08/11/2013

Morris Brown, the YACHT-MAN.

 Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, tem dia que a gente tem uma surpresas que fazem nosso rosto brilhar em um sorriso, mesmo numa manhã chuvosa e cinzenta como a que se apresenta neste dia 8 de novembro do ano de nosso sagrado senhor, na cidade Presépio, ilha do mel ou Vitoar, como preferir o cristão.ois bem caros leitores, me chega em mãos , via elétrica digital esta magnífica carta escrita pelo saudoso Morris Brown, o maior velejador capixaba de todos os tempos( na verdade era anglo-potiguar), e também o meu mentor na vela . Um cara de hábitos simples e temperamento forte, caladão, mas ao mesmo tempo comunicativo,  apesar de ser  homem de poucas palavras era de muita atitude, um gigante... que guardava uma sensibilidade acima do normal, aliás "tio Morris" como chamava na minha infância, foi um cara acima do normal, um homem a frente de seu tempo.
Chega de lenga lenga, e jeb jeb, e vamos a carta, com os introdutórios de Billy seu primogênito.
   
"
 Pessoal,

    Neste dia, a 79 anos atras meu nascia em Natal -RN, filho de Mr Brown, ingles de Leicester e Dona Paulina, filha do entao "Presidente" do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, Joseph William Morris Brown, mais conhecido como Morris, ou Morris Brown ou mesmo "Ingles" para os muito amigos. No proximo Domingo, os velejadores de Snipe, Laser e Optimist irao fazer uma regata-homenagem a ele e eu como seu filho venho desde jah agradecer a todos e contar um pouco da historia dele a partir de suas proprias palavras numa carta que encontrei no seu computador a um amigo. Espero que inspire a todos...
    Abracos,

    Billy "
Campeão em 1946, venceu todos do Brasil ! aos 14 anos sagra-se campeão Brasileiro.

Morris e Billy na Curva da Jurema, em dia de toco de sul pós taputera.

Typhonn em 2000.

Morris nos anos 80

Morris a bordo do Tangaroa, rumo a Trindade


Vela capixaba anos 60, morris ai fundo atrás de Beatriz

Avelok e Eduardo Avelar içam o mastro do Typhoon com as adriças do Sir Wallace, em 2009

Typhoon pronto para navegar





"Tenho quase certeza que sou a única pessoa hoje viva a participar da 1ª regata a vela do Espírito Santo lá pelos anos de 1945.

Eram 2 Snipes aproximadamente 5 Olímpicos e uma baleeira de 2 proas com pano que era usado por quase todos os pescadores da época. Não existia barco de pescador daquela dimensão movido a motor.

Snipe e olímpico eram barcos de dimensão de casco e vela controlados e muito populares na ocasião.

Mr. Brown com Leslie Haward no timão forma os vencedores  depois de muita discussão sobre pontuação pois, Asdrúbal Peixoto junto com Roberto Sallete tinham tirado um 1º e 3º lugares e meu pai com Mr. Leslie (da Wilson Sons) tiraram 2 segundo lugares e ninguém sabia o que valia mais. Participei desta regata e fiquei em último lugar.

Para centrar a baleeira era preciso remar em um bordo ! ! !

Nesta época os velhos de vela, Jacaré, Guaraci, etc., não existiam mas sim, os Morgado Horta, Paulo Von Schigren, Aylton B Vitória, Murilo Peixoto, os Burns os Carneiros, etc. (desculpe não citar todos).

No final dos anos 40 os capixabas onde quer que fossem eram os favoritos nos campeonatos brasileiros. Por 2 vezes o título de campeão veio para o estado e muitas vezes o de vice campeão.

Na vela um grande incentivador foi meu pai Mr. Brown r que no início dos anos 50 se apaixonou por um projeto de veleiro anão, ganhador de um concurso promovido por uma revista internacional.

O projeto era de um argentino Germans Frés cujo barco Alford Argentino, foi o primeiro vencedor de uma hoje muito famosa regata B. Aires – Rio.

Junto com Antônio Oliveira Santos, bem conhecido da Sociedade capixaba construíram no estaleiro do Manoel Rodrigues os barcos TYPHOON e FORTUNA.

Era lindo verem estes veleiros ancorados na frente do Iate Clube.

Bem, velejei muitas vezes no mesmo passando temporada de férias indo até próximo de Macaé.

Este projeto ficou famoso pois “Cabo Frio”  Roberto Mesquita cruzou o Pacífico num barco semelhante, só encerrando a viagem porque sua companheira ficou grávida.

Morris"

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