14/02/2011

Yacht-man sailing news, a crônica de um dia que irá durar para sempre. a 10ª regata Vitória Guarapari.


Vídeo com alguns momentos descontraídos a bordo do phantom no encalço do aventureiro.



Na foto de Storm o Phantom volta para casa lado a lado com o Kiron.
Links para ver as filmagens :


Matéria ES TV 2º Edição – 12/02( use o internet explorer, pois não roda no goggle chrome!)
Tempo: 1min30
Matéria TV Guarapari

                                      Yacht-Man News!

                                                         Vamos aos introdutórios:

-Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, hoje após a labuta diária, estamos publicando a crônica da X regata Vitória Guarapari, com muitos fatos que marcaram esta sensacional regata que reuniu 18 barcos, e teve um clima de extremo cavalheirismo, dá-lhe Lipton!!
Vamos então aos fatos, fotos e vídeos depois, de quebra vai aí anexo um vídeo feito pelo Lucas Storm a Bordo do Kiron e o link para as reportagens que saíram na Gazeta e na TV Guarapari!! O que representou um grande prêmio de reconhecimento para todos os que participaram de uma forma ou de outra desta maravilhosa festa da vela capixaba, pessoas como William Brown ( nosso querido amigo Billy), como Geraldo Carneiro, ( nosso comodoro mais atuante de todos os tempos), como Dr Cezar Abaurre que durante a solenidade proferiu a frase que marcou o evento:" vale a pena viver toda uma vida só para aproveitar momentos com este" disse o octagenário velejador.
Foto de Kaio Pallassi.

A Layla da secretaria de vela que tanto colaborou pelo brilho do evento, e registramos aqui um grande agradecimento ao Jackson Lauretti, um nauta de educação acima da média, que além de ter emprestado seu helicóptero para as filmagens, mas muito acima disto pelo gesto que fez em prol das boas maneiras no mar enquanto eu velejava com a criançada de dingue na semana retrasada.
Vinha eu a bordo do dingue " Dois Irmãos" com a petizada que se inicia no mundo vélico, velejando no canal da ilha do Frade, e de repente aparece aquela lancha enorme e belíssima uma Phantom 500 do Jackson, e que ao ver os mirins a bordo do barquinho a vela reduz a velocidade e altera o rumo para não nos atrapalhar. Um gesto de gentleman, mesmo que não seja um velejador, é um Yacht-man com todas as letras.

                                    Passamos então aos preparatórios e explicatórios

Os preparativos para a regata se iniciaram muitas semanas antes do evento, todos montando tripulações, treinando, medindo barcos( o que deu em trabalho  mais que extra ao Jens), preparando os detalhes de seus barcos, e com aquela ansiedade que antecede o clímax, a epifânia.
( reunião de comandantes, foto avelok)

No ano passado, tivemos um ano ruim da vela de oceano, chegando ao cúmulo de termos regata com apenas 2 barcos na água, fruto de uma somatória de muitos pequenos fatores, mas que agora foram revertidos com ações como a medição geral da flotilha e a vinda do presidente da RGS aqui( o Becker), com o trabalho de nosso coordenador técnico Fernando Mendonça, como o trabalho fantástico da diretoria de vela e da comodoria, pela chegada de mais um barco de ponta sob o comando de um velejador de ponta( o veleiro Aventureiro do comtde Manchinha), da volta do Kiron para a raia, da também volta a atividade do Meninusca do Bruce Parker, da participação do internacional time que acaba de chegar de uma viagem de um ano pelo caribe e europa velejando e vivendo a vida com alegria e entusiasmo: o sensacional veleiro Ephêmos de Nelson Bastos e Dudu Bastos( pai e filho).

A tripulação prepara a faina, e  nosso amigo Bruce veste o uniforme da equipe.

