Prezados amigos, nautas e amantes da vela e plantão, antes de tudo, mais uma vez desculpas pelos erros de digitação( continuo com PC meia bomba), agora mesmo, tarde da noite estamos aqui aboletados neste domingo paternal, o primeiro sem abraçar meu amado pai que deu o bordo a exatos 60 dias, operando ainda na oficina improvisada montada na casa da sogra enquanto a famigerada reforma do novo apartamento se arrasta por cinco meses e deve demorar algo mais ainda ,que nos trás uma carga de dor de cabeça inimaginável, pior que contra vento rumo ao cabo horn com vento forca oito, e com as adricas e escotas encaralhadas .
Mas nem tudo na vida são flores, e neste mês dedicado a Winston Churchill ( em nossa empresa onde ganhamos os dracmas do dia a dia e que também é nossa patrocinadora), entonces recorro ao célebre boêmio da terra da rainha para iniciar meu trololó com alguma filosofia para reflexão dos amigos iatistas:
E assim sendo vamos já a narrativa da terceira etapa do campeonato estadual da classe oceano do I.C.E.S, realizado em três etapas, ao longo de quatro meses.
Na primeira etapa fuzilamos os adversários e vencemos as duas regatas, na segunda idem , mas fomos derrubados pela alteração da regra da RGS, que atolou o Phantom na berlinda, e que por isto tivemos uma correção no tempo e no rating a partir da segunda etapa e assim sendo, ficamos com uma vitoria e uma derrota para o barco arqui rival de nosso “”scratchman””ou escrete mesmo, como o cristão preferir.
Somados os resultados da série de seis regatas, tínhamos três vitorias e uma derrota, teríamos ainda que vencer mais uma regata para sermos os campeões, pois se desse empate os rivais ficariam com o troféu pelo
critério de desempate.
Mas... isto foi somente de acordo com os dirigentes da classe RGS, o que foi feito contrariando assim as regras da ISAF em face à alteração de nosso rating no meio de “”uma serie única divida em etapas e com um aviso de regata único”,( onde seriamos já campeões antecipados) o que tive atestação da verdade absoluta após consulta a especialistas de todo o Brasil, mas como este negócio da classe mudar nosso rating no meio do campeonato , e da arbitrariedade do ano de projeto atribuído ao nosso barco pela classe, somada a decisão também da classe as vésperas da semana de vela em alterar a regra e nos “cimentar”, isto tudo encheu por demais o meu saco, além de tê-lo também o torrado, e resolvi tomar algumas decisões defintivas que compartilho com os amantes do desporto vélico, pois deste jeito já fica
complicado até de se divertir.
1- Deixar esta polemica para lá, ligar a tecla hoda-se. (Mesmo tendo todos os elementos de contestação em mãos, ano projeto, decisão da isaf, etc. pois o lance virou babaquice e neguinho por estas bandas meio que pirou nesta parada e virou inimigo, e isto não é esporte e não vou entrar neste onda errada.)
2- Ganhar na água e na raça, mesmo com tudo jogando contra.
3- Abandonarmos a classe RGS na ultima etapa do estadual e migramos para a ORC a fim de termos disputas em níveis mais elevados.
4- Montar uma flotilha de HPE aqui em vitoria e sair para participar dos mega eventos do grand slam , em uma classe one design.
Bom, chega de Jeb Jeb e vamos ao Match:
O fim de semana prometia, a turma tava nos cascos! Apesar de termos dado uma folga nos treinos assíduos, a semana de vela de Ilhabela foi um treino e tanto para nosso time, afinal foram horas e horas de regatas, e de lá para cá fizemos apenas três treinos, sendo um magnífico velejo de toco de vento sul com muito surf de balão realizado na quarta feira a noite na véspera do fim de semana das regatas finais do certamen de 2011.
Ainda na quarta a noite estávamos quase todos reunidos em comunhão a bordo, trazendo até um convidado, o João Luiz do Banco do Brasil, aí o meu telefone toca:
“”-avelok, fudeu!! Não vou poder participar da regata de sábado!””
Era o Lucky com sua característica vozeraça nos dando a péssima noticia( mas por justa causa), de que não viria na regata nem no treino !
A isto se somou a ‘baixa”do Léo que fora para Europa passear com seus pais, e ao Luiz Henrique que apesar de jovem apresentava problemas nas ”cadeiras””.
