21/05/2009

Jackon Bergamo, o mago dos woodenbots do Brasil, e a história dos light crests de german frers!


Pintura do Jackson.
Logo do atelier estaleiro. Jackson hoje.



Jackson ontem.

UM VERDADEIRO YACHT-MEN no sentido explícito da palavra, "cousa que poucas almas tem de vero nestes mares ".


Caros amigos , nautas e amantes da vela de plantão, recentemente recebi um email d Jackson Bergamo , assunto referente ao TYPHOON, o nosso autêntico Light Crest capixaba, que tem várias matérias nesta revista, e também vídeos no nosso canal no youtube para vcs conhecerem.
Pois bem , email, lido, respondido , fui conhecer o site do gajo, simplesmente fiquei pasmo com o capricho , com a expertise e principalmente com os barcos e obras de arte( quadros, móveis, etc.) deste verdadeiro artista, o qual tenho o grande pazer em divulgar aqui.

segue mail:

Olá Caro Renato Avelok,
como vai meu amigo?
Tem mesmo certeza quem construiu o Typhoon foi aí em Vitória? E quem construiu?
O Seabird do cabinho foi construido por Jorge Horácio Añel um argentino radicado aqui em São Paulo
que tinha um estaleiro em Eldorado as margens da represa Billings de São Paulo.
Foram construidos 5 barcos do mesmo molde.
*O Seabird do cabinho ficou na Polonésia.
*O Barlavento afundou na represa Guarapiranga, depois de ser abandonado pelo dono, e como permaneceu por muito tempo no fundo, ao ser resgatado quebrou e muitos pedaços e se perdeu.
Restaram só Três no Brasil.
*O meu, o Keaka-Malía é o único com o costado ainda no verniz e que está comigo a 32 anos.
*Um eu ví no Iate clube Guanabara a uns 20 anos atrás.
*O outro andava por São Sebastião que, uma vez o dono me procurou, à mais de 15 anos atrás.
É por isso que estou bastante surprêso pela construção aí em Vitória de seu Typhoon!!
Quanto ao histórico do projeto LIGHTCREST, ele foi premiado pela revista YachtingWorld em 1952
onde publicaram os Planos de Construção.
Muitos foram construidos pelo mundo.
No ano passado veio um pessoal da Woodenbot Festival da Tasmânia Austrália,
em meu estaleiro e logo que viram o meu barco disseram, "olhe um Lightcrest", eu também tenho um!
O incrível é que eu já havia encontrado na internet meses atrás, este mesmo barco na Tasmânia
e o dono veio aqui no meu local de trabalho de lá do ouro lado do mundo. Incrível mesmo!!
No Passado nos anos 50 alguns vieram velejando nas antiga regata Buenos Aires - Rio e voltaram, eu mesmo ví por
lá na Argentina nos anos 80 muitos barcos ainda em perfeito estado.
O Projetista foi o já falecido Dom Germán Frers o pai não o atual e conhecido Germám Frers o filho, que aliás ele próprio, o filho, me deu pessoalmente os Planos completos deste Magnífico Veleiro, quando estive em seu estúdio na Argentina.
De vez em quando eu procuro novos barcos Lightcrest pelo mundo e acabei por encontrar você. Êta mundo pequeno!!
Gostei muito da sua revista você está de parabéns, tem muita qualidade nas matérias, muito boa mesmo!! Ótimas fotos!!
Vou navegar um pouco na sua revista de vela.
Nos falamos, grande abraço
JACKSON BERGAMO WoodenBoatBuilder&DesignerTel.11 9521 2231jacksonbergamo@gmail.comhttp://www.jacksonbergamo.com.br/

Curiosidades do mundo náutico.


Por Fernando Squall Mendonça.

20/05/2009

Foto do dia. Spirit Of Amsterdam.

Aguardem!!
Foto avelok 1997,
zaanse schans, Holland, close of amsterdan.

19/05/2009

Próximo porto da Quarta da Vela, muitos filmes antes, o prato principal é:


Quarta da Vela, um local de encontro de gerações e Yacht-men, velejador ou não.

Dr Cesar Abaurre, o maior ícone da vela capixaba de raízes.
André Felipe( Tchê) e Gabriel, primeiros colocados no Brasileiro de Dingue( juvenil)

Avelok e Antônio Carlos Garcia Junior, segundo colocado no brasileiro de Dingue, categoria tripulação acima de 150 kg. Fabiano Porto, Jens Ulfedt, Fernando Squall Mendonça, Storm Mendonça, Lucky e Avelok( sir wallace sailing team)


Gente a beça!

o papo correu animado.todos em clima de festa e descontração;Léo e Bororô não se afastaram dos acepipes por nenhum segundo.
Avelok e Dudu.( ambiente familiar) Tchê, Cartiane, AC Garcia Jr e Celina, as moças ficaram tem terceiro no feminino no Brasileiro de Dingue.

A Quarta da vela , que inicialmente era a " Quinta da vela"foi inciada em fins de 2005 e começo de 2006, uma idéia que partiu do grupo que então desenhava o " projeto de recuperação da Glória da Vela Capixaba", sendo os cabeças este que vos escreve e Rodrigo Haje o Magoo.
O objetivo era criar um evento para a galera da vela e simpatizantes terem um mote , um motivo para se reunirem , confraternizarem , se divertirem e trocarem conhecimentos e experiências.
No início, eu levava de casa uma baita tv de 29 polegadas de tubo longo( antigona) no porta mala do meu carro e jc léo o DVD, lá chegando ´montavamos tudo e o evento ocorria, cada um levava um pratinho de salgadinho de casa e a cerva comprávamos na sauna,
Fazemos várias edições lá na áera do bar golfinho ( Iatinho , o verdadeiro!!) , sendo alguns marcantes , como por exemplo:
  • Palestra sobre homem ao mar, com Vitorino e Muller palestrando
  • Palestra com o aventureiro Juarez Gustavo Pacoal Soares, que escalou o aconcágua, o kilimanjaro e o Elbrus na Rússia
  • Palestra do então deputado ( nem era candidato) Renato Casagrande
  • Filmes da Vendée Globe, planet Voile, Américas Cup e Whitbread.

