Mini Transat: Kan Chuh já está em Funchal e ainda tem gente velejando!
Tem uma foto dele, mas não tem declaração em nenhum lugar, muito embora Kan Chuh tenha conquistado um feito e tanto. Contrariando as previsões de que seria o último, o velejador baiano Kan Chuh já aportou com seu Mini VMax em Funchal, na Ilha da Madeira, e deixou mais de 10 competidores para trás.
A Mini Transat é uma regata em duas etapas, da França até a Bahia. Os competidores velejam sozinhos em barcos minúsculos, de 21 pés. É uma regata na qual se dorme muito pouco e muito mal, em que o trabalho chama ao convés constantemente e muito, muito desconfortável. Kan Chuh é uma figura da vela brasileira e está competindo para completar um sonho de sua vida.
A próxima etapa, da ilha da Madeira até Salvador, deve ser marcada pelo calor e pela complicada passagem dos dóldruns, a zona de convergência intertropical, na região do Equador. Essa zona é marcada por gigantescas calmarias que podem se estender por milhares de quilômetros. Os velejadores precisam escolher bem o ponto onde a zona é mais estreita e se esforçar para pegar carona nas tempestades que podem aparecer a qualquer momento na região. É também um momento delicado, porque, com essas tempestades, o vento pode aumentar muito rapidamente, deixando pouco tempo para o velejador solitário reduzir as velas.
A largada da ilha da Madeira rumo a Salvador acontece no dia 13 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário