07/09/2013

Avelok orgulhosamente apresenta a trajetória de Pedro Bolder , um cara fora de série!

 Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, apesar do luto pela morte do Niteroiense Sandro Sartorio,compartilho com os senhores e senhoras este texto magnífico, que conta a história de um novo amigo , o Pedro Bolder, que tem velejado conosco no nosso  HPE no Rio de Janeiro.

 O mais novo integrante da equipe fantasmagórica comandada por este que vos escreve, Renato Avelar. Pedro Trouche embarcou nessa quinta feira 05/07 para seu primeiro desafio internacional da classe Finn a qual ingressou em 2011 e hoje é o número dois do Brasil na categoria. O evento será na cidade de Santander com início das regatas no dia 09 e encerramento dia 14 de setembro, será uma preparação pessoal para o mundial organizado pela isaf na mesma data porém em 2014 chamado de Santander 2014 world championship ou ISAF World Championship.
 Pedro Bolder como é conhecido no mundo da vela, leva na sua mala o manto sagrado a camisa do FLYING PHANTOM veleiro da classe Hpe 25 integrante da flotilha fantasma. O manto foi entregue na sua segunda regata a bordo do Phantom a qual fomos segundo lugar na Regata Paolo Pirani realizada no dia 24 de agosto.

Estamos aqui em Vitória na torcida pelos sucesso deste obstinado!

Este cara é fora é série, como atleta e como pesso

Na primeira velejada que tivemos, já constatamos que o garoto é um cara fora de série, e é mesmo.
Pedro tem apenas 22 anos, o que atesta a minha afirmação que estamos diante de um dos maiores nomes que a vela Brasileira terá notícias em todos os tempos.
Não somente pelo talento e principalmente pela pessoa que é; um  cara fora de série como diria meu amado Sir Wallace com sua voz de trovão.
Bolder neste momento está em santander na Espanha participando do mundial da ISAF e nós daqui de Vitorinha ficamos na torcida! 
Para cima deles Bolder!!
Bom , chega então deste jeb jebe e vamos ao texto , apresento a vocês Pedro Bolder:





Olá Renatão, tive uma semana muito corrida... Estou escrevendo agora para você durante o voo ja que irei ficar sentado aqui umas 14horas até Madri, contando um pouco da minha história. Quem sou eu, uma regata marcante e o meu atual desafio.


 Niteroiense fanático, nascido e criado nas águas do índio Araribóia. Tive meu contato com a vela ainda muito criança, quando meus pais entraram para o Clube Naval Charitas. Eu tinha uns 5 anos e ficava andando pelos optimists e querendo subir nos barcos.... Na época as crianças da flotilha e os optipais (pais de velejadores de Op) falavam para os meus pais -coloca ele na escolinha ele vai gostar. Dito e feito quando estava com 7 anos meus pais me colocaram no Op, foi uma das melhores escolhas deles.

 Velejei 5 anos de Op, meu primeiro campeonato brasileiro foi o famosa brasileiro de VENTÓRIA em janeiro de 2001, que teve 10 das 12 regatas com mais de 20 nós de vento. Meus pais pensaram que eu iria largar a vela no meu primeiro grande desafio... Completei apenas 5 das 12 regatas, desisti de todas as outras, era muito pequeno e medroso. Foi um grande aprendizado mas voltei pra casa muito triste por não ter tentado me superar, naquele momento falei para mim mesmo nunca mais irei largar uma regata.

 Saí do Op aos 12 anos após o campeonato brasileiro de 2003 no mês de janeiro em São Sebastião- SP, meu pai já havia comprado um laser pois eu estava bem grande para Op, e em novembro de 2002 eu participei de uma copa laser no qual consegui a terceira colocação foi amor a primeira vista... ops digo velejada! Não quis mais saber da famosa caixinha de fósforo que é o Optimist, virei para o meu pai e disse: - ai papai, pode vender meu Op que agora vou velejar de laser. Ele na mesma hora me deu a maior força, fiquei extremamente feliz, e começei a me dedicar ao laser, sempre que podia estava na água.