Pois bem , graças a todos aqueles que colocaram os barcos na água, sem delongas ou Jeb Jeb, e com muita gana e propriedade!
                                      Dando um bordo no assuntos buracrátórios:

Durante a semana , após enviarmos a "derrota " para a Capitania, tivemos mais uma vistoria da Capitania dos Portos, acho que a sexta ou sétima que fizemos desde fevereiro passado, todas as regatas em Camburi ou dentro da baia são exigidas e obrigatórias, mas  desta vez fomos surpreendidos com a exigência de aferição de bússola e "quadros" além de todos os ítens de segurança habituais e que estamos todos em dia, e que nos pegou no meio do dia a dia atribulado de trabalho e foi uma grande tensão para resolvermos a logística e darmos conta de podermos estarmos aptos a navegar as meras 25 milhas de Vitória a Guarapari.
Liga de cá, liga de lá atrás de um "aferidor" corre na loja e na capitania para comprar os quadros, pede autorização para o "aferidor" entrar no clube para fazer a certificação, corre atrás do dinheiro para pagar a aferição, etc, etc, uma correira louca, e tensão a flor da pele, até mesmo o receio do evento não ser realizado nos passou pela cabeça.
TODOS ficaram muito tristes com este rigor absoluto e pela sensação de impotência.
O pior de tudo, com toda a sinceridade é o mal estar que nos causa este excesso de zelo, procedimentos que jamais vimos em 34 anos de vela( no meu caso) e também nunca vi em nenhum evento de navegação de longo curso, como a Santos-Rio , semana de Ilhabela, circuito Rio dentre outros. ( foto da tripulação, e junto o nosso patrocinado Gabriel que correu no Meninusca, ele é o ultimo na frente a direita)

De tudo, a segurança em primeiro lugar!!!, e disto nós sabemos mais que ninguém que navega por estas bandas,  navegamos e á vela, sem auxílio de motores e afins,  e quem veleja tem que saber navegar MESMO , não tem como tapear, senão você não sai do lugar. Nâo obstante , nunca aconteceu um problema sequer envolvendo barcos a vela em nossa raia, e muito menos em nossas regatas, e desta forma realmente não compreendemos o zelo demasiado e este tanto de vistorias, e desta vez pedindo coisas até mesmo desnecessárias e não obrigatórias conforme estabelecido pela Norman, nesta caso exigências para barcos acima de 24 metros, que não é nosso caso.
Burocracias e exigências a parte, respiramos fundo, engolimos mais esta, pois contra a burocracia é desperdício de tempo lutar, então nos voltamos para os preparativos.
 ( preparando para a largada, foto Bruno Falco)

Na sexta feira, fizemos a reunião de)comandantes, falamos dos procedimentos, largada, regras e segurança, e lá já deu para sentir que a regata ia ser muito muito bacana dado o clima que pairava no ar durante a reunião de comandantes que foi agraciada com a presença maciça dos velejadores e comandantes.
Ao término da reunião, todos confraternizaram em um maravilhoso happy hour no sexagenário bar da piscina do ICES, e lá já se inicaram as "enchovas" entre as tripulações.

                                               Finalmente os assuntos regatórios:

Sábado acordei cedo, pulei da cama as 6 da manhã, e as 7 já estava no clube. Logo em seguida vem chegando a galera do Fantasma: Bruninho Falco( nosso pupilo), Fernando Mendonça acompanhado do proeiro do Kiron e seu Filho Lucas Storm, e assim foram-se passando as primeiras horas da manhã , com a chegada das tripulações e aquela movimentação maravilhosa no circo da vela no Píer do clube.
( Kiron, um Slikiper 30 maravilhoso de simão bassul)

O vento soprava tímido, num quadrante sudoeste, coisa estranha e incomum, mas como era muito cedo( até mesmo devido ao horário de verão) , havia previsão positiva do vento firmar no N/NE acreditamos assim que teríamos um regata bem bacana, e tivemos.

