26/01/2009

A vida ao extremo, nunca se viu na volta ao mundo uma pauleira destas...














Os últimos dias da regata volvo ocean race, a volta ao mundo está colocando a prova homens e barcos.
Neste último fim de semana , na perna que vai de Singapura a Qingdao na China , os 7 veleiros enfrentaram ondas de 14 metros de altura e ventos de até 50 nós.
Para se ter uma idéia, 14 metros é a altura de um prédio de 5 andares e 50 nós são 90 kms por hora.
Estas condições foram enfrentadas na costa da Filipina , no temido mar da China, um dos piores senão o pior do planeta.
O saldo desta pancadaria foi um casco rachado do barco Tele Negro da Espanha, uma retranca quebrado do barco americano Puma, dois tripulantes feridos no Tele Azul que lidera a etapa e o estai( o cabo que sustenta o mastro) de proa do barco Chino-Irlandês :Green Dragon.
Torben Grael segue em terceiro, e liderando a classificação geral comandando o veleiro sueco Ericsson 4.
A etapa deve terminar na manhã desta terça-feira com a chegada a gelada Quingdao, em pleno inverno Chinês.
A próxima etapa é a mais dura da competição com 12500 milhas ( 22.500 kms) da China ao Rio de Janeiro, passando pelo temido cabo Horn, no extremo sul da Argentina.
Esta edição da volta ao mundo é a mais longa da história, e também até agora, menos da metade percorrida a mais diputada e a mais difícil.
Os organizadores acertaram em cheio o slogam da regata, LIFE AT THE EXTREME!!






18/01/2009

Breve , matéria sobre a saga de Nansen e seu navio "Fram"no polo norte, em 1893/1896.


Mil dias no gelo.

17/01/2009

Albert Einstein, o gênio que revolucionou a física, era também velejador.



















Esta semana , nos atributos do dia a dia, lá de cima da "ponte" envidraçada da Locamax, no shopping Marlin Azul, onde labutamos no mercado imobiliário com alegria , acompanhados de bons DVDs de música e vela o dia todo, e violão ao fim do dia , chega a edição de número 39 daquela que é a melhor revista impressa do Brasil, "Velejar e meio ambiente( assinaturas em http://www.velejar.com/) trazendo na capa uma sensacional foto do barco do Rei TORBEN GRAL, O ERICSON 4, líder da volta ao mundo, e logo abaixo o reclame:





Estein:velejador?

Sim !!! certamente que sim!! e durante os velejos , elaborava suas teorias e anotava tudo em seus cadernos.

Como de praxe , após a leitura de qualquer pauta interessante , caímos no google em busca mais detalhes e imagens para postarmos "on The Yacht-Men" .

O Antônio de Souza Mello, o TONICO, editor da Revista Velejar & Meio Ambiente é um cara sensacional, tem cada sacada editorial interessante que dá gosto de ler , e inclusive já esteve aqui no Yacht-Men comentando a matéria do Orson Welles e as jangadas.

Pois bem, pego uma carona na esteira do assunto da revista e disponibilizo aqui para os nossos ciber leitores , fotos do gênio Einstein , de seu veleiro com 20 m2 de área vélica, o "Tummler" recebido do presente de amigos em seu aniversário de 50 anos , tal como seu projeto publicado na revista Die Yacht, da alemanha.


Vale a pena assinar a revista VELEJAR E MEIO AMBIENTE, é um fonte de informação e entretenimento que realmente faz a diferença.

acesse:


TELS 21-25170436.

Bons ventos a todos, já é quase meia noite( hora solar) e hoje o Avelok faz 40 anos, 18 de janeiro, amanhã o couro vai comer com a presença dos amigos de fé para tomar muitas copas, vou descansar para guentar o tranco!!








Dia de passeio ao Cisne Branco

















O Cisne esteve me Vitória, e graças a dica do amigo Fernando Furtado de Mendonça, soube da oportunidade.