Apesar das baixas , o corpo da equipe estava inteiro, Julinho na proa, Marcos na secretaria, Fabiano no traveller e balão , eu no leme, teríamos como em todas as etapas anteriores( olha a catequese aí galera!! este já caiu na panela!!) um convidado a bordo na regata: o novato Cícero ( gente da melhor qualidade), então teríamos que arranjar pelo menos mais um para ajudar. Chamamos prontamente( que também prontamente aceitou) o Marcelão dos correios que treinara e correra conosco para a campanha da Búzios Sailig Week, um amigo do peito, gente da melhor qualidade, e para fechar , o nosso mascote Bruninho meio kilo, que no píer não fica enquanto eu tiver barco e ainda puder velejar, mesmo que velejemos em estilo nau cubana!!
Sábado acordo com o despertador as 07h50min, cansado e sonolento devido a festa de aniversário que fomos na sexta, acordo Dudu para ir para escolinha de vela( mais sonolento ainda), tomamos um café rápido e chego ao clube as 08h45min, onde o Marcos ( com seu filho Felipe, também na escolinha), e o Cícero nos aguardavam.
O barco estava 100% pronto, era só montar as velas e sair a velejar, então ficamos por ali esperando o resto do grupo chegar, gastando tempo , papeando na garagem de monotipos , depois nos aboletamos na varanda para um Expresso num animado bate papo, onde acabou se juntando a tripulação o meu xará Renato Barroso, campeão estadual de optimist em 1973 e 1974, tripulante do Due Amicci, surfista e esportista de ponta , alem se ser um cidadão de primeira linha.
As onze da manha e dado o tiro de uma hora, maré seca, vento péssimo, e a gente sai para dar aquele bordinho warm-up, com uma sessão de cambadas e uma balonada antes da regata para afinarmos os
detalhes.
O vento estava péssimo uns seis nos, de norte, com rajadas curtas,fortes e imprecisas, rondando quase que 20 graus, horrível para velejar, a CR percebe e sobe a recon, mas que pouco adiantou para termos uma regata de nível bom, pois nestas condições o fator sorte( principalmente para quem esta atrás conta muito).
12h30min largamos, com uma excelente vantagem sobre nosso adversário que dormiu no ponto na hora da largada, e assim fomos sentando o bambu.
Bordo de terra na primeira perna, eles foram por cima e se deram mais mal ainda, o vento naquela, rajada vai, rajada vem , rondada vai rondada vem , e nada do NE se firmar. Chegamos na marca de barla com boa vantagem , e na empopada já tivemos o primeiro susto, o vento literalmente acabou a 150 m da bóia e ficamos sem rumo, baixamos o balão e demos três bordos de través para montar a bóia, eles aí se aproximaram mas montamos a bóia com 01h30min segundo de vantagem.
Era só manter que a gente levaria o campeonato já na primeira regata, mas a lei de Murphy e soda!
Montamos a bóia e Fabiano por teimosia não concordou em darmos o bordo de terra novamente, definiu que iríamos marcar os rivais, um erro caríssimo , assinamos ali um cheque( pequeno, mas ao portador), e assim fomos rumo a marca de barla.
Faltando uns 500 m para a bóia , os adversários já se aproximaram bastante, mas ainda dava para a gente, foi quando a merda toda aconteceu:
O vento rondou para nordeste, eles cambaram para terra bem antes da gente, e nos chegamos juntos na bóia, o Phantom de través e eles de contravento, perdendo ai toda nossa vantagem , ainda para piorar, na montagem de bóia eles pegaram uma rajada particular e nos atropelaram e para desgraçar tudo a gente ainda ficou preso no cabo da bóia por 30 segundos, ferrou-se!
O barco se safou do cabo sozinho( graças a Deus) e fomos nós em direção da marca da chegada, o Phantom pelo bordo de cima( numa manobra suicida) e o rival por baixo, chegamos na linha praticamente juntos, a gente atrás, e o moral detonado.
No memento que cruzamos a linha , no exato momento o vento entra com tudo, toco de NE, putz pensei! Esta regata foi uma provação!!
Não havia mais nada a fazer, assim nos recompomos, e tratamos de nos concentrar para o segundo e ultimo páreo do dia , falamos dos erros, definimos a estratégia e ficamos dando uns bordos enquanto o pessoal da cruiser e da bico de proa ainda descia a ultima perna da regata.