As 10:40 da manhã, com apenas 10 minutos de atraso, alinhavam-se na largada entre a lancha "ATALAIA" cedida pela praticagem e a bóia, nada menos que 18 barcos, isto mesmo 18 barcos!!
( Aventureiro marcando a pré largada)


O vento já firme na casa dos 7 nós com rajadas de 10 impulsionou os barcos linha afora rumo ao farol de Santa Luzia e depois em uma direção franca e direta para a Cidade Saúde.
Os momentos que antecederam a largada foram muito tensos, confesso que fiquei com o batimento muito acelarado, tentando me concentrar , com um olho da flotilha e outro no Kiron e no Aventureiro.
(O fantasma atrás de sua máscara.)

Dada a largada, subimos rapidamente o balão, sáimos no meio da raia com o Kiron a sota e o Aventureiro a barla, mas o que eu temia aconteceu:
Estava preocupado de termos as largadas das classes RGS e bico de proa juntas, pois o pessoal do bico de proa poderia atrapalhar, e não estão tão treinados e tampouco com a espada entre os dentes. Dito e feito, o Meninusca que vinha ligo atrás de mim , me contempla com uma mega "sombra apaga balão" e assim o aventureiro abriu alguns metros, e foram embora, estes metros( 10 ou 15)  foram disputados palmo a palmo o través da barra da Ponta da Fruta.
Ou seja, eles andando a apenas metrinhos na frente ,e nada da gente conseguir passar, tentando de tudo, concetração total, mas não dava para chegar neles, o barco tem um LOA maior, e é bem moderno, além de não ter tinta de fundo e quilha curta( que dá muito menos arrasto na empopada), já o Kiron na altura do farol estava encostado conosco , talvez um pouquinho atrás, mas seguiu a partir dali um rumo para terra e nós dois rumamos num pega fantástico no bordo de fora rumo a Guarapari.
A flotilha ficou para trás,  estes 3 barcos realmente fazem uma disputa a parte, e que disputa!!

( Bruno Falco em auto foto)

Eu sempre sacaneio os tripulantes falando da importância de calçados e luvas, e fico encarnando em todo mundo, e eu..manza, imbecil, burro!!! fui descalço!! num determinado momento meti o pé na presilha do suporte cana de leme que trava a extensão, tipo um chifre arredondado, e abri um pequeno buraco embaixo do dedão, pequeno mas fundo, e que sangrou um bocado e doeu para cacete. Este momento breve de distração fez com que o Aventureiro e seu balão azul e branco se distanciasse mais ainda , e a partir daí vimos que somente com um erro deles nós teríamos chances de vencer, agora era relaxar e gozar!

 ( Fernando Mendonça, tripulante e coordenador técnico da RGS)


Ledo engano, os caras velejaram bem demais!! e o erro não aconteceu eles tavam com tudo!
O Kiron de Simão Bassul Neto, vinha pela praia, um pouco atrás, mas crescendo( e muito), e a gente com menos velok que o Cmdte Mancha, o negócio tava ficando feio para a gente, tentamos então um par de jibes nas 3 ilhas para ver se nos aproximávamos, uma estratégia meio suicida e que não deu certo, mas valeu para mostrar que a gente tava na cola e se eles bobeassem a gente dava um créu!!                                             
Durante estes jibes, a flotilha já se afunilava e todos se reagrupavam para vencer a ponta do morro da Pescaria na praia do Morro, velejamos a metros do Ephêmores durante bons minutos nesta aproximação, lado a lado, até que eles resolveram  baixar o balão( gigantesco!! são 40,5 pés de nave e o balão laranja um monstro!), por questões de segurança , provavelmente o precavido Nelson já se antecipando as rajadas desencontradas embaixo do morro, e que poderiam levar a um festival de atravessadas, o que num barcão daquele dá prejú na certa.
Vinhamos então no rumo da chegada na seguinte ordem:
-Na frente o balão Azul e Branco, chegando por sota e nos passando por alguns metros o Skipper 30 Kiron( que quase toma um xadrez devido a um jibe mal calculado), e a gente velejando em terceiro no real, coladinho no primeiro e no segundo, mas com um tranquila margem de tempo corrigido sobre o Kiron, cerca de 2 minutos , o que seria impossível eles fazerem , exceto se a gente pisasse no tomate, o que não pisamos e muito menos sentamos no quibe ou escorregamos no quiabo.
Em seguida o Ephêmeros embolado com o Guanaco , e logo depois o Meninusca vem apontando o balão francês armado lindamente no barco do inglês.
A fotilha se dispersou e veio chegando um a um na sequência, infelizmente devido a distância que abrimos não deu para ver muito o que aconteceu no bolo do pelotão, mas ficamos sabendo que a briga foi boa!