 Na minha carreira no laser, participei de 7 campeonatos brasileiros, Búzios 04, Ilha Bela 05, Brasília 07, João Pessoa 08, Búzios 09, Vitória 10 e Jurerê 11. Os dois primeiro de 4.7 e os restantes de standard. Participei de dois mundiais de laser radial um open e um junior onde fiz uma das regatas mais emocionantes e linda da minha vida, participei também de alguns campeonatos regionais e de 14 campeonatos estaduais.

 Desde de 2008, eu ja estava procurando, pesquisando, estudando tudo que eu podia saber sobre a classe Finn, muitas pessoas falavam pra mim, você tem corpo para um finnista, investe nessa classe... Conclusão no meio de 2011 comprei o meu primeiro e atual Finn, usado é um casco do ano 2000, feito no Canadá. Começei a treinar e ganhei o meu primeiro campeonato o carioca de 2011, no ano seguinte em janeiro participei do meu primeiro campeonato brasileiro, no início eu pretendia fechar o campeonato entre os 5 primeiros. Mas no decorrer do camp. percebi que eu poderia querer mais, faltando dois dias para fechar o campeonato eu estava ganhando alguns pontos do fenômeno Jorge Zarif, mas nas regatas seguintes escolhi mal alguns bordos e conclui o campeonato com a medalha de prata, fiquei muito animado com o meu desempenho, principalmente nos contraventos pois montei 8 das 10 regatas na primeira  posição a primeira bóia, porém percebi que o Finn tem um popa castigador e eu teria me dedicar muito para chegar no nível do campeão.

 Em seguida fui vice campeão pré olímpico de 2012 e 2013, estou muito animado com a expectativa do rio ser a próxima sede olímpica, tenho certeza que se o governo souber investir junto com as suas confederações podemos colher ótimos frutos, frutos em forma de medalha. Treino firme e forte para buscar o meu sonho olímpico. Estou nesse momento viajando para Espanha onde irei participar do Evento test de Santander 2014, evento organizado pela isaf (international sailing federation) na cidade de Santander-ES que reúne todas as classe olímpicas no mesmo evento para disputar vagas para a olimpíada. Será meu primeiro campeonato internacional de Finn, coincidindo com minha primeira viagem para Europa, fortes esperanças e sentimento de determinação tomam conta de mim nesse momento tem que agradecer a MARINHA DO BRASIL por me apoiar e me auxiliar nesse viagem, e ao meus amigos e familiares que me dão todo o apoio para treinar e competir.


A regata da minha vida:
  Dia 17/12/2005 Fortaleza -CE
  Mundial Junior da classe laser radial.

