25/07/2013

Crônicas Avelok em reprise. Para relembrar um dia e tanto.

Mr. Rombualdo, um mau humorado encouraçado sente a mandioca sendo plantada durante a regata volta as Ilhas, ainda bem que só a mandioca foi plantada o tomate ficou de fora, ufa!!



( fotos do evento serão postadas durante a semana)
Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, ontem foi realizada a terceira edição da regata Volta as Ilhas, com um percurso de médio curso sensacional :
Largada em Camburi( na altura do Socó), com a flotilha seguindo rumo ao sul, passando ao largo  do farol de Santa Luzia, em seguida  montado por bombordo a ilha das garças, voltado por fora do aqui pélago dos pacotes, indo em seguida em direção a bóia 10 e chegada no canal da ponta formosa em frente ao novo píer do ICES.
Uma somatória de pequenas ações realizadas pela diretoria de vela, pela flotilha( como a remedição e a clínica do Becker), a chegada do espetacular delta 32 "Aventureiro" e o retorno do skipper 30 Kiron( agora Kironsete), trouxeram um clima espetacular ao evento, como há muito não se via.
Às 12 horas e 15 minutos estavam alinhados em Camburi, na altura da ilha do Socó, as naves:

Matinatta( um delta 32 cruiser race vulgarmente conhecido como Maranata), o Kim( um fast 230), o Gato Xadrez( apelidado de Gato), o Delta 32 Guanaco( codinome Guardanapo), o Delta 32 cruzeiríssimo Cristal Três( de lobo do mar Guaracy de Assis), o Delta sensacional Aventureiro , o maravilhoso Skipper 30 Kironsete e o Phantom ( ontem rebaixado pelo comandante maluco a  alcunha de Gasparzinho, pelo menos até se retratar).
O vento quadrante NE estava suave, e foi refrescando á medida que a regata foi dando andamento, chegando a uns 15 a 18 nós, ou seja condições ideais de navegação.
Dado o tiro pelo excelente e jovem juiz , Allemberg, aos barcos em bloco partem num través fechado rumo ao marco um( a Ilha das Garças), largou na frente o Kiron , que contava com o Jens e o Eduardo Luz( de santa catarina) a bordo, sob o comando do cavalheiro Simão Bassul, seguido de perto pelo  Aventureiro( do excelente timoneiro Manchinha) e pelo Phantom, que por sua vez saiu emparelhado com o Guanaco.
Logo nos primeiros minutos o Kiron, o Aventureiro e o Phantom, por se tratarem de barcos mais novos com toda a aparelhagem adequada a regatas, abrem uma vantagem confortável sobre a flotilha e iniciam um belíssimo embate na empopada que seguiria rente a praia da costa.
( o clima de guerra toma conta das regatas, todos armados até os dentes, veja o rapaz de amarelo)
O Phantom foi o primeiro a subir o balão, e o fez com maestria dando um bordo rasante nas pedras do Farol de Santa Luzia, em seguida o Kiron, e por ultimo o Aventureiro, assim sendo o fantasma que vinha um pouco atrás emparelhou com o barco do comandante Manchinha , bem próximos ao Kiron, que seguia em discreta vantagem.
E assim fomos até a Ilha das Garças, um espetáculo belíssimo para quem via a imagem de terra, os três barcos emparelhados com seus balões coloridos dando um rasante sobre as águas. sob a benção do convento da penha, o balão amarelo e com grafismo sensacional e de muito bom gosto do Kiron, o balão cruzeirense do Aventureiro e a bandeira do Brasil do Phantom.