Enfim!! o Aventureiro cruza a CR rompendo a fita azul, logo logo em seguida o Kiron e colado , logo logo  colado veio o Phantom, e nós mesmo em terceiro no real, tínhamos alí garantido o pódio no segundo degrau, nada mau mas também  nada de marvilhoso, mas muito melhor que ficar em terceiro , pois a gente gosta mesmo é de ganhar.
Mas.... o grande momento, la piéce de resistance, la creme de la creme foi a chegada da categoria do bico de proa, numa briga protagonizada pelo Thor 40.2 Ephêmeros e pelo Delta 32 Guanaco, ambos palmo a palmo, o vento forte roncando, e eles com a faca nos dentes tentando a vitória.
O Guanaco vem arribado e com velocidade entrando por cima do Cmdte Nelson Bastos tentando vir com tudo, mas ...


..na hora h, os Bastos usam de uma estratégia sensacional e com muita personalidade e orçam em cima dele e colocam o Cmdte Jânio e sua tripulação para fora da linha de chegada para evitar a colisão haja vista estarem completamente sem direito de passagem e tentando forçar a barra, sendo assim os grandes vencedores da bico de proa o pai e o filho( e a tripula é claro!), ganhando na linha de chegada, literalemente, e ainda fazendo a nau derrotada a dar uma cambada , voltar , dar outra cambada e só assim cruzar a linha, ufa!! que sacode!
Foi sensacional este pega, e a chegada sem palavras, espero que alguém tenha fotografado ou filmado, inesquecível!
( Sirius do cmdete Mário Banner)

( um comandante verde de raiva após uma manobra que não deu muito certo, foto catada da internet)

A chegada da RGS teve um pouco menos emoção, "pero no mucho" mas a beleza dos 3 balões chegando juntos só as fotos poderão mostrar, ou a memória de quem viveu e viu o momento.

                                                Passamos aos conclusórios:
Terminada a regata, o sol escaldante derretendo nossos miolos, todos doidos por uma cervejinha( na regata não rolou nada de geladinha, faca nos dentes e normas de segurança)nos dirigimos para as imediações da escuna Indiana onde ocorreria a confraternização , buscando um bom e seguro ponto de atracação.
Encontrado o ponto e  já atracados, feita a faina a bordo, tudo certo, velas dobradas, barco limpo , lixo recolhido e embalado, recebemos a ilustre visita de Duda Bediaga  a bordo(ele foi no Kiron operando a proa com mestria) fomos então finalmente tomar umas copas, comer acepipes e confraternizar com nossos amigos e nossa maravilhosa família iatista, para usufruir deste um prazer único, um momento mágico e eterno, um clima familiar, uma sensação de dever cumprido, a pureza na alma e nos sorrisos e assim fomos até o cair da noite na festa que se seguiu animadamente na companhia desta pessoas mais que especiais e que tanto amo , todas, incondicionalmente:
- Vocês, meus amigo da vela!!
( na foto, o Kiron volta pra casa ao lado do Phantom, foto avelok)

Esperamos que na volta da Taputera  a ser realizada em 19 de março o circo se re-arme e o show aconteça de novo!!
E vamos já avisando, vamos com tudo!!! Te cuida galera, quem não treinar vai tomar tinta!

