07/10/2011

Notícias do Chino Baiano cabra macho, o gigante Kan Chuh na mini transat!!

Prezados amigos velejadores,

Acabei de terminar a primeira etapa da minitransat de 1140 milhas entre La-Rochelle e Funchal.

Eis um resumo da regata:

temperatura: quente demais 20 a 30 graus

mar liso: igual a ilhabela com swel as vez

previsão do tempo: ventos variaveis em um regime de alta pressão por todo percurso

A regata aqui foi um teste de tortura chinesa pesada (teste de paciencia).

Na largada (boia de contra vento de 1 milha) fui para o lado certo e fiz entre os 20 primeiros da classe serie (otimo).

Dai iamos para uma boia de traves-popa, e na indecisão entre colocar o balão grande ou geneaker (code-0 de enrolar), em 10 minutinhos entre rodar o pau, rodar os cabos, subir o geneaker, descer o geneaker pois uma escota estava passada errada, subir de novo, já estava entre os 5 ultimos. Mas isso era apenas as 5 primeiras milhas de 1140 milhas.

Para os que já fizeram a Santos-Rios sem vento e os já fizeram a REFENO e as 24 horas de Brasilia sem vento, a regata foi mais ou menos assim:

2 PRIMEIROS DIAS: CALOR HORRIVEL sem vento

================================================

correr DUAS regatas 24-horas de Brasilia sem vento: boiando e xingando FAZENDO 50 A 80 MILHAS POR DIA

================================================

depois 3 DIAS: CALOR HORRIVEL

================================================

Correr DUAS Santos-Rio sem vento: dizendo "NUNCA MAIS CORRO ESTA REGATA DE DE M..." sem vento com swell e velas batendo...

================================================

depois 5 DIAS: calor mas com vento

================================================

Correr DUAS REFENO maravilhosas: vento constante (ventilador) em orça apertada e orça folgada o tempo todo em um único bordo dia e noite

================================================

depois: CHEGADA IGUAL A Circuito-Rio com linha de chegada dentro da Baia da Guanabara sem vento com maré vazante

================================================

4 horas para fazer as ultimas 2 milhas. Ainda por cima levei um dia inteiro para passar o 585 que estava a 4 milhas a frente as 8 da manha e estava meia milha atras de mim na aproximação do porto de chegada as 21:30h da noite,  e com o vento fraco  a sotavento da ilha, ele me passou a 100 metros da chegada e chegou uma hora antes de mim!!!!! cruzei a linha de chegada em Funchal as 01:30 da manhã realmente muito STRESSADO (a verdade é impublicavel).

obs: Foram 10 dias muito cansativos, 100% de regata o tempo todo.

obs-1: Teve motim a bordo pois os tripulantes queriam jogar o cmte no mar toda vez que sai o boletim diario no radio com a posição do VMAX em ultimo e sempre cada vez mais distante dos primeiros colocados. Depois pelo tracking pude ver que os primeiros 5 dias errei tudo e fiz 100% o oposto dos outros barcos.

obs-2: Não via quase barco nenhum o tempo todo, era só o GPS, o instrumento, as velas e GPS, o instrumento as velas e etc, bem monotono !!!!! só vi um rapidinho no terceiro dia e depois no quinto dia e depois  ultimo dia  que fiz um pega legal em que passei o Belga (bom velejador e estava mais atras pois quebrou opu-de-spi) que depois ele me passou na linha de chegada comigo dando ré e ele com vento indo para frente (parecia o circuito Rio).

obs-3: Funchal parece NORONHA+ ILHABELA

obs-4: No final o resultado ficou até não muito ruim pois acabei em 35/45 e apenas 24h de diferença para o primeiro colocado. No quinto dia eu estava 120 milhas atras e andando a 2 nos por hora e faltavam 700 milhas, achava que ia chegar uns 3 a 4 dias depois do primeiro colocado.

obs-5: a segunda perna tem 3100 milhas non-stop e 24 horas de diferença não é muito.

obs-6: Olhem o nivel da competição: depois de 1140 milhas os 35 primeiros chegaram em apenas 24h!!!!

obs-6: nos prototipos foi tambem uma disputa legal.

obs-7: a gente dentro do barco não sabemos de nada sobre a posição dos outros barcos e nem temos a previsão do tempo detalhado, portanto depois dos 3 primeiros dias é olhar o ceu e tentar acertar o vento e o bordo correto a seguir. vcs de fora podem ver o comportamento de toda flotilha, a previsão do tempo e ver os erros e acertos de cada um.


Estou agora no corre-corre para preparar para a segunda etapa.

