12/04/2009

Momento Maxi velejando.

Barco de espectadores quase é atingido pelo Charis, ao lado o lindíssimo Black Dragon, e na seguinte o MarI Cha IV.




Clássicos em Saint Tropez, destaque para o Veshelda( classe j 1933), um dos únicos 3 remanescentes da era Litpon




Tripulação na escora.







11/04/2009

Cagaço na ilha de Páscoa.( fonte , site esportesdomar.com.br)





Esportes do mar (www.esportesdomar.com.br)
Vale a pena olhar estas fotos enviadas pelo comandante do veleiro Octobasse, na Ilha da Páscoa:
Navegando em solitário, o comandante do barco se chama Gaspar Citoler, é espanhol e esteve por vários meses em Florianópolis com seu veleiro Octobasse de 36'.
O outro barco é da Armada Chilena.
Gaspar teve uma luxação no ombro, durante o temporal, na tentativa de proteger seu barco de ser abalroado pelo barco chileno que havia desgarrado. Vai ficar com um braço imobilizado por 2 meses. Devido a isso, nos pediu ajuda para tirar seu barco de lá, pois não é seguro.
Quem tiver interesse,e puder,entre em contato gacitoes@hotmail.com Qualquer dúvida entra em contato. Abraço,bons ventos
As fotos foram enviadas em 17/06 e foram batidas na semana anterior.
fotos repassada por Guedes.

Gigapan da NASA, inovação tecnológica, fotos com uma definição impressionante, coisa de outro mundo




Clique no link e divirta-se , é realmente amazing, conte quantos barcos vc pode ver, o zoom é algo de marte, vc puxa puxa e ve os detalhes dos detalhes!!

Dica enviada por Fernando Mendonça.

08/04/2009

Volta ao mundo em solitário, novo recorde a caminho:- o mais jovem velejador ,que partiu para o recorde com apenas 16 anos , conheça o ZAC.

veja o link do youtube abaixo das fots , é sensacional a gama de vídeos do petit.














http://www.youtube.com/user/zacsvideos www.zacsunderland.com/blog/


O Californiano Zac Sunderland , que com apenas 16 anos de idade se lança ao mar no intuito de tentar quebrar o Record de ser a pessoa mais jovem para velejar solo ao redor do mundo, proeza atualmente detida pelo australiano David Dicks.
Com parcos $ 6.000, obtidos através do resgate de toda sua poupança, ele comprou um 36 pés antigão( o Intrepid) e com a ajuda de seu pai carpinteiro naval , o desmontaram e o reformaram completamente para a viagem.
Partindo da marina de Del Rey , em 14 de junho de 2008, se os seus planos derem certo ele estará retornando em abril de 2009,( acabo de dar um break na edição e fui ver sua posição no site oficial: http://www.zacsunderland.com, e já está no meio do atlântico cruzando o Equador. a caminho dos EUA).


A intenção era a de atravessar o Pacífico para o seu primeiro porto de escala, as Ilhas Marshall, então seguir para oeste , Papua-Nova Guiné, em seguida, Austrália, Oceano Índico, Ilhas Maurícias e Madagascar, contornando o Cabo da Boa Esperança vizinho a Cape Town, ganhar o outro lado do Atlântico e seguir para os EUA , rumo ao lar e ao recorde.
O filho mais velho de Marianne Sunderland e Laurence, pais de 7 filhos( não tem como estes caras serem normais), Zac é um marinheiro cuja primeira casa foi o veleiro de 17 metros Tradewind , o “little boy”, nasceu com água salgada correndo nas veias ao invés de sangue.
Bons ventos, Young yachtman!!

07/04/2009

Um exemplo de vida dedicada ao esporte, Morris Brown, o maior ídolo do esporte do ES.


Estas fotos foram enviadas geltilmente pelo Billy Brown, mostrando um pouco da dinâmica que era o roteiro da vida do Morris.


Prezado Avelok, pela sequencia ao alto/esquerda: Morris deitado na Genoa do TYPHONN curtindo um popa.

Ao alto/direita : A tripulacao daquele dia: Morris, Bento e Osmar Ramos.

Meio/esquerda: Morris e proeiro velejando em Vitoria (o proeiro, pode ser Bebeto Ruschi ou Joao Luiz Carneiro)

Meio/Direita: Morris, Luis Lagosta (outra lenda capixaba) e Bento.

Baixo/Esquerda; Morris e seu dobermann, Dick .