Ao nos aproximarmos da ilha das Garças, o Phantom faz uma excelente manobra e passa o Aventureiro por dentro, e se aproxima muito do Kiron.
O barco do cavalheiro Simão Bassul toma a escolha acertada e no contra vento que seguiria até a ilha dos pacotes, escolhe o bordo de terra, e nós fomos marcando o Aventureiro num bordo para fora( mas não extremo, ainda a barla dos pacotes).
Não imaginávamos que a escolha do Bassul fosse tão acertada, e não nos preocupamos com ele, pois além de tudo eles pagam para gente no tempo corrigido, e então decidimos ir marcando o Aventureiro e chegarmos á frente deles, pois neste caso  a conta é inversa, nós pagamos para eles, pero no mucho.
Pois bem caros leitores, tínhamos um pouco de barla, mas com um  pouco menos de orça e um pouco menos de velocidade, assim sendo deveríamos marcar com ferro e fogo o Manchinha, que não dá sopa, e se deres uma bobeadinha sequer ele te janta, e foi o que aconteceu.                                                ( resumo do ópera, o Phantom é o legionário)
Eles já estavam a nossa frente , fruto de um bordo errado que demos na contra rondada, e que reverteu numa bordoada só a vantagem que tínhamos, aí eles vinham subindo e nós descendo, assim que eles passaram pela nossa proa Manchinha como de praxe, dá aquela cambada na cara, e nós caímos no jogo, cambando para cima de novo, onde insistimos e tomamos um fumo histórico.
A montagem dos pacotes foi emocionante, vínhamos no layline, o Kiron subindo e sangrando a ilha( mas muiiito a nossa frente, sim o bordo deles deu 1000 % certo, os caras tavam o saréu ontem) e o Aventureiro, com a fera peso pesado Péricles Martini a bordo, sangra um pouco também, e  nós já encouraçados( tomando couro até dizer chega), passamos a 1 metro da arrebentação leste dos pacotes, colado colado, tirando tinta, e tentando de alguma forma recuperar um pouco de terreno, foi muito maneiro esta montagem , adrenalina pura!.
Montado o arquipélago, os barcos rumam sentido norte para a bóia 10, e vão num través fechado. Para nós do Phantom a pior mareação de navegar, devido ao "peso " do leme do barco que não é brincadeira( chumbo mesmo), somado ao comportamento de cavalo selvagem da nave em ventos fortes, e ainda a pequena genoa, acabamos ficando ainda mais para trás, e já desolados.
Montamos a bóia 10 atrás dos rivais, subimos o balão e descemos empopados num surf de-li-ci-oso, voando baixo, fazendo aquelas marolonas na popa, a visão do paraíso, até o clube, onde estava a linha de chegada e seríamos agraciados com a trauletada já digerida e consumada.
(a escolha do bordo é toda sua, vais por onde??)

Mesmo o Aventureiro não tendo se aventurado a subir o balão, não conseguimos nos aproximar, de tudo o Kiron em pouco menos de 3 horas rompe a fita azul na CR, 1 minuto depois o Aventureiro, e 2 e meio depois o Phantom, e muitos minutos depois o pessoal da classe aberta, que quando medirem o barco entrarão de igual para igual nesta disputa da era de aquárius da vela capixaba.
A classificação geral ficou:
1- Aventureiro- Comandante Rodrigo Stephan-Tático Péricles Martini, proa Waltinho e Andre Tancredi, e mais um amigo deles novato que não sei o nome
2-KironSete- Comandante Bassul Neto, O simpaticíssimo Setembrino "Sete" Bassul, Tático-Jens Tabarly, William Brown( palpiteiro e tomador de leme da mão do comandante, KKK), Proa - Eduardo Luz( fera do sul), Gilson Luz( pai do Eduardo)
3-Phantom( Rombualdo Avelar, Tático Fabiano Porto, secretário Marcos Albuquerque, proa July( the monster!!) Léo Alzheimer, fotografias , bom humor e ajuda na faina- Mêmê Porto.
Para variar, fiquei muito puto com a derrota, não tem jeito é meu comportamento e minha natureza, não tem como ser diferente, na hora fico putaço mas 10 minutos depois esqueço e me divirto e fico puto comigo mesmo por ter ficado puto, e confraternizo com meus rivais e amigos, e celebro a vida e o esporte que eu amo no meio das pessoas que eu amo.