Um grande abraço a todos

Kan Chuh



EXIBIR APRESENTAÇÃO DE SLIDESBAIXAR TUDO
ADICIONAR MAIS FOTOS
Este álbum online possui 39 fotos e estará disponível no SkyDrive até 05/01/2012.

06/10/2011

Blog Sobre as águas UOL informa:


Mini Transat: Kan Chuh já está em Funchal e ainda tem gente velejando!

Tem uma foto dele, mas não tem declaração em nenhum lugar, muito embora Kan Chuh tenha conquistado um feito e tanto. Contrariando as previsões de que seria o último, o velejador baiano Kan Chuh já aportou com seu Mini VMax em Funchal, na Ilha da Madeira, e deixou mais de 10 competidores para trás.
A Mini Transat é uma regata em duas etapas, da França até a Bahia. Os competidores velejam sozinhos em barcos minúsculos, de 21 pés. É uma regata na qual se dorme muito pouco e muito mal, em que o trabalho chama ao convés constantemente e muito, muito desconfortável. Kan Chuh é uma figura da vela brasileira e está competindo para completar um sonho de sua vida.
A próxima etapa, da ilha da Madeira até Salvador, deve ser marcada pelo calor e pela complicada passagem dos dóldruns, a zona de convergência intertropical, na região do Equador. Essa zona é marcada por gigantescas calmarias que podem se estender por milhares de quilômetros. Os velejadores precisam escolher bem o ponto onde a zona é mais estreita e se esforçar para pegar carona nas tempestades que podem aparecer a qualquer momento na região. É também um momento delicado, porque, com essas tempestades, o vento pode aumentar muito rapidamente, deixando pouco tempo para o velejador solitário reduzir as velas.
A largada da ilha da Madeira rumo a Salvador acontece no dia 13 de outubro.

Uma linda quinta feira para os amigos, com Somewhere Over the Rainbow para abrir um sorriso!!


Compartilho o comentário da grande amiga de Ilhabela:


Oi Renato. Só tinha ouvido o IZ, nunca visto. O vídeo me deixou arrepiada e me fez chorar de emoção.

Obrigada por compartilhar ele com a gente.


Viva Kan Chuh. Toda a força para ele!

Bom fim de semana, bons ventos e abraços

Mônica

05/10/2011

Mini maximus!!!









Posted by Picasa

"Livro da Fábrica das Naus"



O "Livro da Fábrica das Naus" tem data de 1580 e é uma tradução de uma obra anterior do padre Fernando Oliveira, a "Ars Nautica", escrita em latim, mas nunca publicada. Fernando Oliveira nasceu por volta de 1507 em Aveiro e estudou na Universidade de Évora, onde se tornou padre dominicano. Em 1536 estava em Lisboa e publicou o seu primeiro livro, em Português. Por volta de 1540 partiu para Génova, desconhecendo-se se lá chegou, pois foi feito prisioneiro por uma galera francesa que atacou um navio em que seguia, mas conseguiu ser admitido como piloto, tendo servido nessa profissão alguns anos, na França. Em 1546 o seu barco foi tomado pelos ingleses, sendo feito de novo prisioneiro e levado para Inglaterra, onde desempenhou funções diplomáticas para a corte. Alguns autores sugerem que em várias ocasiões terá servido como espião,mas não existem provas disso. (...) E mais, as proas delgadas çafurdam mais que as largas. Também para romper o mar é melhor a proa larga, e pesada [-] aplicar o que diz Aristóteles, que todos os animais que têm as partes dianteiras mais pesadas, por isso nascem com elas por diante, porque o peso delas rompe e abre caminho. Mas porque a grossa parece contra razão, abrir melhor o caminho, que a delgada, quero alegar alguns exemplos, nos quais a natureza, e a experiência mostram ser isto conforme a razão, e não contra ela. O primeiro se vê no nascimento dos homens, e dos outros animais acima ditos, que nascem com as partes mais grossas por diante: e assim dos ovos das galinhas, e outras aves, que também assim nascem. E a razão é, que com aquelas partes mais grossas abrem o caminho, pelo qual as outras mais delgadas passam facilmente. [-] quero ainda declarar mais, em uma coisa que os homens do mar trazem outras mãos. Acostumam levar mastros à toa pelo mar, e levam-nos com as cabeças grossas por diante, porque assim vão mais levemente, que com as pontas delgadas....

04/10/2011

Mini transat news, por Diego Jesus.


Mini Transat 2011 Zumex
-El francés Sébastien Rogues, en clase Prototipo,  ha sido el primero en llegar a la isla portuguesa de Funchal siendo su llegada a las 12:03:43, invirtiendo un tiempo de 8 días, 20 horas, 46 minutos y 43 segundos.