Prontamente , juntei a família e fomos lá ver o espetáculo que é o Veleiro.
18 kms de cabos de laboro, adriça para tudo que é lado, um show de engenharia náutica e sofisticação.
O barco foi construído na Holanda, na minha querida Amsterdam em 1999 e incorporado a marinha brasileira em 2000.
Veleja na máxima de 17,5 nós.
Mais de 60 homens tripulam a nave.
Uma coisa que impressiona é o salão de gala, veja nas fotos.
Minha maior pena , é que estava sem dinheiro no bolso e só de deu para comprar uma camisa do barco para o Dudu, na loja improvisada no convés, tinha muita coisa bacana, coisas de prata e cobre, camisas, bolsas etc.
Mas a maior lembrança , são as fotos que fiz e a honra de pisar aquele convés espetacular

16/01/2009

Vem aí a regata Vitória X Guarapari












Há 8 anos viemos realizando a regata Vitória Guarapari, o evento que reúne o maior número de embarcações do calendário da vela capixaba.
Este ano a regata será realizada no dia 7 de fevereiro e abre a temporada oficial de 2009 da fllotilha capixaba de vela oceânica, que terá 9 etapas/regatas oficiais ao longo do ano.
O motivo do sucesso da regata , que chegou a reunir 26 embarcações e 300 participantes é o percurso de rara beleza, e a distãncia que os veleiros percorrem, as regatas em sua maioria absoluta ocorrem na baia de vitória, e esta regata foi idealizada no sentido de ter um evento de longa distância e grau de dificuldade elevado , não raramente acompanhado por golfinhos, além da tradicional confraternização na chegada na Praia do Morro , aos pés do morro da Pescaria.
E desde já estão todos convidados a prestigiar a largada , na praia de camburi a partir das 9 da manhã, tal como da chegada dos barcos em Guarapari, que deve ocorrer no sábado a partir de 14 horas.
O espetáculo proporcionado pelas velas coloridas ( tipo balão) que são usadas na regata é um espetáculo de extrema plasticidade e beleza que poderá ser visto de toda a Rodovia do Sol de ponta a ponta.
O percurso possui 30 milhas náuticas, que são percorridas em 4 horas de competição. Esta regata já teve inclusive participação de barcos da Holanda , Suécia e Alemanha.
A regata , que conta pontos para o ranking estadual tem premiação para os 3 primeiros colocados de cada classe, e do troféu tartaruga para o penúltimo colocado , é realizada somente da ida para Guarapari.
No percurso de volta , no dia seguinte a regata, após o pernoite dos barcos na orla da praia do Morro, fazemos um cruzeiro, uma velejada sem contar pontos ou colocações, uma grande passeio , com escala obrigatória nas 3 ilhas .
Os barcos são veleiros de grande porte, com tripulação média de 6 pessoas por barco, equipados para navegarem em condições extremas e em mar aberto, e até mesmo para grandes travessias oceânicas.
Cada barco possui uma equipe, muitas vezes uniformizadas e com torcida organizada, sendo que o comandante é figura soberana na tripulação, sendo ainda compontentes:
Catraqueiro
Proeiro
Timoneiro
Tático
Trimer
Runner back stay
Grumetes( aprendizes/mascotes).
A tripulação do Sir Wallace, em nome deste escriba avelok, avisa que vai entrar com tudo, faca nos dentes e não está a fim de brincadeira, sabemos que é dificílimo andar perto dos Delta 32 na empopada, mas temos uma arma secreta:
-Um balão novo, coloridíssimo e gigante, além do novo uniforme que visa intimidar os adversários com a tradicional Jolly Roger.
E viva a alegria e grande diversão que é vela!!
Aqueles que prestigirem o evento serão agraciados com uma camisa de nossa tripulação.
O evento é promovido pelo I.C.E.S e conta com apoio da REDENETIMÓVEIS que distribuirá camisas Avelok de algodão a todos os participantes e distribuirá brindes ao final , durante a confraternização em Guarapari.
Bons ventos a todos!!

08/01/2009

Extra, Extra!!!



