07/10/2011

Notícias do Chino Baiano cabra macho, o gigante Kan Chuh na mini transat!!

Prezados amigos velejadores,

Acabei de terminar a primeira etapa da minitransat de 1140 milhas entre La-Rochelle e Funchal.

Eis um resumo da regata:

temperatura: quente demais 20 a 30 graus

mar liso: igual a ilhabela com swel as vez

previsão do tempo: ventos variaveis em um regime de alta pressão por todo percurso

A regata aqui foi um teste de tortura chinesa pesada (teste de paciencia).

Na largada (boia de contra vento de 1 milha) fui para o lado certo e fiz entre os 20 primeiros da classe serie (otimo).

Dai iamos para uma boia de traves-popa, e na indecisão entre colocar o balão grande ou geneaker (code-0 de enrolar), em 10 minutinhos entre rodar o pau, rodar os cabos, subir o geneaker, descer o geneaker pois uma escota estava passada errada, subir de novo, já estava entre os 5 ultimos. Mas isso era apenas as 5 primeiras milhas de 1140 milhas.

Para os que já fizeram a Santos-Rios sem vento e os já fizeram a REFENO e as 24 horas de Brasilia sem vento, a regata foi mais ou menos assim:

2 PRIMEIROS DIAS: CALOR HORRIVEL sem vento

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correr DUAS regatas 24-horas de Brasilia sem vento: boiando e xingando FAZENDO 50 A 80 MILHAS POR DIA

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depois 3 DIAS: CALOR HORRIVEL

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Correr DUAS Santos-Rio sem vento: dizendo "NUNCA MAIS CORRO ESTA REGATA DE DE M..." sem vento com swell e velas batendo...

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depois 5 DIAS: calor mas com vento

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Correr DUAS REFENO maravilhosas: vento constante (ventilador) em orça apertada e orça folgada o tempo todo em um único bordo dia e noite

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depois: CHEGADA IGUAL A Circuito-Rio com linha de chegada dentro da Baia da Guanabara sem vento com maré vazante

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4 horas para fazer as ultimas 2 milhas. Ainda por cima levei um dia inteiro para passar o 585 que estava a 4 milhas a frente as 8 da manha e estava meia milha atras de mim na aproximação do porto de chegada as 21:30h da noite,  e com o vento fraco  a sotavento da ilha, ele me passou a 100 metros da chegada e chegou uma hora antes de mim!!!!! cruzei a linha de chegada em Funchal as 01:30 da manhã realmente muito STRESSADO (a verdade é impublicavel).

obs: Foram 10 dias muito cansativos, 100% de regata o tempo todo.

obs-1: Teve motim a bordo pois os tripulantes queriam jogar o cmte no mar toda vez que sai o boletim diario no radio com a posição do VMAX em ultimo e sempre cada vez mais distante dos primeiros colocados. Depois pelo tracking pude ver que os primeiros 5 dias errei tudo e fiz 100% o oposto dos outros barcos.

obs-2: Não via quase barco nenhum o tempo todo, era só o GPS, o instrumento, as velas e GPS, o instrumento as velas e etc, bem monotono !!!!! só vi um rapidinho no terceiro dia e depois no quinto dia e depois  ultimo dia  que fiz um pega legal em que passei o Belga (bom velejador e estava mais atras pois quebrou opu-de-spi) que depois ele me passou na linha de chegada comigo dando ré e ele com vento indo para frente (parecia o circuito Rio).

obs-3: Funchal parece NORONHA+ ILHABELA

obs-4: No final o resultado ficou até não muito ruim pois acabei em 35/45 e apenas 24h de diferença para o primeiro colocado. No quinto dia eu estava 120 milhas atras e andando a 2 nos por hora e faltavam 700 milhas, achava que ia chegar uns 3 a 4 dias depois do primeiro colocado.

obs-5: a segunda perna tem 3100 milhas non-stop e 24 horas de diferença não é muito.

obs-6: Olhem o nivel da competição: depois de 1140 milhas os 35 primeiros chegaram em apenas 24h!!!!

obs-6: nos prototipos foi tambem uma disputa legal.

obs-7: a gente dentro do barco não sabemos de nada sobre a posição dos outros barcos e nem temos a previsão do tempo detalhado, portanto depois dos 3 primeiros dias é olhar o ceu e tentar acertar o vento e o bordo correto a seguir. vcs de fora podem ver o comportamento de toda flotilha, a previsão do tempo e ver os erros e acertos de cada um.