Valencia, 04 de octubre de 2011-  El Zumex de Juan Carlos Oliva, navegando bajo la grímpola del Real Club Náutico de Valencia, no podido completar la primera etapa de la Charente-Maritime Bahía 2011, entre La Rochelle y Funchal. En la madrugada del día 3, octava jornada, Oliva ya empezaba a perder posiciones antes los serios problemas que tenía en su barco a la altura de Lisboa. El valenciano pensaba que podría solucionar la vía de agua que se había producido en el barco, pero ante la imposibilidad de poder llegar a Funchal y antes de correr riesgos mayores se veía obligado a retirarse de la competición, recalando en el puerto de Cascáis.


Juan Carlos Oliva, tras analizar los daños estructurales del barco y sin descansar se pondrá a trabajar para reparar la vía de agua. Poco menos 8 días tiene de tiempo tiene el valenciano para poder solventar el problema en el barco, poner rumbo a Funchal, poco más 420 millas separan Cascáis de Funchal. Será una guerra contra el reloj pero Oliva no pierde la esperanza de poder llegar a tiempo para el bocinazo de salida prevista para el 13 de octubre.

Por otro lado, el francés Sébastien Rogues (Eole Generation | nº 716) en Prototipos tomaba hoy la línea de llegada, siendo el primer barco en cruzar la meta. Rogues arribaba al puerto de Funchal a las 12:03:43 (hora española) de este mediodía tras invertir 8 días, 20 horas, 46 minutos y 43 segundos con un recorrido que ha establecido en 1.148 millas náuticas (2126.09 Km.) a una media de 5,40 nudos de velocidad, aproximadamente. David Raison (TEAM WORK EVOLUTION | Nº 747) ha sido el segundo en llegar a la isla portuguesa, haciéndolo a las 12:32:08 (hora española), por lo que ha invertido un total de 8 días 21h 15m 8 segundos, empleando un recorrido total de 1.309 millas náuticas. El tercer barco en llegar a Funchal ha sido el de Jorg Riecher (Mare.De | nº 753), las 13:36:07 con un tiempo de 8j 22h 19m 7s y  1.248.33 millas náuticas recorridas.

En cuanto a los representantes españoles y en Prototipos, Aleix Gelabert (GAES-Antaas nº 347) se encuentra en la posición 20 y a unos 57 millas náuticas de Funchal, navegando a una media de unos 8 nudos de velocidad. En Seires Didac Costa (GAES-Salao | Nº 519) se halla en la posición 16 a unas 55 millas náuticas de la llegada, mientras que Jorge Madden (GAES-Samsara | Nº 636) se encuentra en el puesto 29 a unas 86 millas náuticas de Funchal.

30/09/2011

Mini Transat Vídeo Clip.

Luto na vela, por Murillo Novaes.


Queridos,
Recebi de minha querida amiga Lorene a notícia que repasso: "Amigos queridos, Nils partiu sereno e tranquilo, no aconchego do lar. O sepultamento será no cemitério de Búzios às 16h. Christina e eu somos gratas pelas existência dele e pelo privilégio de ter bons amigos".
Nils foi um velejador e uma pessoa ímpar. Um verdadeiro militante da causa da Vela, snipista de boa cepa, dono de veleria, ambientalista, humanista e principalmente um homem de bem na acepção plena do termo. Àqueles que, como eu, o tinha como amigo e mestre, fica sua falta. Um pouco aplacada, é verdade, pelo fato de ele há alguns anos, após o segundo AVC, ter ficado muito limitado em suas ações. Que os ventos da eternidade sejam sempre favoráveis!!

Murillo Novaes

LIttle Phantom começa a ganhar seus contornos nas mãos do mago Atílio Bermudez.










O trabalho do atílio é algo impressionante, digno de ficção científica dada a riqueza dos detalhes, nosso barco já está sendo fabricado de acordo com os projetos originais, vai ficar nota dez!!
Conheça o trabalho dele e se impressione:
www.atiliobermudes.blogspot.com

Posted by Picasa

29/09/2011

El mítico velero Hispania 1909

Kan Chuh já é antepenúltimo na Mini Transat!