-Agora tem vento!! Falei com a tripula.
-E com vento a banda vai tocar diferente! Completei.
Alinhamos-nos para a segunda largada, e partimos a barla do barco rival , teríamos uma grande largada, mas a escolta da genoa folgou, perdemos alí preciosismos segundos, mesmo assim largamos coladinho mas sem vento sujo, e se andássemos bem passaríamos eles, mas como o Scheaffer 31 é mais lento que o Delta 32, eles foram abrindo lentamente da gente mesmo matando o barco , e não nos restou outra alternativa senão cambar para sair do back , mesmo indo para o bordo ruim.
Abrimos um pouco e voltamos para o bordo de terra, eles ainda na frente, mas colados colados, com a adrenalina a mil e o coração na boca, no ultimo bordo a gente iria vir com direito e eles teriam que cambar, mas aconteceu outro erro nosso numa cambada mal dada e perdemos a chance de novo, assim chegamos na marca de barla atrás deles, e vendo ali talvez o campeonato nos escapar por entre os dedos.
Mas a concentração era total e como diz o ditado que:"- só termina quando acabar."
Balão pra cima rapidinho e vamos sentar o cacete e botar o fantasma para andar, pois alem disto eles podem também cometer algum erro e se darem mal, até por que treinam pouco e o time deles estava todo misturado com gente experiente, mas nova no barco, neste ponto a gente tinha vantagem.
Como em toda situação crítica temos que pensar nos fatores que temos no cenário, desta feita não foi diferente, e eu estava confiante que iríamos ganhar esta regata na raça e de virada.
Abrimos um pouco dos rivais na perna rumo ao marco de sota, e ao montarmos a bóia eles se enrolaram e a gente abriu ali uma boa boca.
Entramos no contravento na frente, uns 30 segundos na frente, e desta vez não cometemos os mesmos erros da primeira regata, fomos marcando até a bóia de barla, o que foi um sufoco danado, pois o barco deles anda mais que o nosso, e a gente mesmo assim manteve a proa.
Finalmente montamos a ultima bóia, agora era só descer surfando de balão naquele toco de vento rumo a linha de chegada, a gente já vinha com uma proa boa, ia dar pra gente, mesmo que apertado, pois temos que pagar para eles ( acho que 16 segundos hora), mas a turma do Phantom estava a fim de mostrar que sabe velejar em mar ventado: montou o balão e o manejou com uma maestria que me fez sentir orgulhoso, e para nosso deleite os adversários de novo perderam tempo com o balão.
Fabiano estava impossível , falando mais que o usual, faz isto, faz aquilo, etc..e o barco voando.. e ele falando...
Aí ele falou para a galera:
-Marcelão , abre mais o pau de spy, Marcos! solta o barbe-hole!!
Neste ínterim, a 300 metros da bóia, numa regata com final cardíaco , eu falo com toda a propriedade do comando para todo o scrathman:
-Ninguém mexe em nada! Vamos pra a chegada e ponto final!!
A gente já tava na frente era só chegar, imagina cometer um erro a 100/200 mts da chegada e entregar tudo de bandeja!!
Enfim, cruzamos a linha numa planada sensacional , num vento de uns 18/20 nós, comemorando muito, todos se abraçando uma comoção geral, vibramos para valer!!
Este foi merecido, e no estilo Fantasma de velejar, ganhamos na água, contra todas as forças contrárias!!
Ficamos um tempão bordo depois da regata, já atracados no píer do clube a bebericar umas copas e conversar, num prazer de missão cumprida e dever realizado , todos muito felizes celebrando a vida, o sweepstake estava preparado no bar da sede histórica do clube( anexo a piscina) e lá passamos o resto da tarde a celebrar e curtir a vitória, onde o comandante rival numa atitude cavelheiresca veio nos parabenizar, este sim é o espírito da vela!
Assim nos despedimos da RGS, sem mais delongas ou falsa modéstia, e a fizemos por cima da carne seca!!, Faturando na raça o HEXA campeonato estadual, dando também o troco na derrota da semana de Búzios.
Um beijo e um queijo, boa semana e bons ventos a todos!!! Foi bom enquanto durou!!
Breve teremos a primeira reunião da apresentação da implantação da HPE 25 no nosso clube, fique antenado e compareça, mandaremos os convites com a data , local e horário ainda esta semana!