Estou agora no corre-corre para preparar para a segunda etapa.

Um grande abraço a todos

Kan Chuh



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Este álbum online possui 39 fotos e estará disponível no SkyDrive até 05/01/2012.

06/10/2011

Blog Sobre as águas UOL informa:


Mini Transat: Kan Chuh já está em Funchal e ainda tem gente velejando!

Tem uma foto dele, mas não tem declaração em nenhum lugar, muito embora Kan Chuh tenha conquistado um feito e tanto. Contrariando as previsões de que seria o último, o velejador baiano Kan Chuh já aportou com seu Mini VMax em Funchal, na Ilha da Madeira, e deixou mais de 10 competidores para trás.
A Mini Transat é uma regata em duas etapas, da França até a Bahia. Os competidores velejam sozinhos em barcos minúsculos, de 21 pés. É uma regata na qual se dorme muito pouco e muito mal, em que o trabalho chama ao convés constantemente e muito, muito desconfortável. Kan Chuh é uma figura da vela brasileira e está competindo para completar um sonho de sua vida.
A próxima etapa, da ilha da Madeira até Salvador, deve ser marcada pelo calor e pela complicada passagem dos dóldruns, a zona de convergência intertropical, na região do Equador. Essa zona é marcada por gigantescas calmarias que podem se estender por milhares de quilômetros. Os velejadores precisam escolher bem o ponto onde a zona é mais estreita e se esforçar para pegar carona nas tempestades que podem aparecer a qualquer momento na região. É também um momento delicado, porque, com essas tempestades, o vento pode aumentar muito rapidamente, deixando pouco tempo para o velejador solitário reduzir as velas.
A largada da ilha da Madeira rumo a Salvador acontece no dia 13 de outubro.

Uma linda quinta feira para os amigos, com Somewhere Over the Rainbow para abrir um sorriso!!


Compartilho o comentário da grande amiga de Ilhabela:


Oi Renato. Só tinha ouvido o IZ, nunca visto. O vídeo me deixou arrepiada e me fez chorar de emoção.

Obrigada por compartilhar ele com a gente.


Viva Kan Chuh. Toda a força para ele!

Bom fim de semana, bons ventos e abraços

Mônica

05/10/2011

Mini maximus!!!









Posted by Picasa

"Livro da Fábrica das Naus"



O "Livro da Fábrica das Naus" tem data de 1580 e é uma tradução de uma obra anterior do padre Fernando Oliveira, a "Ars Nautica", escrita em latim, mas nunca publicada. Fernando Oliveira nasceu por volta de 1507 em Aveiro e estudou na Universidade de Évora, onde se tornou padre dominicano. Em 1536 estava em Lisboa e publicou o seu primeiro livro, em Português. Por volta de 1540 partiu para Génova, desconhecendo-se se lá chegou, pois foi feito prisioneiro por uma galera francesa que atacou um navio em que seguia, mas conseguiu ser admitido como piloto, tendo servido nessa profissão alguns anos, na França. Em 1546 o seu barco foi tomado pelos ingleses, sendo feito de novo prisioneiro e levado para Inglaterra, onde desempenhou funções diplomáticas para a corte. Alguns autores sugerem que em várias ocasiões terá servido como espião,mas não existem provas disso. (...) E mais, as proas delgadas çafurdam mais que as largas. Também para romper o mar é melhor a proa larga, e pesada [-] aplicar o que diz Aristóteles, que todos os animais que têm as partes dianteiras mais pesadas, por isso nascem com elas por diante, porque o peso delas rompe e abre caminho. Mas porque a grossa parece contra razão, abrir melhor o caminho, que a delgada, quero alegar alguns exemplos, nos quais a natureza, e a experiência mostram ser isto conforme a razão, e não contra ela. O primeiro se vê no nascimento dos homens, e dos outros animais acima ditos, que nascem com as partes mais grossas por diante: e assim dos ovos das galinhas, e outras aves, que também assim nascem. E a razão é, que com aquelas partes mais grossas abrem o caminho, pelo qual as outras mais delgadas passam facilmente. [-] quero ainda declarar mais, em uma coisa que os homens do mar trazem outras mãos. Acostumam levar mastros à toa pelo mar, e levam-nos com as cabeças grossas por diante, porque assim vão mais levemente, que com as pontas delgadas....