Vento em poupa até a Bahia - É uma das inscrições no barco de Hugo Lavaissiere. Não é popa, nem polpa, é poupa mesmo.
Pode parecer engraçado, mas estou nessa torcida mesmo. A Izabel Pimentel também segurou bastante a lanterninha quando correu essa regata, sozinha, entre a França e o Brasil. Ontem eu avisei que o nosso baiano Kan Chuh já tinha saído da lanterna e estava a poucas milhas do antepenúltimo lugar. Pois eu posso anunciar agora que ele alcançou esta honrosa posição Legal. No momento em que eu escrevia este post ele estava a 113km do líder, Davy Beaudart e a 25km do barco da frente. Ainda faltam 900 milhas até a ilha da Madeira, que marca o fim da primeira perna da travessia.
Kan Chuh compete na categoria dos barcos de série. O líder geral da regata, o alemão Jorg Riechers, está na outra categoria, a dos protótipos.

Sobre o autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estréia agora seu blog no UOL.

25/09/2011

The Phantom brave knight & bowman : Mr.Léo Oliveira( with phantom in right arm) in Greece , challenging old and legendary warriors,who will win?

Posted by Picasa

Pen Duick, os seis clássicos de Tabarly, uma breve narrativa.


Os barcos  de Tabarly desfilam , da esquerda para a direita estão o VI, V, Pen Duick I , II e III .
O IV jaz nas profundezas em companhia de Alain Colas.















Eric Tabarly, um homem a frente de seu tempo e suas maravilhosas naves Pen Duick I, II, III, IV, V e VI.
O primeiro deles foi construído em 1898, herdado de seu pai, que o havia adquirido em 1938 , apodrecia nas margens de um rio no pós guerra, Tabarly o reformara totalmente em 1952 colocando um molde de fibra no casco.
O Pen Duick II de 1964 deu a Tabarly o título de sua primeira transat, e dada a falta de recursos ele utilizou peças de outras "máquinas" , como o assento de uma harley davidson, e uma bolha de vidro de um bombardeiro para ser usada como vigia nas tempestades( astrodomo).
O III, feito em 1967 é um barco impressionante , todo em alumínio, uma revolução para a época.
O quarto de de 1969, foi um trimarã e venceu a transat de 1972, e mais tarde adquirido par Alain Colas, fora rebatizado de Manureva, e nele, ao largo dos açores na regata da rota do rum em 1978, Colas também desaparece nos mares bravios sem deixar vestígios, a sua ultima radiofonia( publicada nesta revista , causa arrepios dadas as condições de vento e mar).
O quinto da série , também de 1968, lembra um pouco os Open atuais, seria seu percursor, possuia tanques de lastro de água com bombas manuais, e vencera a regata transpacífico de 1969 com 11 dias de antecedência.
O Pen Dick VI , fora projetado para a Withbread de 1973, a primeira edição da regata volta ao mundo, hoje conhecida como Volvo Ocean Race, mas devido a duas quebras de mastro não pode demonstrar seu potencial.
Todavia na Transat em solitário de 1976, derrota Alain Colas por um pequeno hiato (Colas a bordo do mega quatro mastros "Mediterranée" de 250 pés, algo inacreditável e que vai merecer uma baita materia a respeito).
Manobrar este barco não era brincadeira, foi feito para 16 tripulantes , tudo era muito grande e pesado, e Tabarly desenvolveu aparatos "facilitadores"usados até hoje , como por exemplo a camisinha de balão , pois navegava sozinho na nave.
Na noite de 12 para 13 de junho de 1998 , a bordo do Pen Duik I, que estaria completando 100 anos, durante uma viagem trivial a irlanda , com vários tripulantes a bordo, a lenda que singrara os 7 mares em solitário, atravessando as mais duras condições ambientais, o verdadeiro mestre de marinharia( Tabarly ao chegar em qualquer destino, mesmo após dias /semanas /meses no mar, só deixava seu barco para ir a terra após ter organizado toda a faina no exemplo mais perfeccionista que se possa imaginar), cai no mar e desaparece para sempre, deixando a vida e se tornando a maior lenda da vela de todos os tempos, na minha opinião.

HPE news: Na Copa Suzuki, Ginga usará tática de Ben Ainslie para levar título antecipado