Parabéns a todos que tiveram a oportunidade de fazer esta festa acontecer, e obrigado por ter a companhia de todos vocês amigos da vela, principalmente os que vão sempre ao meu lado no fantasma da ópera: Fabiano, Julinho , Léo Oliveira, Bruninho Falco ,Fernando Mendonça, ao Jens que mesmo no barco adversário é um irmão de fé, e ao master sailor do espírito Santo, aquele que faz o vento curvar, e a proa gemer e a biruta voar:- o grande , o gênio , o mago Luciano Secchin( que fez falta a bordo)!!
Bons ventos a todos!!
Avelok The Yacht-man!!
Storm, foto avelok

Jens, foto avelok

ps- fotos ainda não tenho muitas mas até amanhã a noite a gente recheia este bolo postando algumas, com cereja e tudo no topo!!



Vídeo da feito a bordo do Kiron pelo Lucas Storm.

09/02/2011

Yacht-man readers.

Resumo geral dos acessos desde março de 2010. Visualizações de página por país
Brasil
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Estados Unidos
1.178
Alemanha
738
França
612
Portugal
435
Espanha
150
Rússia
135
Canadá
86
Holanda
79
Reino Unido
75

07/02/2011

HERNAN ALVAREZ FORN, El Hormiga Negra!!


"Todos os navegadores do mundo já escreveram histórias ou livros sobre suas viagens, suas tempestades, a beleza das mulheres taitianas ou a severidade dos mares austrais", nesta entrevista com Hormiga Negra( Um cara multi variedades, olha só: velejador, escritor,desenhista, arquiteto e escultor), este legendário navegador nos conta que o maior perigo que se pode enfrentar no mar são os burocratas no Porto, conta num relato leve e interessantíssimo que durante a viagem que fez em seu barco a Antártida, onde foram os primeiros argentinos a jogar âncora, adoraram o fato de não terem que usar bandeira na popa, mostrar documentos etc, etc.
Hormiga é sócio do Club Náutico de San Isidro desde 1944

Nesta foto, os livros do mestre Hormiga Negra, literatura obrigatória para os que querem se enveredar pelos caminhos do  mar.

No início anos 90, Serginho Rossi , comandante do Gato Xadrez, me emprestou um dos livros do Hormiga Negra: " O Nauticômio" , o qual lí com devoção, além de divertidíssimo recorro aqui ao control c, control v  fazendo uso com propriedade da sua resenha: "este livro não é simplesmente um livro a mais sobre vela: é o livro fundamental, o resumo de uma existência um tanto úmida dedicada aos mil mistérios que enfrentamos para sermos velejadores.
" Para analisá-los, Hernan Alvarez Forn, exprimiu aqui seus 40 anos de experiências como seu alter ego, o Formiga Negra. Interne-se no Nauticômio: será uma cura de descanso para qualquer navegador.


Leitura obrigatória aos que amam o mar! Estou tentando um contato com o Mestre Hernán para publicarmos uma matéria completíssima neste pasquim!
Sem dúvida alguma este homem é um gigante, um verdadeiro Yacht-Man, com todas as letras e patentes, dono de uma história e um trabalho venerável e será um prazer imenso ter mais material dele para divulgarmos para o mundo todo!!

Au revoir pour tenter de battre le record du tour du monde dans un trimara, Trophée Jules Verne : Résumé de la tentative avortée de Banque Populaire V

Avariado, o Banque Populaire desiste do Troféu Julio Verne após colisão com objeto flutuante não identificado.
Uma ducha de água fria em Pascal depois de 4 anos de preparativos, mas podem ter certeza abslouta que ele vai continuar tentando até conseguir!
A nossa torçida ele tem!
Continuer à essayer Pascal et ton équipage!!!

boas maneiras no mar, jet sky a praga dos mal educados.



