19/05/2009

Quarta da Vela, um local de encontro de gerações e Yacht-men, velejador ou não.

Dr Cesar Abaurre, o maior ícone da vela capixaba de raízes.
André Felipe( Tchê) e Gabriel, primeiros colocados no Brasileiro de Dingue( juvenil)

Avelok e Antônio Carlos Garcia Junior, segundo colocado no brasileiro de Dingue, categoria tripulação acima de 150 kg. Fabiano Porto, Jens Ulfedt, Fernando Squall Mendonça, Storm Mendonça, Lucky e Avelok( sir wallace sailing team)


Gente a beça!

o papo correu animado.todos em clima de festa e descontração;Léo e Bororô não se afastaram dos acepipes por nenhum segundo.
Avelok e Dudu.( ambiente familiar) Tchê, Cartiane, AC Garcia Jr e Celina, as moças ficaram tem terceiro no feminino no Brasileiro de Dingue.

A Quarta da vela , que inicialmente era a " Quinta da vela"foi inciada em fins de 2005 e começo de 2006, uma idéia que partiu do grupo que então desenhava o " projeto de recuperação da Glória da Vela Capixaba", sendo os cabeças este que vos escreve e Rodrigo Haje o Magoo.
O objetivo era criar um evento para a galera da vela e simpatizantes terem um mote , um motivo para se reunirem , confraternizarem , se divertirem e trocarem conhecimentos e experiências.
No início, eu levava de casa uma baita tv de 29 polegadas de tubo longo( antigona) no porta mala do meu carro e jc léo o DVD, lá chegando ´montavamos tudo e o evento ocorria, cada um levava um pratinho de salgadinho de casa e a cerva comprávamos na sauna,
Fazemos várias edições lá na áera do bar golfinho ( Iatinho , o verdadeiro!!) , sendo alguns marcantes , como por exemplo:
  • Palestra sobre homem ao mar, com Vitorino e Muller palestrando
  • Palestra com o aventureiro Juarez Gustavo Pacoal Soares, que escalou o aconcágua, o kilimanjaro e o Elbrus na Rússia
  • Palestra do então deputado ( nem era candidato) Renato Casagrande
  • Filmes da Vendée Globe, planet Voile, Américas Cup e Whitbread.

Dentre muitas outras atrações que tentamos proporcionar aos convivas, assim surgiu este bacana encontro de amigos, nautas e amantes da vela de plantão.

Na última quarta feira, coroamos este encontro com uma Homegem aos velejadores do ICES, da Classe dingue e oceano, e principalemente o ícone da vela capixaba Dr. Cesar Abaurre.
A partir deste ano, estamos realizando o evento sempre na segunda quarta -feira do mês, a próxima já está agendada , segue o convite e as fotos da última Quarta da Vela.

Morning Light, a super produção da Disney sobre a vela.

Clique no link e prove o TGV( tira gosto violento!!)
http://www.youtube.com/watch?v=R9TxerbH4Ek
By Luciano Sechin e Fernando Squall Mendonça.

17/05/2009


As Bateras de Búzios, e as gentes de lá.