Baixo/Direita: Morris e sua Norton 500cc, monocilindrica, ganha quando passou no vestibular de engenharia (Mackenzie-SP).

Moto esta identica a usada por Che na sua volta pela America do Sul.
Por William Morris Brown, (Billy).

02/04/2009

Naves no patamar.











A nossa revista esta recheada de matérias sobre a VOR, afinal estamos vivendo literamente esta regata, os barcos estão no Rio, Marina da Glória, a fazerem reparos e serem preparados para a regata no porto e para a perna que vai para Boston.
Um mais lindo que o outro, mas igual ao IL MOSTRO não existe igual, não é um barco, é uma obra de arte, caracterísitca intrínseca dos produtos do patrocinador.
O Mac´intyre esteve por lá e nos mandou estas fotos de babar.

Previsão do tempo em Portugal, um primor de tecnologia, a Fecai já encomendou e equipo para implementar aqui também.( Por Manel Porto)


28/03/2009

40 dias e 500(quinhentas noites)

Joca , Torben e Horácio comemoram a chegada, abaixo o E4.











Magnus Olson o vencedor da etapa e o E3 se aproximando da chegada no Pão de Açucar. 12.500 milhas náuticas,
do calor intenso ao frio polar,
dos quarenta bramadores aos doldrums,
da china ao Rio de Janeiro.


Foram 40 dias e 500 noites de viagem , nesta que foi a maior etapa da regata da volta o mundo já realizada em todos os tempos , desde sua primeira edição em 1973.

Uma prova de técnica, estratégia, fibra, garra, determinação, capacidade de adaptação, trabalho em equipe, poucas horas de sono e muito , mas muito trabalho.

Difícil entender por que alguém faz isto!? então experimente velejar , só assim vc saberá a resposta.

O Brasil está encabeçando a lista da pontuação, com Torben, Carabelli e Joca a bordo do Ericsson 4, e chegaram em segundo lugar nesta etapa , que foi vencida pelo irmão gêmeo (Ericsson 3) comandado pela SESACIONAL sueco MAGNUS OLSON um presonalidade fora do comum , de um astral espetacular, parece até que é um baiano daqueles sorridentes e de bem com a vida.

Próxima parada: Boston.
Programe-se: dia 11 de abril, regata in-port no Rio de Janeiro com transmissão ao vivo pela band sports.
Todos os domingos as 11 da noite depois do "linha de passe"na band sports tem o programa da regata volta ao mundo, muito bem feito, profissa do profissa, vale a pena ver!!
Segue a pontuação geral:

26/03/2009

Torben Grael, o maior iatista de todos os tempos, extraído e traduzido do site da VOR.



Tubina começou a velelar aos 5 anos de idade a bordo do "seis metros" , o Aillen que era de seu Avô, uma família brasuca mas de origem Dinamarquesa.


O curriculum de Torbem é impressionante:
Cinco medalhas olímpicas, a primeira aos 24 anos em Los Angeles: 2 de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze(classe Star em Atenas 2004 e Atlanta 1996), 1 de Prata ( classe Soling en Los Angeles 1984) e 2 de Bronze ( na classe Star Seul 1988 e Sidney 2000).
Quanto aos títulos mundiais, tem seis títulos mundiais (clase Snipe, Star e clase 12 Metros), 8 segundos ( Star, Soling, One Ton, Snipe, 50 pies) 6 terceiros (Star, One Ton, Snipe e ¾ de Tonelada).
Entre os títulos europeus Grael conta com cinco primeiros, todos na classe Star, que de sobra há demostrado uma absoluta superioridade em uma classe que se caracteriza por seu tecnicismo.
Toben Grael volta a estabelecer um recorde de 35 títulos nacionais em suas regatas no Brasil.
Para um regatista de talento nato , Torben chegou finalemente ao topo na raia de America’s Cup e da Volvo Ocean Race.

Em 2000 em sua primeira participação venceu a Louis Vuitton Cup na Nova Zelandia. Torben já participou de 3 America’s Cup, ficou em terceiro lugar na última edição da VOR e lidera com folga esta edição, dá-lhe turbina!!

Do site da VOR, tradução Avelok.