06/02/2011

Duran Duran and Magnus Olson, this is Grey Lady Of The Sea: Simon Le Bon Duran Duran Best Quality

Simon Le Bon , Duran Duran sailing.

sufoco na fastnet.

Sir Arnold Clark e Le Bon a bordo do Drum.
O Maxi velejando hoje

O escrete reunido para a fastnet 2005,
Design puro anos 80 de Ron Roland.
Le Bon fazendo pose enganchado no mastro gigantesco em mídia da época.

Simon Le Bon o mega pop star do grupo "Duran Duran" , o segundo grupo inglês mais popular na Europa depois dos Beatles, e seu maxxy yacht de 78 pés "Drum" na regata da morte:

-"Drum a Journey of a lifetime".

Este é o título do filme de Simon Le Bon , sobre a história de seu maxxy projetado por Ron Rolland para o skiper Skip Novak. Foi construído para participar  da Whitbread de 1985 e quase o leva a morte na Fastnet do memo ano .
A Fastnet ficou conhecida como a regata da morte depois da edição de 1979 que levou 15 almas para o lado de São Pedro , numa tempestade "pau pereira", como diria Macintyre, e com barcos talvez sem a preocupação devia com a durabilidade e segurança, o fato fez com que fossem repensados os conceitos dos projetos dali em diante.
Em companhia de Le Bon estavam a bordo ninguém menos que Bruno Peyron ( o mago dos catamarãs e vencetentor do troféu Jules Verne), Skip Novak, velejador top 10 da épca e também montanhista e aventureiro, seu irmão  Johnny, um médico osteopata,  Paul e Mike Berrow, Phil Wade e Janne Gustafsson que morreu em um acidente de motocicleta cinco anos atrás , dentre outros 24 jovens cristãos.
O barco perdeu a quilha de 14 toneladas durante uma pauleira heavy-metal naquela Fastnet de 1985 , e capotou nas águas geladas da grã-bretanha ao sul da cornuália, e quase ceifou a vida do jovem milionário do Rock.
Eles passaram 40 minutos presos no casco emborcado na gélidas águas e foram resgatados por mergulhadores.
Apesar da quase tragédia, Le Bon recompõe-se rapidamente e inscreve o Drum para na volta ao mundo de 85, levando em sua tripulação , talvez a sua grande arma secreta, o figuraço bem humorado lobo do mar "Sueco Baiano" Magnus Olson( Skipper do  Ericsson 3 na VOR )
Eles chegaram num glorioso terceiro lugar.
Exatos 20 anos depois do episódio ao largo da costa escocesa Le Bon , reuniu 15  dos 24 componentes do escrete original da época , todos a bordo do Drum ,
Agora Arnold Clark Drum, pois fora vendido em 1988 ao milionário do setor de automóveis, Sir Arnold Clark  que gentilmente o cedeu para Le Bon e seu time participaram novamente da Fastnet .
E viva a vela & Rock and Roll.
Aproveito a dica para recomendar aos amigos a música mais bonita do mundo, Lay lady lay de Robert Zimmerman( Bob Dylan), interpretada pelo Duran Duran, escute esta maravilha e boa viajem!!!!

03/02/2011

Sailing T-Shirts, The Phantom of the Opera sailing team.

Produto desenvolvido pela avelok water sport e radar propaganda & marketing, disponíves para pedidos através do emai: avelok@gmail.com

02/02/2011

Brasucas vão levar a melhor na cape to rio, o escrete chegou ontem e já estão com o pé no topo do pódio no corrigido do certamen!