Dentre muitas outras atrações que tentamos proporcionar aos convivas, assim surgiu este bacana encontro de amigos, nautas e amantes da vela de plantão.

Na última quarta feira, coroamos este encontro com uma Homegem aos velejadores do ICES, da Classe dingue e oceano, e principalemente o ícone da vela capixaba Dr. Cesar Abaurre.
A partir deste ano, estamos realizando o evento sempre na segunda quarta -feira do mês, a próxima já está agendada , segue o convite e as fotos da última Quarta da Vela.

Morning Light, a super produção da Disney sobre a vela.

Clique no link e prove o TGV( tira gosto violento!!)
http://www.youtube.com/watch?v=R9TxerbH4Ek
By Luciano Sechin e Fernando Squall Mendonça.

17/05/2009


As Bateras de Búzios, e as gentes de lá.




A história desta vedete da vela Buziana começa com o Joel, um pescador que foi criado a bordo dos saveiros na Bahia. Ao mudar-se para Búzios o Joel sentiu uma necessidade de velejar, mas como? se lá não haviam saveiros?
E não teve erro! pegou uma batera de pesca e junto com o Johny preparam a primeira delas.
Em seguida o Jonhy manda executar a construção de mais um exemplar, e o Joel também.
Começa a rixa( positiva) , mas Joel encomenda uma bateira maior que a do Jonhy, com ganas de vitória e esquecendo que haviam combinado um projeto one design.
As regatas se inciaram , Joel X Johny, Johny X Joel.
O baiano inventou uma série de artifícios ( nem sempre dentro do combinado)no intuito de derrotar o Nauta , coisa de "corrida maluca".
O barco simpatissíssimo , pintado como manda a tradição dos pescadores, com cores alegres e nomes poéticos, é tripulado por 3 pessoas, feito de madeira e patilhão longitudinal( não pode andar muito caçado pois atola e deriva), armado com mastreação e velas de velhos barcos da classe Star começa a chamar atenção da elite da vela do balneário, e rapidamente se desenvolve. Hoje já existe um calendário oficial de regatas, uniformes para as bateras, etc.
A batera da foto é a Black Pearl, qualquer semelhança com a nave de Paul Cayard é mera coincidência, mas o charme e o carisma, são muito maiores.
Pretendo desenvolver esta idéia por aqui também, é a total desmistificação de que a vela é um esporte de Elite
No quadro abaixo alguns momentos desta classe. Destaque para os irmãos Blancpain, ex-cowboys que viraram velejadores graças ao resgate da tradição da família suíça e inglesa( com um pé na argentina), e o J24 herdado de seu avô o Vibração.
Os irmãos brothers fazem o apoio náutico no Clube, são pessoas sem tempo ruim , pau para toda obra, prestativos e pró-ativos, se precisar estarão lá. Cuidaram exemplarmente do Sir Wallace depois da semana de vela, consertaram o motor e a elétrica também, serviço de primeira.
Além do apoio náutico em Búzios, os irmãos fazem passeios de barco com turistas, ministram aulas para inciantes, charters, e delivery para todo o Brasil.
Estando em Búzios e querendo dar um bordo, mas não foi de barco?!, acerte um charter com eles, contatos : 22-98591500( Pierre )
Aproveitamos o ensejo para agradecer e parabenizar toda a galera do ICAB pela sensacional acolhida e pelo belíssimo campeonato que realizaram na semana de vela 2009( BSW 2009).
Detalhes sobre o evento , acesso o blog do Strom ( contosdemarinheiros.blogspot.com)
bons ventos a todos.
avelok


Proa na íntegra.


Um dia , a marina ainda vai ser assim .


Nada mau, sem óleo , sem barulho , sem sujeira , e com muita alegria , joie de vivre.

Que tal , você que tem lancha experimentar um veleiro???

Toda a simplicidade do Cisne Branco.


Carros são a minha segunda paixão.


Largou bem, mas com um pouquinho de sombra.


Uma atravessada vale por mil cambadas.


beleza , velocidade e plasticidade.

o mágico: hydropthere.
49,2 nós, por enquanto...

Problems!!







O que separa os homens dos meninos e fazem os verdadeiros yacht-men.

Papai quando serei um homem??


Aracnídeo.


A Jolly Roger.

J
Posted by Picasa

Assista a um vídeo chocante sobre o maior dos maiores, a lenda das lendas, o autor do melhor livro e exemplos da vela..


livro de nvegação já publicado até hoje, simplesmente Eric Tabarly, o homem que virou um Deus mito da vela,

http://almagrande-ria.blogspot.com/, um blog de alta classe , para poucos que entendem o que é ser um yacht-men no sentido da palavra.




















Prezados nautas e amantes da vela de plantão, seguem algumas imagens capturadas do melhor blog clássico do mundo, feito por um Portuga de codinome Almagrande( http://www.almagrande-ria.blogspot.com/)
Não tive a chance de conhecer o gajo, mas as imagens e os textos são poéticos ao extremo.
Confiram!

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!