Barco vai a praia em búzios curtir um mormaço. Por Manel Porto( durante o brasileiro de laser)




Veleiro flagrado em BUZIOS durante campeonato de Laser descansando e tomando sol na praia.
Acredito que a tripulação não gosta de se molhar ou comandante esqueceu o barco de apoio.
Não dever ser nenhum fast ou delta.
Materia pra a revista ou boia 10
Bons ventos
Manoel Porto

23/03/2009

Breve matéria sobre um garoto que está dando a volta ao mundo em solitário, Zac Suderland.


Planada de Snipe em dia clássico no ICES( anno 2000)

As tragédias não são premeditadas, é abuso mesmo, quem pensa que navegar é só acelerar , veja aí a m...













segue abaixo uma matéria publicada no site POPA, e acima a capa do Jornal A tribuna de hoje( 23 de março de 2008)
Marolas no Iate Clube Espírito Santo




Jetskis infernizam a marina
Jan Ludwig Engels- veleiro Jamaluce II
15 Nov 2008À COMODORIA DO ICES
ESTIVE O FIM DE SEMANA PASSADA NOVAMENTE POR ALGUNS DIAS NO SEU CLUBE E DEVO INFORMAR-LHES OSEGUINTE.1. PARABENS PELA DIARIA COBRADA DE 5,85/DIA/PESSOA. EM TODA COSTA BRASILEIRA SEU CLUBE EH O UNICO JUSTO POIS NORMALMENTE EH COBRADO POR BARCO QUE EM MUITOS CASOS EH INJUSTO COMO NO MEU.
EU QUASE SEMPRE VIAJO SOZINHO E NORMALMENTE NAO VISITO OS CLUBES DEVIDO O PREÇO COBRADO POR BARCO (APESAR QUE QUASE NAO USO CLUBES OU MARINAS).
POR QUE UM BARCO COM 5 PESSOAS DEVERIA PAGAR O MESMO QUE UM BARCO COM SOMENTE UMA PESSOA ????
NAO EH JUSTO. 2. MAIS UMA VEZ TIVE QUE DEIXAR O BARCO ENQUANTO APOITADO NO SEU CLUBE DEVIDO O PESSOAL DOS JETSKI QUE USAM A RAMPA DA PRAÇA DOS NAMORADAS PARA COLOCARAM O EQUIPAMENTO NA AGUA E COMEÇAM A INFERNIZAR A VIDA DO PESSOAL ALI APOITADO COM SEUS CAVALINHOS DE PAU ETC. 3. POR ESTE MOTIVO EU EVITO PARAR EM VITORIA POIS PARA QUEM MORA NO BARCO COMO EU, ESTE ATITUDE DE PASSAR COM TODA VELOCIDADE ENTRE OS BARCOS E UMA SITUAÇAO INFERNAL.
2 ANOS ATRAS QUANDO ESTIVE AIH APOITADO NA MESMA EPOCA COM MAIS 8 VELEIROS QUE TINHAM PARTICIPADO NO REFENO, OS 5 VELERIOS ARGENTINOS FICARAM SUPER PREOCUPADOS COM SUA SEGURANÇA POIS TINHA 4 JET SKIS FAZENDO ESTAS MANOBRAS ENTRE OS BARCOS.
NAQUELE DIA AINDA FALEI COM A CAPITANIA QUE QUERIA QUE A GENTE MUDASSE DE LUGAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DEPOIS PROMETERAM QUE IAM DAR UMA OLHADA MAS NUNCAAPERECERAM.ESTOU ANEXANDO AS FOTOS TIRADAS DURANTE O DIA NO DOMINGO PASSADO. NAO ENTENDO COMO A CAPITANIANA PROIBE ESTA ATITUDE EM VISTA DO PERIGO QUE EXISTE PARA OS BARCOS APOITADOS,
OS BARCOS ATRACADOS NO SEU CLUBE E AS FAMILIAS QUE ESTAO USANDO A PRAIA DA PRACINHA DOS NAMORADOS.
IMAGINEM SE UM DESTES CONDUTORES PERDE O CONTROLE DO JETSKI!!!!.
ESTOU MANDANDO JUNTO AS FOTOS TIRADAS MAS SE FOR NECESSARIO POSSO MANDAR UMA OU OUTRA COM MAIOR DEFINIÇAO.
COMO EU NAO TENHO O EMAIL DA CAPITANIA DE VITORIA GOSTARIA QUE VSA. ENCAMINHASE ESTE EMAIL AO CAPITAO DOS PORTOS DA CAPITANIA DE VITORIA. AGRADECERIA SUA CONFIRMAÇAO.ATENCIOSAMENTEJAN LUDWIG ENGELS
Veleiro jamaluce 2

Amsterdam , para mim a cidade mais maneira que existe.