O capitão Gerry Hegie do barco da marinha Sul Africana City Of Cape que velejou com a galera do projeto Grael,  terá que manter o champanhe no gelo e os chapéus de festa em segredo por um um ou dois  antes que ele possa ser declarado vencedor no tempo corrigido da Heineken Cape Yacht Race ao Rio de Janeiro. O Lavranos de 42 pés chegou ao Rio na manhã desta terça-feira, completando a travessia do Atlântico em 17 dias, 12 minutos e 25 segundos, pouco mais de 24 horas atrás do vencedor no real, o Prodigy. 
"É emocionante chegar no Rio, com uma equipe mista de brasileiros e sul-africanos a bordo ", disse o capitão Hegie de apneas 25 anos de idade no Rio Yacht Club, na manhã de terça-feira.
( foto do FRED HOFFMAN,  retiradas do site oficial da regata)


Matéria integral em :http://capetorio.heineken.com/component/content/article/77-city-of-cape-town-gets-ready-to-party

31/01/2011

Dia de regata a patroa vigia o manto negro da varanda...

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Modern and classic, fast and furious, but...with a lot of "charm and style!"

                                     The venerable Farr 36 Sweet Okole . Photo Latitude / JR

Planeta àgua, com este são 4 eventos de volta ao mundo simultaneamente.


Thomas Coville tem57 dias, 13 horas, 34 minutos e 6 segundos, o tempo de referência estabelecido por Francis Joyon (Idec), em janeiro de 2008 para bater o recorde de volta ao mundo em solitário a bordo do maxi trimarã Sodebo de 32 metros de comprimento, logo na largada ele deu uma embicada monstruosa como se pode ver no vídeo logo alí abaixo neste blog, e muita coisa ainda vai acontecer, acompanhe a aventura em : http://www.sodebo-voile.com






Thomas Coville, capitão do Sodebo, cruzou a linha de largada, hoje, sábado 29 de janeiro de 2011, às 11h07'28''UTC. Para bater o recorde de Francis Joyon, ele terá que estar de volta em Brest em 28 de março às 0h40'34''UTC


Bons ventos os levem!!

Big Boys, Big Toys.

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Cape to Rio finish line, blue ribbon.

Foto do site oficial da regata: http://capetorio.heineken.com
O belíssimo veleiro Prodigy de 54 pés, uma máquina de regatas, cruza a linha de chegada hoje na cidade maravilhosa as 8 da manhã!

O mundo possui duas cidades "maravilhosas", com encantos naturais compatíveis, são elas Cape Town e o Rio de Janeiro, e esta regata une estes dois portos maravilhosos separados por 3320 milhas náuticas.

Após velejar por quase 16 dias o barco sul africano bate o recorde deste percursso que pertencia a Sir Knox, que o fizera a bordo de um barco de 71 pés há 40 anos atrás.

Os ultimos 500 metros demoraram nada menos que 7 horas para serem percorridos, imagina só que stress!!

De tudo esta galera deve estar tomando um monte de Heineken para celebrar tão grandioso feito, o resto da flotilha encalmou na costa carioca ao contrário de minhas previsões de tempo, mas o barco City of Cape Town que traz os meninos do Grael ainda pode ser o grande vencedor no tempo corrigido.

Vamos ficar de olho!!

Bons ventos a todos!!

Boas maneiras no mar . Notícias de hoje .

Graças a pilotos imprudentes e mal educados, nós nautas seremos muitas vezes ainda manchete de jornal, como esta de hoje em "A Tribuna"..