A história desta vedete da vela Buziana começa com o Joel, um pescador que foi criado a bordo dos saveiros na Bahia. Ao mudar-se para Búzios o Joel sentiu uma necessidade de velejar, mas como? se lá não haviam saveiros?
E não teve erro! pegou uma batera de pesca e junto com o Johny preparam a primeira delas.
Em seguida o Jonhy manda executar a construção de mais um exemplar, e o Joel também.
Começa a rixa( positiva) , mas Joel encomenda uma bateira maior que a do Jonhy, com ganas de vitória e esquecendo que haviam combinado um projeto one design.
As regatas se inciaram , Joel X Johny, Johny X Joel.
O baiano inventou uma série de artifícios ( nem sempre dentro do combinado)no intuito de derrotar o Nauta , coisa de "corrida maluca".
O barco simpatissíssimo , pintado como manda a tradição dos pescadores, com cores alegres e nomes poéticos, é tripulado por 3 pessoas, feito de madeira e patilhão longitudinal( não pode andar muito caçado pois atola e deriva), armado com mastreação e velas de velhos barcos da classe Star começa a chamar atenção da elite da vela do balneário, e rapidamente se desenvolve. Hoje já existe um calendário oficial de regatas, uniformes para as bateras, etc.
A batera da foto é a Black Pearl, qualquer semelhança com a nave de Paul Cayard é mera coincidência, mas o charme e o carisma, são muito maiores.
Pretendo desenvolver esta idéia por aqui também, é a total desmistificação de que a vela é um esporte de Elite
No quadro abaixo alguns momentos desta classe. Destaque para os irmãos Blancpain, ex-cowboys que viraram velejadores graças ao resgate da tradição da família suíça e inglesa( com um pé na argentina), e o J24 herdado de seu avô o Vibração.
Os irmãos brothers fazem o apoio náutico no Clube, são pessoas sem tempo ruim , pau para toda obra, prestativos e pró-ativos, se precisar estarão lá. Cuidaram exemplarmente do Sir Wallace depois da semana de vela, consertaram o motor e a elétrica também, serviço de primeira.
Além do apoio náutico em Búzios, os irmãos fazem passeios de barco com turistas, ministram aulas para inciantes, charters, e delivery para todo o Brasil.
Estando em Búzios e querendo dar um bordo, mas não foi de barco?!, acerte um charter com eles, contatos : 22-98591500( Pierre )
Aproveitamos o ensejo para agradecer e parabenizar toda a galera do ICAB pela sensacional acolhida e pelo belíssimo campeonato que realizaram na semana de vela 2009( BSW 2009).
Detalhes sobre o evento , acesso o blog do Strom ( contosdemarinheiros.blogspot.com)
bons ventos a todos.
avelok


Proa na íntegra.


Um dia , a marina ainda vai ser assim .


Nada mau, sem óleo , sem barulho , sem sujeira , e com muita alegria , joie de vivre.

Que tal , você que tem lancha experimentar um veleiro???

Toda a simplicidade do Cisne Branco.


Carros são a minha segunda paixão.


Largou bem, mas com um pouquinho de sombra.


Uma atravessada vale por mil cambadas.


beleza , velocidade e plasticidade.

o mágico: hydropthere.
49,2 nós, por enquanto...

Problems!!







O que separa os homens dos meninos e fazem os verdadeiros yacht-men.

Papai quando serei um homem??


Aracnídeo.


A Jolly Roger.

J
Posted by Picasa

Assista a um vídeo chocante sobre o maior dos maiores, a lenda das lendas, o autor do melhor livro e exemplos da vela..


livro de nvegação já publicado até hoje, simplesmente Eric Tabarly, o homem que virou um Deus mito da vela,

http://almagrande-ria.blogspot.com/, um blog de alta classe , para poucos que entendem o que é ser um yacht-men no sentido da palavra.




















Prezados nautas e amantes da vela de plantão, seguem algumas imagens capturadas do melhor blog clássico do mundo, feito por um Portuga de codinome Almagrande( http://www.almagrande-ria.blogspot.com/)
Não tive a chance de conhecer o gajo, mas as imagens e os textos são poéticos ao extremo.
Confiram!

Na próxima edição, mais breve que eu possa fazer...

na foto o flyer.
Breve estarei elaborando matérias sobre o Flyer, Export 33 e das curiosidades olímpicas do mundo da vela, e uma grande matéria sobre Paul Elvstron.

Aproveitem esta edição, aboletem-se confortavelmente e bom velejo.
Afinal , se trabalhar fosse bom ninguém te pagava( Pablo Huber)

Cisne Branco.

Uma tarde a bordo do Cisne Branco, um flagrante do cotididano

Há 3 anos atrás saiu uma matéria legal na Revista Velejar, como eu digo sempre...






