21/05/2009

Jackon Bergamo, o mago dos woodenbots do Brasil, e a história dos light crests de german frers!


Pintura do Jackson.
Logo do atelier estaleiro. Jackson hoje.



Jackson ontem.

UM VERDADEIRO YACHT-MEN no sentido explícito da palavra, "cousa que poucas almas tem de vero nestes mares ".


Caros amigos , nautas e amantes da vela de plantão, recentemente recebi um email d Jackson Bergamo , assunto referente ao TYPHOON, o nosso autêntico Light Crest capixaba, que tem várias matérias nesta revista, e também vídeos no nosso canal no youtube para vcs conhecerem.
Pois bem , email, lido, respondido , fui conhecer o site do gajo, simplesmente fiquei pasmo com o capricho , com a expertise e principalmente com os barcos e obras de arte( quadros, móveis, etc.) deste verdadeiro artista, o qual tenho o grande pazer em divulgar aqui.

segue mail:

Olá Caro Renato Avelok,
como vai meu amigo?
Tem mesmo certeza quem construiu o Typhoon foi aí em Vitória? E quem construiu?
O Seabird do cabinho foi construido por Jorge Horácio Añel um argentino radicado aqui em São Paulo
que tinha um estaleiro em Eldorado as margens da represa Billings de São Paulo.
Foram construidos 5 barcos do mesmo molde.
*O Seabird do cabinho ficou na Polonésia.
*O Barlavento afundou na represa Guarapiranga, depois de ser abandonado pelo dono, e como permaneceu por muito tempo no fundo, ao ser resgatado quebrou e muitos pedaços e se perdeu.
Restaram só Três no Brasil.
*O meu, o Keaka-Malía é o único com o costado ainda no verniz e que está comigo a 32 anos.
*Um eu ví no Iate clube Guanabara a uns 20 anos atrás.
*O outro andava por São Sebastião que, uma vez o dono me procurou, à mais de 15 anos atrás.
É por isso que estou bastante surprêso pela construção aí em Vitória de seu Typhoon!!
Quanto ao histórico do projeto LIGHTCREST, ele foi premiado pela revista YachtingWorld em 1952
onde publicaram os Planos de Construção.
Muitos foram construidos pelo mundo.
No ano passado veio um pessoal da Woodenbot Festival da Tasmânia Austrália,
em meu estaleiro e logo que viram o meu barco disseram, "olhe um Lightcrest", eu também tenho um!
O incrível é que eu já havia encontrado na internet meses atrás, este mesmo barco na Tasmânia
e o dono veio aqui no meu local de trabalho de lá do ouro lado do mundo. Incrível mesmo!!
No Passado nos anos 50 alguns vieram velejando nas antiga regata Buenos Aires - Rio e voltaram, eu mesmo ví por
lá na Argentina nos anos 80 muitos barcos ainda em perfeito estado.
O Projetista foi o já falecido Dom Germán Frers o pai não o atual e conhecido Germám Frers o filho, que aliás ele próprio, o filho, me deu pessoalmente os Planos completos deste Magnífico Veleiro, quando estive em seu estúdio na Argentina.
De vez em quando eu procuro novos barcos Lightcrest pelo mundo e acabei por encontrar você. Êta mundo pequeno!!
Gostei muito da sua revista você está de parabéns, tem muita qualidade nas matérias, muito boa mesmo!! Ótimas fotos!!
Vou navegar um pouco na sua revista de vela.
Nos falamos, grande abraço
JACKSON BERGAMO WoodenBoatBuilder&DesignerTel.11 9521 2231jacksonbergamo@gmail.comhttp://www.jacksonbergamo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!