Nós da  revista The Yacht-Man, que estamos defendendo  PUBLICAMENTE uma cruzada em prol de boas maneiras no mar,  trazemos aos leitores  um boa notícia:
NA última quinta feira estive na CPES em reunião com o Comandante Marcos Souza e a Tenente Danielly, onde conversamos sobre a grande dificuldade em policiar um litoral tão grande, as vezes com um contigente pequeno, e falamos muito sobre "criar a cultura da boa educaçâo", e trago as boas novas  aos nossos amigos e leitores:
TODOS PODEM AJUDAR A ACABAR COM ESTE FESTIVAL DE FALTA DE EDUCAÇÃO E PERIGO GERADO POR IMPRUDÊNCIA E FALTA DE BOM SENSO/FALTA DE CONHECIMENTO DAS NORMAS DE CONDUTA, façam a sua parte em prol de um mar melhor: FOTOGRAFEM E FILMEM os pilotos em ação, as lanchas a mil por hora em local de baixa velocidade, os jet skis fazendo presepadas ao lado de barcos atracados, estes doidos invadindo locais proibidos a navegação, etc, encaminhando depois para a Capitania dos Portos que eles tomarão as  ENÉRGICAS providencias devidas e autuarão estes péssimos e mal educados nautas,
Vamos colaborar com a CPES, e com todos aqueles que amam o mar e os bons costumes!!
Bons ventos a todos
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Phantom finalizado,a idéia foi desenvolvida na Avelok Water Sport com produção da Radar Propaganda.


30/01/2011

Planeta àgua , 4 voltas ao mundo e uma regata ligando os mais belos portos do mundo!

Prezados amigos nautas e amantes da vela de plantão, neste momento acontecem simultaneamente vários eventos da vela mundial, pareçe estarmos vivendo uma espécie da "era da vela" sobre todo o planeta, e a terra se transforma literalmente no planeta água, e todes eles com links e matérias nesta revista, faltava só a velux que agora está aqui neste link para completar a lista:
http://www.velux5oceans.com/

Acontece agora no planeta água!:

  • Barcelona World Race, a volta ao mundo sem escalas em duplas a bordo dos sensacionais open 60, que larga de Barcelona e chega em Barcelona, que bem antes da pauleira dos 40 bramadores já tirou 2 da raia, ambos desmastreados, incluso o líder Michel Desjoyeaux e seu Foncia.
  • Regata Cape to Rio, que deve estar terminando de hoje para manhã , pelo menos para o líder, a máquina de regatas de 54 pés de Durban ZA , Prodigy, que deverá bater um recorde que perdura por 40 anos, Recorde pertencente a Sir Robin Knox Johnston a bordo do 71 pés Ocean Spirit , os barcos vem sigrando muito bem acima de 200 milhas todos os dias e se o tempo não merrecar na costa carioca( o que não deve ocorrer) e recorde é quase certo e eles chegam amanhã na Cidade Maravilhosa
  • Velux 5 oceans, volta ao mundo solitário com escalas, que largou de La Rochelle, foi a Cape Town, depois Wellington( onde os barcos estão neste momento), e de lá partirão para Punta del Este, subindo depois para os EUA e chegando em La Rochelle
  • Troféu Julio Verne , volta ao mundo sem escalas em uma corrida contra o relógio, onde o maxi trimarã Banque Populaire V de Pascal Bidegorry rasga o planeta para completar a circunavegação em menos de 44 dias, haja fôlego para esta turma!!  Bons ventos os levem em segurança!
  • Sodebo de Thomas Coville, um maxi trimarã partiu dia 29 para uma volta ao mundo em solitário, que deverá percorrer em pouco mais de 57 dias para desbancar Joyon.

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O Skipper Zbigniew Gutkowski, mais conhecido como Gutek , participa da Velux, teve um talho considerável no meio dos cornos devido a uma porrada no gerador eólico, mesmo assim recuperado chegou em Wellington na segunda colocação 24 hora atrás do Lider, com uma média de 10,3 nós da largada até aqui.



Matias Capizzano, fotos sensacionais do mundo náutico , acesse e bom velejo!!


http://www.capizzano.com

trying to set a new singlehanded transatlantic sailing record.



"L'incroyable planté de Thomas Coville sur Sodebo au départ de Ouessant",

Que traduzindo para o bom e velho Português fica assim:

-A INCRÍVEL PLANTADA NA MANDIOCA ACOMPANHADA COM UMA TRANCADA DO FORÉVIS QUE THOMAS COVILLE DEU NA PARTIDA DE OUESSANT.

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!