..."entrei num trem e peguei uma onda
e fui parar muito longe
numa terra distante
endoidecer gente sã!
em amsterdam
lá fora muito frio
o inverno vem chegando
mas por dentro estou queimando
nos coffee shops ...
de amsterdam
abaixo do oceano
acima das estrelas
em amsterdam
peguei um trem
e desembarquei
entre cores e canais
entre jovens e sorrisos
onde a juventude é eterna
have fun
em amsterdam
renato avelar , uma onda em amsterdam , num devaneio em leidsplein 1992.
fotos de 1997- barcos no cais( Debora)
fotos em PB- amsterdam sail 2005

Direto do túnel do tempo, 15 anos atrás a bordo do Gato Xadrez, e chama o professor!!






foto 1- figura eufórica modulando o rádio do GX, no início da viagem a Nova Viçosa.
foto 2- com o grande amigo Mariskete curtindo o passeio.
foto 3- concentração no leme , primeiras horas da manhã na altura de Regência.
Esta foi a primeira viagem de verdade que eu fiz a bordo de um veleiro, 3 dias e duas noites, fomos eu , Sergio Rossi e Marilson para Bahia, muita história para contar, Serginho foi dar uma de indiana jones e subir no mastro com o barco de contra vento para acertar o trilho da genoa e quase sifú, arribamos em Santa Cruz e dormimos dentro do Portocel e no dia seguinte subimos no mastro com uma defensa na horizontal ,de cadeirinha improvisada, consertamos o barco e fomos em frente,tivemos pirajás imensos, uma bela tempestade, e por fim perdemos o horário da maré na barra de Nova Viçosa e ficamos tomando uísque(TEACHERS) e jogando baralho debaixo de um temporal daqueles por 8 horas até a maré dar entrada para o veleiro, daí surgiu a famosa frase do comandante Rossi:
- chama o professor!! iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiirrá!!

Para reflexão, este texto é muito bacana , reflete a alma do mar.

Não ande ansiosos pela vida, quanto o que há de comer ou beber; nem pelo seu corpo, quanto o que há de vestir.
Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Observe as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, ela se sustentam.
Porventura, nós não valemos muito mais do que as aves.



20/03/2009

Jolly Roger não é nome de gente e sim adjetivo de perícia, velocidade coragem e conquista- no braço.




Cada pirata tinha sua Jolly Roger, era como uma assinatura, uma logomarca do comandante e do navio.
Somente pelo fato de hastearem a bandeira antes de atacar , fazia com que a tripulação se rendesse imediatamente.
Mas , como bons corsários, eles tinham bandeiras de todas as nacionalidades possíveis a bordo, que hasteavam quando viam um navio daquela patria, somente quando a aproximação ser tornava segura e veloz, eles subiam as Lolly rogers.
O que fez com que todos temessem tanto os piratas?
- As histórias envoltas de sangue e atos cruéis ?!
- Sim ! Mas também e principalmete pela impossibilidade de fuga . A habilidade dos pirata era impressionante.
Perseguiam e alcançavam qualquer navio, de qualquer porte , durante dias ás vezes até semanas , dominavam as melhores técnicas e táticas de velejo, tinham grande conhecimento meteorológico, os melhores e mais completos mapas, os barcos eram roubados e completemente "tunados", onde tudo aquilo que fosse desnecessário era arrancado para desenvolver mais velocidade, e os canhões e armas!!, ah, aí era o ponto que eles mais tinham capricho na manutenção e uso, todos os canhões eram diferentes um do outro, pois eram roubados de barcos de diversas nacionalidades, cada qual com um calibre diferente, padrões diferentes.
Eles desenvolviam balístca própria com estranhas balas , como por exemplo: cortadas ao meio e imendadas as metades com um tubo de ferro, balas incendiárias, com ganhchinhos para rasgarem as velas, balas com correntes para derrubarem mastros , o mais interessante que eles tinham todo este capricho para as armas pois eram muito ruins no embate corpo a corpo, e muita coragem de sobra e levavam seus barcos a limites extremos, independente das condições inimagináveis de navegação como numa storm força 7 ou 8 nos "cuarenta bramadores"
Os piratas foram os melhores velejadores de seu tempo, talvez de todos os tempos, não há a menor dúvida disto

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!