CONDE É CAMPEÃO MUNDIAL NO PERU

O velejador Ricardo Conde (BRA 8) sagrou-se Campeão Mundial de Formula Windsurf na categoria Gran Master em competição realizada no período de 28 de dezembro a 4 de janeiro na localidade de Ancon no Peru.
Conde que tem 47 anos foi vice campeão da categoria em 2007 na Estônia e soma em seu currículo várias conquistas no Windsurf.

Além do inédito título mundial Gran Master em 2008 o velejador de Guarapari é atualmente bi-campeão do Ranking Capixaba de Vela 2007/2008 é bi-campeão estadual 2007/2008 é vice campeão brasileiro e vice campeão sulamericano na categoria em 2008.

Para o veterano velejador o título mundial é uma recompensa pela dedicação ao esporte que envolve não apenas muita disciplina para evoluir técnica e táticamente, mas também para obter um condicionamento físico que permita estar competitivo, o que é cada vez mais difícil com o passar do anos.

Conde agora inicia os treinamentos para participar do Calema Midwinters evento tradicional que abre a temporada internacional na localidade de Merrit Island na Florida iniciando um forte programa de preparação para defender o título mundial em julho na Espanha.

Títulos conquistados por Ricardo Conde no windsurf

Campeão Mundial Gran Master 2008 (PERU)
Vice Campeão Mundial Gran Master 2007 (ESTÔNIA)
Vice Campeão Brasileiro Gran Master 2008 (FORTALEZA)
Campeão Brasileiro Gran Master 2007 (GUARAPARI)
Vice campeão Sul Americano Master 2007 (COLÔMBIA)
Vice Campeão Sul Americano Gran Master 2008 (ILHABELA-SP)
Campeão Estadual Geral 2007 (VITÓRIA)
Campeão Estadual Geral 2008 (VITÓRIA)
Campeão do ranking capixaba de vela 2007 (VITÓRIA)
Campeão do ranking capixaba de vela 2008 (VITÓRIA)
Destaque do Iatismo Capixaba 2007 (VITÓRIA)

05/01/2009

"Sir Wallace & crew members", fecha o ano com chave de ouro, bi-campeão do Rankink.

Assista ao vídeo da regata, sem vento mas com muita adrenalina e técnica para superar a corrente contra no canal de Vitória.
Obrigado a todos os tripulantes pela força, e vamos em frente!!
No dia 7 de fevereiro começamos a temporada com a regata vix-guarapari .

04/09/2008

Túnel do Tempo; os" homens de ferro" também são Yacht-Men!, por Urubu-Bra100!!


Triatlo Exercito 19861º willian Brown (Vela)2º Marcos Pechinho, não da vela mas tem nome de peixe que é do mar!!!3ºCarangueijinho (Remo)4º Fernando Urubu (vela)5º Fabio de Biase (Remo)A galera mandava bem!!!!Abrs,Urubu.

02/09/2008

E ele (Shakleton) e seus homens ainda atravessaram o Drake neste barquinho!




Estes foram os selecionados para a viagem "Imperial Trans-Artic expedition-Endurance.
Todos são fodas mas os fodaços são oes em azul.
"Frank Worsley-Captain
Frank Wild Second-in-Command
Lionel Greenstreet-First Officer
Tom Crean-Second Officer
Alfred Cheetham-Third Officer
Frank Hurley-Photographer
Robert Clark-Biologist
Leonard Hussey-Meteorologist
Reginald James-Physicist
James Wordie-Geologist
James McIlroy-Surgeon
Huberht Hudson-Navigator
Thomas Orde-LeesSki Expert and Storekeeper
Henry McNeish-Carpenter
John Vincent-Boatswain
Alfred Kerr-Engineer
Walter How-Seaman
Timothy McCarthy-Seaman"[He] is the most irrepressable [sic] optimist I've ever met," Worsley