   Foi uma das melhores quinzenas da minha vida, embarquei no dia 02 de dezembro para participar de dois campeonatos mundiais seguidos, o primeiro foi o open o qual eu com 14 anos de idade, não tive um resultado muito positivo, mas ganhei uma bagagem e um ritmo de regata que me ajudou bastante no evento seguinte o mundial Junior, para velejadores com menos de 19 anos.
   Lembro de todos os momentos desse segundo campeonato como se estivesse descrevendo minha palma da mão, com todos os detalhes. Foram 10 regatas durante o campeonato sendo 6 classificatórias para determinar flotilha ouro, prata etc e mais 4 finais para cada uma das flotilhas. A cada regata que passava eu melhorava e as minhas chances subiam exponencialmente, porém na 6 regata tive uma quebra que me fez começar a fase final na série prata em 5 colocado entre 55 barcos, fiquei extremamente triste, fui consolado pela minha fiel escudeira e físioterapeuta mamãe, me falando: - "meu filho você deu seu máximo, mas na vida é assim mesmo, as vezes é melhor ser cabeça de peixe do que ser rabo de tubarão, se concentra que amanhã você vai brilhar."
   No dia seguinte mantive uma boa média e subi para o 4 lugar na flotilha, o campeonato inteiro teve bastante vento o que me agradava bastante e eu sabia que estava veloz. Fui para o ultimo dia determinado a fechar o campeonato com duas boas regatas, na primeira do dia fui 5 colocado, fiquei cheio de moral, e o vento aumentou um pouco de 12 nós para uns 15 com rajadas de 17, o percurso era o inner-loop a largada estava mais para a bóia, fui para a bóia mas faltando uns 40 segundos para largar o vento torceu para a direita favorecendo muito a largada na comissão, mas eu não teria mais tempo para chegar lá e ainda achar um lugar numa linha com 55 barcos, larguei mal pelo lado esquerdo e na primeira oportunidade cambei para tentar buscar a flotilha da direita, quando ja estava com amuras a bombordo indo para a direita da raia, percebi que estava muito rápido, então não pensei muito apenas coloquei na reta da galera que estava na frente e eu fui me aproximando e comecei a atropelar todo mundo, quando me dei conta estava no final do primeiro contravento e estava liderando a regata com uma vantagem considerável, mas os bordos de folgado me assustavam um pouco, pois eu não era um dos mais rápidos neles. A cada minuto que passava eu ficava mais nervoso e ansioso para a regata acabar, montei a segunda marca em primeiro ainda e caprichei muito no segundo contravento segurado a flotilha no meu beck e protegendo o precioso bordo da direita, com isso montei a terceira marca com folga em primeiro mas quando entrei no través para a quarta marca o cabo de regulagem da esteira entrou por dentro do moitão catraca e eu não conseguia nem folgar a vela nem caçar, o nervosismo que ja não era pequeno fez com que o meu coração viesse até a boca, pois o segundo começou a se aproximar era um americano, que estava nervoso, bombando e me assustando ahuahuhauahuha, mas como a sorte prevalece numa mente preparada a bandeira amarela apareceu e penalizou ele, naquele momento o coração voltou pro devido lugar e consegui soltar o bendito cabo que me atrapalhava e voltei para a regata, liderei na ponta da cana até a chegada... Com uma voz do meu pai dizendo no meu ouvindo Pedrão a regata é toda sua, agora é só trazer para casa, lembrando que de quando assistia aos domingos de madrugada e de manhã as corridas do super campeão da F1 schumacker ( esqueci como escreve o nome dele), mas lembro do detalhe que a equipe falava no radio no finalzinho das corridas para os pilotos levarem as maquinas de volta para o padock com cautela.
  Foi um momento muito magico pra mim, eu sei que pode não significar tanto para algumas pessoas, mas esse regata foi tão especial que eu ainda não senti essa mesma emoção, eu tinha apenas 14 anos, assim que eu cruzei a linha de chegada comecei a comemorar como se fosse o campeão mundial, e fui curtindo o momento até a marina onde guardávamos o barco... E então virei o barco e fiquei em pé na bolinha gritando e comemorando junto com a minha mãe que torcia no píer o dia todo... Algumas pessoas chegaram a perguntar se era eu o campeão mundial, pois eu sorria muito mais que o frio neozelandes que ganhará o mundial e assim fechei o campeonato em terceiro lugar da série prata.

Outras experiências:
Em 2010 fui selecionado para integrar a equipe de vela da marinha do Brasil, afim de participar de campeonatos militares e civis representando a marinha.

Começei as velejar de oceano (barcos quilhados) aos 13 anos quando fui timoneiro de um fast 230 na categoria RGS e ganhamos o circuito niterói, aos 16 comecei a velejar de hpe25 no priemiro campeonato brasileiro Junior de match race, um ano antes comecei a velejar de j24 participei de alguns campeonatos, entre eles match race no Chile e match race Petrópolis, desde 2004 fiz parte de tripulações do match race Brasil ao lado de torbem, scheidt e Daniel Glomb e outros tops da vela basileira, 3 participações na rolex ilha bela, 2006, 2010 e 2012. Campeão na categoria orc na refeno de 2010, vice campeão santos rio 2010.


Priemeiro campeonato brasileiro de vela vitoria 2001



Treino para Espanha 2013 classe Finn


Brasileiro de laser 2010 vitoria-es sexto lugar geral laser standard


Abraços e Bons Ventos
Pedro Henrique Trouche de Souza "BOLDER"
55-21-99758040

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!