04/10/2011

Mini transat news, por Diego Jesus.


Mini Transat 2011 Zumex
-El francés Sébastien Rogues, en clase Prototipo,  ha sido el primero en llegar a la isla portuguesa de Funchal siendo su llegada a las 12:03:43, invirtiendo un tiempo de 8 días, 20 horas, 46 minutos y 43 segundos.

Valencia, 04 de octubre de 2011-  El Zumex de Juan Carlos Oliva, navegando bajo la grímpola del Real Club Náutico de Valencia, no podido completar la primera etapa de la Charente-Maritime Bahía 2011, entre La Rochelle y Funchal. En la madrugada del día 3, octava jornada, Oliva ya empezaba a perder posiciones antes los serios problemas que tenía en su barco a la altura de Lisboa. El valenciano pensaba que podría solucionar la vía de agua que se había producido en el barco, pero ante la imposibilidad de poder llegar a Funchal y antes de correr riesgos mayores se veía obligado a retirarse de la competición, recalando en el puerto de Cascáis.


Juan Carlos Oliva, tras analizar los daños estructurales del barco y sin descansar se pondrá a trabajar para reparar la vía de agua. Poco menos 8 días tiene de tiempo tiene el valenciano para poder solventar el problema en el barco, poner rumbo a Funchal, poco más 420 millas separan Cascáis de Funchal. Será una guerra contra el reloj pero Oliva no pierde la esperanza de poder llegar a tiempo para el bocinazo de salida prevista para el 13 de octubre.

Por otro lado, el francés Sébastien Rogues (Eole Generation | nº 716) en Prototipos tomaba hoy la línea de llegada, siendo el primer barco en cruzar la meta. Rogues arribaba al puerto de Funchal a las 12:03:43 (hora española) de este mediodía tras invertir 8 días, 20 horas, 46 minutos y 43 segundos con un recorrido que ha establecido en 1.148 millas náuticas (2126.09 Km.) a una media de 5,40 nudos de velocidad, aproximadamente. David Raison (TEAM WORK EVOLUTION | Nº 747) ha sido el segundo en llegar a la isla portuguesa, haciéndolo a las 12:32:08 (hora española), por lo que ha invertido un total de 8 días 21h 15m 8 segundos, empleando un recorrido total de 1.309 millas náuticas. El tercer barco en llegar a Funchal ha sido el de Jorg Riecher (Mare.De | nº 753), las 13:36:07 con un tiempo de 8j 22h 19m 7s y  1.248.33 millas náuticas recorridas.

En cuanto a los representantes españoles y en Prototipos, Aleix Gelabert (GAES-Antaas nº 347) se encuentra en la posición 20 y a unos 57 millas náuticas de Funchal, navegando a una media de unos 8 nudos de velocidad. En Seires Didac Costa (GAES-Salao | Nº 519) se halla en la posición 16 a unas 55 millas náuticas de la llegada, mientras que Jorge Madden (GAES-Samsara | Nº 636) se encuentra en el puesto 29 a unas 86 millas náuticas de Funchal.

Harry Manko, sempre com filmes sensacionais e gozadíssimos!

Um vídeo de compilações da Volvo Ocean Race, a volta ao mundo.

Os nós mais usados no mundo náutico, uma vídeo aula, aprenda para não chamar cabo de corda!