Vicente Monteiro, velejador de Ilhabela e tático do HPE Ginga, revelou que sua estratégia será marcar e atrapalhar os adversários, já que eles não precisam de vitória para garantir os títulos da Copa e do Paulista.
Atual campeão brasileiro e líder da classificação geral da Copa Suzuki Jimny, a tripulação de Ilhabela pode definir o título do evento neste final de semana. De quebra, a equipe de Breno Chvaicer poderá conquistar o Campeonato Paulista de Vela Oceânica. O evento reúne também as classes ORC, BRA-RGS-A, B, C e Cruiser, Delta 32 e Skipper 21. 
Nas últimas regatas foram três vitórias e um quarto lugar para o time da classe HPE25. No soma geral, incluindo as três etapas, o Ginga tem 33 pontos de vantagem para o Avantoo, que está em segundo.
A estratégia do Ginga para as regatas finais do próximo final de semana será manter a vantagem apenas 'marcando' os adversários, já que o líder da classe HPE25 não precisa ganhar as provas para confirmar os títulos da Copa Suzuki Jimny por antecipação e também do Campeonato Paulista.
Classificação da classe HPE no Campeonato Paulista - após 4 regatas e 1 descarte
1º - Ginga (Breno Chvaicer) - 7 pp (4+1+1+1)
2º - Bixiga (Pino Di Segni) - 11 pp (1+4+4+2)
3º - Avantto (Dario Galvão) - 14 pp (5+3+3+3)
Fonte: sobre as águas, uol.

24/09/2011

Sonho de uma noite de primavera: Mônaco Boat Show.

Diretamente do Oriente médio, de nosso enviado especial Luciano Secchin, desde Oman, segue as fotos do Iate Clube local.





No clube Omani existem 4 flotilhas: Hobbie, Laser, Optmist, um outro parecido com optmist que esqueçi o nome , e uma flotilha de laser 2000 se iniciando( com genoa e assimétrico), desejamos uma boa viagem ao Lucky, e breve retorno!!!

Posted by Picasa

Alea Jacta Est. The Mini Transat begins!!


Inglaterra 8 de outubro de 1977. Vinte e cinco barcos a vela de 6,5 metros estavam prontos para zarpar até a Antígua, via Ilhas Canárias.
A mais longa corrida Transatlântica solitária feita com o menor barco a vela em alto-mar nasceu com esta regata em 1977. Muitas pessoas previram um desastre; porém, a cada dois anos, mais e mais navegadores são atraídos pelo desafio, e muita coisa aconteceu desde então, este ano já temos um morto mesmo antes da largada.
Sorte aos aventureiros, que Eolo os acompanhe em segurança até Salvador!

23/09/2011

Piratas em Vitória, conheça um pouco mais a história desta cidade maravilhosa.


O Holandês que levou uma carreira da meretriz Maria Ortiz, e abaixo o inglês que substimou o povo capixaba, como já dizia o Macintyre, os templários são daqui!


Thomas Cavendish, o mau que se deu mal.
Thomas Cavendish , em 1592 arrasou com a Vila de Santos, saqueou o que pode, e veio para Vitória a fim de repetir o feito em nossas terras.Cavendish, encalhou com um de seus 3 barcos na altura da Ilha do Boi, eleimindao o fator supresa , assim a população teve tempo de se prepara contra o ataque eminente, e com a ajuda dos Indios, se posicionaram no local onde é hoje o forte do Saldanha, e mesmo antes dos piratas desembarcarem , uma rajada de flexas dizimou metade dos homens da Jolly Roger.Dos que restaram , muitos estavam gravemente feridos, e não tiveram outra alternativa senão recuar.Cavendish, em face a humilhação da derrota diante de oponentes tão "insignificantes", estes ilhéus da Vila de Vitória, comete o suicídio.

Piet Heyn (Piet Pietersz Heyn), "tratava-se de um dos mais notáveis almirantes holandeses. Nasceu em Delfshaven, a 15 de novembro de 1577. Entrou no serviço da Companhia das Índias Ocidentais, em 1623, como vice-almirante. Em 1628, tomou a famosa Armada Espanhola de Prata, perto da baía de Matanza, e chegou à mesma baía. A Armada seguia, do México, para a Espanha. O feito perdura numa canção popular holandesa. Morreu, na batalha naval de Dungeness, a 18 de junho de 1629, em combate à Inglaterra. Contava 52 anos de idade".
Maria Ortiz era uma prostituta, dona de um bordel, na Vila de Vitória, e seu ato de heroísmo foi ter iniciado a resistência, à um ataque neerlandês surpresa na vila, no ano de 1625. Da janela do sobrado onde morava começou a jogar sobre os invasores, inclusive no próprio almirante Piet Pieterszoon Hein, água fervente, pedras, paus, brasas, dejetos etc.O seu ato foi imitado por outros moradores, o que, retardando os inimigos, deu condições para que o contra-ataque fosse organizado pelas tropas armadas de combate portuguesas, além de ter capturado uma peça da artilharia neerlandesa, o que fez os neerlandese ficarem consideravelmente debilitados, acanado por serem rechaçados.

Este é um pouco na nossa história!

Sir Wallace na semana passada. Saudades!!!!



 

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!