tripulantes do Gato Xadrez de nosso grande amigo Serginho Rossi, e durante um breve tempo ensaiamos o comando no timão do light crest Typhoon( um clássico de 1958 projetado por Frers pai, e pertencente ao ícone do esporte capixaba Morris Brown).

Em 2005, durante nossa segunda regata, tivemos o mastro quebrado, a segunda quebra diga-se de passagem .
O barco a exemplo do Phantom fora adquirido em Floripa e no acerto da compra, ficou acordada sua entrega no Rio de Janeiro, entrega esta que foi feita pelo skipper contratado pelo o ex-proprietário, que fez o serviço nos entregando o Sir Wallace( ex tipapo) em frangalhos, completamente destruído depois de um jibe chinês, com o mastro quebrado para trás e o barco completamente avariado, o que demorou infindáveis quatro meses no ICRJ para ser consertado.
A segunda quebra se deu por motivos de defeito de fabricação, mas não poderia deixar de ser uma porrada no nosso moral  e um prova de paciência enviada pelo pai supremo, que fora superada com maestria pelo nosso time, ele sempre nos testa!!

bsw 2011

Ainda em 2005 vencemos nosso primeiro estadual, iniciando uma trajetória de garra e disciplina de todo o time, em 2006 vencemos a regata decisiva para o bi campeonato estadual, mas para nossa surpresa, na hora da premiação a regata não valia mais, deixamos para lá e fomos em frente um mero percalço, uma pedrinha no caminho.
Em 2007, fomos bi, em 2008 tri, em 2009 já com o Phantom conquistamos o tetra, e  em 2010 penta. No dia 13 de agosto tentaremos o hexa, que pelas regras da isaf já seria nosso antecipadamente, mas que pelas regras outras ainda temos que vencer mais uma regata, então mesmo assim ...mas vamos lá ver o que vai dar, pois o sentido deste campeonato para a gente se perdeu e murchou entre emails e etceteras acerca de regras e ratings.


A partir de 2009, nos hibridamos nas regatas fora do estado,  participamos da semana de búzios em abril , com o Sir Wallace( onde fomos vice), e em dezembro do mesmo ano, fomos ao circuito rio com  o Phantom , que havíamos comprado também em Floripa em julho do mesmo ano, no circuito fomos quinto colocados.



Em 2010, voltamos a Búzios e fizemos uma campanha excelente, tendo perdido para o Kee-Kee somente no ultimo contra vento da ultima regata, em julho fomos para a Ilhabela, onde fomos quarto geral, e vencedores do Alcatrazes no corrigido, e em outubro fomos segundo na Santos Rio, e terceiro empatados com o Kee-Kee no circuito Rio, um grande ano, onde os resultados começaram a ser mais consistentes.

Este ano, fomos novamente a Búzios, onde perdemos para o Delta 32 de Vitoria, e para o Kee-Kee, e em julho passado fomos novamente para a ilha participar da RISW,obtendo a glamorosa fita azul na Alcatrazes por boreste, mas amargando um décimo geral nas regatas de barla sota., uma dicotomia:


-O maior resultado da carreira , feito no muque e no suor, e o pior resultado da carreira feito no rating, um dicotomia, simplesmente broxante.

meio kilo no timão!

Durante estes seis anos, corremos todas as regatas locais desde 2005, e vencemos mais de 80% delas, fruto de um trabalho serio, de uma tripulação treinada, de muito investimento e amor ao esporte.


Acreditamos que a RGS é uma classe excelente para entrada no mundo da vela de regatas,  para os iniciantes no grand slam, e para os que querem competir sem muito compromisso, mas para o nosso time  falta um algo mais,  algo que as outras classes oferecem, principalmente os monotipos de alta performance.

Nosso barco tem  projeto antigo, e na prática anda menos no tempo real do que os Deltas 32, só para citar um exemplo, mas que na "teoria" ou seja na regra, paga uma barbaridade para os Deltas , sem falar dos barcos maiores que tem rating menor que ao nosso e que andam bem mais.

Nós competimos para termos bons resultados, e travamos uma batalha sem fim contra nos mesmos, no sentido de melhorarmos a cada dia, e hoje temos uma tripulação que opera com maestria e sintonia a embarcação, e veleja dentro do mais alto padrão técnico , e não tem como tirar leite de pedra.

Além disto, correr contra nosso próprio rating se tornou impossível , a penalidade que o barco sofreu ( devido ao ano do projeto) faltando apenas uma semana para a RISW, aliada  aos VCRs que de nada alteram o comportamento e desempenho dos barcos, podendo ser tudo otimizadíssimo( dentro da regra) , nos fez concluir que estamos remando contra a maré e que precisamos de algo mais "meritocrático" para nos dar incentivo a melhorias constantes, e quem sabe um dia estar entre os tops do Brasil, estes é nosso sonho.

risw 2011


o melhor da risw 2011, jantar na casa do Atílio e da Mônica.

Mas , chorar pitanga não é o estilo Phantom of the opera de velejar, muito menos churumelas ou jeb jeb,  o estilo do escrete é partir para cima com atitude e fazer na água, assim sendo estamos avaliando se iremos migrar para a nova classe IRC ou se vamos para a ORC, nosso técnico Luciano Secchin esta a cargo da analise para ver onde encontramos maior equilíbrio e mais espírito de vencer regatas na água.

Iremos participar  com ênfase de regatas oceânicas, onde os meninos não se aventuram , e também de algumas regatas do grand slam para manter o pique, pois a gente gosta mesmo e de navegar em alto mar, no meio da noite escura, no frio, no desconforto  e na pauleira, coisa de assombração, para sentir na pele a emoção do yachting de verdade.

Aqui em Vitoria , só iremos "passear", competindo na classe bico de proa nas regatinhas locais para não enferrujarmos,  e pretendemos organizar alguns bons passeios de médio curso até o fim do ano.

Mas o grande projeto , o "piece de resistance", o supra-sumo, deve ser consolidado ate o fim do ano, que será a formação de uma flotilha de HPE 25, barco o qual pretendemos nos especializar, pois nestas regatas a verdadeira vitória , a performance, o empenho e a direção são medidas na água, e rating é uma palavra fora do dicionário. Vence o melhor e quem chega à frente.


Sabemos que o caminho é longo, que vamos tomar muito couro, mas isto é parte do jogo e dele não podemos nos furtar, agora é correr atrás do sonho, montar a flotilha e sentar o bambu!!

Agradecemos aos amigos que nestes seis anos torceram pela gente e aplaudiram esta turma de aficionados que treina até de noite em dia de semana em prol  do amor ao esporte e ao que ele proporciona.

Agradecemos de forma mais que especial os que torcem contra( rsrsrsr) , pois graças a vocês podemos agora alçar vôos ainda mais altos, vocês nos fizeram entender que podemos fazer muito mais que imaginamos, e certamente  iremos fazer, obrigado de coração!!
é melhor treinar que gritar o tempo todo!!!


Bons ventos a todos, um beijo e um queijo!!

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