 ( o clima a bordo como sempre esteve focado na mais alta religiosidade , beirando o fanático, somada aos rituais litúrgicos do padre von heinnekken)

Voltando a vaca fria, falemos  entonces sobre o macht: 
-De tudo ontem aprendemos que com estes adversários não se brinca, não se pode dar um vacilo sequer, faca nos dentes o tempo todo mesmo, acabou definitivamente  a mamata de "bater em bêbado"que a gente tava acostumado aqui, os caras são bons pra caramba, principalmente o Manchinha( este cara é soda limonada), ele que é  um Snipista de ponta, com base no optmist do Rio de Janeiro, e um cara tinhoso, inteligente, low profile, mas com muitas ganas de ganhar, e que ontem ganhou lindamente(podia ser mais lindo se tivesse descido a ultima perna com seu lindo spinakker azul e branco!!!), o Kiron por sua vez está iniciando sua carreira nas águas, mas tem uma tripulação excelente, um barco maravilhoso e rapidíssimo,  e um comandante perfeccionista em tudo que faz, empreendedor e pessoa espetacular, vai ser um pega para capar maravilhoso, façam suas apostas, todos tem chance de vencer, mas todos terão que ser perfeitos, um erro e já era!


O que observamos é que daqui para frente a vela capixaba entra numa nova fase, já plenamente visível : houve uma evolução absurda em qualitativo em curtíssimo prazo, onde já temos inúmeros velejadores com alto rigor técnico participando e formando as tripulações, e novos barcos chegando a cada dia( Lucky, Péricles,Cabral, Eduardo Luz, Jens, Fabiano, Billy, Andrezinho Tancredi, Waltinho, Julinho, etc...), e todos com muita , mas muita raça mesmo, capixaba cabra macho que treinam com 30 nós morrendo de rir!!.
 Isto vale não só nos barcos mais rápidos, mas também nos mais lentos, pois agora com a RGS divida por TMF a briga ficou deste naipe por toda a flotilha, só não tivemos um pega monstruoso no meio da esquadra pois muitos barcos estavam sem certificado atualizado, e sem ele foram obrigados a correr na classe aberta, pois a moralização das medições foi a base desta evolução, sem certificado atualizado não entra na RGS.
(Os gigantes do Phantom, posam para a foto antes do macht.)

Neste cenário, mesmo tendo tomado um cacete doloroso e lubrificado com pó de  brita , fiquei muito feliz ao perceber e constatar que nossa flotilha será em breve uma das melhores, senão a melhor da RGS do Brasil, isto é fato inegável pelo que se ve acontecendo na agua e fora dela . Com esta disputa que vimos ontem , e com o nível de barcos  RGS que temos aqui, iremos crescer e subir muitos e muitos degraus de forma rápida, e para maior evolução da flotilha como um todo, estou iniciando um projeto para trazer um multi campeão mundial aqui para nos dar uma clínica de técnicas e táticas de regatas, ( breve teremos a confirmação e a divulgação do nome do Santo e da data).
Parabéns a todos os comandantes que participaram da regata, parabéns ao diretor de vela Billy Brown que vem fazendo um trabalho sensacional, parabéns a Layla secretária de vela pelo "vestir a camisa" da galera, parabéns ao Fernando Mendonça( coordenador técnico da ACVO-RGS), ao Jovem e competente Alemberg da CR, e muito obrigado aos meus amigos de bordo, Julinho( o monstro da proa) Lèo Alzheimer, Marcos Albuquerque( cirurgião secretário), meus afilhados Fabiano e Mêmê( sim !! o casal casado a bordo e juntos!) por estarem sempre comigo, na vitória e na derrota, e agüentarem calados e sorrindo esta trauletada que tomamos ontem.
( ao término da regata os marinheiros teçem os comentários, falam de suas manobras e lançam as enxovas aos perdedores, tradição do ICES desde a época da moqueca do Totinha, nos idos de 40 e tal).

Agora posso falar uma frase inspirada num artigo que li no jornal de 1949 falado do Morris Brown, vendo a cristalização de um sonho e um trabalho que fazemos desde 2005 para levantar a vela que tinha morrido aqui em Vitória, e venho sonhado há muito em falar aos quatro ventos e em alto e bom som: O Espírito Santo Voltará a brilhar no certamen nacional de iatismo!! A glória da vela capixaba finalmente será recuperada, parabéns a todos os Yacht-men do ICES!!!
Bons ventos a todos!!
Ainda falta uma regata para fechar o ano, vamos em frente  que atrás vem gente!!!

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