A ALMA É O SEGREDDO DO NEGÓCIO.

Nova futura camisa de nosso sindicato, Locamax Redenetimóveis sailing team.


aguardem , vamos nesta linha de idéia , mas com algo 10000 vezes mais punk e com uma jolly roger com elementos modernos e nautas( avelok).

Mais que um amigo , um irmão e uma injeção de gás na vela capixaba, literalmente pois trata-se do craque diretor do grupo shv minasgás e supergasbrás.


NOSSO GRANDE AMIGO MAC INTYRE!!


Clique no link ,veja e ouça a sua música( the macintyre song) , de autoria e muitamente mal e porcamente escrita , inventada e interpretada pelo avelok em uma noite de descanso no escritório residencial.



ESTE É O CARA!!


Sou eternamente grato a vc meu amigo, pois fostes a pessoa que mais me colocastes pra cima em todas as fases , boas ou ruins.


Frase do dia:

Barlavento e caldo de galinha não faz mal a ninguém ( Antonio José Stockler Lafayete Macintyre, durante a montagem da última bóia de barla da búzios sailing week 2009)

Quarta da vela bombou, força 8!

Prezados nautas e amantes da vela de plantão, a quarta da vela realizada dia 13 de maio foi um dia mais que especial, nunca se viu na turma da vela tanto astral comungado!
Que continuemos com a atividade e o astral que só os Yacht-men podem ter!
segue o depoimento do Duque de Módena.
Breve teremos as fotos do evento publicadas, pois dado o "tumulto" positivo que se formou , não consegui tirar nenhuma foto, mas o Capeto do Dingue vai enviar para a gente.
Sou veementemente contra a auto promoção, mas o email do amigo me deixou sensibilizado , haja vista o momento positivo que a vela capixaba vive.
Na minha humilde opinião, o Lucky com seu lindíssimo e notívago soling( breve teremos report completo sobre o Don Geraldo)está trazendo novos ares a vela capixaba , e graças ao bom Deus, tenho o prazer de ser seu amigo e companheiro de regatas a bordo do Sir Wallace.
Os motivos que convergem para o astral bacana, é sem dúvida a chegada em nossa raia , de um antigo jovem velejador CDF , craque, esculachado , perfeccionista , e bon vivant, que é o Lucky.
segue a mensagem do Duque.
Renatinho,
Mais voce mais uma vez nos surpreende ........ parabens!!!
Pela historica vitoria de um Capixaba que saiu de casa, botou seu barco no oceano, motivou um time de amigos de primeira linha, foi no estrangeiro , ganhou a Guerra , voltou vitorioso , e ainda por cima estimula o Grupo mais uma vez perabens!"
A sua iniciativa ao organizar a reuniao de ontem, o sucesso que foi mostra que Voce vence de novo e mais uma vez nos honra com suas atitudes , muito bacana.
O o ambiente , o clima de confraternização e a contagiante injeção de "alegria , entusiasmo e vontade de evoluir não so na vela, mas tambvem como ser humano .
Apesar de nao nao ter outra expectativa de suas fantasticas iniciativas e ações , vc surpreendentemente volta e meia me surpreende!!!!!
"Just DO it",
Forte abraço
Do amigo , "TIETE" e e torcedor

Estadual Capixaba de Snipe( sí náipe , como se fala por aqui)


Sechin e Squal chegam num autêntico duelo de masters.





Segue o report enviado por Fernandão Squal. pai do Storm, dois tarados pela vela.
Oi Pessoal, Este final de semana teve a regata do dia das mães, estava de bobeira no Iate quando Lucky me chamou para ser proeiro dele na classe Snipe (estava com saudades, afinal tinha mais de 20 anos (isso mesmo), 20 anos que não corria de snipe), e obviamente aceitei, chegamos em primeiro lugar depois de uma chegada fenomenal (este detalhe Lucky vai contar na quarta feira, foi surreal). Lucas correu na classe Optimist estreante e chegou em segundo lugar, o que também não foi nada mal. Parabéns filhão e um dia você tem que correr com Lucky um dia, vai aprender muito (ele é fera, mas tem que aguentar os esporros, o que para mim não foi nada em copmparação a reciclagem). Abraços a todos, Fernando

Proteção da hélices evitaria mais e mais tragédias.