Todos comandados pelo que eles mesmo chamavam de "Boss", Sir Ernst Shackleton.E expedição partiu em 1914, com uma tripulação de 28 homens , verdadeiros Yacht-Men , a bordo do Endurance, um barco movido a vela e a vapor( com 3 caldeiras) de 350 toneladas, construído na Noruega, capaz se viajar a 9 - 10 knots, ou seja um excelente barco.
Em 18 de janeiro de 1915, definitivamente, ficam presos no gelo, a agonia dura até outubro do mesmo ano, para passar o tempo os homens cantavam , cuidavam do barco, jogavam futebol , escreviam , reuniam-se no Ritz o salão do Endurance, treinavam os cães e organizavam corridas de trenó, liam , organizavam jogos de baralho.
Em outubro o gelo começa a esmagar o barco os mastros desabam, e atripulação salva o que pode, e em 21 de novembro de 1915 ele afunda definitivamente, completamente esmagado pelas placas de gelo, mas não levando consigo a esperança e a confiança depositada no "chefe" .



Os exploradores ficaram a deriva, nas banquisas de gelo, o frio chega a 26 graus negativos, o inverno vem com uma noite sem fim que dura 6 meses sem luz alguma.



Finalmente o gelo começa a se derreter, partem em busca de salvação, aportam na ilha elephante a bordo dos 3 barcos de resgate do Endurance, depois de passarem todas as adversidades possíveis na travessia das banquisas rumo ao continente.



Em abril de 1916 desembarcam na ilha Elephant, depois de navegaraem por 1.000 milhas a deriva nas banquisas , e depois uma semana, com os botes salva-vidas.



As coisas estavam difíceis, precisavam de ter confiança, pois um resgate ou uma expedição pareceia agora impossível.
Shackleton , "the Boss", resolve partir em busca de ajuda, e com mais 5 homens se lança ao mar em um barco aberto de 22 pés o James Caird, uma espécie de baleeira/escaler, num mar gelado e com ondas gigantes e ventos fortíssimos, o pior do planeta o DRAKE, para navegar 800 milhas até chegarem as ilhas Georgia do Sul, graças a perícia do capitão Frank Worsley, que se guiou usando o sol como bússola.
Depois de 17 dias no mar, desembarcam em um glaciar a 17 milhas de uma estação baleeira, ainda tiveram que atravessar geleiras e montanhas de mais de 2.000 metros de altura para encontrar os caçadores Noruegueses, lá chegando a primeira coisa que Shackleton pergunta é se a guerra já havia acabado.A resposta foi:- não, a europa enloqueceu o mundo enlouqueceu!
Recompuseram-se com poucas horas de sono, recuperam as forças e imediatamente inciam o planejamento da próxima expedição:O resgate da tripulação do Endurance, seus companheiros.
Em agosto de 1916, depois de 3 tentativas frustradas , o pequeno barco Chileno "Yelcho", chega com êxito aos náufragos e os resgata.
Depois de 22 meses, passando por todo tipo de provações, todos os 28 homens retornam para o lar , como protagonistas da maior epopéia da história da navegação, além de ser na minha opinião o maior case de liderança da história mundial em todos os tempos.
As viagens/expedições de Shakleton.
Em 1901-1902- Discovery expedition
Nimrod Expedition -1907-1909
Imperial trans artic- 1914-1916
Em 1921 , Shackelton parte para sua quarta e última expedição, ( Shackleton-Rowett expedition), ao chegar no Rio de Janeiro, o "chefe " sofre um ataque cardícaco , mas se recusa a retornar a Inglaterra e segue sua jornada, 2 meses depois Shackleton tem o derradeiro e fatal ataque e morre nas Ilhas Georgia do Sul, onde descansa até hoje.
Postado por Avelok às Quinta-feira, Junho

01/09/2008

Ainda sobre a incrível viagem de Shackleton













Meus Prezados nautas, o livro é sensacional, sem comentários, literatura obrigatória, um tempo investido em sua visão do mundo e das dificuldades que vc acha que tem.

Este livro é capaz de mudar sua percepção de mundo , da vida , dos reveses, e ver como a disciplina e os pequenos detalhes são fundamentais para um resultado grandioso

Agradeço ao Amigo Fernando Mendonça pelo empréstimo do livro e o recomendo como o melhor livro que já li a todos os meus amigos e amantes do mar , ou seja a todos os Yacht-men


Na foto , shakleton e seus homens em uma interpretação de Eduardo Avelar, a quem contei a história e que também virou fan .
Depois do Joshua Slocum este será o próximo ídolo, sem dúvida alguma.

30/08/2008

Os Chineses participaram da Louis Voiton, segura malandro!! os caras com a grana que tem daquia pouco montam um time Chinês igual ao Suíço/Alingui.

1 Milionário( codinome: bê- tah - léli) chinês e 17 estrangeiros, de preferência Neo Zelandeses, Australianos e Americanos, e quem sabe um Brasuca no comando.

WhaWou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Fotos de Frank Hurley, da incrível expedição de Shackleton ( Imperial Trans Artic 1914 -1916)













A história desta aventura já tem um resumo aqui no Blog, mas vale a pena falar mais , é muito bacana o fato e o feito.
Os livros que narram a aventura foram escritos com base nos diários de bordo, e em entrevistas com os próprios tripulantes, haja vista a primeira publicação ter sido na década de 5o , cerca de 30 anos após a viagem.
As Lentes de Frank Hurley, são as testemunhas da epopéia.
Através de um sensacional acervo de filmes e fotos nos leva de volta a viagem, com uma nitidez incrível .
A forma de vc voltar no tempo é simles, leia o livro e durante as pausas pésquise imagens na web , somente assim vc terá uma noção exata e podrá vivenciar o fato.
Abaixo alguns momentos captados por Hurley, que além de fotógrafo teve participação marcante como um homem de garra e fibra xpedição.

Thomas Cavendish, o mau que se deu mal.

Thomas Cavendish , em 1592 arrasou com a Vila de Santos, saqueou o que pode, e veio para Vitória a fim de repetir o feito em nossas terras.
Cavendish, encalhou com um de seus 3 barcos na altura da Ilha do Boi, eleimindao o fator supresa , assim a população teve tempo de se prepara contra o ataque eminente, e com a ajuda dos Indios, se posicionaram no local onde é hoje o forte do Saldanha, e mesmo antes dos piratas desembarcarem , uma rajada de flexas dizimou metade dos homens da Jolly Roger.
Dos que restaram , muitos estavam gravemente feridos, e não tiveram outra alternativa senão recuar.
Cavendish, em face a humilhação da derrota diante de oponentes tão "insignificantes", estes ilhéus da Vila de Vitória, comete o suicídio.

25/08/2008

Durante muitos anos a ilha de Vitória foi alvo de piratas, Holandeses, Ingleses, vamos aos fatos e as lendas!..


Piet Heyn (Piet Pietersz Heyn), "tratava-se de um dos mais notáveis almirantes holandeses. Nasceu em Delfshaven, a 15 de novembro de 1577. Entrou no serviço da Companhia das Índias Ocidentais, em 1623, como vice-almirante. Em 1628, tomou a famosa Armada Espanhola de Prata, perto da baía de Matanza, e chegou à mesma baía. A Armada seguia, do México, para a Espanha. O feito perdura numa canção popular holandesa. Morreu, na batalha naval de Dungeness, a 18 de junho de 1629, em combate à Inglaterra. Contava 52 anos de idade".
Maria Ortiz era uma prostituta, dona de um bordel, na Vila de Vitória, e seu ato de heroísmo foi ter iniciado a resistência, à um ataque neerlandês surpresa na vila, no ano de 1625. Da janela do sobrado onde morava começou a jogar sobre os invasores, inclusive no próprio almirante Piet Pieterszoon Hein, água fervente, pedras, paus, brasas, dejetos etc.
O seu ato foi imitado por outros moradores, o que, retardando os inimigos, deu condições para que o contra-ataque fosse organizado pelas tropas armadas de combate portuguesas, além de ter capturado uma peça da artilharia neerlandesa, o que fez os neerlandese ficarem consideravelmente debilitados, acanado por ser rechaçados

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!