Um matéria enviada pela colaboradora Aneph Cristina.

Foto: revista época.



Proteção nas hélices de embarcações para reduzir acidentes
É crescente o número de acidentes provocados pelas embarcações no litoral da Cidade. Dos muitos acidentes graves que ocorreram, o primeiro de grande repercussão registrado no nosso Estado, aconteceu no dia 6 de setembro de 1998, onde o atleta Lars Grael teve sua perna mutilada após ser atingido por um iate.
Atualmente, os jornais de circulação estadual estão divulgando o atropelamento de Daniel Cristian de Mattos, 13 anos, por uma lancha na Prainha de Santo Antônio, onde ele teve a perna decepada.
O assunto chamou atenção do Vereador Fabrício Gandini (PPS), que protocolou uma indicação normatizando a instalação de protetores plásticos resistentes nas hélices dos motores das lanchas, iates e jet skis que transitam na baía de Vitória.
“A indicação se faz necessária porque proteger as hélices dos motores das embarcações com um equipamento plástico poderá impedir as mutilações de pessoas, diminuindo de maneira eficaz os acidentes”, disse o vereador.
A intenção em proteger as hélices dos motores das embarcações com um equipamento plástico (tipo ventilador de chão) é impedir as mutilações de pessoas diminuindo a gravidade dos acidentes.
Esta iniciativa já existe em alguns Estados dos Estados Unidos da América com a finalidade de proteger os animais marinhos que sofrem com os acidentes e mutilações envolvendo embarcações.
Em entrevista à revista Época, Lars Grael afirmou que um simples equipamento de segurança poderia banir para sempre acidentes desse tipo. Essa espécie de grade, acoplada ás hélices custa por volta de R$ 700.
O vereador protocolou ainda um Projeto de Lei autorizando a criação da Guarda Marítima e Ambiental de Vitória, cujo objetivo, entre outros, será de fiscalizar o tráfego de embarcações nas áreas adjacentes às praias, fazendo o serviço de ronda embarcada e prestando socorro quando necessário.
A criação de um plano de manejo para mapear a fauna e a flora, agilizar a fiscalização e denúncias, controlar e remover espécies invasoras e combater a pesca predatória, promovendo ecoturismo, pesquisa e educação ambiental também serão ações implantadas pela Guarda Marítima.

Como um barco navega contra o vento?? há , fale com o Prefossor Ulisses Leitão, que ele te responde! tem um vídeo muito bacana no link.


Matéria gentilmente enviada pelo professor Ulisses Leitão, veja o vídeo em
http:www.ulissesleitao.blogspot.com
-feira, 11 de Maio de 2009

Navegando contra o vento... reloaded
Elaborei em 2000 a palestra "Navegando contra o vento: a física do barco a vela" a pedido do Prof. Renato Las Casas (UFMG), para o evento de comemoração dos quinhentos anos de descobrimento do Brasil. Os slides foram disponibilizados nos servidores da UFMG na página do Observatório Astronômico da Serra da Piedade, mas uma manutenção no servidor de backup apagou as imagens.Nesta semana foi reeditar a palestra durante a semana acadêmica da UFLA. Como vou ministrar um mini-curso de Blender, resolvi curtir o fim de semana criando uma animação para a pelestra.Claro que oito anos depois, o conteúdo deve ser cada vez mais multimídia!No vídeo uma tentativa de ilustrar a composição de vetores que nos ajudam a explicar como o barco a vela navega contra o vento. Boa semana para todos!

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!